Tim Cook prepara-se para receber 120 milhões pelos bons resultados da Apple
Se o nome mais carismático e conhecido na história da Apple é sem qualquer dúvida o de Steve Jobs, a verdade é que tem sido aos comandos do atual CEO que a empresa tem crescido e batido alguns recordes.
Para compensar este trabalho e para premiar os resultados que têm sido obtidos, Tim Cook irá hoje receber um prémio de 120 milhões de dólares em ações da Apple.
No dia em que comemora 7 anos à frente da Apple, o seu atual CEO, Tim Cook, prepara-se para receber um novo presente. Ao todo vão ser 120 milhões de dólares que irá encaixar, fruto do excelente trabalho que tem feito à frente da Apple.
Este valor irá ser passado para Tim Cook não em dinheiro, mas sim em ações da Apple, em duas tranches que vão premiar dois objetivos que vão ser cumpridos. O primeiro deles, de 280.000 ações, está associado ao seu trabalho como CEO da Apple, que tem vindo a realizar de forma contínua nos últimos 7 anos.
O segundo lote de ações, também de 280.000, está associado à prestação da Apple em bolsa. Para o receber o preço das ações da Apple no mercado bolsista nos últimos 3 anos terá de exceder 2/3 do das restantes empresas do S&P 500.
Uma vez que as ações da Apple estão a ultrapassar 80% das ações das empresas deste índice, é praticamente garantido que Tim Cook irá também receber este prémio. A queda das ações da Apple teria de ser muito grande para que tal não se concretizasse, algo que é virtualmente impossível.
Foi com Tim Cook aos comandos que a Apple mais cresceu, nos últimos anos. Quando assumiu o controlo da empresa, esta valia apenas 350 mil milhões, estando agora avaliada em mais de um bilião de dólares, uma meta que muitos aguardavam que fosse atingida e que aconteceu no início deste mês.
Apesar de todos estes prémios, Tim Cook ainda está longe de estar no topo dos homens mais ricos no setor das tecnologias. O seu valor é de apenas 700 milhões, um valor baixo quando comparado com os 143,1 mil milhões de dólares que o CEO da Amazon, Jeff Bezos, tem associados.
Este artigo tem mais de um ano
Merecido! Tudo de bom para ele e que continue a dar nos alegrias e os melhores produtos do mercado.
https://pplware.sapo.pt/apple/vendas-iphone-x-apple-reduzir-producao/
https://pplware.sapo.pt/informacao/indicios-iphone-x-descontinuado/
https://pplware.sapo.pt/apple/iphone-8-nao-esta-a-vender-a-culpa-sera-do-iphone-x/
Então em que é que ficamos?
Os resultados da Apple são bons, mas são maus, é?
Se misturares tudo, juntares vendas trimestrais, vendas anuais e vendas de dispositivos individualmente, vai ser complicado perceberes. Sugeria que lesses cada artigo como um só.
Como é que se explica o CEO da Apple ser 205 vezes mais pobre que o CEO da Amazon?
Lucros da Amazon em 2017: 3 mil milhões
Lucros da Apple em 2017: 48.36 mil milhões
Um claramente anda a roubar aos trabalhadores.
Dinheiro alocado em paraísos fiscais 😛
Deve ser pouco… o dinheiro que esse Bezos tem em paraísos fiscais…
Facil, o CEO da Amazon é CEO da empresa desde 1993… ah, e por acaso é o fundador da empresa, mas é só por acaso.
O CEO da Apple é um tipo que nada tem a ver com a Apple, excepto que trabalha lá. Foi contratado em 1998.
É o mesmo que perguntar porque é que o dono da Sonae é mais rico que o padeiro….. um é dono, o outro é trabalhor.
É fácil esquecer-se que a Apple em 1997, quando Steve Jobs foi para lá, e trouxe o Tim Cook, estava a 3 meses de fechar.
“É o mesmo que perguntar porque é que o dono da Sonae é mais rico que o padeiro….. um é dono, o outro é trabalhor.”
O Jeff Bezos também não é dono da Amazon, o Bezos é trabalhador da empresa, e os donos são os accionistas (cujas acções são comercializadas em Bolsa), e ele não é o acionista maioritário sequer.
Mas foi o Jeff Bezos quem fundou a amazon e, portanto, outrora dono. Em 2016 vendeu titulos num valor superior ao que vale o Tim. É perfeiramente normal e de esperar que o Bezos tenha um networth superior.
E olha que acho que ele é o maior accionista da amazon…
Jeff Bezos possui cerca de 80 milhões de ações da Amazon, ou seja 17% e é o maior acionista. Esse valor conta como sendo riqueza (17% do valor total da Amazon), a isso tens que adicionar todo o dinheiro que ele já ganhou.
Supondo que queres dizer 80 mil milhões, não é o maior accionista, nem 17%, já que a Amazon vale 929 mil milhões.
Por acaso é o maior accionista, mas não queria dizer isso, queria dizer que teria mais de 50% das acções.
Comparares as coisas nem faz sentido.
O Jeff criou a empresa, logo foi lhe possivel vender quando quis (mesmo que a não tenha agora na totalidade, teve em tempos e agora ainda detem uma % muito consideravel de accões) enquanto o Tim nunca foi dono da Apple, tem apenas accões como qualquer outra pessoa.
Ou seja, o Jeff vendeu a Amazon e ficou com o dinheiro da venda e ainda assim detem um numero consideravel de accões (maior accionista).
Tu nem tens nocão do que dizes, porque o Jeff é de facto o maior accionista da empresa. E mesmo não sendo ele o “dono” da totalidade da empresa, é ele o dono da Amazon pois como dizes “os donos são os accionistas”…..
Um é dono da empresa
outro é empregado
Agora, das duas uma: ou a pessoa que fez este comentário estúpido não percebe nada de nada e o comentário é fruto unicamente da sua ignorância, o que eu não acredito, ou então gosta de mandar estas postas uma vez que os androides é que são espetaculares
Falta aqui o comentário do Apple Expert Nerd Fanboy Heldr……. 🙂
Sim, a dizer que a comissão dele por fazer comentários a pôr a apple num pedestal e a tentar ofuscar factos tbm vai aumentar
correcção Apple&markets
Tim Cook. Anda lá e trás de volta as conexões (USB, hdmi, p2) no MacBook Pro. Sou developer e faz mesmo falta. Já agora trás o p2 também para o iPhone.
através do usb-c tens isso tudo, qual é o stress?
o que espero é que rapidamente os outros passem a utilizar o usb-c em vez de usb-a, hdmi
o stress é que ao USB-C nao ligas (sem adaptador) o video à TV nem um 99% das PEN ou HDD USB ou Impressoras. Se dissesses que a grande maioria dos dispositivos e monitores conectam-se por USB-C, dar-te-ia razao. Como nao o sao, ao teres SÓ usb-c, vais andar com adaptadores…
Pagas milhares de euros por um PC que precisa de adaptadores? Só se nao fores bom da cabeca… Eu tenho um Asus topo-de-gama que tem um hardware superior a muitos MACs, pesa apenas 1.3 ou 1.4 Kg e tem usb-c, usb-a, hdmi e microSD.
são preferencias…
o teu Asus topo de gama ainda tem RJ45? leitor de DVD? VGA? SD card tamanho normal? Se precisares vais usar o quê? … o mesmo que um proprietário dum MBP só com usb-c …. um adaptador 😉
RJ45, leitor de dvd, VGA, SD tamanho normal?
Espera aí… Tu estás a justificar que um MBP não tenha HDMI (apenas o standard usado por todas as TV, UHD e consolas atuais, já para não falar em 99% dos monitores) ou USB A (99% dos periféricos) com a não inclusão de dvd/VGA do ano da pedra? LOLOL
Além disso RJ45 num portátil torna-se desnecessário já que os atuais são Wifi AC e chegam com muita folga altas velocidades e a esmagadora maioria das máquinas fotográficas usam MicroSD ou MicroSD num adaptador SD, daí que está tudo ok. Quem compra cartões SD? Muito poucos. Cartões MicroSD 128 – 256 GB U3, V30,A1ou A2 tens aos montes…
Não há desculpas
Mateus, tudo o que tu dizes é verdade e não é.
RJ45 não é necessário? Vê-se mesmo que nunca estiveste numa empresa a trabalhar e que tiveste de te ligar por rede (gigabit) por motivos de segurança.
Nem todas as cameras usam micro sd. Eu tenho e muitos terão SD card normais.
Queres comprar PC com essas ligações todas? ninguém te impede… Agora, se tu achas que DVD ou VGA são idade da pedra, eu acho que ter de ligar HDMI é idade da pedra… modernices da Apple. Tenho clientes que quando faço demos, ligo via AirPlay, não necessito de HDMI para nada. E quando estou no meu escritório, ligo o Mac ao monitor por USB-C, logo não tenho de ligar o Mac à fonte de alimentação pois o cabo USB-C funciona para as 2 coisas… ah, e o monitor já tem USB-A para o caso de necessitar de ligar pens ou outros equipamentos.
365, estás-te a fazer desentendido, mas sabes bem que ele tem razão, dvd, praticamente ninguém usa, hdmi é usado pela grande maioria e o facto de tu teres um monitor que não precisa, não altera absolutamente nada. Se dúvidas houver, é ver o sucesso que a Apple faz com a venda dos adaptadores pindérico.
Nao estou nada a fazer-me de desentendido. No início estranhei imenso não vir com a ranhura SD, sem HDMI, sem USB. Na realidade, não sinto falta. Quando necessito, tenho efectivamente um adaptador com USB e HDMI, mas é efetivamente raro. Se não me faz falta, vou reclamar do que?
Se há coisas que a Apple falha por escassez? Claro que há, cada um com a sua opinião. Se calhar para mim faz muito sentido a Apple lançar um iPhone dual sim e que não seja do tamanho do iPad, ou que lancem um Apple Watch 4G que funcione em roaming e em mais países, Portugal incluído. Prioridades….
O problema do HDMI, SD Card, etc, com um adaptador resolves bem, já o dual sim…. estamos à anos à espera.
O topo de gama da Asus:
https://www.asus.com/Laptops/ASUS-ZenBook-Pro-15-UX550GE/
Também não tem RJ45, leitor de DVD, VGA, tem SD, mas nem sequer suporta carregamento por USB-PD como o MacBook Pro.
Mas é claro, disso ninguém fala.
Sabes porquê?
Porque ninguém os compra!
Ah, e esse Zenbook Pro tem problemas de aquecimento no CPU como tinha o MacBook Pro, só que há uma diferença, a Apple corrigiu o problema, já na Asus… boa sorte!
Com o USB-C, nos Mac, ligas sim à TV sem adaptador, apenas precisas de um cabo USB-C para HDMI.
https://www.hdmi.org/manufacturer/hdmialtmodeusbtypec.aspx
Se tens um asus para que vens dar bitaites do mac? Fica la com o teu asus xpto a crashar com windows.
Até parece que mac OS não crasha, ou pelo menos não puxas o suficiente por ele para crashar.
Na empresa onde trabalho os macs crasham tanto ou mais que os windows :/
Não.
João, és mais um a tentar justificar o injustificável
Crashar?? Hahaha
João, não só o meu Asus tem um CPU e GPU mais potente que muitos MBP, como o W10 não crashou nunca e posso rodar o ecrã todo e ler ou desenhar num ecrã 14″, algo impossível num Mac. Mas se preferes ter uma linha com iconesinhos em OLED e dizer que isso é que vale o preço…
Como é que tu ligas dois monitors HDMI ao teu Asus?
Explica lá isso.
No Mac, é só ligar dois cabos UBC-C para HDMI
https://www.hdmi.org/manufacturer/hdmialtmodeusbtypec.aspx
Os cabos são passivos e custam quase tão pouco como os cabos HDMI normais de qualidade equivalente, menos de 15€
https://www.amazon.co.uk/CHOETECH-Thunderbolt-Compatible-MacBook-ChromeBook/dp/B01M02FLYO/ref=sr_1_3?ie=UTF8&qid=1535147284&sr=8-3&keywords=usb-c+hdmi
Ate parece que ele faz o sucesso da Apple sozinho..sem os engenheiros..informaticos..e todos gênios que fazem a máquina funcionar o Tim n valia um chinelo. Era bonito de se ler que os lucros eram distribuídos por esses genios e nao apenas evidenciar um. Certamente ele tera todo um leque de subdirectores e conselheiros a ajudar a formar decisoes..ou então este homem é Deus..
Ninguem faz tudo sozinho dentro de uma empresa seja ela grande ou pequena,no entanto os louros vão sempre para quem manda e teoricamente quando a coisa corre mal toca também ao mesmo,teoricamente..
os louros vao sempre para quem manda e isso está mal, porque as ideias raramente sao eles que as tem nem sao eles que as concretizam. Eles só recebem muitíssimo se fazem bem, e muito se fazem mal. So mesmo demasiado tempo se fazem mal é que se vao embora;
No entanto nao entendo porque se discute tanto sobre indivíduos que ganham num ano mais que muitos milhares de trabalhadores juntos e a maioria, nem sequer impostos (ou contribuem) para o país onde vivem.
Ele simplesmente é bom gestor.
É como o Steve Jobs, ele tinha visão, e principalmente sabia vender.
Nunca desenvolveu nada, sempre mandou fazer.
Ninguem disse que era ele que fazia o sucesso sozinho.
Mas não sabes como funcionam estas coisas. Para teres uma ideia, o CEO da minha empresa recebe metade do ordenado dele via bonus, ou seja, se não houver distribuicão ele não recebe nada, ou recebe muito menos salário do que seria desejavel. Logo ele tem de garantir que os resultados são alcancados.
A apple funciona de forma diferente. Os resultados são os resultados bolsistas, logo quando a empresa lhe paga um Bonus tão estupido quanto este (e essa é a minha opinião) é porque os accionistas estão contentes com o desempenho da empresa. É o mesmo que dizer que ele tem de governar a empresa para o desempenho bolsista.
Daqui a nada o preco das accões irá baixar, mas até isso será bom para os que querem acumular poderem comprar mais baratos.
Apenas analisa o numero de accões que o Jeff Bezos e o Tim Cook venderam recentemente… se quem acredita que o preco irá subir não vende, é clarissimo que eles sabem que a bull run está a chegar ao fim.
E todos recebem bonus, mas neste caso foram bonus por performance bolsista, o que não costuma ser distribuido pelo resto da empresa.
Uns com tanto, uns com tão pouco, às desigualdades neste mundo são alarmantes…
Não adianta ter um bom exército se não houver um grande comandante. Um grande comandante é capaz de transformar um mau exército num bom, já o contrário não é verdade, no máximo acontece exactamente o oposto.
Em termos técnicos os engenheiros da HP, Microsoft ou outra gigante tecnológica não são piores que os da Apple. A questão é quem os dirige.
Estes indivíduos, tais como os Ronaldos do desporto são as excepções. Todos querem ser como eles, mas muito muito pouco o conseguem. Eles movem milhoes, logo é lógico ganharem milhões.
Nas empresas quem é mesmo muito bom normalmente é reconhecido e de uma maneira ou de outra acaba por singrar. Claro que há excepções, mas elas sempre fizeram parte da regra.
ele que pague e o dinheiro que roubou a europa com as fugas os impostos
Ele e a Apple não deve dinheiro nenhum à Europa de imposto nenhum.