Shake-to-Undo – Agite para anular o que digitou no seu Mac OS
O iOS, presente como sabem no iPad, iPhone e iPod Touch, tem uma função que é útil na escrita: Shake to Undo, ou agitar para anular. Quando nos enganamos, agitamos e voltamos um passo antes. Se voltar a agitar volta a colocar o que apagou.
Este tipo de funcionalidades tiram proveitos dos sensores que os dispositivos Apple trazem, oferecendo ao utilizador alguns recursos simples mas interessantes de usar.
Também os MacBooks gozam desse privilégio pois também têm acelerómetro, colocado inicialmente para medidas pró-activas de segurança do disco rígido, podem ser agitados para anular o que foi digitado. Obviamente que esta função não será bem vista pelos utilizadores dos "grandes" MacBooks, mas num Air a acção já poderá ser curiosa e útil.
Esta função poderá ser uma porta para outras ferramentas que deverão facilitar a vida aos utilizadores recorrendo a este tipo de sensores. Este, mais concretamente, anula o que escreveu se agitar ligeiramente o seu MacBook, será o mesmo que usar o -Z. Claro que este não será um recurso de excelência, mas poderá abrir possibilidades interessantes.
Será mais por diversão, a utilização desta aplicação, mas poderá visualizar a sensibilidade do sensor, recorrendo a outra ferramenta, o SeisMac, software que verifica a sensibilidade do acelerómetro de modo muito preciso e exaustivo. Também pode usar o SeisMaCalibrate para calibrar o sensor de movimento do seu MacBook. Use e veja o potencial.
Licença: Freeware
Sistemas Operativos: Mac OS X 10.6+
Download: Shake-to-Undo 1.0 [768KB]
Homepage: Nate
Este artigo tem mais de um ano
Em vez de ctrl+z não será cmd+z ?
cumps
Yap, é o command-Z era para dizer que no Windows o exemplo é o ctrl-Z… mas agora fica mais perceptível.
Não quis ser arrogante nem nada! Apenas achei por bem corrigir pra total exactidão do artigo …
cumps
Sim sim, fizeste bem meu caro. Agradeço toda a atenção que possam dispensar.
Abraço.
Uma excelente aplicação que tira partido do acelerómetro do Mac é o iAlertU..
Basicamente, permite que, com o teclado do Mac ou com um Apple Remote, se active o modo de segurança… Mal o computador é pegado por alguém inconveniente, ele lança um alarme (como se fosse o de um automóvel)… No fim, pode ser desbloqueado pelas mesmas formas descritas antes.. 😉
Sim é verdade o iAlert também faz uso do sensor de movimento do MacBook assim como esta aplicação, também interessante:
https://pplware.sapo.pt/apple/liquidmac-1-5-ha-agua-em-mac/
lolololololol muito bom vitor M.
Cumps..
E quem tem um MacBook de 17″ e poucos músculos?!
Opssss fez o undo, mas tenho música agora!!! Choc choc*
Hihihi
Nova app:
Break-to-Shutdown
Mande o seu pc contra a parede para ele se desligar mais rapido 😛
Não há nenhuma app do género para android?