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Tesla pede ajuda à Apple para provar culpa em acidente fatal com piloto automático

                                    
                                

Autor: Pedro Simões


  1. luisa says:

    Um tesla com tanta tecnologia e com câmeras no interior e não têm forma de saber o que o condutor estava a fazer no momento do acidente?? Pensava que os tesla tinham uma blackbox que permitia guardar essas informações!

    • Hugo says:

      E tem, mas não pode dizer isso.. Porque se não as pessoas não compram porque deixam de ter privacidade. Assim pelo menos vivem na ignorância de acreditar que não são vigiados.
      Como somos vigiados pelos nossos iphones e androids e o be alexas etc.. Registam o q falas, tiram fotos etc.. O pessoal é que pensa a não…

    • JL says:

      E tem, mas em 2018 ainda não tinham câmara interna.

    • Nuno says:

      Nada como usar o telemóvel mais seguro do mundo para o ter espiolhado pelos outros para nos culparem…

  2. Jinosaulro says:

    O acidente aconteceu em 2018, acho que nessa altura ainda não tinham box… A maior parte dos Teslas tinham câmeras exteriores, acho que naquela altura ainda não haviam modelos com câmera interior, para afirmarem que o condutor estava a jogar é porque provavelmente viram algum registo no sistema do carro, provavelmente ele tinha o telemóvel ligado por wireless e ficou registado, agora só querem que a Apple forneça as provas

  3. Emanuel says:

    Acho engraçado como as empresas tentam descartar as culpas sendo responsáveis, o quê que difere se o utilizador estiver a mexer no telemóvel estando o carro em piloto automático. O objectivo do piloto automático é o utilizador não se preocupar com a condução do veículo . Mesmo sendo proibido estar a mexer em outro objectos , o piloto automático serve para isso , se não não lhe chamem piloto automático. ‍♂️

    • Rui says:

      Errado, piloto automático não faz não ser necessário ter atenção, ou também vê os pilotos de aviões a ligar o piloto automático e a ir dormir depois?
      Piloto automático apenas garante que um determinado percurso é seguido e exige supervisão do operador, seja em que indústria for.
      Se me disser que o público tem uma percepção errada do significado de piloto automático aí já concordo…

    • Jinosaulro says:

      Estás enganado, o piloto automático serve para uma condução menos cansativa em autoestrada, mas quando ativado, o condutor deve sempre estar atento e colocar as mãos no volante de X em X tempo, tanto que quando estás com o auto pilot ativo, ele manda sempre avisos para prestar atenção na estrada e colocar as mãos no volante

  4. TXG says:

    Mas é piloto automático ou não? Vamos lá ver uma coisa, o facto do condutor estar a ver o telemóvel até pode absolver a Tesla na parte legal, principalmente porque em muitos países o condutor é sempre o principal responsável (acredito que tb o seja no estado da Califórnia) mas isso a meu ver é um vazio legal e nunca deveria ilibar a própria Tesla pois se anunciam uma condução como autónoma então deverá se-lo mesmo, o facto de estar “distraído” com o que quer que seja, não deveria ser relevante para o caso.
    Já disse isto noutros tópicos, cá na Europa queremos responsabilizar legalmente os construtores, produtores, etc. por tudo e mais alguma coisa, há uns anos até vi um técnico de segurança a dizer que até tem que se prever se alguém se quer “matar” numa máquina. Depois importamos estes equipamentos que anunciam estes sistemas mas afinal o condutor é que tem a responsabilidade… Então em que ficamos? As regras são só para os construtores Europeus ou são para todos?

    • JL says:

      Se um avião cair quando vai em piloto automático porque o piloto humano se distraiu, de quem é a culpa ?

      Em 2018 não havia condução autónoma e ainda são poucos os que têm, e os que têm ainda precisam de vigilância.

      • ZERTO says:

        Nesse caso é sempre do piloto o piloto automático na aviação não retira a responsabilidade de atenção ao voo I ao comportamento do avião. Já nos carros a própria tesla tinha o reclame que em autopilot o condutor ia a dormir.
        Mais uma vez estamos a assistir a uma entreajuda das grandes empresas para se livrerem da merda que andam a fazer inclusive se descartarem de responsabilidades de vidas humanas.

        É triste mas é verdade que a maioria da população vive enfeitiçada longe da realidade e até defendem estas organizações criminosas como se fossem os donos das mesmas.

        Em vez de se queixarem do mundo comecem a agir em defesa das pessoas.

        Acredito mais depressa no Pinto da Costa a festejar golos do Benfica que a tesla estar preocupada com o ambiente. Não passa tudo de marketing para povinho burro comer e pagar

        • JL says:

          Nop, a tesla sempre alegou que o condutor tinha de prestar atenção à condução, nunca disse em lado nenhum que podiam ir a dormir.

          Ninguém está a ajudar nada, eu não digo mal só porque me apetece.

          Se vive fora da realidade é porque não lê nem se cultiva.

          Defender as pessoas não é incriminar inocentes.

          Se a tesla não tivesse preocupada com o ambiente vendia carros a combustão.

          • yamahia says:

            “Se a tesla não tivesse preocupada com o ambiente vendia carros a combustão.”
            A tesla esta preocupada é com o cacau. Se fosse com o ambiente vendia bicicletas a pedais.

          • JL says:

            Não valia a pena entrar num mercado já saturado.

            Se não tivesse preocupada não enchia as fabricas com painéis solares, inovação em eficiência, gestão e reaproveitamento de recursos, entre muitas outras vertentes.

          • Yamahia says:

            Por isso é que a fábrica parou qd falhou a electricidade produzida a carvão e lenhite.

          • JL says:

            Como sabe que era de carvão ? Sejam quais foram os metodos, se faltar energia nos cabos, a produção dos painéis é interrompida, qualquer um que tenha painéis e não tenha sistema isolado da rede acontece isso.

            Eu por exemplo tenho isolado, se faltar a energia da rede, continuo com energia, só se ficar a zeros de bateria e de noite ou céu nublado.

          • Yamahia says:

            Até o momento, a Giga de Berlin não foi oficialmente relatada como tendo painéis solares instalados. E de facto não tem:
            https://maps.app.goo.gl/oSAnobFYTBn8U3dk8

          • JL says:

            Não tem ? mas é cegueta outra vez, mostra um imagem com eles e depois diz que não tem ? LOOOOOOOOOOOOOOL

          • Yamahia says:

            Tem mais painéis o Lidl ali ao lado q o complexo inteiro da Tesla.

          • JL says:

            Ah ok, afinal tem painéis solares.

            Então contou-os ?

          • Yamahia says:

            Nem é preciso contar. Basta olhar e comparar. O que o complexo Tesla tem nem chega para abrir e fechar portões eléctricos.

          • JL says:

            Basta olhar que o lidl ali ao lado é do mesmo tamanho que a gigafabrica de Berlim, claro que sim.

            Oh claro, é preciso alguns megawatts para abrir um portão, nada mais correcto.

        • Jinosaulro says:

          O mesmo acontece com o auto pilot nos carros, o auto pilot não substitui a atenção do condutor, não é por acaso que de X em X tempo aparecem avisos para colocar as mãos no volante

  5. PJA says:

    A Tesla no FSD exige a supervisão do condutor, a culpa é SEMPRE do condutor. 
    A posição da Apple é coerente com decisões que tomou antes.
    Por fim, se for provado que o condutor ia a jogar, é completamente inconsciente da parte dele por em perigo a sua vida, e principalmente as outras pessoas que circulam na estrada.

    • Yamahia says:

      “A Apple não pode intervir pq não sabe o q os users fazem com os telefones. Faz parte da política de privacidade dos clientes.”
      Pelo menos é este o discurso oficial q os defensores da Apple apregoam.
      Sempre quero ver…

  6. Nirelle says:

    O que é que a Apple vai ganhar com isto?

  7. Diego says:

    Stella Awards

  8. Aves says:

    O que noticiou o Washigton Post, ontem:
    “O caso envolve um acidente fatal em março de 2018, quando um Tesla em Piloto automático embateu numa barreira rodoviária [separador rodoviário] perto de Mountain View, Califórnia, depois de ficar confuso com o que os advogados da empresa descreveram nos documentos judiciais como uma linha delimitadora de via rodoviária “desbotada e quase obliterada. O motorista, Walter Huang, de 38 anos, foi morto”.
    E tem uma imagem a reconstituir a trajetória do Tesla a seguir a pretensa via rodoviária, delimitada pela linha, que não estava lá.
    O piloto automático terá avisado o condutor de que estava confuso a tempo de este intervir para evitar o embate no rail? Há aqui uma questão do que se considera “o aviso a tempo”. Com quase 100% de certeza de que o aviso evita o acidente se o condutor intervier – tem que ser dado 9 segundos antes. 9 segundos é uma “eternidade”, não vejo como é que neste caso podia ter sido dado com essa antecedência.
    Por cá, o que mais falta são linhas delimitadoras apagadas ou invisíveis, sobretudo quando chove …

  9. Joao says:

    Não aconselho a usar isso fora da Holanda ou outro país onde as leis são cumpridas….

  10. TdSR says:

    A Tesla nunca tem culpa. O Autopilot é desligado milésimos antes do impacto.

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