PplWare Mobile

Yosemite poderá não proteger a privacidade dos utilizadores

                                    
                                

Este artigo tem mais de um ano


Autor: Vítor M.


  1. Hugo Soares says:

    É sempre bom estarmos informados destas coisas.
    Bom trabalho pplware.

    • Filipe says:

      Concordo. Onde se está seguro disso é apenas no linux e em alguns androids, infelizmente…

      • Hugo says:

        Realmente foste buscar o melhor exemplo não haja dúvida. Se tivesses ficado pelo Linux tinha sido melhor !

      • Filipe Sintra says:

        Exato os androids lool está-se mesmo a ver…

      • Hugo Soares says:

        Seguro do quê? Da nossa confidencialidade e apenas no Linux e Android? Não te iludas.Já estivemos bem melhor…

        Basta uma simples pesquisa no Google para estarmos a partilhar informações sem saber.

        Com o Google Analytics consegues traçar um perfil do visitante “tipo” que visitam o teu site, os seus interesses por área de negócio, geografia, idade, etc. De onde achas que são recolhidos esses dados?

        Não te iludas.

      • Filipe says:

        Eu disse alguns androids, não todos. O Cyanogenmod não tem, pelo menos aparentemente, recolha de informação pessoal. Nem vem com o gapps se não quiseres. Podes usar qualquer store, qualquer browser, qualquer serviço de pesquisa sem teres que chegar perto da Google.

        Em relação ao Linux, é OBVIO que eu não estava a falar do Ubuntu, procurem por distros que sigam a verdadeira filosofia do Linux. Podem começar pelo Debian.

        Tudo depende das escolhas que fazem, se usarem um debian com o tor browser e um duckduckgo search engine, não é provável que recolham informações tuas…

  2. Filipe Sintra says:

    E o Android acham que protege?! Como é óbvio a Google tem parcerias com a NSA e afins mas cada um usa o que quer.

    Eu uso Apple porque tem qualidade e é bom baste ver pelos materiais em metal. Um dia todos os equipamentos serão assim, até lá a Apple manda!

  3. JJ says:

    Toda informação que passa pela Internet nunca terá 100% de privacidade. Não importa o SO/Programas que se utilize.

    As vezes acaba-se por perder mais tento neste tipo de questões, no que em outras que seriam mais úteis para todos.

    • David says:

      +1

      Por mim…é-me igual…nao tenho nada a esconder! Contudo o que não gosto mesmo nada, é das publicidades em todo o lado que se navegue, somos obrigados a levar com publicidade…isso é que devia haver um pouco de regulamentação, pq as vezes é em exagero…e então nos videos…e pior ºe que em algum videos, até há de x em x minutos publicidade…enfim…

      • dajosova says:

        Lá está, o facto de dizeres que não tens nada a esconder não significa que mais dia menos dia não venhas a ser prejudicado direta ou indiretamente, com o teu consentimento ou não, com o teu conhecimento ou nem por isso!

    • Mota says:

      +2

      O Melhor comentário aqui. 😉

      Estas pessoas tem a ilusão de “Se o teu é diferente do meu, é pq o teu não presta”

      Mas eles acham mesmo que a Apple tá protegida?! se tiver que bater com alguma informação acerca de utilizadores para as entendidades competentes bate e mais nada. Same com o Google.

    • Nuno Vieira says:

      Não sabia que os teus ficheiros pessoais equivalia à internet.

  4. Pedro Pereira says:

    A Apple informa, nas letras que quase nenhum de nós lê, que são enviados dados das escolhas do spotlight suggestions para a Apple e que os dados de localização são partilhados com o Microsoft Bing.
    Nas definições do spotlight, carreguem em “About Spotlight Suggestions & Privacy”.
    Quanto ao About This Mac e cliente Mail, aí talvez a conversa seja diferente…

    • Nunes says:

      O envio do domínio no cliente Mail deverá ser para a Apple dar as definições do servidor de mail, caso tenha – isto é algo que foi introduzido algumas versões atrás. E convenhamos enviar o domínio do servidor, é preciso muita imaginação para que isso possa ser por algum motivo “nefasto”
      O About this Mac tem a ver com suporte, se se ler o log o que indica é ligação ao suporte da Apple, e o facto é que esta aplicação tem serviços de suporte associados.
      O que eu não entendo é como é que este “analista” lança esta confusão toda sobre o Yosemite depois de algumas horas a olhar para o Yosemite (o próprio diz isso), mas na sua análise não se dá ao trabalho de comparar com o que já era feito anteriormente.

      A única coisa que difere é com o Spotlight!
      Pode-se criticar a Apple por ter o serviço de pesquisa na internet activo inicialmente, mas lendo a informação dada pela Apple, o facto é que a pesquisa é muito mais anónima do que uma pesquisa directamente no motor de busca!

  5. Mike says:

    Práticas desta natureza, são simplesmente um abuso, ponto. Principalmente quando é feito de forma camuflada. Se estas empresas desenvolvem software de forma a ser utilizável por um ser humano comum sem grandes conhecimentos de informática, e depois lhe colocam spyware, subentende-se que essas mesmas pessoas não estão aptas a aperceberem-se dos riscos que correm, tornando-se um alvo fácil. Comentário do género “compra um nokia 3310” também são perfeitamente dispensáveis. O facto de Apple, Microsoft, Google e Canonical estarem todos a enveredarem pelo mesmo caminho, não justifica a prática nem a torna menos criminosa, com o argumento de que “todos fazem e não há alternativas”. Posso falar-lhe que, pessoalmente, deixei de usar serviços google, serviços microsoft, telemóvel uso um daqueles baratinhos com FirefoxOS, e sistemas operativos por enquanto uso Ubuntu, apenas por enquanto. Já chega de fazer as pessoas de tolas, mas é importante que essas mesmas pessoas, o mercado, exija melhores produtos onde seja assegurada a sua privacidade, pelo menos os serviços e produtos que sejam pagos.

    • Nunes says:

      Não há nada de camuflado, a Apple indica que a informação é enviada primeiro para os seus servidores, e que usa somente para melhorar a sugestão de pesquisa. Aliás poucas horas depois de levantada esta tempestade num copo de água, veio a público caracterizar mais os passos dados pelo serviço.

  6. Jorge Carvalho says:

    Leiam os termos e as condições ….
    Ajuda muito …

    Abc

  7. André says:

    E o script é seguro?

  8. Nunes says:

    gostava de entender como é que ainda não actualizaram a notícia mesmo depois de saber que a Apple prestou esclarecimentos no próprio dia!

  9. Nunes says:

    “A Apple a acabou de reagir”
    já reagiu vai fazer 2 dias!

    • Vítor M. says:

      Foi quando o artigo foi escrito, apenas não era prioritário e só saiu agora. Temos já uns 12 artigos prontos, à espera de agenda, que nem sempre há espaço para os lançar. Nunes, fica tranquilo, não te enerves 😉 A Apple explicou e já lá está a explicação. Podes tranquilamente descansar em paz.

      • Nunes says:

        só desculpas!

        • Vítor M. says:

          Essa tua perseguição, pronto, não se percebe, mas também já não é nova. Não são desculpas, até porque, se não respeitasse cada um dos nossos visitantes, nem me dava ao trabalho de te responder 🙂 mas achei por bem e porque respeito os visitantes, dar esta pequena explicação e assumir que, como o artigo estava escrito há dias, tinha um “desarranjo” temporal nessa frase que apontaste.

          Fora isso… 😉

        • Nunes says:

          por essa não estava à espera, incrível!
          O artigo não tinha essa frase quando apareceu aqui no site!
          Por isso essa do desarranjo temporal por estar escrito à dias tem a sua piada

  10. Benchmark do iPhone 6 says:

    Por acaso este é um tipo de notícias que me interessa. Quando mete investigadores (uns são, outros nem por isso), são possíveis duas situações:

    – Ou a Apple não tinha explicado (ou tinha explicado pouco) e o investigador avança com questões relevantes – e a Apple explica e, se for o caso, corrige

    – Ou já tinha explicado quanto baste, o investigador pouco adianta, mas a Apple volta a explicar e percebe-se melhor. Acho que a questão do post é deste tipo.

    Toda a questão se enquadra na apresentação, neste caso no Bing, de resultados de pesquisas “orientadas”, em vez de aleatórios, em função das “necessidades” do utilizador – coisa em que a Google é inegavelmente mestra e dá cartas. Não passa disto. Para os resultados serem “orientados”, tem que haver algum tratamento adicional, como seja, combinar a pesquisa com a localização. Pesquisar por “estádio” em Lisboa dá Estádio da Luz enquanto no Porto dá Estádio do Bessa.

    Agora, o que diz a Apple, pode ser entendido entre dois limites: “Olh’a-m’estes, ‘tão-me a q’rer enganar, são iguais ó piores q’ós outros”, ou então, “Falou e disse, é talqualmente assim”. Acho que neste caso é talqualmente como a Apple disse, e o que refere o investigador é alarmista e francamente exagerado, mas não faz mal 🙂

  11. Marco B. says:

    Acho piada, que ate aqui falam do android.. really?

  12. Manuel says:

    Há com cada um… Tudo serve para sacar umas dentadas no bolo Apple… tristeza…

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title="" rel=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*

Aviso: Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. A administração deste site reserva-se, desde já, no direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.