Spotify prepara-se para dar resposta aos preços do Apple Music
A chegada do novo serviço de streaming de música da Apple veio colocar um novo padrão no que a concorrência terá de oferecer. Ainda sem estar disponível para o público, o Apple Music já está a fazer mexer o mercado e a causar algumas alterações nas empresas que têm ofertas de serviços similares.
O Spotify sabe-se que será o primeiro a reagir e pretende começar pelo ponto onde a Apple acabou por melhorar aos olhos dos consumidores. Os preços do Spotify vão ajustar-se para estarem de acordo com a nova oferta da Apple.
São vários os pontos onde o Apple Music promete ser diferente da concorrência, mas a verdade é que na sua base o serviço é o mesmo. A Apple tem alguma vantagem em alguns pontos chave e será por aqui que vai conseguir diferenciar-se.
Promete uma experiência de utilização única para os utilizadores e um mercado completamente aberto para os artistas que quiserem colocar a sua música no seu serviço e acessível a todos os que subscreverem o serviço.
Mas um ponto onde a Apple soube distanciar-se da concorrência, e que tem um peso muito importante, é no preço. Os seus planos são mais baratos que a concorrência directa e em particular o pack familiar, até 6 pessoas, que terá um preço de 14,99 dólares.
É neste ponto que o Spotify vai começar a reagir, com um ajuste aos seus planos e aos preços a ser esperado para muito breve.
We already have similar family pricing in some markets and we expect to offer competitive pricing everywhere in the near future
Nas palavras de Jonathan Price, responsável pela comunicação e relações públicas do Spotify a empresa está a ponderar ajustar a sua oferta e trazer para mais mercados alguns dos preços que pratica em alguns países.
O exemplo que Jonathan Price deu está a ser praticado na Suécia, onde um pacote similar ao do Apple Music custa aproximadamente 20 dólares, para uma família de 5 pessoas. Este deverá no entanto ser ajustado para valores mais próximos dos da Apple.
Este ajustamento deverá assim permitir ao Spotify, e mesmo a outras empresas que vão de certeza seguir o mesmo caminho, estar mais ajustado com o que a Apple disponibiliza com o Music, com algumas vantagens associadas às contas gratuitas, algo que a Apple não disponibiliza no seu serviço.
Mais uma vez a Apple agita o mercado e obriga a concorrência a ajustar-se para se conseguir manter nos mesmos níveis de oferta. É esperado que o Music seja uma experiência mais inovadora do que as restantes ofertas, e esta diferença começa por um preço mais competitivo.
Este artigo tem mais de um ano
E pronto, o serviço da apple vai voltar a deixar de ser apetecível tendo em conta a resposta do Spotify relativamente aos preços
Sendo assim Spotify continuará a vingar!
Mas queres o melhor serviço por menos dinheiro ou que “o Spotify ganhe à Apple” ?
O Apple Music é multiplataforma, podes usar à vontade, não está infetado 🙂
P.S: E lê melhor a declaração do Spotify no post. “Espera vir a ter preços competitivos”. Para isso vai ter que baixá-los bastante. E isto é também uma questão de dimensão do negócio – a Apple quer ter 100 milhões de assinaturas, o Spotify actualmente tem 15 milhões de pagantes.
Com essa diferença de escala, é mais fácil para a Apple apresentar melhores preços aos utilizadores e, pagando menos cada um, pagar mais aos artistas/produtores. Pagando mais consegue acordos de exclusividade: “Eh pá, durante os primeiros dias as vossas novas músicas são um exclusivo do Apple Music”.
O resto vai depender da qualidade de cada serviço. Não é só “O Spotify baixa os preços e já está”. Podes crer que vai ter uma vida bem difícil.
O da Apple vai ter alguma coisa para a plataforma web?
Estás a falar de web radio? O Apple Music vai ter uma web radio, a Beats 1, que substitui a iTunes Radio. Do que se sabe, a Beats 1, vai ter três centos emissores, dois nos EUA e um no Reino Unido.
Os DJ já são conhecidos.
http://bgr.com/2015/06/09/apple-music-beats-1-radio-jimmy-iovine/
Radio, não, algo do género “Spotify web player”.
Mesmo a propósito:
http://img-9gag-fun.9cache.com/photo/aOb6ExR_700b.jpg
??? Óbvio.
Mas foi anunciado, ou tu é que presumes?
A 30 de Junho está disponível para iPhone, iPad, iPod touch, Mac, e PC. Ficara disponível para Android e Apple TV mais tarde.
Mais no link. Aproveita para ver a distinção entre Apple Music, Music Radio (Beats 1) e Music Connect.
https://www.apple.com/pr/library/2015/06/08Introducing-Apple-Music-All-The-Ways-You-Love-Music-All-in-One-Place-.html
Portanto o que era óbvio é que este serviço “multiplataforma” não inclui a plataforma web a não ser a porcaria do radio… fail!
Os três – Apple Music, Music Radio (Beats 1) e Music Connect estão acessíveis nos PCs e Macs via web. Mas que trapalhada é que estás para aí a arranjar?
Web e PC/Mac são plataformas diferentes (até te dei um exemplo)… a trapalhada está nas tuas misturas.
Encontrei uma tabela onde dizem que sim, fico sem saber…
http://mashable.com/2015/06/08/apple-music-comparison/
Me de um motivo pro Apple Music ser melhor?
Sim sim oh ifan, já toda a gente sabe neste site a tua doença tecnológica.
Pra ti se puserem uma maçã num tijolo já vale 1000€.
xDDD
O spotify vai continuar a singrar (ou “vingar” segundo este), mas é com “artistas” que só usam a versão gratuita ou que apagam a conta de 3 em 3 meses…
Não me parece muito viável…
Haja concorrência, é o que se quer…
x2. que exista concorrência para haver preços competitivos
isso depende se forem empresas portuguesas o sinal de concorrencia é sinal de preços combinados sempre em alta,nunca para baixar os preços sempre para ver quem poem mais caro. lol
“Os seus planos são mais baratos que a concorrência directa e em particular o pack familiar, até 6 pessoas, que terá um preço de 14,99 dólares.” ; ou me escapou algo, ou eh mm o único preço que poderá ser mais vantajoso, o resto eh igual e ate tem a desvantagem de n ter a opção free.
Agora o familiar, pode ser de facto, mto interessante, resta saber, as regras. pq se podemos meter 6 familiares e DP distribuir por vários amigos, fica uma pechincha….! Bem spotify tb quero baixar os meus 6.99 EUR do premium. Uma coisa que n vi a Apple anunciar, eh a opção salvar e ilimitada nas músicas ou álbuns, para evitar as repetiçoes nas diferentes playlists ou então permiti-las ilimitadas e assim qdo se adicionar algo já existente o sistema da esse alerta. O spotify tem essa função mas com limite tal como as playlist, de 10.000 músicas. Aqui eh que a Apple deveria mexer e arrastar o mercado.
E já agora poder-se transferir as playlist de um para o outro, caso contrario, n será fácil esquecer , p ex no meu caso, perto de 900.000 mil músicas em playlist feitas p mim, mais as centenas que foram escolhidas a dedo e que sou seguidor. Eh a desvantagem de se chegar mais tarde.
Mas qto mais concorrencia houver, melhor, pq todo o mercado acaba por mexer e podemos subscrever vários serviços e n apenas um. E esses packs familiares, podem ser uma lambarice, se n tiverem quaisquer limites.
Tem a opção fere durante 3 meses…
Quando é para pagar, as pessoas vão ao melhor.
Quando não é, as pessoas vão ao que oferece mais no serviço gratuito…
O da Apple também serve para fazer download e ouvir offline.
A Apple continua a ter na mesma um preço igual (e podem ainda baixar o preço)
A Apple vai combater com exclusivos, definitivos ou temporários…
O da Apple tem componente social
O da Apple tem integração com a melhor loja, e melhor sistema de jukebox: iTunes
O da Apple já vem com o iOS, integrado na App de música
O da Apple gasta menos dados com melhor qualidade (AAC vs MP3)
A Apple não gasta dinheiro a servir um serviço gratuito, que só é utilizado por gente que não quer pagar…
Talvez em mercados como o de Portugal, a concorrência pode ganhar com preços mais baixos, ou com contratos (que violam as leis da Net Neutrality) com as operadoras… mas, no geral, a Apple vai dominar a cena toda…
Ilustra perfeitamente:
http://www.geekculture.com/joyoftech/joyimages/2151.jpg
Só falta acrescentar que quando for monopólio terá que ser retalhada às fatias.
O mesmo que vai acontecer à Google na Europa.
“vai dominar a cena toda” ya MAN tens razao e KE. LOL. a Apple tem componente social?e o spotify?que podes partilhar nas redes sociais o que estas a ouvir ou adicionares amigos das tuas redes sociais e partilhares playlists é o ke?nao deve ser social no teu dicionario.
A apple gasta menos dados?eu posso escolher playlists e musicas quantas quiser desde k tenha espaço no equipamento e meter para ouvir em modo offline,e ai gasto ZERO( 0 ) por isso menos que isso é impossivel,se quiser tambem posso usar sem pagar o spotify e nao pago peva,so nao posso usar o modo offline. o spotify é mais barato individualmente por user que é isso que interesa porque eu nao faço contas familiares com os meus pais e familia e como eu muitos.
LOL!
Olha com cada um… partilhar no teu facebook é diferente de teres uma rede social ondes os artistas metem lá as coisas…
E o da Appl também dá para fazer download, ó “MAN”…
Sim, continua a usar o Spotify, sem pagar, continua a lhes dar prejuízo… é assim que vão longe…
quanto a tua ideia de lei NET Neutrality, a apple se fosse correcto tinha mais a perder que os outros
porque como muitos dizem e e bem verdade ” This is why Apple has been trying to pay music publishers not to renew contracts with spotify. They’ve also tried to pay to stop music videos on YouTube. I’m no expert on competition law but…” por isso eles fazem tudo menos concorrencia leal, a maneira de eles serem competitivos neste momento passa sempre por processar companhias e fechar outras ou comprar outras, nunca jogam na base da neutralidade.
“but”… nada…
Vamos ver se a Apple vai ser ou não acusada de concorrência desleal…
A Apple tem laços com a maior editora: UMI, se essa vai, as outras vão atrás… tudo fruto de uma aquisição pequeníssima: Beats…
A ideia da Apple é ser a melhor e a mais barata, porque não vão oferecer serviço de borla…
Mandem a Apple a tribunal! Força! Quando estão a oferecer um produto… de borla, baixando as receitas… isso é que é ser anti-concorrencial…
Acabou-se a mama toda…
Já há preços para a Rússia e Índia… na Índia fica a 1.66€ por mês!
“O da Apple gasta menos dados com melhor qualidade (AAC vs MP3)”
Isto é uma grande tanga!! Sabes que o que define a qualidade resume-se à taxa de compressão.
Sabes porque gastas menos na Apple? Porque transmite a 256kbps ao passo que o Spotify (e outros), transmitem a 320kbps!
Andas a ser enganado e nem sabias?! 😉
MP3 a 320 tem menos qualidade que AAC a 256.
Não há dúvidas nenhumas… MP3 é um formato muito mais antigo e simplista que AAC…
Por exemplo, MP3 não contem informação entre os 0 e os 20Hz…
Devia integrar se com a apple music, assim como o tunein radio, shazam e musixmatch (estes 2 ja tao na apple)
“We already have similar family pricing in some markets and we expect to offer competitive pricing everywhere in the near future”. Dito de outra maneira
– Na Suécia (de onde o Spotify é originário): 5 pessoas, 20 dólares
– Nos restantes: 15 dólares dá só para duas pessoas e se forem 5 já custa 30 dólares.
– Apple Music: 15 dólares para 6 pessoas.
O Spotify vai ter que baixar bastante o tarifário familiar.
Ja em termos de users individuais, o sportify consegues por 6.99€ enquanto o da apple é 10$ logo por ai da a volta de 8.85€ ,que é bem mais caro. Por isso a apple ai nao vai conseguir puxar users do spotify 😉 a menos que ainda faca ofertas mais aliciantes.
Pode haver alguma campanha de descontos para novos aderentes, mas o preço individual do Spotify Premium são 10 dólares. Vai ser muito difícil que a Apple Music e o Spotify se diferenciem nesse preço.
A propósito, ninguém fala do Google Music. Já era?
O spotify custa 9.99$ nos Estados Unidos, o mesmo preço que foi anunciado para a apple music nos Estados Unidos.
Aqui em Portugal conseguimos ter o Spotify a 6.99€ porque o nosso mercado tem poucos consumidores a poder pagar mais. Mas, por exemplo, em espanha o preço é de 9.99€.
Lá está…
Por exemplo, o Apple Music na India vai sair a uma taxa muito engraçada = 1.66€
Da-lhe Spotify, é mesmo isso que se quer!!!
e spotify ja foi, com os exclusivos de artistas e com as ofertas exclusivas que a apple vai oferecer nhuma concorrencia vai ter hipotese
+1
Segundo corre, a Apple terá proposto um negócio de 1800 milhões de dólares anuais à Taylor Swift para ela permitir usarem a música dela no novo serviço.
Vários outros artistas também já estarão a ser negociados.
A Apple tem tanto milhão de milhões de dólares que conseguirá pagar balúrdios para ter os exclusivos dos cantores mais dirigidos ás pessoas até 40 anos de idade. A longo prazo os outros serviços nunca poderão ser usados nos telemóveis e tablets da Apple. O que lhes dá um mercado com mais de 3000 milhões de aparelhos, com mais de 1600 milhões de potenciais utilizadores. E com a proteção que lhes é dada pelos governos europeus e americanos… facilmente poderão chegar a lucros ainda maiores.
Basta ver que a Europa criticou empresas bancárias por usarem a sandwich holandesa-irlandesa mas, ninguém se importou que a Apple tenha pago 170 milhões de euros de impostos na Europa toda, com um volume de negócios acima dos 820000 milhões de euros. Coisas naturais…
1800 milhões?
Estás maluquinho… isso seriam 32 anos de carreira dela… sempre no auge! LOL!
A Apple não pode bloquear o Spotify ou o Google qualquer coisa na AppStore ou iOS… isso daria direito a tribunal…
Não sabes do que falas…
deveria referir-se a 1800$ e mesmo assim para quem é já é um roubo ahahah
Dizem que a Apple quer Britney Spears na sua plataforma, visto que é a artista POP com o maior número de fãs a seguir à Madonna, mas essa está fora, porque pertence ao Tidal.
Eles já andam em negociações com a Britney e com a Lady Gaga que se mostrou logo interessada em fazer parte do Apple Music.
Se fosse em Portugal, com a concorrencia os precos ficavam mais altos. Haveria combinacao de precos…
Agora assim podemos ficar descansados que com a concorrencia os precos vao descer…
(desculpem a falta de acentos. Estou noutro pais/teclado)
.. Mantenho-me com o MEO Music, obrigado! 😀
De facto, para quem tem meo, já está incluído no preço e, até agora, nunca me deixou ficar mal.
Além disso não entra na contabilização dos dados de internet.
Só é pena que vai deixar de ser português.
O teu Meo está incluído no teu tráfego…
Só tens 200megas, 500megs, etc… para justificarem “ah, mas tem aqui meo music ilimitado sem gastar tráfego”…
Isso, para mim, devia ser ilegal, se já não é…
O Apple music até poderá ser bem melhor que o spotify, e só tem de ser pois $$ naquela empresa não falta! Mesmo assim eu e muita gente vai continuar com o spotify pois tem versão Free, e a apple não tem 🙁
Spotify + Spotifree = no adds 🙂
Para além da assinatura, quanto é que gastam em média em dados só para estes serviços?
Estás-te a referir ao smartphone, certamente. As músicas também estão disponíveis offline. Podem descarregar-se em casa (não é fazer o download) por wi-fi.
Tabela comparativa dos vários serviços – Apple Music, Spotify, Google Music e outros.
O Apple Music vai ter um período experimental gratuito de três meses. Virá já instalado no iOS 8.4, o que já lhe dará logo porradaria de utilizadores e arranca também para PC e Mac. Para Android só mais tarde.
No iOS até podem ser capazes de impedir que o pessoal se vá inscrevendo à borla, em “período experimental”, com contas diferentes. Mas como é que se controla noutros casos? Como é que faz o Spotify, que atualmente tem preços simbólicos para o período experimental? Os 20 ou 25 milhões de “pagantes” do Spotify são mesmo pagantes?
https://macmagazine.com.br/2015/06/09/catalogo-do-apple-music-e-enorme-mas-nao-compreende-todo-o-acervo-da-itunes-store/
Por essa tabela, o Google Play é a melhor alternativa… não me parece!
Vou continuar fiel ao spotify.
Não quero contribuir para a Apple ficar maior…
Faz bem à concorrência.
Fiquem lá com os vossos Spotify e Apple e Google que eu cá fico com o meu Tuga e prático e ilimitado Meo Music 😉
Nunca falam do Xbox Music que tem tantas músicas com o Apple music. Eu percebo que o Xbox em termos de utilização não é tão intuitivo, mas em termos de funções, tem muitas músicas, planos anuais com desconto, radio, mix, offline e funciona nas Xbox com vídeos incluídos e sincroniza cross platform.
Bem, eu sou utilizador do Mix Radio e Xbox Music e beats e spotify não me interessam (já usei spotify e deixei de usar).
Estas guerras de quem vende estes serviços, a meu ver tende é a beneficiar quem compra, pois o que se espera é a oferta de melhores serviços a um preço mais reduzido. No meu caso específico, não me incomoda os 6,99€ que o Spotify cobra, até porque faço questão de ter o smartphone emparelhado no carro sempre que vou em viagem e digo-vos… rádio acabou para mim! Publicidade?! Jámé…como dizia o outro! 🙂
Continuarei a preferir o Spotify. Mais fiável e 0 problemas até hoje.