WWDC 2021 – Venha conhecer as novidades da Apple para o iOS e muito mais [em direto]
A Apple reservou o dia de hoje para mais uma grande keynote dedicada essencialmente ao software e aos programadores. É hoje na WWDC 2021 que se vão ficar a conhecer o que a empresa está a preparar para o iOS 15, para o iPadOS, watchOS, tvOS e até sobre o macOS e, quem sabe, até lançar um novo sistema operativo. Recentemente, falámos aqui do homeOS que poderá estar associado ao HomeKit e que poderá ser também hoje anunciado. Mas ao nível de hardware também deverão surgir algumas surpresas!
Junte-se a nós e acompanhe o evento em direto.
Apple WWDC 2021 - Acompanhe o evento em direto
Destaques
Tim Cook sobe a palco e tem finalmente uma plateia cheia... de Memojis!
O número da Apple está a falar um pouco sobre inclusão e aumento da diversidade na empresa... mas agora queremos ouvir falar do iOS. É a hora do iOS 15 com Craig Federighi.
iOS 15
As novidades começam a ser divulgadas com foco no FaceTime. Segundo Craig, as videochamadas podem ser exaustivas, então a Apple quer torná-las mais "naturais, confortáveis e realistas". Consequentemente, teremos suporte de áudio espacial.
O FaceTime terá ainda visão em grade, modo retrato com blur automático do fundo e ainda o SharePlay. Trata-se de um novo conjunto de formas de partilhar conteúdo multimédia durante uma chamada FaceTime. Nomeadamente, música, filmes e partilha de ecrã.
A app Mensagens surge também com novidades. Uma das principais novidades é a nova forma de partilhar conteúdo com outras pessoas.
As notificações ganham uma nova imagem e agora aparecem em forma de sumário, onde o utilizador pode definir aquelas que têm prioridade, tendo assim acessíveis as informações que realmente interessam.
Indicar aos contactos que está com o smartphone em modo noturno (do not disturb) é outra das grandes novidades, há muito esperada.
Focus vai permitir que o utilizador possa configurar modos para trabalho, pessoal, etc. O iPhone recorre a IA no dispositivo para tentar adivinhar quais notificações que o utilizador deseja ver e até reorganiza o ecrã principal.
Craig introduz uma nova funcionalidade: Live Text. Esta opção é utilizada através da câmara e permite identificar texto numa de uma imagem. Pode selecioná-lo, copiar, colar e até traduzi-lo.
Na galeria do Fotos os utilizadores vão poder criar Memórias e associar-lhes músicas diretamente do Apple Music.
A Apple vai permitir suporte de acesso a uma série de serviços e dispositivos através do smartphone e terá o Digital ID disponível.
O Apple Maps chega com nova imagem a Portugal
A Apple trará aos utilizadores em Portugal uma nova experiência no Apple Maps, incluindo um globo, à semelhança do Google Earth, para uma navegação mais imersiva.
Em resumo
AirPods
Os AirPods recebem uma série de novidades, incluindo o Conversation Boost, para melhorar as conversas com quem tem dificuldades auditivas. Vai poder receber notificações e terá uma função para serem encontrados.
A Apple aproveitou para anunciar também o Dolby Atmos no Apple Music e áudio espacial para Mac e Apple TV.
iPadOS 15
As novidades para o iPadOS começam com os novos widgets que tornarão a utilização mais produtiva. O Multitasking surge como novidade em seguida. Basicamente, o utilizador poderá utilizar várias apps em simultâneo e ajustar o tamanho da app que está a usar, sem que as outras sejam escondidas.
Há ainda uma nova área que permite minimizar as apps em multitasking.
As Notas recebem as "Quick Notes". Basicamente é possível tirar notas rápidas a partir de um pequeno ecrã que surge sobre aquilo que está a ser visualizado.
O tradutor da Google é o mais popular da internet. Mas a Apple tem também a sua proposta que agora recebe o AutoTranslate, que permite traduzir qualquer coisa a partir de uma imagem de forma instantânea... nada que já não tenhamos visto algures...
Em resumo
Segurança
Mail Privacy Protection é uma das novidades apresentadas neste campo. A informação de rastreamento podem ser bloqueadas diretamente a partir da app Mail.
O Safari Intelligent Tracking Prevention também esconde endereços de IP.
E a Siri que é usada em mais de 600 milhões de dispositivos todos os meses? Por definição, todo o áudio passará a ser processado no dispositivo, ou seja, poderá ser utilizada offline.
iCloud+
Sem custos adicionais para os clientes Apple o iCloud torna-se "Plus" com três novas funcionalidades de peso: Private Relay, Hide My Email e HomeKit Secure Video. No entanto, não se sabe ao certo como funcionará este upgrade.
Por exemplo, o Hide My Email cria e-mails aleatórios para o utilizador se inscrever nos serviços, garantindo assim uma maior proteção da informação.
E agora... fala-se de saúde
Surgem três novas funcionalidades associadas à aplicação Saúde. Mobilidade é a primeira delas. O iPhone será capaz de avaliar o risco de queda com uma nova métrica chamada "Walking Steadiness". Os sensores de movimento medem a velocidade, marcha, tempo, quando ambos os pés estão no chão, e outros parâmetros. Depois, avalia as mudanças no equilíbrio.
Depois desta avaliação, o utilizador poderá receber indicação de exercícios específicos para melhorar o equilíbrio.
As "Tendências" (trends) são um segundo novo recurso que mostram melhorias nas métricas gerais de saúde que a app rastreia. Esta tendência pode ser partilhada diretamente com o seu médico de forma a que consiga fazer uma avaliação com mais dados.
Assim, surge a Health Sharing como terceira novidade. Segundo a Apple, estas partilhas cumprem todas as exigências de segurança e privacidade dos dados. A palavra segurança e também privacidade são referidas com grande frequência.
Em resumo
Depois da Saúde... o Apple Watch
No watchOS 8 a app Breath está melhorado e com um recuso "refletir" para melhorar a concentração. A App Fitness Plus recebe Lady Gaga, Keith Urban, Alicia Keys, e há novas watchfaces.
O novo layout dedicado a fotos e partilha por mensagens ou mail também foi renovado.
HomeKit
As funcionalidades associadas ao HomeKit são destacadas como fácil de usar, melhor em conjunto e privacidade.
Em termos práticos, por exemplo, o iPod Mini poderá aceder a programas específicos da Apple TV e a Siri vai chegar a dispositivos de terceiros.
macOS Monterey
O novo macOS começa por destacar-se com novidades ao nível da comunicação em videochamadas e do trabalho, com a opção Focus também disponível.
O Universal Control permitirá utilizar por exemplo, o iPad como segundo ecrã de forma muito simples. Além de controlar o iPad e o Mac em simultâneo ainda é possível transferir documentos entre eles. Este recursos permite inclusivamente ter três dispositivos ligados a funcionar desta forma.
O AirPlay chega ao Mac e dá um passo que era necessário para uma maior ligação entre todo o ecossistema.
O Mac vai receber atalhos e o shortcut estará associado ao Finder, barra de menu, Spotlight e Siri. O Safari terá uma nova gestão de janelas e separadores tornando a barra de ferramentas mais limpa. Por exemplo, os reparadores poderão ser agrupados por URL. Poderão ser também partilhados, via mail, vários links que pertençam a um grupo de tabs. As extensões serão também trazidas ao Safari com novidades.
Em resumo
As API, Swift e App Store
Há novas API dedicadas às novidades apresentadas, mas o destaque vai para a "captura de objetos". Um passo para a criação de fotos a partir de um objeto 3D. O exemplo dado é ao nível da decoração e da realidade aumentada.
Hoje soa mais de 1000 as apps mais populares que são desenvolvidas com base no Swift. A Apple apresetou o Concurrency, como uma forma de linguagem de programação mais moderna e simples.
A App Store tem mais de 600 milhões de utilizadores semanais e necessita de garantir a qualidade das apps. Uma das novidades prende-se com a partilha de apps e com os eventos dentro das apps, para avisar os utilizadores que vão surgir novidades.
Xcode Cloud surge como uma novidade para equipas de desenvolvimento de apps. A app é criada na cloud sendo mais fácil ir libertando os ciclos de processo do desenvolvimento da app. E claro... com segurança.
As versões Beta para programadores ficam disponíveis a partir de hoje. As beta públicas chegam no próximo mês.
Este artigo tem mais de um ano
Que as novidades não sejam só emojis…
Muito fraquinho
Não estou a dizer que não foi fraco, o que eu tenho a certeza é que fizesse a Apple o que fizesse, por muita coisa boa que apresentasse, os comentários aqui iam ser todos desse género. Bla bla bla nada de novo, o Android tem isso desde 1800 etc etc etc. muito fraquinho! Ninguém vai usar isso, só serve pra gastar bateria…etc! Mesma conversa todos os anos independentemente do que eles apresentam
Eu uso iPhone e não digo que foi fraquinho só por dizer. Volto a dizer foi fraquinho. Desiludiu. Nem sequer uma calculadora para o iPad
Ainda nem sido apresentadas todas as novidades e já dizias fraquinho…
Do IOS, que era ao que me referia, já tinham sido todas anunciadas. Na tua opinião achas que o iOS 15 traz boas novidades? Eu mantenho a minha opinião. Fraquinho.
RJRP, por acaso não tinham, já que a apresentação de novas funcionalidades não foi estanque a um segmento da keynote, basta olhar para outras novidades que foram sendo apresentadas para o Siri, HomeKit, Safari, etc… Mais do que isso este tipo de apresentações nunca mostram tudo!
Até poderá nunca vir a ter, mas esperemos que um dia destes chegue.
https://www.youtube.com/watch?v=WK_AtW66XI0
quem necessitar de cálculos pode usar o spotlight
O Tadeu de tudo lhe serve para defender a marca. Uma empresa que é das maiores do mundo, afirma que o ipad é uma excelente ferramenta de trabalho, estudo etc. e não tem calculadora. Ah espera faz os cálculos no Spotlight. Olha quando tiveres no teu PC, faz os cálculos no Chrome. Ri
RJRP, falei no spotlight por que ele permite esse desenrascanço, e em nalgumas situações consegue ser melhor que a calculadora que vem no iPhone, já que permite fazer cálculos longos usando a formulação matemática.
Posso até dizer que no Mac prefiro mil vezes o spotlight a ter que usar a calculadora, já que acedo rapidamente de qualquer sítio e escrevo rapidamente o cálculo que pretendo sem deixar de ver valores que tenho nalgum programa.
O meu iPad tem calculadora
Podiam finalmente e depois de tantos anos a pedir o mesmo, disponibilizar a Siri em Português (Portugal). Acho que por mais pequenos que sejamos, já se passaram alguns anos desde a entrada da Siri no iOS e acho que era algo benéfico para os utilizadores portugueses europeus que continuam a ser obrigados a usar a língua inglesa ou o português do Brasil que muita em várias situações o contexto do português europeu.
Que novidades geniais…
E foram estes gajos meter o m1 e 16 de ram no iPad para isto?
A apple não faz tablets para durarem 2 anos. Se meteram esse hardware é para o pessoal poder usaro iPAD durante mais de 5 anos e continuarem a ter software updates e apps sem limitar a propria apple ou mesmo os developers de limitarem as features por falta de hardware. Além disso isto foi só uma amostra. Já foi muita coisa em 2 horas, durante a semana mais novidades serão relevadas e claro, tudo o que é novo no novo iPhone só será mostrado em setembro. O pessoal que acredita que os macbooks seriam mostrados hoje estava à espera de um senhor dos aneis não? Na minha opinião foi tempo a mais para uma conferencia. Deviam-se ter ficado por 1 hora e cortado muitas das novidades.