TimeMachineEditor 2.5.3 – Backups optimizados
O mundo Mac OS X viu surgir há uns anos uma das mais fantásticas funcionalidades, a Time Machine. Não é que a essência desta ferramenta fosse novidade a partir de Cupertino, não, mas o produto final é incoparavelmente melhor que o que outros sistemas operativos conseguiram até hoje.
Existem, obviamente, algumas melhorias que se poderiam surgir nesta ferramenta de backups da Apple, uma delas é a flexibilidade do timming das cópias. A versão existente é rígida e só permite cópias de hora em hora e ou as fazemos sempre ou nunca... isto em modo automático, porque podemos sempre ligar e desligar o "interruptor".
Descobri que existe uma ferramenta gratuita que colmata esta "falta" na utilidade da Time Machine. TimeMachineEditor é o nome da app.
TimeMachineEditor
Este é um software para Mac OS X 10.5 Leopard e Mac OS X 10.6 Snow Leopard. Este permite-nos alterar o valor predefinido do intervalo de cópias da Time Machine. Com esta aplicação podemos intervalos à nossa medida e agendar de forma sofisticada os pontos de backup do sistema.
O valor predefinido pode penalizar o desempenho do sistema, então porque não o personalizar para este ser executado somente em horas "mortas" ou de baixo fluxo? Foi nesse sentido que nasceu esta aplicação.
Como funciona?
TimeMachineEditor não modifica nenhum ficheiro de sistema. Esta ferramenta traz tudo o que precisa para interagir com a Time Machine. Traz uma agenda flexível, permitindo vários tipos de intervalos. TimeMachineEditor também traz o comutador ON / OFF que permite ligar e desligar os backups automáticos.
Em termos práticos, passamos a ter uma gestão mais apertada e optimizada do funcionamento da Time Machine. Este software não está permanentemente pendurado no sistema, apenas "acorda" às horas agendadas.
Mas e se o sistema estiver "a dormir"?
Bom, quando é utilizado o modo "Calendar Intervals", a Time Machine "acorda o Mac e a cópia é iniciada. No entanto, quando é utilizado o modo "Intervals" este comportamento não se verifica. Segundo parece, esta acção deve-se a um bug já identificado no Mac OS X (radar 4058640). Para evitar que o problema influencie o ritmo das suas cópias de segurança, utiliza o modo “Calendar Intervals” e desenvolva rotinas diárias, quantas necessitar (mesmo que seja de hora em hora).
Para remover basta desligar a agenda e colocar a aplicação no lixo. Tudo simples e sem qualquer stress para o sistema. É tão "transparente" que qualquer pessoa pode ter um controlo mais justo dos seus backups.
Licença: Freeware
Sistemas Operativos: Mac OS X 10.5+
Download: TimeMachineEditor 2.5.3 [659KB]
Homepage: TimeMachineEditor
Este artigo tem mais de um ano
Hummm,,, precisava mesmo disso para a minha time capsule. Já agora Vitor mais programinhas para optimizar a time capsule????
Cumprimentos
Olha… eu ainda ando com a Time Capsule “aos tombos”, porque aquilo pode ser um centro importante para backups.
Liguei-lhe este produto: Iomega iConnect onde estão ligados os meus discos de backups selectivos.
Depois, não sei ainda a razão (mas desconfio) o canal wireless que a Time Machine programa de acesso à net é estável e o Mac, assim como os outros iDevices, não têm qualquer problema, mas de os ligo ao canal propagado pelo Zon Hub… ora dá… ora desliga o airport… e eu ainda ando a estruturar tudo convenientemente.
Assim, não tenho tido muito tempo para me debruçar somente na Time Capsule em si.
Tnx!!!
Estando no mundo Mac a 100% à relativamente pouco tempo, e estando habituado ao Recovery do windows, o Time Machine é mais uma daquelas apps que “fazem sentido”, como quase tudo que a Apple mete as mãos.
O TimeMachineEditor vem colmatar uma falha 🙂
Bom Victor, não conhecia esse Iomega iConnect, parece me muito bom.
Esse device liga se a rede wireless já existem certo?
ao fazermos um backup com o time machine para um disco externo, esse backup ocupa exactamente o mesmo que ocupa no disco do mac, certo?
O 1º backuo ocupa. Os seguintes, são muito pequenos e rápidos, pois gravam apenas as alterações feitas desde o último. Se o time machine estiver sempre ligado, eles são feitos de hora em hora e demoram apenas uns segundos.
Quando o disco estiver cheio, ele começa a apagar os mais antigos para dar espaço aos mais recentes.
Nem o primeiro, sequer, porque não é copiado o SO inteiro, apenas ficheiros de sistema onde haja alterações, definições, e pastas pessoais.
O Time Machine é simplesmente fabuloso!
Já me safou várias vezes, ao recuperar ficheiros que apaguei ou que alterei, mas queria ir buscar a versão original. Por essa razão é que o tenho sempre ligado.
Também é excelente para consultar emails antigos através do Mail.app.