Quantcast
PplWare Mobile

IRS: O que precisa de saber nas últimas horas antes da entrega

                                    
                                

Este artigo tem mais de um ano


Autor: Maria Inês Coelho


  1. Alpha says:

    Todos nós, um rebanho, num país cada vez mais socialista em que vivemos a nossa vida para sustentar o estado e uma elite que vive à nossa conta vendendo uns populismos que muitos aceitam. Isto é uma ditadura velada.

  2. Jose says:

    Já se consegue entregar o IRS desde ontem, dia 30/3 ao fim da tarde, apesar da data oficial só começar amanhã-…. Fica aqui a dica

  3. Jose says:

    Já se consegue entregar o IRS desde ontem, dia 30/3 ao fim da tarde, apesar da data oficial só começar amanhã-…. Fica aqui a dica

  4. fabio says:

    Alguem me pode indicar um Guia para fazer a entrega do IRS via internet?

    nunca fiz …

  5. Artur says:

    o meu já lá mora!

  6. Rub3n says:

    Fica aqui um alerta a todos!
    Fiz ontem a validação e simulação e dei conta de uma situação que passo a descrever e que pode ser BASTANTE útil para quem tem juros da casa a entrar no calculo do IRS.
    Basicamente se no anexo H quadro 6, escolherem que não querem alterar as deduções de educação, saúde, juros da casa, etc… a aplicação não vos avisa, no caso de não terem incluído o imóvel (fracção, freguesia, etc…), que o devem fazer e não é utilizado o valor dos juros no calculo, ficando assim prejudicado o contribuinte.
    Já sabem, se têm imóvel alvo de credito bancário devem incluir no Anexo H quadro 8, para terem direito ao beneficio fiscal no IRS com os juros pagos ao banco.
    Acho que no mínimo a aplicação deveria avisar quem se esqueceu de colocar o imóvel, ou melhor nem deveria ser necessário uma vez que essa informação é do conhecimento das finanças, enfim!
    Se colocarem que querem alterar os valores de educação, saúde, etc… então nesse caso a aplicação já avisa que não introduziram a linha referente ao imóvel.
    Fica o alerta!
    Cumprimentos.

    • Insider says:

      Iam avisar podendo poupar dinheiro com os incautos? Quem disse que o estado é uma “pessoa” de bem?

    • Sergio says:

      Tambem me dei conta e obrigado pelo alerta. O nao aviso por parte das finanças é mais do mesmo… esquema. E com isto vao ficar com muito nos cofres…

    • José Matias says:

      Apenas falta acrescentar que as entidades bancárias a quem se recorreu ao empréstimo com contratos celebrados até 31-12-2011 são obrigados a enviar para o domicílio as cartas com os respetivos montantes, ACONTECE PORÉM, que as pessoas casadas recebem duas declarações com valor igual, mas esses valores são para se colocar em cada contribuinte e NÂO (como eu fiz, daí o meu comentário) ignorar a 2ª declaração, obviamente que o abatimento da habitação contará apenas com metade.

    • Francisco says:

      Já agora, sff, no anexo H Quadro 7 código 01-juros , casados que optem pela tributação conjunta
      (sendo ambos titulares do empréstimo), na coluna Titular é A-sujeito passivo A ou B-sujeito
      passivo B ?
      Obrigado.

      • José Matias says:

        Tem que inserir a mesma freguesia, fração, etc. (pois a morada é a mesma) e colocar o mesmo valor para o titular A e titular B

      • catiasouza says:

        ESTOU COM DIFICULDADES A PREENCHER O ANEXO H QUADRO 7
        SOU CASADA, POREM UNICA PROPRIETARIA DO EMPRESTIMO E NAO ESTOU A CONSEGUIR PREENCHER ESSE CAMPO

    • Ivone says:

      Boa tarde, por acaso hoje fiz o IRS coloquei que não queria alterar as deduções e apareceu a nota que não tinha colocado os dados do prédio.

    • Renato says:

      Não é no quadro 8 mas no quadro 7 do Anexo H.

    • MS says:

      Boa tarde,
      só queria perguntar como é que se preenche o Anexo H quadro 8, tendo um crédito de habitação?
      Muito Obrigada e peço desculpa estar a perguntar mas é a primeira vez que estou a fazer o IRS sozinha.

    • Silva says:

      Quando ponho o imóvel corretamente da erro pedi o nib do senhorio como a casa é propiá não deixa entregar a declaração.

      • HSilva says:

        A mim aconteceu-me exatamente a mesma coisa, aceita o imóvel, freguesia, artigo, nif, mas depois pede o nif do senhorio o que não faz sentido pois trata-se de juros para aquisição de imóvel para habitação própria, isto é a casa é minha, não tenho senhorio. Quererão o nif da instituição bancária???????

    • Luis Cavaleiro says:

      Estava com o mesmo problema, meti o NIF do Novo Banco e resolvi o probela do Q7 do anexo H

      Obrigado e todos vós

  7. Xfera says:

    A partir do momento em que a declaração é “provisoriamente aceite” não haverá problema. Ela vai ser confirmada já dentro do prazo oficial. A minha já lá está!

  8. jorge ribeiro says:

    Não sei se é recomendável fazer a entrega fora do prazo determinado

  9. ANTERO says:

    SE ENTREGOU ANTES DE 1 E ABRIL, NÃO TEM OS VALORES DO E-FACTURA
    PREENCHIDOS…

  10. Sergio says:

    Os valores das despesas gerais que tenho direito a receber nao estao a aparecer contemplados no reembolso quando faço simular na app ( windows / mac ). Só as despesas de saude. É normal ?? Os imoveis tambem temos de introduzir

    • Zeca says:

      Os 250€ que tens nas despesas gerais familiares não é o valor a receber…

    • Vânia says:

      Também não me está a aparecer nada disso 🙁 além de que dá erro de servidor

      • José Matias says:

        O que se passa é que as faturas das despesas gerais não passam de “descontos”, (explico melhor), as despesas das deduções de saúde, alojamento, reparações carro, cabeleireiros etc. carecem de confirmação e essas aparecem descriminadas, nas simulações as despesas gerais (250€) estão implícitas

  11. Filipe Antunes says:

    Ao preencher o rosto e o Anexo A, o valor que está no e-Fatura fica contemplado na simulação? Ou é preciso mais alguma coisa?

    • Rub3n says:

      Sim, fica contemplado, no entanto se tem empréstimo habitação deve incluir o anexo H e preencher o quadro 7 com os dados do imóvel para ter direito ao beneficio fiscal dos juros pagos ao banco.

      • Nuno says:

        Não só. despesas de Saúde e rendas de casa alugada por exemplo também estão no Anexo H. Mesmo com as despesas assinaladas no e-fatura, se não forem ao anexo H, quadro 6 adicionar as despesas elas não são contabilizadas… Pode ser que amanhã este “pormenor” esteja resolvido.

        • Rub3n says:

          Ah boa.. essa ainda não tinha visto, mas faz sentido!

        • Patrícia says:

          O que lá diz é ” Em alternativa aos valores comunicados à AT, pretende declarar as despesas de saúde, de formação e educação, os encargos com os imóveis e os encargos com lares relativos ao agregado familiar?”

          Se sim, deve inscrever todas as despesas suportadas pelo agregado familiar, por titular, incluIndo aquelas cujos valores são iguais aos comunicados à AT. NOTE QUE AO EXERCER ESTA OPÇÃO APENAS SERÃO CONSIDERADAS AS DESPESAS INSCRITAS NESTE QUADRO.

        • Zeca says:

          As despesas do e-fatura de cabeleireiros automóveis e restauração não aparecem tal como no ano anterior.

        • Filipe says:

          Boas Mesmo sem o anexo H na simulação assume todos os valores inseridos no efatura… falo de despesas apenas saúde etc escolares sem habitação pelo menis no meu caso simulando com ou sem anexo h o valor é o mesmo!

      • RL says:

        Não compreendo na simulação que fiz.

        Com habitação própria e permanente a simulação dá sempre erros por não especificar o NIF do arrendatário ou do senhorio, o que não é o caso

      • Ricardo Almeida says:

        Bom dia, podiam-se ajudar-me numa questão?Tenho juros relativos a um empréstimo à habitação permanente, que estão inseridos no quadro 6 do anexo H, com o código 655. No quadro 7, fiz o enquadramento do imóvel, no entanto pede-se o NIF do mutuante/locatário…isto não é para quem o imovem arrendado?nao permite avançar sem este dado, já tentei colocar o NIF da entidade bancaria e diz que é inválido…Obrigado

        • Victor says:

          Ricardo, o mutuante é o banco, é para indicar o nif da instituição de crédito.
          Há algo que não estou a compreender, no site das facturas de 2015, tenho para receber de deduções no irs um valor total de 458,15. Na simulação que já fiz, apenas tenho mencionado 357,15 na linha “deduções à colecta”. É esta diferença que não entendo.

        • Renato says:

          Boa tarde
          eu estava a ter o mesmo problema, so que eu estava a colocar o Nif: no arrendatario.
          mas quando coloquei no mutuante o Nif do banco ele deu, espero que consigas

        • José Matias says:

          Se puxar o quadro para baixo, aparece um campo em que diz se precisou de ajuda financeiro e qual o NIF, aí coloca o NIF da instituição bancária

  12. Pedro says:

    Quando tentei colocar no anexo H os juros de divida sobre aquisição do imovel a nivel pemanente, o sistema dizia que o NIF do mutuante era inválido e o mesmo está correcto. Alguém teve o mesmo problema?
    Espero que amanhã o sistema já reconheça o NIF.

  13. S. Reis. says:

    Por favor, alguém me informe se é possível utilizar um IPad , pois devido ao Java e … sei lá que mais, não sei se posso fazer a entrega pelo IPad. Obrigado

  14. António Domingues says:

    Descarreguei a aplicação para mac e ao preencher com os meus dados mais os da minha esposa com pre-preenchimento apenas aparece a pagina de rosto não carrega o anexos A e H, mais alguém com este problema ou o melhor é mesmo esperar até amanhã???

  15. Paula says:

    Eu fiz a entrega ontem mas não preenchi o anexo H nem coloquei os dados do imóvel, mas não tenho a certeza se a declaração submetida foi aceite pois não aparece nem na consulta nem nos comprovativos, amanhã terei de fazer como sendo a 1ª ou de substituição. Alguém pode ajudar

  16. Marisa says:

    boa tarde, estou a tentar preencher o nif do mutuante e dá erro e o nif está correcto.

    • José Matias says:

      Tal como respondi a este assunto noutro comentário, repito, puxe o quadro para baixo, na linha seguinte aonde diz se solicitou ajuda financeira e depois aparece o NIF aí coloque o NIF do seu banco, no “campo anterior” deverá constar a linha 655, juros de empréstimo, se for casal com entrega conjunta preencha duas linhas com o mesma freguesia, artigo, fração e DEPOIS colocar contribuinte 1 e contribuinte 2

  17. Silva says:

    Boas nao consigo sair desta parte …NIF Mutuante/locador

  18. emanuel says:

    não sei se alguém me pode ajudar, tenho facturas de 2015 com o meu NIF trocado e não aparece no e-facturas, como posso resolver esse problemas? crio nova factura ou como faço? penso que o ultimo dia é hoje…

    • fairwind says:

      Se o NIF está trocado na própria fatura(s), mesmo que ainda fosse possível reclamar nas finanças, não era ai que o tinha que fazer, teria que pedir a quem lhe passou as facturas, que lhe passasse as correspondentes notas de crédito às mesmas e lhe passasse novas com o número correcto.

      Se as mesmas são correspondentes a despesas gerais familiares (dedução nova no IRS), não sei as suas despesas gerais mas facilmente já atingiu o limite que se pode deduzir – 250 Euros.
      Basta, pode-se dizer menos de 6 meses de água, luz, telefone e pouco mais de um ano para se atingir o limite máximo que irá ser deduzido ao IRS.

      • Emanuel says:

        as facturas são da saúde, e se eles me passarem uma nota de crédito para o próximo ano? assim já não tenho problemas, certo?

        • Fairwind says:

          Se são de saúde, se o dono da farmácia for bondoso, fariam-lhe uma nota de crédito sobre as mesmas e passariam-lhe este ano uma factura(s) com o valor correspondente, mas atenção só seria deduzido nas despesas de saúde do ano corrente, ou seja, só as poderia deduzir em 2017 aquando do feito do IRS 2016.
          É impossível eles lhe fazerem nota de crédito e facturas com data de 2015, os programas não permitem fazer, fora que isso implicava custos para a própria farmácia em vários campos fiscais…

          • Victor says:

            Fairwind, na página das facturas tenho um total de 458,15 para receber (250, desp. gerais + 188 saúde + 1,31 juros da casa + 18,84 restauração) e na simulação que já fiz tenho nas deduções à colecta 357,81. Não deveria receber o valor que é referido na página das facturas ??
            Obg

          • Fairwind says:

            Vai como resposta a mim próprio Victor porque não me aparece o link de responder no seu comentário.
            Os valores que estão no E-Factura e o valor que vai ser deduzido ao cálculo do nosso IRS seja ele no fim a pagar ou a receber, são os valores que serão deduzidos à colecta.
            A colecta, é a parte do nosso rendimento, à qual é multiplicado a taxa correspondente de IRS que “iriamos” pagar. EX: para valores de colecta até 7000 euros a taxa é 14,5%, ou seja, ao valor da nossa colecta encontrada será deduzidos os valores que lá estão no E-Factura (em rendimentos mais altos tem limites).
            Conclusão: os valores das nossas faturas não são o valor que vamos receber, mas sim os valores que vão ser deduzidos à colecta, e conforme a diferença do IRS a pagar e os valores da nossas faturas e retenções de IRS efectuadas ao longo do ano, ou teremos a pagar ainda algum valor ou a receber.

          • Victor says:

            Fairwind, muito obrigado pela sua extensa explicação e detalhada. Foi muito útil.

  19. Joana Leal says:

    No NIF do Mutuante (aquele que empresta) é o NIF do credor hipotecário, ou seja, do Banco que fez o financiamento/empréstimo.

  20. Sergio says:

    Nao inclui o efaturas ! Pois senao o meu valor de reembolso tinha de ser superior. Portantl vamos aguardar por dia 1. Na habitaçao propria permanente coloco nif do barclays e… mesmo erro !

    • Sandra Noivo says:

      Sergio o meu Banco tb é o Barclays e dá sempre erro a dizer que o NIF é inválido. Não consigo avançar, gostava de perceber se acontece com outros Bancos ou só com este.

      • Joao says:

        Parece que o portal das finanças garantiu que o erro no NIF do Barclays era corrigido antes da meia noite e não foi. Falei com o Barckays e eles estão a tentar que a situação seja corrigida o mais depressa possível, mas …

  21. Raul says:

    Sempre entreguei o IRS 2 dias antes da data prevista para tal.

    Este ano só o irei entregar amanhã dia 1 porque ainda devem estar a fazer acertos no site. A minha declaração não está a “comunicar com o E-fatura dá erro no servidor, por favor tente mais tarde. Validação ok mas simulação dá erro de servidor, por favor tente mais tarde… Não simula, nem vai buscar os dados ao E-fatura. Esperemos que amanhã fique resolvido!

    • Fernando Alves says:

      Boa noite Raul, em que campo estão os valores do e-factura, despesas gerais, restauração e auto? Não encontro em lado nenhum esses valores. Apenas encontro os relativos a saúde, habitação e educação.

  22. Teresa says:

    Eu também não consigo fazer a simulação diz sempre o mesmo ” não consegue comunicar com o servidor, tente mais tarde”. Mas parece que há pessoas que já conseguiram fazer a simulação e entregar.

    • Paulo Silva says:

      Acerte a hora do computador com a hora da televisão por exemplo a SIC noticias, a hora do meu computador estava 2 minutos atrasada em relação a da TV. Depois de acertar a hora deixou de dar erro e fez logo a simulação, espero que ajude!

  23. Paulo Borges says:

    Boa noite

    Alguém sabe como se preenche o anexo H campo 6 e campo, para quem mora numa casa alugada?

    Agradeço a ajuda

    Obrigado

    Paulo Borges

    • Rodrigo Pedro says:

      O meu sincronizou com o efatura.

      Campo número 654 – Encargos com rendas de prédio destinado à habitação…

      Sincronismo com o efatura Anexo H Quadro 6

      • David says:

        Rodrigo Pedro, o quadro 7 também ficou automaticamente preenchido?
        Tentei preencher hoje a declaraçao mas notei uma discrepância de valores do efatura para a simulação. Basicamente não estão a ser contempladas as rendas.

        Tentei por SIM na opção “Em alternativa aos valores comunicados à AT, pretende declarar as despesas de saúde, de formação e educação, os encargos com os imóveis e os encargos com lares relativos ao agregado familiar?” e aparecem os valores relativos às rendas, no entanto o quadro 7 não aparece preenchido.

  24. Paulo Borges says:

    Desculpem, faltou o campo 7.

    Obrigado

  25. Igor Filipe Do Carmo Ramos Ramos says:

    Boa noite, coloco o que no nif do arrendatário? e o nif do mutuante locador tambem não da certo? que se passa podem ajudar?

    • Rodrigo Pedro says:

      Arrendatário és tu o nif do mutuante / locador é do senhorio

    • Rodrigo Pedro says:

      Nada como consultar a ajuda, a informação que dei está errada.

      “A coluna NIF do arrendatário apenas deve ser preenchida quando, na primeira coluna seja indicado o código 02 – Juros de dívidas contraídas até 31 de dezembro de 2011, respeitantes a prédios arrendados para habitação permanente do arrendatário (alíneas b) e c) do n.º 1 do artigo 78.º-E do Código do IRS).”

  26. Sérgio Silva says:

    os benefícios fiscais que temos dos tais até 250€ pelas despesas gerais por cada agregado temos de adicionar ?

    • José Matias says:

      Não, pois estão implícitos nas próprias contas, os 250€ correspondem a 35% de todas as despesas!

      • Ramalho says:

        Exactamente a AT pegue nos valores e põe tudo lá ….não se preocupem …escolham a opção pré preenchida e está tudo lá. ..tb convêm verificar se o ibam está correcto ….pois este ano acrescenta 050.
        ..o código do nosso pais….de resto está tudo lá …apenas falta as freguesias que foram alteradas para quem tem empréstimo ao banco.

  27. Miguel says:

    Por aqui tudo pronto e sem erros. Não consigo submeter: Sistema central indisponível.
    Amanhã tento submeter.

  28. Márcio Pereira says:

    Boa noite,

    Também me está a dar o erro “128H : O NIF mutuante/locador (senhorio) indicado é inválido”.

    É Deutsche Bank.

  29. Miguel Marinho says:

    Boa noite , o que estou a interpretar no que li do quadro de inicio da declaração, é que todas as despesas são assumidas automáticamente á data da nota de liquidação, não aparecendo assim na simulação… ( Já no ano passado aconteceu isso com as despesas dos restaurantes,etc ) tendo sido introduzidos os valores desses benefícios, apenas na liquidação e não na simulação.
    Este ano como aparecem todas as despesas no e fatura, todos eles vão ser introduzidos ao calculo final da liquidação ( pelo menos é assim que estou a interpretar…)
    Se houver diferenças nos valores do e fatura, em relação ás que temos em formato papel, é que devemos preencher o anexo H.
    Mais alguém interpretou assim ??? Passem na folha de rosto / quadro inicio e vejam…

  30. Rose says:

    Tenho o mesmo problema, empréstimo no barclys e dá-me o nº inválido

  31. fabio says:

    Fiz emprestimo para carro em janeiro do ano 2015, entra em irs ou nem por isso?

    • José Matias says:

      Não! Apenas imóveis, compra de carro ( eu comprei 1 em 2015, vendi-o em 2016 e adquiri outro), aparece apenas nas despesas gerais

    • José Matias says:

      Se fez com seguro de vida, deverá receber essa declaração apenas para entregar no irs do ano que vem, uma vez que tal aquisição foi este ano civil.

  32. goncalo says:

    Não sou grande especialista, mas os erros que estão a surgir no cif do mutuante não são todos relativos ao Barclays? é que salvo erro desde a semana passada, o Barclays deixou de existir em Portugal (foi vendido), passando os activos para o Bankinter… Não deverão ter de colocar o Nif deste novo banco?

    • Pedro says:

      Não, pois esse também e considerado invalido.
      Parece-me que o problema é do nif não começar por 500,pois quer o barclays , quer o bankinter começam por 980.
      já simulei com diversos nif 500 e não dá erro.

    • José Matias says:

      Nada tem a ver com a situação dos bancos, apenas erro de quem preenche, apenas isso!!! Se ver na linha imediatamente a seguir, pergunta se teve ajuda financeira e depois pede o NIF.

  33. helder says:

    O Mutuante/locador é o NIPC do vosso Banco ou “NIF” . está na carta que recebem ou formato digital do vosso banco, quem faz o empréstimo. Têm de colocar a vossa casa no anexo H, campo 7 os dados do imóvel, pois se não o fizerem verifica-se uma diminuição do valor a receber! Abraços

  34. Rose says:

    Só dá erro o NIF do Barclays, ou há mais algum banco em que isso aconteça?

  35. Susana says:

    Boa noite
    Tb tenho credito com o Barclays e o NIF do Barclays nao está a ser aceite. Dá sempre erro.

    Alguem ja conseguiu colocar o NIF de outro banco no locador que tenha sido aceite pelo sistema?

  36. Marco Castro says:

    Eram 23:30 e já não era possível confirmar faturas. Mais uma maneira legal de roubar os contribuintes. Será que os dias das finanças terminam mais cedo ?

    • José Matias says:

      Percebo seu comentário, mas não entendo sua frustração quanto a isso! Para CONFIRMAR faturas teve bastante tempo, aliás até adiaram o prazo de entrega do irs por causa disso mesmo!

  37. Ricardo Ribeiro says:

    A mim também está a dar erro no NIF do Mutuante, banco ABANCA.

  38. Susana says:

    Já alguém reportou a situação dos NIFs de bancos começados por 9 às finanças?

  39. Rose says:

    E agora como resolvemos o problema? Não deixando meter o NIF ou perdemos os benefícios, ou…

  40. Sergio says:

    REXA, essa situação de verificar o nif no site efaturas continua a não funcionar. Pois o barclays não funciona, e se colocar o nif da cgd para testar… funciona ! o problema está no barclays ! Continuo a achar que é impossível o valor de reembolso e estarem contempladas as despesas gerais ! Pois eu de despesas gerais / saude, tenho 600 e poucos euros a ser reembolsado ( no efatura ) no entanto na simulação aparece 500.

    • José Matias says:

      Apenas um reparo, não recebeu nenhuma comparticipação????
      Falo por mim dando o exemplo, comprei 2 pares óculos graduados 250€, como tal fatura de 250€, saúde despesa de 250€(???) , NÃO, porquê? Porque recebi comparticipação de 100€, como tal na saúde, apenas aparece 150€, espero ter esclarecido!

  41. Almeida says:

    Quanto à questão dos mutuantes, fui verificar as deduções à colecta no portal das finanças e lá aparece o valor em causa. Deste modo, só deve ser necessário preencher essa parte relativa ao imóvel do anexo H se optarmos por introduzir tudo manualmente. Sugiro que verifiquem no portal das finanças se o montante do crédito não está contabilizado!

    • Kitty says:

      têm de identificar o imovel ..sen~so gers 2 erros:
      Erros do Quadro 6
      118H : Para o código despesa/encargo indicado (655), por favor preencha o quadro 7 (natureza do encargo 01 ou 02) ou o país.
      117H : O preenchimento dos códigos despesa/encargos 654, 655, 656 implica que o quadro 7 seja preenchido.

  42. Rose says:

    O valor que coloco é exatamente o que está no portal das finanças, ou seja, no e-faturas; só que lá está o NIF do banco e ao colocá-lo não deixa!

  43. Sergio says:

    Almeida, não é bem assim, pois se eu não adicionar o valor pago ao banco pelo credito de habitação permanente no Anexo H quadro 7, o valor a reembolsar é bem menor !! Terá sempre de adicionar esta linha se tiver uma situação idêntica a esta. A questão aqui é que o NIF do Barclays não funciona !!

  44. Pedro says:

    Também acontece o mesmo com o contribuinte do meu banco. Deutsche bank. O contribuinte começa por 980.

  45. Rose says:

    Bem, mas pelo que me parece o que dá de reembolso na simulação, não será o que recebemos, pois ainda terão que ir fazer pelo menos a dedução das despesas familiares, certo? É que essas não temos onde as colocar no IRS…. tem que haver depois um cruzamento, ou estou errada?

  46. Rose says:

    Pronto, já fiz a simulação se não meter os juros do empréstimo; receberei menos! Deduzo então que estou certa no meu raciocínio: ainda vão buscar os dados ao portal das finanças do que temos lá para deduzir, ou seja, as despesas familiares que ainda não entrarão aqui neste cálculo. Estarei errada? Temos que ver como vamos resolver a situação do NIF do Barclays, no ano anterior não tive qualquer problema.

  47. Sergio says:

    Eu também tenho essa ideia, apesar de aa informação dada pelas finanças no software, logo na primeira pagina, indica que essas despesas gerais já estão contempladas.
    Como disse anteriormente, acho estranho… pois no meu caso estou a receber menos do que aquilo que o portal efaturas indica ( com faturas todas validadas ) que tenho devo ser reembolsado.

  48. fairwind says:

    Pessoal, normalmente nós os portugueses deixamos tudo para a última da hora, no vosso caso que andam logo a fazer no(s) primeiro(s) dias – UM GRANDE CONSELHO: Preencham tudo o que têm que preencher e gravem e esperem uns dias.
    Passados esses dias, para os que fizeram directamente no portal, vão lá e validem, no caso dos que fizeram o download da aplicação, verifiquem antes se não existe já uma versão nova da mesma.

    Chamo a atenção para isto, porque não me recordo um único ano em que a aplicação no caso de IRC e IES/DA por exemplo, fosse a primera versão, ou seja, não há um único ano em que a aplicação não traga erros em partes do preenchimento (no caso do IRC, recordo-me um ano até no penúltimo dia houve uma versão nova).

    Isto passa-se, umas vezes porque existem alterações profundas (como este ano), outras por situações muito especifícas ou pontuais, eu dei o exemplo do IRC, nunca usei no caso do IRS a aplicação, fiz sempre directamente, mas não há santo ano que não haja algo mal por aquelas bandas, só por dedução lógica, acredito que no caso do IRS também terá vários erros na configuração/programação daquilo…

  49. Susana says:

    Está a acontecer com bancos que sejam estrangeiros ou seja com NIFs iniciados com 9…

    Já alguém experimentou a não visualizar as despesas no campo 6C e a aceitar os valores conforme o eFactura? Tb da erro?

  50. fairwind says:

    Lembrei-me de outro ponto, para os que falaram por ai dos juros, se eles já lá vem pré-preenchidos, NÃO SE PODEM ESQUECER de ir ver património nos imóveis/caderneta predial para por os dados (e como alguém falou até) da habitação de residência a que corresponde os juros; se ao validar não deu erro que faltava os dados da caderneta predial, significa simplesmente que aquilo está mal configurado ainda…

    CHAMO A ATENÇÃO DE OUTRO PONTO (apesar daqui normalmente as pessoas não se enganarem), se tiverem mais que um empréstimo em que têem juros de vários imóveis – CUIDADO, que no IRS por vezes vem lá pré-preenchido os juros correspondentes a todos os imóveis que tenham, e só devem lá deixar o correspondente aos juros da habitação permanente.

    Exemplo (até real):
    Um determinado contribuinte têm 2 casas, a que vive (habitação permanente) e uma de férias, paga de ambas juros de empréstimo, na declaração de IRS vinham lá já pré-preenchidos, os juros correspondentes às duas habitações, claro que RETIREI de lá os que não correspondiam à habitação permanente.

  51. fairwind says:

    O erro dos números começados por 9 (uma espécie de NIF europeu), esperem uns dias que aquilo depois já não vão ter problemas, que há de ser corrigido. Estou mesmo a ver quando for do pessoa da 2ª fase acontecer o mesmo com os começados por 7 (o número mais comum de herdeiros/herança indivisa)…

  52. Jose Manuel Silva says:

    Boa noite,

    A mim também me está a dar o erro “128H : O NIF mutuante/locador (senhorio) indicado é inválido”.

    O meu crédito é UCI e o nif começa por 980 e coloquei exactamente o que está indicado em (Consultar despesas e deduções à coleta 2015) e o que está na declaração da UCI, e mesmo assim dá o erro .

    Espero que resolvam a situação, mas entretanto durante o dia de hoje ligarei para a AT e tentarei me informar da situação.

  53. Carlos Matos says:

    Casal com dois filhos. Declaracao separada. Devo colocar os 2 dependentes nas duas declaracoes e AT faz a divisao, ou dividir um dependente em cada declaracao ??

    • Fairwind says:

      Cada parte do casal indica sempre o número de dependentes que tem, ou seja, ambas partes indicam que tem 2 dependentes.
      As despesas de saúde e educação correspondentes aos mesmos, é que são dividas 50% por cada contribuinte.

      • Carlos Matos says:

        Obrigado. Mas entao a AT e que escolhe a quem o dependente fica associado. Estranho, pois pode interessar que o dependente com mais despesas faça parte do titular que tenha mais rendimentos ?

        • Fairwind says:

          Carlos Matos, conselho de amigo, faz “dois” IRS e grava no pc, um cada um em separado, pondo lá os valores de 50% de despesas de saúde e educação que teve com os filhos em cada IRS das partes, valida, quando não tiver erros, simula e vê os valores.
          No outro a dizer que queres tudo em conjunto, preenche tudo como deve ser, ai não te esqueças que as despesas dos filhos é por inteiro (100%), valida, simula e vê o valor.
          Depois dessa trabalheira, comparas os valores que dão a pagar ou a receber, pode-se dar o caso que em separado, um dê a pagar e o outro a receber mas até compensar o valor.
          Outro conselho, e este serve para toda a gente na maior parte dos casos em que 2 pessoas em união de facto ou casados, existe uma diferença de rendimentos grande, compensa mais fazer em conjunto. Convém que simulem como disse no primeiro parágrafo, pois compensa na maioria dos casos, mas nem sempre…

  54. Vanda says:

    Boa noite. acabo de tentar submeter o meu IRS, mas sem sucesso. Na célula do mutuante diz-me que o NIF não está correcto. facto é que tanto a minha declaração como a do meu marido, tem o mesmo nº, que por sinal, é o mesmo do ano passado. O NIF da entidade bancária (UCI) como é óbvio mantem-se. Alguém se deparou com o mesmo erro? Desde já obrigada

  55. Manuel says:

    Alguém já entregou irs com rendas?
    Não me aceita o artigo que está no contrato e na caderneta predial do senhorio, da-me continuamente este erro.
    Erros do Anexo H
    Erros do Quadro 7
    037K : Identificação matricial do prédio inexistente a 31/12/Ano de rendimentos da declaração, na linha 1.

    Será anomalia?

  56. sergio says:

    não consigo sequer fazer simulações dá sempre a mesma coisa .. não foi possível comunicar com o servidor .. a validação da sem erros mas depois nada.. será problema com o browser ou qualquer coisa do género? Porque já há pessoas que conseguem simular e submeter

  57. sergio555 says:

    não consigo sequer fazer simulações dá sempre a mesma coisa .. não foi possível comunicar com o servidor .. a validação da sem erros mas depois nada.. será problema com o browser ou qualquer coisa do género? Porque já há pessoas que conseguem simular e submeter

  58. Luis says:

    A mim falha a simulação, avisa que não consegue contactar o servidor… Alguém tem este problema?

  59. Tiago Freitas says:

    uma questão: não estão a verificar que os valores finais da simulação estão a ter uma diferença considerável relativamente ao ano passado? Eu tenho os mesmos rendimentos e praticamente as mesmas deduções nos dois anos, mas nesta simulação aparece-me muito menos para receber. Alguém sabe o que se passa? temos de aguardar uma versão do site? Obrigado

    • Rui Freitas says:

      Acontece-me exatamente o mesmo, impressionante. 🙁 Não ando a perceber nada disto, nem entras as despesas gerais familiares nem nada, não entendo :/

    • Fairwind says:

      Pessoal esse ponto é complicado de explicar em parte, mas amigos não valem a pena andarem a comparar com anos anteriores pois a fórmula ao inicio do cálculo do IRS, este ano é completamente diferente nalguns aspectos.
      O ponto que vos deve fazer confusão tem a haver que antigamente por cada filho era descontado um valor fixo (não me recordo agora de cabeça o valor) e este ano é diferente é uma “espécie” de percentagem.
      Para o ano, volta ao normal vai ser se não estou em erro 600 euros por cada filho.

  60. Carlos says:

    Alguém consegue fazer a simulação antes de submeter? A mim dá constantemente erro de comunicação, apesar da declaração não apresentar erros quando validada.

  61. patricia says:

    Bom dia a todos. Em parte alguma aparecem as despesas validadas no efactura. Temos de as inteoduzir manualmente?

  62. Ivo Abreu says:

    Eu também acho que existe algo de errado na simulação que obtenho. O valor de dedução à colecta que consta na simulação nada tem a ver com os valores que aparecem no efatura da autoridade tributária. Julgo que não estão a considerar os valores dos juros do imóvel como aqui já referiram(não preenchi o quadro 7 do anexo H) e as despesas gerais familiares .

    • Sergio says:

      Tenho a mesma opinião e ja referi isso várias vezes anteriormente. Algo não bate certo. Cheira-me que mais uns trocos que vão ficar nos cofres.

  63. jorge ribeiro says:

    quando não parece os valores de entidade patronal no anexo A, o problema é de quem? ou como resolvo o problema?

    • José Matias says:

      Preenche o sr, lol, eu também solicitei com pré-preenchimento e tive que colocar os valores todos, exceto quando disse que queria os valores dos benefícios

      • jorge ribeiro says:

        eu já fiz isso e submeti.Isto devia de estar tudo pré-preenchido, porque a uns anos atrás aconteceu-me o mesmo e as declarações da entidade patronal enviadas para as finanças estavam mal

    • Nuno Core says:

      Bom dia a todos,

      No ao quadro 6C se seleccionar “NÃO” e “confiar” nos valor do E-FATURA, ao fazer a simulação dá-me um valor MUITO reduzido (sem a casa e sem despesas médicas).

      Se por outro lado seleccionar “SIM” o valor da renda da casa e despesas médicas é importado automaticamente e qual o meu espanto ao fazer simulação ai sim o Valor a receber é bem maior e claramente o correto.

      Alguém mais nesta situação? E também estranho que o helpdesk da autoridade tributaria nos diga para seleccionar no 6C “não” e confiar no E-FATURA: Claramente algo aqui não esta bem…..

  64. Paula says:

    Quem esteve desempregado têm de entregar o irs tive um filho em agosto agora tenho um dependente mas não fiz descontos só recebi da seg social.

    • Fairwind says:

      Quem esteve desempregado ou está, e no ano referente ao ano de 2015 e só recebeu subsidios, sejam eles de desemprego, paternal, etc., não tem que submeter o IRS.
      No caso de só ter ficado desempregada, por exemplo: em Abril de 2015, e nos valores que recebeu dos primeiros 4 meses não houve descontos de IRS na folha de salários, também não tem que se preocupar de fazer o IRS, desde que o total desses valores não exceda a quantia de 8500 euros.

  65. Eugénia Bernardino says:

    Quando preenchem o IRS como casados (tributação conjunta) como fazem com os juros quadro 6 e quadro 7 (este ano não existe titular C).
    Ambos somos titulares do imóvel.
    No quadro 7 devo colocar 2 linhas iguais (apenas diferindo no titular)?

  66. Eugénia Bernardino says:

    Atenção (como já foi referido em cima) quem tem juros de dívidas vai ter de apresentar no anexo H a informação do imóvel. Na simulação sem o anexo H não são considerados os juros.

  67. Redin says:

    “A declaração só é considerada entregue quando, após submissão, for visualizado no ecrã a Identificação da Declaração, assim como a Data e Hora de Receção.
    Esta página poderá demorar algum tempo a carregar.”

    Esse “Algum tempo” já está a demorar tempo demais.
    Com a aplicação instalada, o servidor após autenticação, não devolve os valores previamente gravados.
    Deve ser brincadeira de 1 de abril.

  68. manujose says:

    ATENÇÃO: A aplicação foi corrigida pela AT (esta nova tem a data de 31/03/2016) e assim, já não apresenta o erro referente ao NIF do mutuante inválido, no caso das instituições bancárias no anexo H.
    Cumprimentos.

  69. susana says:

    Quando coloco a informação dos juros do imóvel ao validar dá-me o seguinte erro:

    Erros do Quadro 6
    118H : Para o código despesa/encargo indicado (655), por favor preencha o quadro 7 (natureza do encargo 01 ou 02) ou o país.

    Mas o país é para quando o imóvel se situa fora de Portugal não é o caso. Não consigo validar.

  70. paula says:

    O meu esta pronto mas não aparecem os valores e fiz a pre-preenchida e depois diz que esta bem sem erros mas depois quando faço simulação diz que não foi possível comunicar com o servidor, o que quer dizer isso?

  71. Mariana says:

    Também a mim dá constantemente erro de comunicação, apesar da declaração não apresentar erros quando validada.
    Alguém me dá uma ajuda?

  72. Sergio says:

    O PROBLEMA com o NIF do Barclays, não é do barclays ! mas sim da finanças e da sua app !! confirmei agora !
    Isto vai impedir que imensa gente consiga colocar o irs o mais cedo possivel. O NIF da CGD funciona… porque será…

  73. Sergio says:

    Escusam de atualizar a APP para a versão 2016.1.1 que não funciona na mesma o NIF do Barclays !

    • Bruno Rafael Oliveira says:

      Aconteceu-me descarregar a versão 1.1, instalou, testei… e depois não deu. Fui ao menú “Ajuda”/”Dados da versão” e continuava a aparecer a versão 1.0. :/ Por isso o melhor é desinstalar a versão que tiverem, sempre que queiram instalar uma nova…. (já agora, estou a usar OSX e não sei se em Windows poderá acontecer a mesma coisa ou não…)

  74. Sergio says:

    Cheira-me que o problema está aqui: o BARCLAYS foi comprado pelos espanhois do BANKINTER !

  75. CR says:

    Dúvida: Se optarmos por não alterar os valores do efatura e preenchermos todos os dados da habitação permanente no quadro 7… isso basta para termos os beneficios fiscais do credito bancário do imovel?

  76. Pedro Gonçalves says:

    Já tentei instalar o aplicativo offline e dá erro a dizer que não encontra o Java! Já instalei o Java e nem assim!!

    • Ricardo Pereira says:

      aconteceu-me tambem, tenho o windows x64, experimentei com a versão normal e funcionou, não cheguei a tentar reiniciar o pc sequer

  77. Andreia says:

    Ola boa tarde, tenho casa alugada e no campo 7,do anexo H quando coloco a freguesia fraccao nif do arrendatario e locador da tudo erro.. Nao sei o que se passa..

  78. raquel silva says:

    tentei entregar hoje a declararão e não foi possível dado haver uma falha no servidor para preencher as despesas dedutíveis. Grande sistema este!!!

    • Victor says:

      Raquel, as depesas dedutiveis são assumidas por defeito pela AT. Deve é ver se o valor das deduções à colecta no resultado da simulação é igual ao que está na pág. do e-fatura a receber

  79. Victor says:

    Já olharam para a folha da simulação do irs?? na linha Deduções à colecta não tem o mesmo valor que consta na página do e-factura ???
    Alguém já reparou na diferença ??

  80. liliana santos says:

    estou saturada
    desde as 9h até agora a tentar submeter a declaração.
    nicles
    erro de comunicação com servidor…
    fantástico. pais de terceiro mundo este

  81. Pedro says:

    também me dava erro ao meter o nif do Barclays, mas tentei agora e fez-se magia! DONE

  82. Ricardo says:

    É obrigatório preencher o anexo H?

  83. ramalho says:

    tive o memo problema com o campo do mutuante/locatario….dava sempre erro
    dava a impressao que eu tinha a casa alugada e nao credito bancario.
    com a vossa ajuda verifico que tenho que unicamente por o nif da entidade bancaria.
    obrigada pela ajuda

  84. Fairwind says:

    Ainda não fiz mesmo nenhum IRS, mas hoje já andei a verificar algumas coisas por lá. UMA IMPORTANTE, senão vos aparecer logo o anexo H com alguns valores já pré-preenchidos, adicionem sempre o anexo H e basta lá dizer num ponto que aceitam os valores a deduzir que estão no E-Fatura.
    ATENÇÃO: Não esquecer de indicar no mesmo a matriz predial referente aos juros que tenham da habitação permanente.

  85. Gonçalo says:

    para quem se encontrava com problemas de NIF inválido dos bancos estrangeiros parece que o problema já foi resolvido. o meu banco é o barclays é já validei e submeti 🙂

  86. Cristina says:

    Alguem me sabe explicar porque razao nao estou a conseguir gravar a minha declaração? da erro de escrita…e so falta gravar para submeter

    • C Miguel says:

      O problema poderá estar relacionado com as definições do seu browser. No caso do Safari, verifique em Preferencias-Segurança-Definições de plugins e selecione o JAVA (lista lado esquerdo), de seguida escolha o portal das finanças (sites abertos) e selecione a opção Executar no modo não seguro. Após gravar o ficheiro volte a colocar esta opção com o valor inicial. Espero ter ajudado.

  87. Tiago Freitas says:

    Obrigado Fairwind pela resposta mas no meu caso não há filhos: é uma questão de o ano passado ter os mesmos rendimentos deste ano e agora tenho um pouco menos de deduções, mas que não justificam que os valores finais da simulação tenham uma diferença tão considerável relativamente ao ano passado? Há mais alguem nesta situção? Eu julgo que os cálculos do IRS não mudaram para este ano, são os mesmos do ano passado. Para o próximo é que se refletem diferenças que foram propostas no OE de 2016. por isso não percebo a diferença de reemboloso do ano passado para este

    • Fairwind says:

      Esse simulador deste ano, ainda não o estudei bem, mas como quando tenho dúvidas se for preciso até me dou ao trabalho de fazer um IRS “à la pate”, mas eu desconfio que ele ainda não está lá muito bem configurado. Lembro-me dum ano em que o simulador tinha um erro e pelo menos nos casos de IRS a receber, dava sempre valores mais baixos do que as pessoas acabavam por receber.

  88. André Rodrigues says:

    É normal os anexos A e H não aparecerem pré-preenchidos?

  89. Carlos says:

    Continua o mesmo erro 037K : Identificação matricial do prédio inexistente a 31/12/Ano de rendimentos da declaração, na linha 1.
    Como se ultrapassa isto, alguem sabe????????

    • André Veiga says:

      Deu-me exactamente o mesmo erro e acho que é defeito do site pois já me deu para 3 familares distintos.
      Simples:

      Apagar o anexo H e simular novamente a declaração. Ele assumirá as deduções à colecta automaticamente e o valor a receber ou a pagar mantem-se o mesmo.

  90. Manuel says:

    Boas.
    Continuo sem conseguir simular .
    Foi validado submetido o resto o servidor já deita fumo.

  91. Sergio says:

    Vou resumir, este simulador / app é uma miséria ! custa muito colocar tal como aparece para a saúde, o valor a receber de despesas gerais, para que todos possamos ver na declaração ? enfim… nem para a semana teremos os problemas resolvidos. Viva o simplex.

  92. Anabela Simoes says:

    Alguem me pode ajudar???
    Erros do Anexo H
    Erros do Quadro 7
    037K : Identificação matricial do prédio inexistente a 31/12/Ano de rendimentos da declaração, na linha 1.

  93. Joana says:

    Não aparece nem existe formar de registar a despesa da nova categoria “Despesas gerais familiares”???

  94. jorge lopes says:

    Boa Noite já alguém percebeu o que fazer em relação a este erro?
    037K : Identificação matricial do prédio inexistente a 31/12/Ano de rendimentos da declaração, na linha 1.

    • Sergio555 says:

      Houve uma alteração .. Vá a consultar património e lá tem o novo artigo ou então a folha enviada para pagar o imi aparece tb lá o novo código

      • Vitor says:

        Já consegui…vão ao portal das finanças e no inicio tem lá o e-arrendamento. Entre em um recibo do senhorio e podem ver lá o artigo.
        Done!
        PS: Não façam o preenchimento automático façam sempre o anexo H existem diferenças e não consigo perceber pq…

        • martino says:

          no e-arrendamento não tenho recibos no meu “perfil” embora tenha aqui os recibos comigo… alguém sabe como fazer?
          tambem me aparece o mesmo erro: 037K : Identificação matricial do prédio inexistente a 31/12/Ano de rendimentos da declaração, na linha

        • martino says:

          no e-arrendamento não tenho recibos no meu “perfil” embora tenha aqui os recibos comigo… alguém sabe como fazer?
          tambem me aparece o mesmo erro: 037K : Identificação matricial do prédio inexistente a 31/12/Ano de rendimentos da declaração, na linha

  95. José Azevedo says:

    os anexos não aparecem pré-preenchidos… Não acontece o mesmo convosco?

  96. Rui Carmo says:

    Alguem me consegue dizer porque raio! estou a 2 dias a tentar simular e aparece sempre o mesmo erro ! Não é possível ligar ao servidor! devem querer que submetamos a declaração sem saber efetivamente o que vamos receber ou pagar! Alem de que quando digo que não concordo com as despesas e tento corrigir aparece o mesmo erro! Haja paciência!

    • Ana Silva says:

      Retire a atualização automática do relógio do computador. Acerte a hora manualmente pela hora de um canal informativo de Tv qualquer. Fiz assim e resolveu na hora!

  97. Vania says:

    Bem … parece que não sou só eu com este problema … mas continuo sem conseguir simular … “Não foi possível comunicar com o Servidos. Por Favor tente mais tarde. ” será que é algum problema da minha parte??? Devo de entregar sem verificar a simulação primeiro e ver se as despesas estão todas corretas, já que o meu anexo H tive que o colocar manualmente porque não apareceu com nada pré-preenchido.

    • Sergio555 says:

      Tb tive esse problema no Windows depois fiz no Linux e foi direto a primeira .. Deve haver algum problema com certas instalações de programas.. Tente enviar por outro computador

  98. Rui says:

    Boas hoje tentei fazer o meu irs ao sumeter da um erro que diz que os rendimentos sao inferiores e nao deixa enviar .

  99. Isa Teixeira says:

    037K : Identificação matricial do prédio inexistente a 31/12/Ano de rendimentos da declaração, na linha 1.

    Alguém me pode ajudar?

    • Sergio555 says:

      Os códigos mudaram com a reorganização das freguesias no ano passado.. Vá a consultar imóveis património ou na própria folha para pagamento do imi vem lá o novo código

      • Manuel says:

        Sim é verdade, basta para isso por a questão no e-balcão e eles informam a freguesia correcta. Já consegui meter o meu. Obrigado e boa sorte!

  100. Lino Tavares says:

    Eu tenho uma situação bizarra à qual não consigo dar resposta:
    Tenho uma dependente que em 2015 estudava noutra cidade e tinha um quarto arrendado.
    O proprietário passou-lhe recibos que estão no e-fatura no setor – Encargos com Imóveis – Importâncias suportadas com rendas, tituladas com fatura ou recibo de rendas eletrónico ou comunicadas por declaração de modelo acessória.
    Como tenho valores de Prémios de seguro de saúde para inserir e tenho os juros do empréstimo bancário para inscrever no campo 7 do anexo H, tive de fazer o “download” dos benefícios fiscais.
    Agora o problema:
    Dá-me sempre erro no código de despesa 654.
    Tentei inserir linha no campo “…7: Informação Relativa a Despesas…” inseri o NIF do proprietário igual ao que consta no e-fatura, mas pede a freguesia, artigo, fracção, etc, coisas que obviamente eu não sei.
    Se retirar este valor, ao tentar submeter, avisa-me que estou a enviar com dados diferentes do que constam no e-fatura, e eu não sei se é por ter subtraído o valor desse arrendamento ou por ter inserido o valor do seguro de saúde, ou de ambas.
    Resultado, se não me ajudarem vou ter que enviar um email para as finanças.

    • Neilicy Carrasqueira says:

      Boa tarde,
      Ja obtivestes resposta sobre esta duvida que citaste acima?
      Eu também estou tendo o mesmo problema.
      Não sei onde conseguir os dados referente a freguesia, artigo e fraçao do anexo H quadro 7.
      E tenho duvida se estamos preenchendo bem pois o codigo 654 do quadro 6C, entendi que é para apresentar rendas recebidas pelos senhorios e não pagas pelos arrendatários.?
      Pode me ajudar?

      Obrigada,

      Cumprimentos

  101. Bruno Machado says:

    Boa noite, Podem ajudar?
    Erros Gerais da Declaração:
    Erros do Anexo H
    Erros do Quadro 7
    037K : Identificação matricial do prédio inexistente a 31/12/Ano de rendimentos da declaração, na linha 1.

    Tenho este erro. Vivo em casa arrendada. Aceitei os dados pré-preenchidos do Quadro 6 Anexo H. No quadro 7 Anexo H indiquei a habitação onde vivo e NIF do senhorio. Julgo estar correcto? Podem ajudar-me com o erro?

  102. RSFP says:

    Tenho o mesmo problema:
    037K : Identificação matricial do prédio inexistente a 31/12/Ano de rendimentos da declaração, na linha 1.

    Alguém já sabe alguma coisa?

  103. Carlos Cardoso says:

    A minha situação é a seguinte, os encargos com a renda nao aparecem no efactura tenho de os inserir, no quadro 6 insiro o valor total e obriga-me ir ao quadro 7 inserir os dados da casa, insiro os dados da casa, tilular passivo A( eu ) insiro o meu nif como arrendatario e o nif da minha senhoria como mutuante/locador, da-me 2 erros, o nif do arrendatario nao pode ser igual ao do titular e o nif do mutuante/locador é invalido!

    • Nuno Core says:

      Carlos,

      Não insira o NIF do arrendatário (deixa esse quadro em branco) pois não é necessário e dá erro.

      • Andre says:

        Nuno relativamente às rendas:
        *Se no quadro 6C clicar sim, só tenho que preencher manualmente as despesas de renda e saude? As restantes do e-fatura (restauracao,despesas gerais,..) mantém-se?
        E ja agora o valor a receber da simulação inclui o valor do e-fatura e das rendas?

        • Nuno Core says:

          André eu penso que sim pois a minha simulação carregando no “sim” e só deixando a renda e despesas de saúde deu-me um valor substancialmente maior do que carregar no “não”
          Mas parece que do que já li aqui em algumas pessoas cada caso é um caso..

  104. Lia says:

    Os encargos das despesas gerais, restauraçao e afins nao estao a aparecer em nenhum quadro na declaraçao de irs. Alguem me sabe dizer se ja estao a ser contabilizados quando se faz a simulaçao? A mim só aparece preenchidas as despesas de saude. Tb fiz simulaçao com despesas de saude e sem despesas e recebo a mesma coisa. Isto realmente é uma autentica palhaçada. Se me souberem responder agradeço. Muito obrigado.

    • Paulo says:

      Também tive a mesma dúvida e tive de fazer algumas simulações para chegar a conclusão de que os valores de “Deduções à Coleta” nas simulações incluem as Despesas Gerais e Exigência de Fatura.

  105. Manuel says:

    Bom dia!
    Quem tiver erro na entrega de IRS devido a rendas pagas,(Erros do Quadro 7
    037K : Identificação matricial do prédio inexistente a 31/12/Ano de rendimentos da declaração, na linha 1), deve corrigir o codigo da freguesia que está errado. No meu caso pus a questão no E-Balcão do site das finanças e responderam-me com o codigo correcto, e apenas demorou 2 dias. Obrigado a todos e boa sorte.

  106. André says:

    Rendas : Quem me ajuda?
    Tenho o recibo anual com os dados todos do meu senhorio. Quando preencho tudo (Anexo H, Quadro 7, 5-encargos,…) preencho tudo excepto o NIF do arrendatário (como já me disseram). Além de não haver campo nenhum para inserir o valor pago durante o ano, quando faço a simulação (antes e depois) passo de receber 1100 para pagar 400. Alguém me ajuda? É que deveria era receber mais (502€).
    Outra questão tenho prémio de seguro de saúde que não foi inserido no e.fatura. Aonde o posso inserir? Muito obrigado

    • Nuno Core says:

      André tens que Seleccionar “SIM” no quadro 6C e inserir o código de renda 654 – só ai consegues por o valor ou ser importado automaticamente

      • Andre says:

        Boas. Mas porque motivo se não meter rendas recebo 1100€ e quando as insiro, tenho que pagar 400?!?!?!

        • Nuno Core says:

          Pois.. é bastante confusa a aplicação da AT – neste caso, não tenho resposta e possivelmente porque no teu caso a renda já deve estar automaticamente inserida. eu no teu lugar optaria pela opção mais vantajosa 🙂

  107. jonas says:

    bom dia pessoal tenho duas duvidas! uma é referente ao código de freguesia! k é composto por 6 digitos no caso a folha de excel k saquei da net só me dá 4 digitos mas antes tem mais dois! é para fazer a junção desses números e se sim qual vem em 1º lugar!
    2º ponto, estou desde ontem com o mm problema, faço a validação e 0erros depois vou para simular ou até mm entregar e dá me erro de falha no servidor!.. mais alguem com este prob?

  108. Nuno Core says:

    Bom dia a todos,

    No ao quadro 6C se seleccionar “NÃO” e “confiar” nos valor do E-FATURA, ao fazer a simulação dá-me um valor MUITO reduzido (sem a casa e sem despesas médicas).

    Se por outro lado seleccionar “SIM” o valor da renda da casa e despesas médicas é importado automaticamente e qual o meu espanto ao fazer simulação ai sim o Valor a receber é bem maior e claramente o correto.

    Alguém mais nesta situação? E também estranho que o helpdesk da autoridade tributaria nos diga para seleccionar no 6C “não” e confiar no E-FATURA: Claramente algo aqui não esta bem…..

    • Paulo says:

      Confirmo que também me aconteceu o mesmo. O valor simulado, quando importei os valores do E-FATURA e não alterando nada, deu um valor substancialmente superior…

    • Luis says:

      Confirmo! Grande diferença!! Obrigado pela ajuda!
      Mas sabes me dizer onde se inserem as despesas com manutenções de viaturas e alojamentos?
      Obrigado.

  109. Bruno Machado says:

    Bom dia. Sobre o erro (Erros do Quadro 7, 037K : Identificação matricial do prédio inexistente a 31/12/Ano de rendimentos da declaração, na linha 1), tal como referido pelo Sr. Manuel às 12:32, devem corrigir o código da Freguesia. Para obter este código, pesquisem no explorador “código freguesia IRS” onde vai surgir um ficheiro xls no portal da Autoridade Tributaria. Depois de descarregar, pesquisem a vossa freguesia e devem inserir os seguintes códigos: Código Distrito, Código Concelho; Código freguesia;, no total serão 6 dígitos. Exemplo, código da freguesia de Paranhos no Porto, 131210, (Cod.Distrito+Cod.Concelho+Cod.Freguesia). Espero que vos ajude.

  110. Bruno Machado says:

    Bom dia. Sobre o erro (Erros do Quadro 7, 037K : Identificação matricial do prédio inexistente a 31/12/Ano de rendimentos da declaração, na linha 1), tal como referido pelo Sr. Manuel às 12:32, devem corrigir o código da Freguesia. Para obter este código, pesquisem no explorador “código freguesia IRS” onde vai surgir um ficheiro xls no portal da Autoridade Tributaria. Depois de descarregar, pesquisem a vossa freguesia e devem inserir os seguintes códigos: Código Distrito, Código Concelho; Código freguesia;, no total serão 6 dígitos. Exemplo, código da freguesia de Paranhos no Porto, 131210, (Cod.Distrito+Cod.Concelho+Cod.Freguesia). Espero que vos ajude.

  111. Nelson says:

    Para quem tiver com o erro “não é possivel comunicar com o servidor”, é um problema relativo à hora do pc, se actualizarem a hora para a certa (será a mesma existente no servidor das finanças) irão conseguir submeter o irs. 1 minuto faz toda a diferença devido às validações dos serviços.

    • jonas says:

      como assim actualizar a hora do do nosso pc/servidor finanças, como vou saber a hora k devo meter!? tenho a cena do windows com hora automática! caso seja este mm o problema k coisa mais ridicula!… já agr se alguém souber cm fazer pode me explicar este metodo, é k já experimentei td o k conheço, browser windows x32 x64 e nd! td com o erro da comunicação! agradeço…

  112. Teresa says:

    Obrigada Nelson. Nunca tal me tinha acontecido. Mas ao ver o relógio do meu computador e comparando com a de um canal de noticias verifiquei que o meu estava adiantando 1 min. Ao compor nas definições já consegui fazer a simulação.
    Obrigada.

  113. Carla Teixeira says:

    Boa noite,
    A minha situação é diferente da maioria aqui exposta.
    Eu sou arrendatária. Inicialmente nem sequer preenchi o quadro 7 do anexo H, mas ao submeter a declaração deu erro, ou seja, é solicitado o preenchimento do quadro 7, que não faço a menor ideia como preencher.
    Alguém pode ajudar-me?
    Obrigada

  114. carlos santos says:

    Sobre a alegada disparidade e-fatura/anexo H:

    Com a ajuda de alguns comentários, acabo de confirmar que os meus dados no efatura estão certos ao centimo com o valor das deduções no simulador.

    Na entrega que fiz ontem, coloquei o visto no “NÃO”, ou seja, confio no efatura, mas a minha primeira impressão foi a de muitos, com dúvidas se os valores foram considerados porque não os “via” na simulação.

    Como a minha declaração é conjunta, lembrei-me que teria de entrar na AT com o nif da minha mulher para somar os seus valores aos meus e então sim obtive um valor exatamente igual ao que aparece no anexo H.

    Num 1º momento também não preenchi o quadro 7, mas deu-me erro na validação, após o que percebi que tinha de o preencher com os dados do imovel. No meu caso não tive problemas com o NIF da entidade (bcp).

    Já agora digo, que quer ontem quer hoje, entrei e naveguei com toda a normalidade no site da AT. Uso o Internet Explorer.

    Espero ter ajudado alguma coisa.

    • carlos santos says:

      errata
      onde se lê: “obtive um valor exatamente igual ao que aparece no anexo H” deve ler-se ” obtive um valor exatamente igual ao que aparece na simulação”.

  115. NCM says:

    Boas, tenho crédito para habitação e estou numa casa arrendada. Tenho de preencher os códigos 1 e 5 no Anexo H – Quadro 7?
    Os Juros de dividas são relativas ao crédito à habitação e o encargos com rendas à casa arrendada certo?
    Obrigada

  116. João Elvas says:

    Boas, trata-se dos proclamados 250€ de despesas gerais dum agregado familiar, neste caso de 4 elementos adultos, mas apenas os pais com rendimentos e os 2 filhos não.
    Acontece que os meus filhos para tentarem a factura da sorte… fizeram muitas despesas gerais com factura no seu número de contribuinte! Essas facturas são automaticamente deduzidas para efeito da entrega do IRS 2015? Ou seja o sistema informático interpreta que o contribuinte não tendo rendimentos, esta dedução à colecta não é contabilizada? Apenas os 500€ dos 2 titulares de rendimentos? Ou o sistema informático não tem essa query??? Se for negativa a resposta, como poderei corrigir,…, neste momento já não tenho acesso a corrigir ou reclassificar, .., e com que tipo de despesa??? ou eliminar essas facturas… assim perderiam o acesso à factura da sorte…. (somos 2 trabalhadores dependentes)??? Ainda não submeti o IRS pois tenho esta dúvida que deve ser comum a muitos portugueses!!! Agradeço vossa resposta logo que possível! M/Obrigado.

    • Fairwind says:

      Isto é antigo aqui mas talvez ainda vá a tempo, amigo em relação aos filhos, eles até podiam lá ter “fortunas” nas despesas gerais familiares. Em relação aos filhos (dependentes), para efeitos de IRS só interessa, as despesas de educação e saúde.

  117. Maria José says:

    Já preenchi a declaração, validei não tem erros, mas não consigo fazer a simulação. Dá mensagem de erro, não consegue comunicar com o servidor. Será porque segue o anexo H? Era suposto ir buscar dados ao e-factura. É esta a minha dúvida

    • Maria José says:

      Bom Dia
      Resposta ao meu próprio comentário. É, de facto, uma questão de HORA. Ou seja, a hora do computador tem de estar certa, não pode haver diferença nem que seja de 1 minuto. Depois de acertar a hora consegui simular e em seguida submeter.
      Obrigada ao Nelson e outra pessoa de não me lembro.
      Espero ter ajudado

  118. Carina says:

    Help, já sei que foi falado, que no lugar do Mutuante colocar o NIF do banco, descer um bocado e colocar o nome da entidade que atribuiu, e continua a me dar o erro. Já não sei o que mais fazer. O nif procurei nas minhas despesas.

  119. Teresa says:

    Carina procure o nif na dedução que aparece no e-fatura. Pode fazer copy past. Maria josé, acerte o relogio do seu computador pela tv. Se o seu computador estiver adiantado ou atrasado 1 min que seja já não consegue ligar ao servidor das finanças e dá erro. Espero ter ajudado

  120. Tiago Gomes says:

    Quem tem problemas em comunicar com o servidor, verifique se a data e hora do pc está correcta, a minha hora estava adiantada 5 minutos e não conseguia comunicar, quando a corrigi fiz a simulação logo à primeira tentativa.

  121. joao says:

    já atualizei a hora mesmo assim dá erro

    • Tiago Gomes says:

      Experimente sincronizar a hora com um servidor ex.: time.nist.gov no separador da hora da internet.
      Também verifique se tem a versão mais recente do java (Version 8 Update 77) e usa ou a versão offline ou os browsers internet explorer ou firefox.

  122. Mario says:

    ola a mim quando faço importação dos benefícios fiscais aparecem-me despesas com aluguer de imóveis. eu nao arrendei a casa e não me alugaram nenhuma a mim. que fazer?

  123. Francisco says:

    Venho partilhar um erro que tive aquando da simulação do meu IRS .” Erro : Não foi possível comunicar com o servidor. Por favor tente mais tarde.” . Conforme aqui atrás comentado por alguém, corrigi hora manualmente ao minuto via TV e depois simulei outra vez e consegui resolver o erro em questão. De salientar que uso a ultima versão Java e Firefox ( browser actualizado e indicado pelas finanças e Java actualizado )

  124. Maria Joao says:

    Boas tardes!
    A informação que aparece pre prenchida no Anexo H, quadro 6, C, quando faço a ligação ao servidor (efatura). são as despesas de saúde (651), os juros de dividas contraídas até… respeitantes a imoveis destinados à habitaçao propria e permanente (655) (valor enviado pelo banco (CGD), mas também um campo 654 (encargos com rendas de prédio destinados à habitaçao permanente suportadas pelo arrendatário (alinea a, nº 1, artigo 78). Aparece um montante neste campo 654. Que valor é este? Não tenho casas arrendadas, apenas pago renda (mensalidade ao banco… pelo emprestimo que contraí). Obriga-me a preencher o quadro 7… onde tenho de preencher a natureza do encargo, o nif do arrendatário (????). Alguem me pode ajudar?
    No entanto,

    • Luis Marques says:

      Tenho uma situação exatamente igual. N consigo submeter a declaração pois a validação dá erro… tenho um valor no campo 654, que ainda por cima é irrisório (80€), e não tenho nem tive qq encargo com rendas, apenas tenho o encargo mensal de casa própria, com o banco.
      Já dei uma vista de olhos no e-faturas, poderia eventualmente encontrar lá alguma fatura estranha, mas nem sequer consigo encontrar nada q perfaça esse valor.
      S descobrirem uma forma d dar a volta à situação, publiquem-na aqui sff.

  125. DELREI says:

    Entreguei o irs no dia 30-03-2016, mas como verifiquei aqui, nao meti os dados referentes ao imóvel e submeti sem isso. Depois da informação postada aqui anulei a do dia 30 e tornei a fazer outra declaração hoje dia 3-04-2016 já com os dados do imóvel fazendo nova simulação e surpresa ganhei mais 84€ .
    Conclusão, IMPORTANTE O REGISTO DO IMÓVEL.

  126. Carina Mateiro says:

    Boa tarde, A minha duvida é com os encargos de renda, quando faço submeter aparece o seguinte erro
    037K : Identificação matricial do prédio inexistente a 31/12.
    o que é que faço perante este erro, ja andei a procura e não encontro nada que me possa ajudar.
    Eu vivo nesta casa desde 2013

    • Bruno Machado says:

      Bom dia. Sobre o erro (Erros do Quadro 7, 037K : Identificação matricial do prédio inexistente a 31/12/Ano de rendimentos da declaração, na linha 1), tal como referido pelo Sr. Manuel às 12:32, devem corrigir o código da Freguesia. Para obter este código, pesquisem no explorador “código freguesia IRS” onde vai surgir um ficheiro xls no portal da Autoridade Tributaria. Depois de descarregar, pesquisem a vossa freguesia e devem inserir os seguintes códigos: Código Distrito, Código Concelho; Código freguesia;, no total serão 6 dígitos. Exemplo, código da freguesia de Paranhos no Porto, 131210, (Cod.Distrito+Cod.Concelho+Cod.Freguesia). Espero que vos ajude.

  127. ana says:

    Nao sei o que colocar no quadro 13.alguem me pode exolicar?

  128. Cristóvão Oliveira says:

    Boa noite,

    Quem preencheu o anexo H quadro 7 relativo despesas com juros de emprestimo, preencheram o valor? É que este ano não existe o campo para definir o valor pago em juros… É só artigo, freguesia, etc.. Eu já submeti e aceitou sem erros mas achei estranho… É normal?

  129. Fábio Frutuoso says:

    Boa noite, eu ao entrar no preenchimento automático do programa das finanças para colocar o irs não me aparece os meus rendimentos, o da minha esposa sim mas os meus não.. alguém aconteceu o mesmo?

    Urgente

  130. Fábio says:

    Boa noite, tenho uma duvida, se alguém me puder ajudar. Qual código se usa no anexo H quadro 7, vivendo eu numa casa alugada?

    Obrigado desde já

  131. vccr says:

    Boa noite
    Pessoal, alguem me sabe dizer porque razão todas as despesas inseridas e validadas no efactura aparecem automaticamente na declaração e as despesas gerais não, e nem possibilidade de as inserir manualmente?

  132. AGR says:

    O NIF DA SEGURANÇA SOCIAL 505305500 ESTE ANO DÁ ERRO ?????????

  133. pot says:

    Boas a mim tambem me está a dar erro-Recebo uma pensão de alimentos da segurança social para o meu filho coloco o contribuinte que coloquei nos outros anos e o campo 405 e dá NIF inválido

  134. Marta Gabriel says:

    Boa noite a todos,
    tenho estado a tentar entregar a minha declaração, tendo-me deparado primeiro com problemas com os browsers. Entretanto, com alguma pesquisa, percebi que os melhores browsers são o explorer e o firefox. Voltei a tentar várias vezes e deparei-me sempre com o mesmo problema: a declaração pré-preenchida não apresenta dados alguns em nenhum dos anexos que preciso verificar. Alguém experienciou o mesmo problema? O que me poderei dizer para ajudar a solucionar?
    Muito obrigada, desde já.

  135. Manuel Alves says:

    Quem me ajuda :
    Tenho dois contratos (um contrato individual de trabalho a termo incerto e um de 6 meses automaticamente renovável).
    Tenho desconto dos dois lados para a segurança social. Sou obrigado? Existe alguma vantagem de descontar duplamente para a segurança social?
    Por outro lado, no contrato de 6 meses ganho menos que o ordenado mínimo, logo fiquei isento de retenção : é normal agora ao fazer ao IRS ainda ter que pagar ao contrário de outros anos que tenho sempre recebido? A taxa do CIT é 14,5% (faço IRS em conjunto com a minha esposa). Isto significa que ao final do ano vão descontar a mesma taxa aos rendimentos do 2º Trabalho, mesmo recebendo deste menos que o ordenado mínimo (500€) ??
    Obrigado, ficava mto agradecido se alguem me ajudasse

  136. sergio 555 says:

    Consegui submeter a declaração a dia 01/04 , com muito custo, hoje fui verificar e ainda está na mesma submetida e aguarda validação .. Ou muito me engano ou no ano passado o passo seguinte ocorria logo passado 2 dias.. parece-me que este ano isto vai correr pior ainda,,

    • Rose says:

      Submeti a 1/4, por volta da 1h40. Cada caso é mesmo um caso. Aceitei as despesas do e-fatura e não meti nada do banco pois dava-me erro o nif. Fiz simulação, usando um nif “falso”, ou seja de outro banco, apenas para conseguir fazer a simulação. Ao retirar todas as despesas e aceitar as comunicadas ao e-faturas deu-me uma diferença de 7€. Optei por perder os 7€ para não complicar. Tenho a minha declaração como certa desde o dia 4/4.

  137. jorge ribeiro says:

    a mim também me acontece a mesma coisa, submeti no dia 2/4 e ainda aguarda validação … no papel que imprimi quando submeti,diz que é validado em 2 dias, se não for, para ir verificar os erros, mas não parece nada.

  138. sergio 555 says:

    como eu digo isto vai correr muito mal este ano.. alguem tem informaçôes sobre as movimentaçôes após ser submetida?

  139. Faria says:

    Boa tarde!
    Tendo as refeições escolares do meu educando ido para ao sector “despesas gerais familiares”, sem poder movê-las para o sector “educação”, visto que a alimentação é fornecida pela câmara municipal sem o respectivo CAE,
    posso ao abrigo da portaria 32/2016 adicionar essas despesas no anexo H ? a escola deu-me uma declaração a confirmar essas despesas como despesas de educação, assim posso confirmar nas finanças se for chamado para justificar a alteração, tenho dúvidas…

  140. Sergio Rocha says:

    OLÁ ESTOU COM DUVIDA,ONDE EU COLOCO AS DESPESAS COM ALUGUER DA CASA?

  141. Ana says:

    Boa noite, alguém me consegu dizer o que é o erro 037K?
    Obrigada!

  142. Bruna Santos says:

    Bom dia,
    submeti a minha declaração a dia 05/04 e até à data de hoje ainda aguarda validação… deverei corrigir e efectuar uma nova ou aguardar.
    Obrigado!

  143. Alexandra Ferreira says:

    Bom dia,
    Submeti como em anos anteriores antes do inicio do prazo, já está declarada certa desde 31/03 mas não dá comprovativos só prova de entrega. Há alguém na mesma situação.
    Com esta confusão, certamente não vamos receber em 20/25 dias…
    Obrigada,

  144. Diana Rodrigues says:

    Já estou a tentar submeter o IRS à 5 dias e obtenho sempre o mesmo erro: 125H – O NIF da entidade indicado é inválido. Isto porque tenho que colocar o NIF do Barclays. Já tentei 980000847 e 980547490 (o primeiro vinha na carta que me mandaram e o último obtive quando liguei para o banco) e nada. Como se resolve isto? Tenho a versão 2016.1.5

  145. Marco says:

    Boa noite, surge este erro (037K : Identificação matricial do prédio inexistente a 31/12/Ano de rendimentos da declaração, na linha 1) que invalida a submissão do ficheiro que foi validado na simulação. O que fazer ? Obrigado

  146. Luis Miguel Gaspar Anacleto Oliveira says:

    tenho um imovel arrendado, do qual obtive rendimentos em 2015 e declararei o respetivos recibos eletronicos, tenho duvidas de quando terei que entregar o IRS na 1ªfase ou na 2ªfase

  147. Sérgio Moreira says:

    Alguém me explica como corrigir o erro “037K : Identificação matricial do prédio inexistente a 31/12/Ano de rendimentos da declaração, na linha 1.”

  148. Sérgio Moreira says:

    Alguém me explica como corrigir o erro “037K : Identificação matricial do prédio inexistente a 31/12/Ano de rendimentos da declaração, na linha 1.”

  149. Teresa says:

    RECEBI ESTA INFORMAÇÃO A TENTAR SUBMETER A DECLARAÇÃO…. O QUE SE TRATA? Verifique as situações a seguir referidas e caso não identifique nenhuma incorrecção volte a submeter a declaração.
    029W : O valor declarado de rendimentos de capitais englobados é inferior ao conhecido para o contribuinte 130XXXXXX. Por favor verifique o correto preenchimento desse Anexo e, caso se justifique, tente esclarecer a divergência junto da(s) entidade(s) devedora(s).Esta mensagem deverá ser ignorada relativamente a rendimentos que tenham sido considerados nos anexos B ou C. OBRIGADA

  150. JM says:

    Pf, alguém tem uma situação semelhante??? Tentei preencher a minha declaração em conjunto com o meu marido, mas não consigo visualizar nem simular os rendimentos dele. Sò me aparece o meu NIF, mesmo após ter escolhido tributação conjunta. ( MAC OS em Safari, Rendimentos cat. A e B )

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title="" rel=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*

Aviso: Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. A administração deste site reserva-se, desde já, no direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.