Usamos cookies para garantir a melhor experiência de utilização no Pplware.com - Saiba mais sobre os nossos cookies
Ok

Siri ficou menos inteligente depois que a Apple o comprou

…Refere Steve Wozniak, co-fundador da empresa de Cupertino

Steve Wozniak é uma personalidade bem conhecida por todos aqueles que conhecem o mundo da tecnologia e, em especial, por aqueles que admiram o mundo Apple na sua totalidade. Wozniak é o co-fundador da Apple e tem dado muito que falar nos últimos tempos devido a atitudes e opiniões que expressou relativamente ao concorrente Android, dizendo que este era melhor que o iPhone, e recentemente, em entrevista à Times Union, Wozniak fez algumas queixas relativamente ao Siri, referindo mesmo que o sistema ficou menos inteligente após a sua compra pela Apple.

Steve_Wozniak_AP11101403952_620x350


No ano de 1976, dois Steves fundavam a Apple numa pequena garagem: Steve Jobs e Steve Wozniak. Hoje, infelizmente já sem a presença de Steve Jobs, Steve Wozniak, de 61 anos, continua a dar que falar e a ser notícia, mas não muito a favor da empresa que ajudou a criar.

Após ter admitido que o Android era melhor que o iPhone, Wozniak foi entrevistado pela Times Union enquanto visitava uma quinta de cavalos local, onde fez algumas críticas em relação à Apple, nomeadamente ao seu mais recente trunfo: o Siri.

Woz-says-Apple-s-Siri-not-so-smart-3630212

O motivo da visita prende-se com a existência de um cavalo de seu nome Woz, em honra ao co-fundador da Apple, que o mesmo ajudou a salvar do matadouro, uma vez que é um amante de animais.

Quando questionado acerca de temas da Apple, e confrontado com o facto de, na passada segunda-feira, a keynote tivesse decepcionado algumas pessoas devido a poucos desenvolvimentos, Wozniak responde que essas críticas são, na sua maioria, infundadas, uma vez que “As pessoas vão sempre ficar desapontadas… E eu realmente gosto do novo MacBook”.

No entanto, quando questionado sobre o novo sistema de reconhecimento de voz do iPhone 4S, o SIRI, Wozniak mostra-se mais reticente, dizendo que já utilizava o programa antes deste ser comprado pela Apple e que, após a compra, este se tornou menos preciso.

Segundo Wozniak “A lot of people say Siri. I say poo-poo,”, e acrescenta que utilizava o SIRI antes da compra da Apple para fazer reservas. “Eu costumava dizer ‘Siri, quais são os 5 lagos da Califórnia?’ E aparecia, um, dois, três, quatro e cinco. E eu perguntava ‘Quais são os números primos maiores que 87?’ E ele apresentava uma linha com todos. Era incrível!”

Para ele, esta era uma novidade incrível que apressou-se a dizer a família e amigos que isto era o futuro, objectos a falar com o humano de forma normal, como se fosse outro ser-humano, e mostrou-lhes como o Siri era um excelente programa.

No entanto, após dizer “depois a Apple comprou o Siri”, Wozniak faz uma pausa e, com a mão direita, colocou o polegar para baixo, dando a indicação de desaprovar.

E justifica dizendo que agora quando questiona o Siri, “’Quais são os maiores lagos da Califórnia?’ Ele apenas dá indicação das prioridades à frente do lago; ‘Quais são os números primos maiores que 87?’ Ele indica costela”.

siri

Wozniak admite estar ‘realmente desapontado, mas ainda penso que este é o mercado do futuro […] Penso que o reconhecimento de voz em todas as plataformas vão ficar cada vez melhores, e melhores, e melhores na construção de frases completas.’ E ainda completa referindo que, quando o ser humano diz ‘Cinco, quero dizer, Seis!’, a outra pessoa com quem estamos a falar percebe essas pequenas falhas naturais e assume o seis como sendo a nossa mensagem. Por sua vez a máquina deve estar capacitada para compreender estas pequenas falhas e interpretá-las como, por exemplo, ‘eventualmente’.

O co-fundador da Apple ainda assume que está bastante entusiasmado com a nova aplicação da Apple, designada Passbook que irá permitir ao utilizador ter toda a sua documentação no iPhone, transformando-o numa carteira digital, onde pode colocar cartões, cupões de lojas, tickets de filmes, passaporte, entre outros.

Qual a sua reacção a estas declarações de Steve Wozniak? O que pensa do SIRI?

Fonte: TimesUnion



  •   
  •   
  •  
  • Pin It  
  • Imprima este artigo
  • Post2PDF


55 Comentários

  1. cara Mariza… já cansa ver estes artigos anti-apple.
    um pouco mais de transparência, sim?

    Para além disso, o titulo, como sempre nos artigos da Mariza, induz em erro. Não foi esta a intenção do que foi dito.

    Podemos ler os blogs anti apple que dizem uma coisa, podemos ler os blogs pro apple que dizem outra, e podemos ver as coisas como elas são ditas, sem exageros e sem opinar. Isso sim, é um bom blog e um bom artigo.

    O Wozniak disse bem mais do que este artigo refere, disse até bem do siri, e que melhorou em muitos aspectos. Porque nao referem esses? Porque referem apenas o que ele considera que piorou, mas sim tambem o que melhorou, e o que ele considera “desculpável” por estar em beta e em desenvolvimento ainda?

    • Quem é a Mariza?

      Anti-apple, mas eu tenho um iPad e um iPod! ‘enfim…’

      Caro Rui.., não sei o que leu noutros artigos, blogs, etc, mas faça como eu, e vá ao original.. eu até fiz o favor de lhe colocar a fonte no final do artigo.

      Cumprimentos

      MariSa Pinto

      • Tau….
        Caiu um coelho…

      • Estoiro!

      • Marisa… devolve já os teus iDevices sff…. :D

        Naaa a Marisa gosta da Apple e tal como eu, usa o que melhor a ajuda nas suas tarefas.

        Gostei de saber que Woz está de novo a mexer, embora a dar passos para o lado, um ser inteligente mas sempre com as escolhas erradas na vida.

        Faz-me lembrar o Manuel José no futebol, critica a selecção agora para ser notícia, caso assim não fosse era mais um ilustre inútil e esquecido.

        Mas ainda bem que Woz vem a terreiro falar, assim “pressiona” os engenheiros da Apple a criarem mais e melhor…. tenho que falar com o Woz, para ele dizer que a falta do idioma português é inadmissível.

        Quanto ao Siri… grande ferramenta que no futuro será uma arma importante no aumento da performance dos dispositivos Apple. Assim como o S Voice o será nos dispositivos Samsung.

        Se ele fala… é porque é muito bom o Siri e isso incomoda-o, como incomodou o iPhone, o iPhone 4 S e todos os outros dispositivos que ele já criticou. ;)

        Bom post Marisa.

      • Oh Marisa, ele não estava a falar contigo, estava a falar com a Mariza, vá contratem lá uma rapariga chamada Mariza para que a resposta do Rui faça sentido. xD

    • A Marisa teve o cuidado de colocar as fontes…. pena que só leias pela metade!

    • “Para além disso, o titulo, como sempre nos artigos da Mariza, induz em erro. Não foi esta a intenção do que foi dito.”

      Tens razão… eu tive o cuidado de escrever ‘menos inteligente’, mas o que o Wozniak queria dizer é que o Siri estava Mais Burro.. como podes ver nos teus blogs, sites etc etc ;)

    • Rui é normal! à cerca do stive ter dito que o Android a Marisa também omitiu que Stive depois veio dizer que era mentira! ele nem usa praticamente o android! :)
      fica a o que ele disse no https://www.facebook.com/stevewoz
      Steve Wozniak Thanks. Enough people got it. The original reporter exaggerated by leaving contextual parts out, and other reports exaggerated it further into deceitful headlines that were not true. To me honesty comes first in life. Funny thing is, if you talked to people around me, they would hardly recall times I took a call on an Android, made a call on an Android, or did much with an Android other than navigation. But these articles make it sound like I’ve given up on my iPhone. Ha ha.
      18/1 às 9:35 ·

      • Lol…
        Vamos então esperar para ver o que ele diz no Facebook desta vez, não te esqueças que é natural virem dizer o contrario depois do que disseram antes ‘ter caído mal’

        A verdade é que ele disse, e vocês só têm que aceitar isso. Pode vir desmentir.. mas já está dito.

        MPinto

        • Marisa, também sabes bem que vai uma grande distancia entre o que um entrevistado diz e o que é publicado. No mundo da tecnologia essa discrepancia é gritante. Depois há a publicação de frases descontextualizadas e depois existe há a maldade. As duas primeiras razões estão sempre a acontecer
          Depois existe ainda a questão do entrevistado dizer uma coisa, mas não ser exatamente isso que ele queria dizer. O problema é que tudo o que um entrevistado diz fica perpetuado sem hipótese de correção.
          Não estou a discutir esta noticia em concreto. Pegando numa das frases do Wosniak no artigo “Cinco, quero dizer, Seis!”

          Relativamente à noticia é normal um produto quando vai para o mercado não ter todas as funcionalidade do prototipo. Pois, apesar de interessantes essas funcionalidade apresentam falhas maiores, encarecem demasiado o produto, etc. Neste cado poderiam ser funcionalidade super espetaculares, mas que teriam falhas que poderiam comprometer a imagem do SIRI. Mas isso sou eu a especular

          • Sim, sei isso.. mas vamos agora pôr em dúvida tudo o que a imprensa coloca? Isso é mais possível de acontecer em revistas como a ‘Maria, TV7dias, etc’.

            Mas o Times Union até colocou parte do vídeo da entrevista onde o Wozniak faz essas deaclarações, e acho que aí não se pode ‘manipular’ grande coisa..

            Penso que se existirem dúvidas, ou incertezas, podem sempre entrar em contacto com o autor do artigo original: Bryan Fitzgerald da Times Union.
            ;)

          • Até um jornal de referência como o Público está cheio desta gaffes. Esse é para mim o calcanhar de aquiles da imprensa escrita. O fosso que vai entre o que o entrevistado quis dizer e o que realmente é publicado. Como disse pode não ser propositado (admito que a esmagadora maioria das vezes não o é)

          • Sérgio, mas o jornalismo’ tecnológico ou outro, não foi sempre assim? É tudo uma questão de contextualizacao

        • Pedro, é isso que estou a tentar defender

    • Marcas sobrevalorizadas… Simplesmente para quem tem dinheiro para as comprar. Vejam o factor Qualidade/Preço do Iphone4S e comparem-no com o do Samsung Galaxy S2 ou outros… Por favor deixem de ser cabeçudos (no bom sentido :-)) da apple.

      Um abraço.

    • Rui, certamente não és um seguidor do nosso site…senão saberia que até defendemos bastante o mundo Apple..não por capricho mas porque realmente é bom!
      Relativamente ao atigo, é importante saber o que o sr. Wozniak diz…
      janto ao teu comentário…acho que também já essas na altura de fazeres um bom comentário, com “sumo”…e sem papaias…pensa nisso..tu consegues

  2. Cont sem perceber pq raio é q eu iria querer saber a opinião do Steve Wozniak…

    Estou a mandar a posta mas a mesma critica faço a imprensa internacional. Já tinha visto o titulo lá fora e foi, move on…

    • Rui, se calhar é importante começares por saber quem é o Sr. Wozniak..

      • Eu sei quem ele é, mas no contexto pessoal n me interessa a opinião que outras pessoas tem do Siri se não a minha. Eu uso-o, sei do que ele é capaz, sei os seus pontos fracos, não preciso que um co-fundador (provavelmente parcial) me venha dizer se ele é bom ou mau.

        Dá mesma maneira que n gosto q venha o Tim Cook dizer “Amazing new features”. Quem decide se é amazing ou não sou eu, não quem nos esta a vender o produto. Mas compreendo que haja que cativar o publico (isso o Jobs fazia bem)

        Não desprezando o artigo que provavelmente mt gente se interessa por a opinião do Sr. Wozniak, reflexo isso é a forma como essa entrevista espalhou-se por os blogues de tecnologia, mas a minha resposta (pessoal) para a pergunta feita no artigo:
        P: Qual a sua reacção a estas declarações de Steve Wozniak?
        R: Não me interessa minimamente as declarações do senhor ^^

        • Tenho que discordar, Rui.
          Se realmente não te interessasse, não abrias o artigo, não lias e não comentavas.
          Podes não gostar do que ele disse, mas que te interessa, interessa ;)

        • Só abri o artigo por consideração ao autor do mesmo, thats all.

          Falando mais serio, fiquei na primeira linha qd li o nome do senhor. Contudo li a questão final e todos os comentários (wierd, I know).

          Isto acontece devido à ultima entrevista que li do senhor que falava do Android tb, e sinceramente achei que n tinha mt sentido o que ele estava a dizer, como tal, optei por passar ao lado as suas opiniões a partir dai.

  3. Se o Co-fundador diz, quem aqui pode dizer o contrário …

    Android r0x <3

  4. Eu cá gosto do Wosniak mas não do post

    Dá-se o caso de eu simpatizar com Steve Wozniak.

    Dá-se o caso de também gostar de ouvir o que ele diz, embora às vezes fale mais com o coração do que com a razão (e às vezes haja quem se encarregue de distorcer, como melhor lhe convém, o que ele diz).

    Então dois links:

    - O que estava ele a fazer num abrigo para cavalos (também se dá o caso de eu gostar de cavalos)
    http://www.timesunion.com/local/article/Woz-says-Apple-s-Siri-not-so-smart-3630212.php

    - A questão dos cinco lagos e dos números primos maiores que 87:
    http://mashable.com/2012/06/15/wozniak-on-siri/

    Por que é que antes o SIRI dava a resposta dos cinco lagos e dos números primos é – muito simples: antes estava ligado ao Wolfram Alpha e agora não. Mas, agora, se disser ao SIRI “Wolfram Alpha” antes de fazer a pergunta volta a dar a resposta … mas isto aborrece Wosniak. Acha que não devia ser preciso dizer ao Siri “Wolfram Alpha” ou “Google Search”.

    “No big deal”, na verdade. Sensatamente continua a considerar que a comunicação por voz com um smartphone/computador é o futuro.

    • E faz sentido que não tenhas de o dizer.

      A grande vantagem apresentada foi que o Siri era capaz de reconhecer linguagem natural. Ora se agora precisas de lhe dar comando em especifico deixa de fazer algum sentido.

      Para além disso, ha pessoas que nao sabem o que é o Wolfram Alpha. Como vão dizer ao Siri para pesquisar lá?

      O iOS é que deveria decidir onde ir buscar a melhor informação para dar ao utilizador.

  5. Este homem é conhecido por dar tiros no proprio pé a toda altura.
    Mas se ele diz é porque pensa que sim, mas esperem só até ele vir dismentir o que disse, o que diz este homem é uma sequencia de ditos por nao ditos xDD

  6. Este é um Homem muito problemático e com demasiadas incongruências , no seu discurso , de facto a fonte está lá , essa não podem acusar a Marisa Pinto , agora pode-se ou não contestar as declarações de alguém que já não escuto por considerar estar desacreditado .

    Cumprimentos

    Serva

  7. A maça que me ofereça ipades e aifones que eu também os defendo. :mrgreen:

  8. Bem, os comentários Apple x Android começam a parecer os comentários Benfica x Porto que vou lendo (ou passando os olhos) noutros “sítios”.
    Já agora não tenho nem Android nem Apple por falta de “tempo” :) e como o “tempo” não é muito, provavelmente, vou comprar um tablet Android.
    Gosto de ler os comentários porque vão aparecendo comentários úteis, mas já chateia a “guerrinha” entre prós e contras que acontece frequentemente chegar a extremos, digo eu …

  9. Para mim, isto tem tudo a ver com o facto de ele ser um dos co-fundadores da Apple.
    O homem não pode dar uma opinião sincera que todo os fãs Apple vão lhe cair em cima e depois tem que vir dar o dito por não dito.
    Acho que neste aspecto havia de haver mais “liberdade”..
    Sim foi co-fundador da Apple? E? Não é ele que está por detrás dos desenvolvimentos, pode gostar ou não do que a Apple lança. Mas pronto.. O Jobs vai estar sempre conotado com a Maçã mas n entanto poucos sabem que ele criou a Pixar..

  10. Ou seja um produto da apple é um produto tecnicamente igual ou inferior à concorrencia mas ao dobro do preço !

  11. Desde que o homem teve o acidente de aviao o tico-e-teco devem andar la a bulha muitas vezes

  12. O artigo também o coloquei num tópico a uns dias atrás. E ainda bem que existe esta capacidade critica, de forma a melhorar o serviço da Apple. Tenho iPhone 4s e não uso Siri é um serviço limitado, talvez quando vier para português o experimente usar a conduzir para me ler as Mensagens ou Emails, mas não espero grande coisa. Creio que o Google Voice também equipara-se ao Siri pelo menos tudo o que vi e li pela net aponta nesse sentido. Talvez assim a exigencia aumente para eles.

    A Microsoft já tem uma tecnologia à anos mas não deve ainda caber num iDevice. Quem sabe não virá qualquer dia subir a fasquia.

    O que condeno é precisamente terem lançado uma tech tão rudimentar para os avanços que já existem nesta área. Portanto produtos em fase alpha dispenso na Apple. De resto nada a apontar ao telefone e ao ipad, simplesmente brutais. Ahh falta ainda o SBSettings de fábrica, quando deixarem de ser teimosos os tipos.

    Vindo de quem vem a critica ainda tem mais importância e valor.

  13. A forma como o titulo está escrito deixa muito a desejar…

  14. “depois que a Apple o comprou”
    Escrito desta forma parece que foi o google a traduzir!

    • lol?

      Não tens argumentos para defenderes as tuas pequenas ideias, tens que te virar contra coisas ridículas que só soam certas na tua cabeça?

      • Por acaso ele não é o único a achar isso. “depois que” é uma expressão brasileira e já que copiou o título de um blog podia ter alterado para “depois de”.
        Um pouco mais de humildade também não lhe ficaria nada mal.

        • Depois que, é uma expressão brasileira onde? Nao entremos no ridículo, acho que te falta vires ao pplware mais vezes para veres como se escreve bom português.
          O titulo não foi copiado… onde é que leste que foi? … em lado nenhum.
          Humildade? Quando souberem comentar com pés e cabeça.

          • Permitam-me deixar a minha opinião off-topic.

            Muitos comentários de visitantes ou de comentadores habituais podem não ser bem aceites, não ter lógica ou mesmo nem contribuir para o artigo em questão de forma alguma, mas este tipo de respostas agressivas e em tom de sarcasmo ou ironia humilhante da parte de um Admin/Editor (e autor do artigo) do pplware para com quem comentou, é que a meu ver é algo bastante negativo… Ninguém é obrigado a suportar certos comentários mas é preciso ver onde e como o fazemos, tal como ao receber “clientes”. Eu como visitante não tenho de me deparar com respostas assim de responsáveis dos artigos…pois isso pode colocar em causa o próprio site. Como eu, existem muito mais pessoas que pensarão o mesmo.

            Fiquem bem.

          • Paulo, compreendo a tua perspectiva;
            Mas acredita que muitas das respostas são dadas a comentadores que, têm todos os objectivos, menos ‘comentar’.
            Criticar, pôr defeitos e até inventar para que o trabalho dos outros seja menosprezado, acredita, que é das tarefas mais fáceis do mundo.
            O que está aqui em causa é que há determinadas notícias que não agradam a todos, nem têm que agradar, e muitos comentários têm o objectivo de insultar quem o escreveu.

            Agradeço, no entanto, a tua preocupação e alerta. Mas, assim que tiveres disponibilidade, verifica os posts semelhantes a estes e podes verificar que há sempre insultos ao autor (e esses são os comentários aprovados).

            Cumprimentos,
            MPinto

  15. Eh! Siri, S-Voice, Vlingo, Speaktoit… Tudo a mesma porcaria, só servem para as marcas publicitarem os seus produtos e para o pessoal brincar um bocadinho e depois arrumar para o lado. Para já o que a Apple conseguiu fazer com o/a Siri foi mais uma vez publicitar como genial algo que já era usado noutros aparelhos mas que simplesmente foi um bocadinho mais desenvolvido, já havia programas para computador que faziam o mesmo mas lembro-me, principalmente de há muitos anos atrás a Nokia já ter reconhecimento de voz nos telemóveis “burros”. De qualquer maneira a coisa está mais desenvolvida mas ainda assim após brincar-mos com qualquer uma das aplicações percebemos que afinal não são tão inteligentes como as publicitam, basta dizer uma frase de maneira que o software não está habituado e pronto a coisa emperra e não passamos dali a não ser que finalmente digamos a frase de maneira diferente, ou seja, a publicidade aparenta que podemos falar com o aparelho como se de uma pessoa real se tratasse mas com pouco uso rapidamente percebemos que estamos a falar com uma máquina que não nos percebe realmente, aliás, muitas vezes parece que percebem melhor as brincadeiras marotas do que as coisas sérias, experimentem chatear-se com a Siri e mandá-la para um sitio qualquer a ver se ela não percebe logo. É como digo, só não experimentei o S-Voice mas segundo dizem é baseado no Vlingo e ao que parece a minha experiência é semelhante a muitos outros, brinca-se com aquilo mas a utilidade prática é tão pouca que rapidamente se arruma para o lado.

  16. Sejamos todos honestos. Depois que o Siri, disse que o Lumia 900 era o melhor smartphone, e a Apple foi logo correr alterar isso. Vê-se logo em que campo joga a Apple. Devia ter ficado como estava, o programa a dizer a verdade! Mais não digo…

  17. Eu só vi aqui comentários a criticar o artigo e o crítico mas não vi ninguém que tenha passado pela mesma experiência e tenha dado a sua opinião, o que queria inteligente. Também posso não ter lido todos os comentários na sua totalidade. Em relação ao artigo e seu conteúdo infelizmente não tenho opinião porque embora tenha um iPhone e iPad, quando experimentei o Siri no iPhone ele tem dificuldades em reconhecer o meu Inglês cioso :)

Deixe o seu comentário

Aviso: Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. O autor deste site reserva-se, desde já, o direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.