Quantcast
PplWare Mobile

Steve Wozniak admite que “Apple está a perder a piada”

                                    
                                

Este artigo tem mais de um ano


Autor: Marisa Pinto


  1. Diogo says:

    Se a inveja matasse.

    • Arnaldo says:

      Inveja do quê?
      Ele tem a coragem de dizer o que pensa, mesmo que possa afetar o valor das acções que deve possuir da empresa que criou.

    • NET says:

      inveja?

      Não sei se percebeste mas aquela empresa e dele (em boa parte), desenhada por ele, fundada por ele… etc….

      Inveja de si próprio?

    • John says:

      Nem mais… a inveja é tramada.

      Pela conversa até parece que foi este senhor que fez da Apple o que é hoje.. o Steve Jobs, que acabou despedido e mais tarde voltou é que deu a volta à empresa e sempre foi ele quem criou esse “factor cool”, este vive á sombra do nome sem se lembrar que não é ninguem nesta vida.

      já agora, “cool” é para os teenagers, a Apple é uma empresa matura que não precisa de ser cool para ser lider.

      • faustino says:

        Podes ser muito cool que senão tiveres “sumo”, não vais a lado nenhum. E no ínico a Apple funcinou porque tinha o cool (Jobs) e o “sumo” (Wozniak).
        Os Jobs deste mundo são o máximo porque tem Wozniaks por perto.
        A Apple também já se considerava madura antes do jobs sair a primeira vez e vê lá no que deu.

      • Apple holic says:

        Honestamente dizendo o Steve Woz, esta a ser um papagaio…..

    • Roberto Assis says:

      Já tinha morrido, e a muito tempo :p

  2. JoseBrandão says:

    Na minha opiniao deve estar a vir algo de realmente espetacular da parte da APPLE, não me acredito que uma empresa destas se deite a sombra da bananeira. Eu penso que eles estao a avaliar o mercado e não acho que estejam assim tao atras dos outros, deve estar a surgir uma consola da Apple ou algo do genero, empresas assim nasceram para surpreender. Tambem se fala muito da Microsoft não estar tao forte e que o Windows Phone não vai pegar e com isso a Nokia vai a falência, eu sinceramente acho que realmente vai pagar ate pk é muito bom, e o mesmo se passa com a Apple eles estao a preparar alguma.

  3. Cris. says:

    Só dou credito a quem tem algo a perder ! Respeito o k o Woz. Fez e criou mas actualmente ele é cá um manda papaias !
    Enfim opinioes de analistas e afins valem zero, prefiro numeros.

  4. shake says:

    And…haters/lovers gonna Attack…in 3….2…1….

  5. Jorge says:

    Penso que o Woz tem uma parte de razao no que disse. Adoro os produtos da apple mas no que toca ao IOS penso que deveria mudar alguns aspectos , desde da versao 5.0 ate agora pouca coisa mudou ( minha opniao) , ja falta mudancas radicais.

  6. Slyder says:

    Hum… discordo.

    Apesar de estar a deixar de ser “cool” , nao é à toa que o iphone é dos smartphones mais vendidos.

    Porém pessoalmente nao sou fã da apple, e o factor surpresa que falta aliado aos preços altissimos (vao me dizer que preferem o iphone 5 ao SG III?!) vao arruinar a empresa a longo prazo.

    O android, é barato e tem as mesmas funcionalidades, e este senhor aprova hahah 😉 nuff said.

  7. Rodrigo Quiterio says:

    Concordo com o senhor, esta a perder a piada toda…

  8. João says:

    Concordo também, uma das razões de que esta a perder a piada é porque muita gente já meteu na cabeça que não vale a pena comprar um aparelho deles, Lacem o iPhone 5 hoje daqui a 1/2 meses já lacem o iPhone 5S as pessoas nem sabem se esperem pelo próximo ou pelo próximo do próximo ! ..

  9. S Pimenta says:

    Concordo plenamente! Dito mesmo na altura correcta!

  10. Alex says:

    (…)uma recente pesquisa da Strategy Analytics, concluiu que tanto o iPhone 5 como o iPhone 4S foram os smartphones que mais venderam, ultrapassando as vendas do Galaxy S III da Samsung. Estes resultados fazem da Apple a maior vendedora da smartphones do mundo, no último trimestre de 2012.

    Isto é completamente falso! A pesquisa concluiu que se venderam mais iPhones4 e iPhones5 do que Galaxy S3. Não concluiu que a Apple foi a maior vendedora da smartphones do mundo no último trimestre de 2012.
    Para quem não sabe, a Samsung não vende só o Galaxy S3.

    Na realidade, a Samsung vendeu quase 3 vezes mais smartphones do que a Apple nesse período. E durante o ano todo de 2012 também [Relatório da Gartner].

    • Alexandre Amaral says:

      Sim e verdade, estão a comparar topos de gama de ambas as empresas…só assim é que se podia comprar. Acho que ninguém estava a espera que a Apple com menos de uma dúzia de dispositivos vendesse mais que a Samsung.

      • Alex says:

        Eu sei o que é que se está a comparar no artigo. Por isso é que só me referi à última frase do mesmo, que diz explicitamente que a Apple vendeu mais smartphones do que a Samsung naquele período. E isso está longe de ser verdade.

      • Joao Silva says:

        E porque não incluiram o Note ou o SII com o SIII como fizeram com os modelos do Iphone? E porque somaram 2 modelos contra um que foi lançado mais tarde? São de facto “estudos” encomendados em sem nexo…para este ano a Apple nem tem hipótese…LOL!

          • Alex says:

            Estás a referir-te ao 4º trimestre de 2012, certo? Se é isso, está correcto.

            Se te referisses às vendas globais de ambos os smartphones (iPhone5 e Galaxy S3), já não se pode dizer que o iPhone5 se vendeu mais. Segundo as tabelas do website que referiste, no 2º semestre de 2012 as vendas do iPhone5 são exactamente iguais às vendas do Galaxy S3 (33,4 milhões cada um).

            Como o Galaxy S3 saiu antes de iniciar o 2º semestre de 2012, muito provavelmente a Samsung vendeu muito mais Galaxy S3 do que o a Apple vendeu o iPhone5, globalmente (vendas totais desses modelos).

          • Benchmark do iPhone 5 says:

            O iPhone 5 foi posto à venda no final de Setembro (se não estou em erro no dia 20). O que justifica que no 3º trimestre de 2012 vendeu 6 milhões e o S3 (que salvo erro saiu em Maio) vendeu 18 milhões.

            Agora surgem as espectativas para sair o S4 e o S3 desce. É normal. Mas lembra-me do foguetório que foi quando o S3 foi o mais vendido do 3º trimestre 😀

            Os anúncios da morte da Apple foram mais que muitos (e exagerados como se vê).

      • Daniel says:

        Se é os topo de gama então esquecem-se dos Note. O topo de gama da Apple também não é o 4S, é o 5, logo seria mais honesto a base de comparação ser 2 phones para ambos os lados, o topo de gama e o runner up (ex-topo de gama, que neste caso pode-se incluir o Note para a Samsung).

        • Pedro says:

          O que ele querem dizer é basicamente que mesmo o telemóvel da Apple la geração aterior, vendeu mais do que o telemovel topo de gama da Samsung, não é uma comparação directa são só factos para mostrar que o Samsung S3 não vendeu muito.

  11. Hélio says:

    O que está a perder a piada é vir ao pplware e haver sempre gerras de isto e aquilo 😀

  12. Luis Gomes says:

    Penso que isto podera ser uma jogada de Woz.
    com este comentario as accoes da apple vao descer e se ele tem alguma informacao de algum produto novo ele vai aproveitar esta descida para depois qdo as acoes subirem ele lucrar.

    • Daniel says:

      É, faz todo o sentido… assim perde valor com as acções que ele ainda detem… sim, faz todo o sentido sim senhor. Espero que não o teu emprego não te leve a tomar decisões com base em análises feitas por ti….

      • Pedro says:

        E qual é o problema de baixarem? Ele pode é aproveitar para comprar mais a quando da baixa, depois elas sobem em pico e ele vende outra vez e fica com o que tinha… Não sou nenhum expert mas acho que tem lógica.

      • Bruno says:

        Se descem e depois voltam a subir qual o problema?
        Trading não te deve assistir 🙂

      • faustino says:

        Se fizer isso a CMVM lá do sítio não vai deixar passar em claro.
        E isso é a melhor análise que se pode fazer que é provocar a queda para comprar mais baixo e depois aproveitar para na subida fazer dinheiro, espera isto parece conversa de especuladores, fogo então é isto que fazem os gajos que ficam ricos com a bolsa.

  13. JoseBrandão says:

    Concordo Hélio, cada qual tem a sua opiniao. So que aqui a sempre chicos espertos e desvalorizam logo o que dizes e criticam e mais não sei o que. Gostava que a Apple lança se uma consola de tio com td melhor ao que ja existe e com coisas super inovadoras.

  14. MG says:

    Recomendo e aprecio a qualidade superior e o design da maçã. Também aprecio muito a frontalidade. Este co-fundador não deixa de ter razão. A Apple tornou-se um monopólio, e isso não é nada, nada “cool”. Não aprecio, o fenómeno de culto (diria até religioso) daqueles consumidores cegos por qualquer marca.

  15. DanielC says:

    Apesar de achar que o wozniak tem um pouco de razão, acho tambem piada a esta personagem pois nos lançamentos de cada iphone ele está lá para comprar 🙂

  16. Jorge Santos says:

    Por mim, a piada está nos ricalhaços que preferem rebentar mais de €500 num Iphone do que comprar um telemóvel da concorrência que é mais barato e consegue ter mais funcionalidades. 😀

  17. JJ says:

    Penso que o que ele quis dizer com “está a perder piada” é que a uns 5/6 anos atrás os produtos da Appel tinham como publico alvo as pessoas da classe media-alta e alta. Bem como as empresas que normalmente tinham os seus equipamentos eram empresas de design, arquitectura, estúdios de video e fotografia. Logicamente este publico alvo não era o único a ter os produtos Appel, mas foi dessa forma que a empresa tem o prestigio que tem.

    Actualmente, qualquer pessoa da classe media-baixa, com algumas poupanças, se quiser facilmente compra um equipamento Appel. Ou seja, aquela visão de empresa de elite esta a começar a perder-se, hoje qualquer um tem um equipamento Appel, seja ele arquitecto ou pedreiro. Logicamente que isso não tem mal nenhum.

    A questão aqui é que… para muitos a Appel era aquela empresa que fazia produtos tecnológicos, que era só para alguns e comprava por isso, agora não.

    Ou seja, por exemplo, antigamente víamos um arquitecto com um equipamento Appel fica-se surpreendido: “Este gajo tem dinheiro… é arquitecto…” Agora se virmos um arquitecto com um iPhone ou um iPad, é capaz de se dizer: “Olha… também tenho…”

    É claro que isto é um conceito das manias das grandezas e das ideias de elites com uma classe superior do que outros. Filosofia realmente parva. Mas os produtos da Appel faziam de certa forma parte dessa filosofia.

    Isto é comparado ao carro. Se virmos um gajo com Ferrari ficamos “uhhh… este gajo tem dinheiro…”; se qualquer pessoa pode-se comprar um Ferrari isso já não acontecia. Qual era o interesse de quem tivesse muito dinheiro, comprar um Ferrari? Nenhum… ia procurar um carro que poucas pessoas tivesse, para marcar a diferença.

    O mesmo acontece com os produtos Appel, aqueles clientes que a uns anos atrás era os principais consumidores da Appel por uma questão de estatuto, estão a seguir outros caminhos.

    Logo o Wozniak… tendo construído a empresa com ideias de servir essas altas elites, agora esta a ver que essas elites estão ficar desanimadas com a empresa que durante anos lhes “dava” produtos exclusivos, diz que esta a perder a piada. Esta a perder piada para os milionários…

    • jorge santos says:

      O que é a “Appel”?

    • JJ says:

      ERRATA: Onde se encontra a palavra “Appel” deveria estar “Apple”. Peço desde já as desculpas por este erro.

    • faustino says:

      A ideia que eu tenho é que ele não construiu a Apple para os milionários, mas sim para conseguir criar produtos que toda a gente quisesse ter( uma coisa cool é algo que eu gostaria de ter) e neste momento ele vê que, existe muita gente que tem o dinheiro mas vai buscar produtos do mesmo preço ou mais caros à concorrência, logo não conseguiram ter o efeito cool.

      • JJ says:

        Quem não gostaria de ter um Ferrari, Porsche ou Aston Martin? Claro que alguns diziam que não queria, mas a maioria acha estes carros “cools”. A malta que tem capital para os compra, compra… E são “cools” porque? Porque a maioria não os pode ter.

        Normalmente uma coisa “cool” de certa forma algo que é diferente das outras coisas semelhantes, mas de certa forma não muito comum.

        A Apple esta a perder esse efeito “cool”, porque alem de já não ser difícil adquirir os seus equipamentos, praticamente todos o tem. Por se tornar extremamente popular e ao mesmo tempo comum, deixa de ser esse “cool”.

        Esta situação é um facto de uma sociedade humana que olha mais para os bens materiais do que para o indevido em si.

        Ou seja, antes era “cool” ter um iPhone… agora é começa a ser banal ter um iPhone. É esta diferença que julgo o Wozniak esta a referir-se.

        • faustino says:

          Então uma coisa é cool=inalcançável ou pelo menos difícil de se ter e não algo que se quer ter simplesmente?
          Discordo da tua opinião embora perceba que para muita gente uma coisa cara é cool, não interessa para que serve mas se é caro é bom.
          Software proprietário pago a pessoa de ouro= Bom
          Software open source grátis = rasca ou mau
          vejo essa linha de raciocínio todos os dias …

          • JJ says:

            Não é uma questão de ser caro ou barato. É certo em muitas coisas é o valor que para muitos define como “cool” ou não.

            Mas não é preciso ser caro para ser “cool”.

            Por exemplo o Facebook ou o antigo Hi5, é grátis, no inicio era “cool” ter uma conta, agora é banal, deixo de ser “cool”.

            O que é para ti “cool”? É usar software livre? Muito bem. Então e se por exemplo o MS Office fosse grátis, o que seria “cool” o software livre ou o software que era alternativo? Certamente seria o alternativo, por ser diferente, por marcar uma diferença.

    • ruben silva says:

      Disse tudo.. JJ é isso mesmo!

  18. Telmo says:

    Só uma pequena correcção:
    «Não páram as críticas», não é “páram”, mas “param”.

    Quanto ao artigo em si, acho que ele tem um pouco de razão, já era altura de a Apple inovar um bocado, aquilo parece sempre a mesma coisa 😉

  19. Xoxota says:

    o que não tem piada é haver tanto ressabiado e a conversa ser sempre a mesma.

  20. Rodrigo Quiterio says:

    Iphones todos têm desde crianças de 10 anos a pessoas com 70 e 80 anos… Começa a ser banal! E sem intresse nenhum por isso acho que esta a perder a piada…

  21. Gaius Baltar says:

    Que ótimo que a Apple está a deixar de ser cool! Se calhar as pessoas passam a enxerga-la com ela é, uma empresa que lança bons produtos e não uma religião (seus fanboys) ou a manifestação da maldade (seus haters).
    Eu não gosto nem desgosto da Apple. Utilizo 2 de seus produtos (iPhone 4 e iPad 1) porque eram os dispositivos que mais se adequavam ao meu perfil de utilizador na altura que os comprei. Quando for troca-los poderei optar por outras marcas ou comprar modelos actualizados deles. Tudo dependerá do que me for mais adequado, independente de ser cool ou xunga!

  22. Humberto says:

    Pode ser uma jogada, mas ele tem a sua razão, como utilizador mac, e fiel a apple, devo disser que eles tem vindo é a perder qualidades no seu SO e que o iphone 5 a nivel de design e i novo iMac perderam muito e perderam o fator cool :X e bonito.

  23. hugo palma rosa says:

    Mas eu gostava de perceber porque é que a opinião deste gajo ainda é noticia no mundo. Gostava mais de ver noticias do tipo como os ultimos dados de vendas de smartphones, em que o iphone 5 foi o mais vendido, o iphone 4s em segundo e o samsung gs 3 o tereceiro. E perante estes numeros eu me pergunto: mas quem é que ainda se dá ao trabalho de ouvir este bacano.
    http://idgnow.uol.com.br/mobilidade/2013/02/20/iphone-5-foi-o-mais-vendido-no-mundo-no-trimestre-final-de-2012/

  24. Bófia says:

    Está.
    O iOS basicamente tem o mesmo aspeto e funcionalidade que sempre teve, enquanto todos os outros têm vindo a evoluir rapidamente. E o mesmo se pode dizer do OS X.
    Uma pessoa que pegue num iPhone novinho em folha com o iOS 6.1.2 e num iPhone original, tirando as diferenças dos próprios aparelhos, vai ver pouquíssimas diferenças entre os dois, sim está mais refinado mas é basicamente igual.
    Uma pessoa que pegue num Mac com a última versão do OS X 10.8 e noutro com, por exemplo, o 10.6 vai ter a mesma sensação. Tal como o iOS está mais refinado mas as diferenças são em muitos casos subtis.
    Do outro lado, o ChromeOS nem sequer existia no tempo do 10.6 e já teve um redesenho. E bom, acho que já toda a gente ouviu falar no Windows 8…

  25. Acácio Bernardo says:

    Gostaria de passar a minha experiência.
    É verdade que há pessoas que compraram um iphone porque pensaram que era uma peça de bijoutaria para exibir e é verdade que o iOS de tem mantido sem grandes alterações há muito tempo.
    No entanto há também aqueles em que eu me incluo que nunca ligaram nenhuma ao iPhone até um dia começar a mexer com um (o da minha esposa) e em pouco tempo percebi que era brutalmente melhor do que o nokia N95 que tinha ou mesmo que os PalmOS e os Treos que tive.
    Depois disso, investi em aplicações e o único motivo que nunca mudei para android foi porque o iphone simplesmente continua a funcionar bem (agora já não é o 3G, é o 4 que tenho (não o 4S nem o 5). O telemóvel custou-me cerca de 500e, mas foi dentro do plano da operados em 24meses, por isso não custou assim tanto. Além disso já tem 3 anos e funciona às maravilhas. Faz tudo o que preciso , por isso não troco por um android nem pelo iphone 5, pelas mesmas razões. Agora pensem lá o valor diluido pelos anos, imagino que ainda o vou ter pelo menos mais um ano, dá 125€ por ano. É muito melhor negócio do que comprar um android novo todos os anos que custe 125€, não?

    Finalmente, o iOS não é aborrecido, é familiar e fiável e isso é muito mais importante do que ter mil e um shorcuts novos por mês.

  26. RR says:

    Este tipo devia ter levado um pontapé no cu da Apple e é por isso que está sempre a criticar… é sempre assim!

  27. Pedro says:

    Não há pachorra para este gordo, ressabiado que anda à boleia de uma empresa que co-fundou e da atenção que os meios lhe dão por isso.

  28. wishmaster says:

    Perdeu a piada sim senhor.
    Além disso, o iphone 5 leva uma coça em todos os aspectos ao pé de outras máquinas da mesma gama.
    Tenho um smartphone de 2009 (HTC HD2, a funcionar 1,5GHz) e as diferenças não são mto significativas para o iphone 4S ou 5. Mesmo a navegar na net(3G) tem poucas diferenças. Agora imaginem o iphone ao pé de um Htc One ou SIII…
    Além disso, em termos de ecrã, o iphone 5 é um nojo, desproporcional, até mete dó. quando ponho o meu ao pé de um iphone 5, é muito mais agradável ver as coisas no meu.

    A Apple perdeu piada, sim, porque perdeu aquela excitação que tinha antes. Eles têm que lançar algo que devolva alguma exuberância ao seu iphone, é o que eu acho.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title="" rel=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*

Aviso: Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. A administração deste site reserva-se, desde já, no direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.