Será este o novo normal? Apple já faz publicidade aos seus serviços no iOS e iPadOS
Há muito que algumas empresas chinesas são criticadas por colocarem publicidade nas suas interfaces e assim conseguirem arrecadar mais algum dinheiro. Ninguém é adepto desta posição, mas a verdade é que agora há uma nova empresa a seguir o mesmo caminho.
Falamos da Apple, que no seu iOS e iPadOS parece estar a apresentar publicidade a alguns dos seus serviços. Não se esperava que fosse este o caminho tomado, mas a verdade é que estas propostas estão a surgir a cada vez mais utilizadores.
A praga da publicidade chega a novos lados
Empresas como a Xiaomi, e outra, há muito que são conhecidas por colocar nas suas personalizações do Android publicidade. Esta por norma está na zona das configurações, mas aponta para empresas externas e que pagam para ter ali a sua publicidade.
Claro que as críticas são muitas, e mesmo com as justificações a serem apresentadas, os utilizadores continuam a queixar-se. O que agora parece estar a surpreender todos é a presença desta mesma publicidade no iOS e igualmente no iPadOS, em zonas como a da configuração.
Even though I’ve declined it, it remains there. This is on iPhone 12, but also now carries over to my iPad Pro (2nd Gen) pic.twitter.com/AvwbpbclaH
— Ryan O'Donnell (@iamryanodonnell) November 15, 2020
Apple também já adotou esta política
A grande diferença faça às outras empresas com as mesmas práticas está no que é publicitado. A Apple foca-se nos seus serviços e oferece acesso direto para a sua subscrição ou para a oferta de períodos gratuitos desses mesmo serviços.
Estas propostas não se limitam ao iPhone e estão também a ser apresentadas no iPad. Também não parecem ser genéricas e são dirigidas, conforme o equipamento onde é apresentado. Equipamentos recentemente ativados vão mostrar acesso a ofertas como 1 ano de Apple TV+ ou Apple Care+.
Queixas do iOS e iPadOS estão a crescer
As queixas estão naturalmente a acumular-se a mostrar que esta é uma prática que está agora a ser generalizada dentro do ecossistema da Apple. Não se esperava que assim acontecesse, depois de todas as críticas que têm surgido nesta área.
Há ainda questões que podem ser levantadas, nomeadamente de concorrência. Mesmo sendo uma oferta, a Apple está a dar prioridade aos seus serviços e não a todos os restantes que possam existir na sua loja de apps. Resta saber o que a empresa tem para comunicar sobre este assunto, uma vez que ainda não se manifestou.
Este artigo tem mais de um ano
Quando os serviços são tendencialmente gratuitos compreende-se, tem de haver receita, mas em serviços pagos e bem pagos não é admissível.
não é publicidade feita em serviços! É publicidade feita nas definições, na zona dos serviços iCloud da Apple.
Ainda assim, se se entender que é intrusivo não pode ser. No mínimo haver possibilidade de não ser incomodado com estas mensagens.
É algo intrusivo, e um pouco estúpido da Apple, pois dava para chamar à atenção do direito aos meses grátis no interior das definições dos serviços iCloud, era onde faria mais sentido em vez de ser na primeira página das definições.
Deveria sem dúvida haver alguma maneira de fazer desaparecer. Acho que bastava mostrar apenas uma vez.
Nao pode ser
Para mim, não me incomoda nada, pois trata-se de uma oferta exclusiva para quem tem um dispositivo novo, não acho intrusivo nem vou perder tempo com isso. passo bem com ele.
É como os iPhones, pagas bem e ainda tens de comprar o carregador à parte.
Então, os outros carregadores eram oferecidos? Não sabes que no fim, mesmo lá no fim, quem paga aquilo tudo és tu?
nao eram oferecidos mas vinham no conjunto completo pelo preço que pagas, a apple tirou o carregador e nem por isso baixou o preço ainda o aumentou
São os da Apple ta certo a ler o título pensei que era tipo Google que mete Pub em todo o lado. Mas não, é só serviços Apple.
Há que manter os accionistas contentes… Easy profit.
Calma, isto é só má línguas.
Isto não é publicidade, é somente uma informação acerca dos serviços que possuem.
Daqui a uns dias a Apple informa bem o assunto e já fica tudo bem.
ya é publicidade aos serviços deles e ate é um pouco intrusivo se continuarem com esta tendencia nao sei nao
Eu por norma sou completamente contra este tipo de ads em equipamentos pagos. No meu antigo xiaomi chegou uma altura que até ads aparecia nos ecrãs do OS, search etc, mas era a tipica ads rasca com gifs da google. Tive de mudar o OS do telemovel porque era demasiado irritante.
No iPhone já passei pelas definições e nem considerei essas opções ads. Honestamente bem jogado da apple que consegue expor os seus produtos sem ser irritante.
Com este tipo de “ads” lido eu bem.
Nao sao irritantes. e na verdade apenas me estao a alertar para um servico que posso usufruir gratuitamente se os acionar em X dias…
Publicidade? acho que não podemos chamar isso… isso e só uma barra nas definições que esta a dar uma informação para usufruir de algo gratuitamente! nem faz diferença estar lá ou não
Na Xiaomi é só desativar nas configurações e você não vê mais nada. É a primeira coisa que faço quando compro aparelhos da marca. Por isso nunca vi propaganda.
Já nos da Apple parece que não tem como desativar.
Pena não dar para desactivar la backdoors
*os backdoors
Isso não importa! O que importa é o preço baratinho do telemóvel para o consumidor ficar a pensar que fez uma compra inteligente!
Quando não pagas pelo produto, és tu o produto, convençam-se disso.
Niguém dá nada a ninguém.
Nenhum celular desativa. A fabricante pode até jurar de pés juntos, acredita quem quer.
“Não há almoços grátis” Querem tlms barato? Então têm de levar com publicidade.
Apple barato?
Mobiles balatinhos, sem publicidade, sem os ‘track’doores, como diz o antoninho…
E mais…
Eu escolho o que quero instalar no meu xaluto balatinho.
A Apple nunca me desilude.. Nunca tive e quanto mais o tempo passa menos quero ter..
confesso que neste ultimo antes de sair eu ia vendo as noticias as especulações e pensava para mim será desta que vou experimentar? mas depois ele saiu e de 2 em 2 dia aparecem perolas destas.. que alivio, ainda bem que direcionei a minha milena e pouco para a marca do costume..
ya tambem ja tive com esse bichinho para experiementar mas desisti, a minha namorada tem ios e sinceramente ha coisas que desiludem pricipalmente em termos de personalizaçao e multitasking o multitasking no ios é basicamente nulo e mesmo em termos de hardware o nao ter touch id ou refresh rate maior ainda me deixa de pe atras parece que vou para uma coisa pior e ainda tenho de pagar 1000€
Parei de ler quando disseste ‘Nunca tive e…’
A Mercedes nunca me desilude..Nunca tive e quanto mais o tempo passa menos quero ter. bla bla bla
devias ler até à parte em que ele refere que não tem multitasking. forte abraco
tens de me dizer onde esta o multitasking entao ahah nao me digas que é o PIP que apareceu agr finalmente no ios14 e nem funciona com o youtube ahah o ios ainda nem para dividir o ecra com 2 apps da ahah la para o ios23 ja deve haver qualquer coisa
É o chamado estudasses.
epa, parabéns, já não lia um comentário de uma hater da Apple tão genuíno há imenso tempo, estas de parabéns.
A Sara Sampaio nunca me desilude, nunca a tiver e quanto mais tempo passa menos quero ter.
80% dos utilizadores nem olham para isso. Enfim mais uma para nabos trolarem.
Isto é considerado ad?
Preocupem-se com pub externa e backdoors mas é.
Escândalo, aparece uma informação a dizer que tens serviços grátis porque compraste um dispositivo.
Pior ainda por dizer que podes, se quiseres, ter applecare nesse mesmo dispositivo…
Ha pessoal que não tem mesmo nada que fazer
para mim não é a questão da publicidade aos serviços gratuitos atribuídos com a compra do aparelho, mas o espaço que ocupa, pois retira conveniência quando se usam as definições. Faz diferença em ecrãs mais pequenos. Deveriam colocar aquilo tudo no interior das definições do iCloud.
o dedo não se gasta de correr mais meio cm 😀
não deixa de chatear, especialmente se não desaparecer, como dizem!
Estou farto de procurar por essas publicidades tão maliciosas e até agora não encontrei nada..