Ter o RCS da Google no iMessage da Apple? É mais fácil comprar um iPhone, diz Tim Cook
A Google tem há muito tempo o desejo que a Apple integre o RCS no iMessage. Esta união iria criar uma rede verdadeiramente universal e daria a todos a possibilidade de comunicar sem terem de usar os SMS.
Este é um cenário que estará longe de ser uma realidade, por desinteresse da Apple. Tim Cook mostrou agora qual a verdadeira posição da empresa, numa simples resposta a uma questão de um jornalista. Recomendou apenas que este comprasse um iPhone para resolver o seu problema.
A eterna recusa da Apple em ter o RCS da Google
Apesar de poderem comunicar, dos donos do iPhone e de um smartphone Android tem limitações no que enviam e recebem. Se as mensagens de texto fluem sem qualquer problema, a questão está nas imagens e nos vídeos partilhados, que perdem qualidade. Tudo seria mais simples com a utilização do RCS, a evolução natural do SMS, que a Apple ignora há anos.
Este ignorar do protocolo universal da Google com toda a segurança associada não é novo, mas agora parece ter atingido um novo patamar. Foi numa conferência em que Tim Cook participou que ficou clara a posição da Apple. Ao ser questionado sobre o RCS no iMessage,
"I don't hear our users asking that we put a lot of energy" into RCS, says Tim Cook in response to a question at Code. "I would love to convert you to an iPhone."
— nilay patel (@reckless) September 8, 2022
"I can't send my mom certain videos," says the questioner.
"Buy your mom an iPhone," says Tim.
Tim Cook foi rápido a dar uma resposta da Apple
Em primeiro lugar revelou que não existe uma procura elevada dos seus utilizadores por essa funcionalidade. Como tal, a Apple não irá investir as suas energias na sua integração do RCS no iMessage. O curioso veio depois, com Tim Cook a dizer que gostava de converter o jornalista para usar um iPhone.
Ainda mais interessante e direta, foi a resposta seguinte de Tim Cook. O mesmo jornalista revelou que não conseguia enviar alguns vídeos para a sua mãe, por esta usar um Android da Google. As palavras do CEO da Apple foram imediatas e disse "compre um iPhone para a sua mãe".
Utilizadores devem preferir usar o iMessage
Estas respostas do CEO da Apple mostram de forma clara a posição da empresa para o futuro. Esta não deverá trazer o RCS para o iMessage, mesmo com a campanha da Google para sensibilizar os utilizadores para a sua utilidade e necessidade, numa tentativa de empurrar a empresa de Tim Cook para este cenário.
A Apple parece estar a agir da mesma forma que o faz em relação a ter o iMessage como um serviço no Android. Já antes essa ideia circulou dentro da empresa, mas os seus responsáveis rapidamente identificaram isto como um problema, ao fazer a ponte com o iPhone e assim mantendo os utilizadores nos smartphones da Google.
Este artigo tem mais de um ano
A resposta mais correta seria, instalem o WhatsApp (ou outra app comum a ambos os sistemas).
Com 50% de mercado com iPhones nos EUA, eles nem se lembram disso.
por acaso nao e uma boa comparacao, uma vez que o whatsapp comprime videos e imagens (o imessage nao por exemplo). o RTS nao sei, alguem que opine…
1) o espaço de armazenamento do telemóvel não é infinito (vê o iPhone 14 pro max de 128 GB…) logo se não comprime video e imagem, os poucos GB livres vão para o WhatsApp.
2) o WhatsApp é universal
3) o WhatsApp permite recomprimir em qualidade standard ou alta. É só escolher.
4) o ponto 3) faz com que a multimédia seja “simplificada” e compatível com todos
5) o iMessage é o contrário. Compatível com Apple e só; come espaço a um ritmo brutal.
6) o WhatsApp ao ser universal permite que empresas ou grupos comuniquem sem problemas e sem custos. Obrigado WhatsApp.
Logo, com excepção de países altamente “Apple” quase ninguém usa imessage. Eu se comprasse um iPhone a primeira app a instalar seria o WhatsApp; NUNCA uso SMS / RCS ainda que me seja grátis. Nunca.
Se é protocolo universal “da Google” …
Azar. Temos pena.
Não é universal, é da Cuscoid.
O protocolo RCS é Universal e não foi desenvolvido pela Google, o protocolo foi criado em 2008 pela GSM Association, foi desenvolvido para substituir as SMS e MMS, só em 2014 é que a Google começou a suportar o protocolo.
2022-2008=14 anitos
14 anos em tecnologia é uma eternidade.
O desespero da Cuscoid para os seus seguidoides se ligarem ao iPhone é de salientar.
O desespero… o terror…
Ser estúpido é um requisito para seres iSheep? O RCS tem 14 anos e o iMessage tem 11, as funcionalidades que o iMessage tem em 2022 são as mesmas que em 2011? É preciso ser muito iSheep para pensar que um só o iMessage pode evoluir e que o protocolo RCS ficou parado em 2008…
Para além disso se é possível enviar uma mensagem com uma foto de 12mpx sem perder resolução entre iPhones, é possível fazer o mesmo entre Androids porque raio é que defendes que não se possa fazer o mesmo entre um iPhone e um Android?
Um gajo lê com cada porcaria online… jeez..
Ainda bem que a Apple não quer estragar o iMessage!
Como é que suporte a RCS estraga o iMessage? Que funcionalidade é que vai deixar de funcionar?
Imessage e superior ao rcs. A comecar pela seguranca e nas funcionalidades. Shareplay e possivel em rcs? Não
“iMessage é superior a RCS” – isto é relevante porque? O que a Google pretende é que a Apple suporte o protocolo RCS não que o substitua o iMessage pelo RCS
“A começar pela segurança…” – tanto iMessage como RCS suportam encriptação ponto-a-ponto o que é que te leva a dizer que a encriptação do iMessage é superior à usada no protocolo RCS?
“…e nas funcionalidades. Shareplay e possivel em rcs?” – remeto para o meu primeiro ponto, a ideia é suportar a Apple suportar RCS, não substituir o iMessage, nada obriga a Apple a remover funcionalidades ou sequer a tornar funcionalidades existentes ou novas do iMessage compatíveis com RCS.
O protocolo RCS foi criado em 2008 para substituir o suporte de SMS/MMS e não o iMessage, o SMS desde a sua concepção até aos dias de hoje está limitado a 160 caracteres por mensagem e podes apenas enviar 5 em simultâneo, o MMS é limitado a 1600 caracteres, e anexos de imagem/vídeo/audio de apenas 1mb, por outro lado RCS não tens limite de caracteres, suporta imagem/vídeo/audio até 100mb.
A Apple pode continuar a usar o iMessage como protocolo de comunicação entre iPhones a Google não está à espera que isso mude, o que a Google pretende é que Apple deixe de usar SMS/MMS para comunicar com outros smartphones.
Dada a explicação pergunto novamente: como é o RCS estraga o iMessage?
E acrescento, o que é que TU especificamente perdes se a Apple passasse a suportar o protocolo RCS?
O Tim Cock tem uma certa preferência e então quer impô-la à maioria. Típico.
Agora lê a notícia ao contrário e quem está a pedinchar…
A Google é um bocado burra, tem de ir atrás é dos políticos… é só eles passarem uma lei a dizer que todos os fabricantes de smartphones tem de suportar o RCS em modelos existentes (lançados nos últimos 10 anos) e novos e está resolvido.
Para quem não o quiser fazer é só proibir a venda de todos os produtos da respectiva empresa, até mudarem de ideias e passarem a suportar. Vão ver a que velocidade da luz toda a gente passa a suportar o RCS. Em especial se não puderem vender nem mais um parafuso.
E isso é positivo pra industria?
Claro que sim, só para a Apple não ter a mania.
A seguir a Google oferece Internet a toda a gente para o RCS funcionar.
É positivo para todos (como e ÓBVIO), senão voltamos à pré história de que só tens suporte de marca X a X, se é de X a Y já não dá.
Imagina que cada marca tem um conector próprio, standard próprio de sms y ainda codec de som próprio? Pre história…
Como já disseram encima: suportar o RCS não invalida a Apple desligar funções entre Apple. Só significa que de Apple a outros e vice versa suportam todas as funções do rcs. Olha o cenário de que compras um iPhone e roubam te no dia seguinte e andas umas semanas com um Android barato: não perdes praticamente funções.
Seu vermelhusco…
Acho este protocolo RCS bonito, mas é necessário sempre internet ou uma pessla está lixada.
Ainda há muita gente que usa tarifário sem net, e nem se quer sabe o que isso é.
Já tive problemas con isso por estar a enviar mensagens a pessoas sem internet e não percebia porque não recebiam mensagem, até que descobri isto tudo.
Quando um dia a internet no telemóvel for usado por todos como essencial mesmo fora de casa ai faz sentido já usar rcs entre todos.
Para mim por enquanto tenho desactivado.
E o iMessage funciona sem internet?!
Eu nem se quer mencionei o iMessage, apenas falei do RCS que na maioria dos android tem no caso dos Samsung que conheço bem tem, RCS que é o mesmo que falar de funcionalidade de chat.
Agora só especulando que não sei como finciona, creio que o iMessage terá tanto fubcionalidade que funcionem só através de internet outras só por via rede normal….
Posso estar enganado mas alguém que corriga em relação ao iMessage.
O mundo da tecnologia tem que puxar as normas e não seguir os países atrasados como Portugal onde ter Internet no telemóvel é um luxo ao alcance de poucos; um pouco como ter um carro mediano, fruto de altíssimos impostos, fica ao alcance de poucos…
Nos EUA, Canadá, maioria da Europa, Austrália, China, Japão, etc ter net ilimitada no telemóvel ou um carro mediano NÃO são luxos.
Quero ver como vai ser para o ano apple adotar o usb-c nos iphones etc.
Estes senhores andam sempre com artimanhas e desculpas de eficiência e velocidades para comprar os cabos fichas deles.
Quando toda a gente sabe que usb-c é o presente há muito e não há nada de melhor atualmente.
Leva uma multa da CE que até se arrepiam.
Eu de facto pensei mudar para um iPhone 13 Pro Max pelo bom video e bateria mas quando vi os primeiros reviews (não daqui porque o Vítor M. distorce tudo em favor Apple) vi a nulidade das opções Apple: conector proprietário a velocidades de usb 2.0, sensor 12 MP e não tinham always on. Agora com o 14 pro voltam ao ridículo menos o always on. Para o ano já a Samsung lança mais dobráveis e a Apple anda no tijolo mas mete USB-C… wow que show…
Com o Whatsapp o iMessage deixou de ter lógica alguma… ninguém liga a isso. Apple sempre atrasada… por mais que o Tim Cook diga que não e os carneirinhos aplaudam!
+100