PplWare Mobile

Siri gravou conversas privadas “sem intenção”. Utilizadores poderão receber 20$ cada um

                                    
                                

Autor: Ana Sofia Neto


  1. Carlos says:

    depois sao os androids que espiam…. lol

  2. Filos says:

    Hahahahahahahahahaha….Seriously?!

  3. TogasPacho says:

    A santa apple a espiar conversas? Deve ser treta…. Aliás, eles pagaram para não ir a julgamento só por caridade ao sistema judicial.

  4. Só? says:

    Mas é só a APPLE !? Querem ver que a Google, e a Microsoft não fazem o mesmo?

    • TogasPacho says:

      são leitores e comentadores como tu que fazem com que este mundo esteja no caos….

      • Eu says:

        Porque? Disse alguma mentira?
        Queres ver que tu és um leitor e comentador, do outro mundo?
        Explica lá, que te leva a pensar que o comentário dele coloca o mundo num caos? Não gostas da Apple, não compras. Simples.

        • Dr Hugo says:

          Porque os nerds do linux so saem da cave para falar mal da apple mas quando saiu ontem a noticia que a apple foi a empresa mais valiosa em 2024 nem um piou…ficam escondidos com o seu xiaoli

          • Etrxp says:

            Pareces conhecê-los tão bem, que aposto que és um deles…

          • says:

            Pois… a roubar dados e informações e a vender publicidade (e sabe-se lá que mais fazem sem o conhecimento e consentimento das pessoas) até eu fazia rios de dinheiro. E depois querer dar 20 paus caldinho quando um iphoudasse chega a custar 2 mil euros. É mesmo o pega lá um rebuçadinho e não te queixes…

        • Revolt says:

          Tambem pensei igual o Ze acima. Nao sou o tipo de pessoa que é comprado por 20$ dolares apos ser humilhado e roubado por bigtechs e agencias de inteligencia de governos corruptos que invadem a privacidade do usuario sem nossa autorizacao. Melhor nem aceitar esse estorno do dinheiro obtido de forma suja e ilegal. Odeio bigtechs

      • Exp says:

        Escreveste o comentário, antes ou depois do almoço? Porque se foi “depois”, então está explicado…

      • Exp says:

        Escreveste o comentário, antes ou depois do almoço? Porque se foi “depois”, então está explicado…

    • Nuno says:

      O teu argumento é mesmo dizer que os outros também fazem?
      Há 8 biliões de moscas a comer m3rd4 ao pequeno almoço. Estás à vontade…

  5. Antonio Vasco says:

    Tanta coisa com os chineses e a Huawei, nunca vi provas de nada, mas aqui são aos milhares de pessoas , se não milhões

  6. O-das-CAldas says:

    Pagar 95 milhões de dólares – sem reconhecer qualquer irregularidade, ou ir a um julgamento em que, se fosse condenada eram confirmadas as irregularidades pelo tribunal e podia ter de pagar 1,5 mil milhões de dólares -, nem chega a ser assunto.
    “Ah, mas quem não deve não teme! Se não cometeu irregularidades ia para julgamento e provava a sua inocência!” Pois, mas não é assim que as coisas se passam, é relativamente frequente as grandes empresas preferirem pagar uns trocos e livrarem-se de julgamentos, sobretudo com júri.

    • says:

      1.5 mil milhões ainda assim é menos de 1% do lucro bruto de 2024. Como diria o JJ, são piners.

      • O-das-CAldas says:

        Estás a partir do princípio que a acusação é verdadeira: 1) a Siri ouvia as conversas, 2) determinava os interesses de quem falava, 3) a Apple vendia essa informação a anunciantes, que 4) a seguir bombardeavam essa pessoa com publicidade dirigida. É isso que está no post, os que fizeram a acusação disseram que houve utilizadores que receberam “anúncios direcionados, assustadoramente precisos, que apareciam após terem acabado de falar sobre artigos específicos”.
        A Apple nega peremptoriamente que tal coisa tivesse acontecido. Se quem fez a acusação tivesse provas sólidas que lhe permitissem ganhar o caso – ficavam-se por um acordo de uns míseros 95 milhões de dólares? Não és só tu que sabes quais são os lucros da Apple e quanto podiam pedir.
        Diz o post que a acusação tinha uma outra questão secundária – a ativação da Siri sem que o utilizador dissesse a expressão “Hey Siri”. Alguém disse ao The Guardian que a ativação era feita quando se levantava o Apple Watch e falava. Nem percebi se a Apple rejeita isto também, mas se o que dizia o utilizador não era utilizado para nada também não tinha consequências.

        • Antonio Vasco says:

          Mas não é só Apple, a ninguém aconteceu ter uma conversa sobre algo que pretende comprar, algo novo, que nunca procurou na Net, e quando abre o telemóvel, aparece lhe publicidade exactamente daquilo que acabou de falar? Isto com Andoid? A mim já me aconteceu várias vezes

        • Nuno says:

          A acusação é verdadeira. Caso contrário a Apple não poderia apagar permanentemente as conversas…

  7. 2398yoijd0ngh says:

    O crime compensa, especialmente se fores uma gigante tecnologica. O negócio continua em alta, manda vir mais multas e indemnizações que eles estão bem confortaveis.

  8. R41M31 says:

    20$ é gozar com as pessoas, o crime compensa

    • Zé Fonseca A. says:

      então quanto sugeres?

      • says:

        No caso da UE eu sugeria aplicar-se a multa máxima prevista no RGPD. 42 milhões de euros por cada crime e cada utilizador. Obviamente que seria exagerado, mas porque não? Estamos a falar de coisas sérias e estas empresas sempre que são multadas (neste caso nem multa é e nem sequer reconhecem o erro). Se há coisa que cada vez é mais grave, é a violação de dados pessoais e privacidade.
        É absurdo os 20 paus por equipamento. Em primeiro lugar, $20 é um valor irrisório comparando com o valor do equipamento. Em segundo, a Apple teve 180.683B (biliões americanos, logo 180 milhar de milhão) de lucro bruto em 2024. Sendo esta situação, na minha opinião, bastante grave, pagar 0,053% (aproximadamente) do lucro bruto de “multa” é um insulto. Em bom português, é um cagagésimo.

        Referência para o lucro:
        https://www.macrotrends.net/stocks/charts/AAPL/apple/gross-profit

      • r41m31 says:

        Sugere tu, mas 20$ por vasculharem a tua vida pessoal chega? É como fazer um desconto em cada equipamento vendido, portanto compensa descontar 20$ por equipamento vendido … acho que se pagassem uma indemnização no valor do equipamento, mesmo assim saíam a ganhar…porque em torno desta informação geraram certamente milhões em receitas…

      • Nuno says:

        Se a multa por se cometer vários crimes é inferior a 0,01% do teu lucro anual, então nem conta como multa…
        É como eu ser apanhado a cometer vários crimes com milhões de clientes e ter de pagar 300€ para esquecerem o assunto…

    • Hacker Alhinho says:

      Pensei o mesmo…

  9. Rodrigo says:

    Não acredito a Apple a espiar os utilizadores? Hehe

  10. says:

    De acordo com o RGPD Europeu, podia (e às vezes acho que devia) pagar 42 milhões de euros por cada infração. Mais uma vez, o crime compensa. Quanto é que rendeu este esquema criminoso?
    Temos uma TV LG no trabalho e como temos monitorização de rede, verificámos que a TV passa a vida a tentar ligar-se a tudo o que é equipamento da mesma rede, mesmo quando está em standby (eu sei, deveria estar ligado de maneira a não o conseguisse fazer, mas a rede é gerida por uma empresa especializada que devem perceber menos que eu, apesar de terem andado uma manhã a descobrir as “anomalias” sem sucesso e eu ter feito um simples scan à LAN e em dois minutos já sabia o que eram… enfim, aqui não sou técnico de nada mas ainda tenho cérebro).

  11. says:

    No meu tlm android, desliguei o “assistant”. Não deve valer de nada, mas pelo menos, teoricamente, estou mais descansado. O telefone passa a vida a perguntar se quero ligar. Chato…

  12. akou says:

    Pior do que o chines….

  13. iDespairing says:

    Como os 20 $ serão pagos em Apple gift cards? lol

  14. Ze says:

    Sensações de espionagem…

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title="" rel=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*

Aviso: Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. A administração deste site reserva-se, desde já, no direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.