PplWare Mobile

Samsung admite que se inspirou no iPhone

                                    
                                

Este artigo tem mais de um ano


Autor: Marisa Pinto


  1. Nuno Gonçalves says:

    “os advogados da marca sul-coreana Samsung referiram que o smartphone da Apple foi uma inspiração” – A sério? LOL (sarcasmo)

    • Raimundo says:

      Sempre se viu quando um produto tem sucesso no mercado, passado pouco tempo aparecem produtos similares de outras marcas.

      https://pplware.sapo.pt/gadgets/analise-optimus-barcelona/

      Este, que é um produto bem mais copiado do Iphone, não levanta guerra porque a marca tem uma baixa quota de mercado.

      Hoje em dia criam-se patentes por tudo e por nada e depois temos destas guerras de quem é que criou primeiro o smartphone com as curvas mais redondas ou como se desbloqueia o ecrã. Ridículo.

      • Marisa Pinto says:

        eheh, era o que eu estava a pensar ontem..
        Eu tenho o Optimus Boston: https://pplware.sapo.pt/gadgets/analise-optimus-boston/
        E quem não souber pode, pelas formas mais básicas da aparelho, dizer que é um iPhone, mas lá está não dá guerra porque este smartphone ao lado do Samsung a nível de mercado é zero.

        • Revolution says:

          E repara que o Boston é praticamente uma copia dos IPhone 3GS, tamanho, layout, feito na mesma fabrica, só que é feito com as peças defeituosas do Iphone lol, a que aproveitar as peças que não servem para a Apple.

          • JPedrosa says:

            Com as peças defeituosas do iPhone?
            nada a ver, nem o layout interno é parecido.

            Inclusivamente as blueprints da placa “mãe” foram vendidas a mais uma ou duas marcas para produzirem, não clones, mas as suas próprias versões adaptadas.

          • Fábio Viana says:

            What? “E repara que o Boston é praticamente uma copia dos IPhone 3GS”

            Não deves ter visto o mesmo iPhone 3GS que eu, decerteza

          • Revolution says:

            Vcs ficam logo todos chateados mal falo dos Iphone’s lol, meninas sensíveis…Sim o Boston é igual ao
            3GS, da mesma forma que é igual a outros 300 modelos de telemóveis actualmente no mercado…Quando digo igual, estou a falar em conceito, tamanho bla bla bla…escusam de ficar todos ofendidos…

        • JPedrosa says:

          Marisa,
          ainda por cima o Boston, é feito pela Gigabyte … subsidiaria da FoxCon.

          Até se vê logo como foi que tiveram a inspiração 🙂

          (Mas olha que é um grande terminal, para o preço e qualidade)

          • Marisa Pinto says:

            Sim é um excelente telefone, principalmente em hardware pois com as quedas que ja teve ainda está impek 🙂

          • Revolution says:

            E eu a pensar que estava a comprar um Iphone…sinto-me enganado (sarcasmo)…O JPedrosa, é claro que estava na tanga quando estava a
            falar das peças do Boston, estava só a pegar com a Marisa, escusas de tentar ensinar o conto ao vigário lol… Até porque eu tenho um Boston, quando o comprei não se comprava melhor pelo preço.

          • JPedrosa says:

            Estás a usar que Rom?

    • Nelson says:

      é mentira… o que eles disseram e demonstraram com provas é que a Samsung inspirou-se em modelos anteriores que a própria Samsung desenvolveu… a Apple é que pensa que inventou o rectângulo nos telemóveis… tudo que seja rectângulo é copia do iPhone… só que o iPhone só apareceu em 2007… e antes já havia telemóveis muito semelhantes em design… afinal quem copiou quem? a Apple quer o monopólio do mercado para ganhar ainda mais dinheiro e derreter os bolsos dos consumidores…

      • Nils says:

        O sucesso de alguns sempre incomodou.
        Pois eu digo…goste-se ou não, existe claramente uma linha que separa a era pré-iphone e pós-iphone com beneficios para todos a excepção talvez da nokia(lider de vendas na altura). A apple é uma empresa com fins lucrativos tal como a samsung. só compra quem quer e claro pode. Eu se pudesse também comprava um lamborghini lol mas como não posso fico-me pelo iphone.

        • DrKein says:

          Ó Nils… quer queiras quer não, antes do iphone já havia milhoes de smartphones nas ruas. Mas os labregos (mais conhecidos com [qualquer coisa]fans), é que só ficaram a saber o que era um smartphone quando a Apple fez (e bem) uma mega operação de publicidade ao iphone.

          • Alexandre Amaral says:

            Estamos a falar do que? Windows Mobile? Por amor de deus!

          • Nils says:

            @DrKein, o que me estas a dizer é:

            Já havia milhoes de smarphones na rua…
            Depois veio a Apple fez uma mega operação de publicidade e … um do li tá … milhoes de consumidores (os chamados [qualquer coisa]fans)começaram a comprar desenfriadamente produtos da tal marca tornando-a na primeira capitalização bolsista mundial a frente de algumas petrolíferas. Mas cuidado, não se deixem enganar: não houve inovação alguma.São todos tolos, não escapa nem um. A aplle (malandra) apenas rentabilizou o que todas as outras já tinham nos seus laboratórios décadas antes. Apenas faltava enviar para o mercado.

            Já agora se labrego é quem trabalha a terra ou ainda aldeão então eu orgulho-me de dizer que sou filho de labregos.

            Já agora ainda falta muito para sair o iphone5? Estou curioso para ver o que as outras marcas têm andado a desenvolver nos seus laboratórios.

          • Anjo says:

            A a era pre e pos Iphone, Como ha pre e pos windows. Com ou sem publicidade. So nao ve quem nao quer. Nao venhas dizer que nao DrKein. Kem melhor para te explicar que o jobs https://www.youtube.com/watch?v=EHWRkuDlNOE

        • André says:

          A mim parece-me k a apple está a sentir-se muito ameaçada pela samsung!! Por tudo e por nada está em tribunal por causa de patentes! É engraçado k antes de sair o iphone a samsung tinha um desenho de um protótipo k era mesmo identico! Estranho não? Afinal quem andou a copiar foi a apple! A Apple ganhava mais se tivesse calada já k vários componentes são da samsung… Enfim

          • Anjo says:

            Gostavas de fazeres um investimento, 200 vezes mais do k iras ganhar na tua vida toda, e depis veres o roubado e comercializado por outra empresa???

          • RaCcOn says:

            Ora mostra lá as imagens do protótipo e já agora devidamente documentadas com datas para a malta ver.

            Em 2002 a Apple já andava as voltas com o iPad e o pessoal andava todo a usar os QTek com Windows Mobile…

            😉

        • Rub3n says:

          Não tem nada a ver com o sucesso incomodar!
          Tem sim a ver com o facto da Apple pensar que inventou a roda, quando não o fez…
          Eu já tive um Iphone e dei-o à minha irmã, simplesmente porque não me identifico com o funcionamento, prefiro um android com uma rom à minha medida.
          Muito antes da Apple apresentar telemoveis com touch screen, já esse conceito era utilizado.
          Esta mesquinhês da Apple só faz com que as pessoas se afastem mais da marca.
          E atenção que quem fala mal do iPhone não quer dizer necessáriamente que não tem dinheiro para comprar um. Gostos são gostos!

          • Felipe says:

            Fique sabendo que sem IOS para Iphone não existiria o android, e sem o android, a samsung estaria a comer poeira

      • André says:

        Só para confirmar o k eu já disse…. Li num artigo k a samsung está a criar uns novos chips de memória com grandes velocidades de leitura e escrita.. E quem é o maior cliente para estes novos chips? a Apple! xDD

        “It is quite easy to assume that Samsung would be saving all these chips for the Galaxy S4, let’s not forget that — despite all the recent legal drama — Samsung’s biggest customer is, you guessed it, Apple. Funny world we live in, huh?”

  2. NoSmartphoneUser says:

    E depois ? Qual é o problema ?
    Por acaso alguem compra um Samsung ‘enganado’ a pensar que é um iphone ?
    Em todas as áreas sempre foi assim! Há um leader/inovador e os outros vão atrás. Não vejo qualquer problema nisso.

    • Marisa Pinto says:

      O problema são as patentes… 😉

      • Revolution says:

        Isso das patentes é uma tanga pegada, tipo é como a Paris Hilton ter patenteado a frase ” that’s hot” ou a uns anos atrás a Lotus ter patenteado o design do Lotus Spirit, tipo é ridículo essa historia, só porque ninguém se tinha lembrado até a data de patentear os seus telemóveis agora os gajos da Apple são os maiores só por terem patenteado um design que já existia porque ninguém achou que seria necessário algo tão ovio, o Iphone é um excelente produto, e se eles tem assim tanta confiança no seu produto, não entendo o porquê desta confusão toda, até porque só fazem publicidade gratuita a concorrência. Bahhh quem fica a perder nesta historia toda é o consumidor final.

      • NoSmartphoneUser says:

        Eu sei Marisa, e percebo as $$$motivações$$$ que estão por de detrás, mas acho esta ‘guerra’ sem sentido.

        • Marisa Pinto says:

          Sim, eu também acho.
          O meu conceito de violação de patentes é se está IGUAL, processa-se (ou antes tenta-se falar com a empresa apara rever as suas orientações de produção)
          Agora se é quadrado ou se tem um botão ou se gira com o dedo.. isso são processo que já se percebeu que o objectivo principal é acabar ou pelo menos deixar em maus lençois uma das empresas.

          • Francisco Pinto says:

            Então! Defendes a Apple! que é o que eles querem..é que os concorrentes não sejam iguais aos deles! e que se saiba falaram antes dos referidos processos.. 🙂 🙂

          • Marisa Pinto says:

            ? Mas qual defendo a Apple?
            O que eu disse, e vou explicar para que percebas melhor.. é que a minha visão de patentes é quando algo é igual deve ser revisto pois há uma marca que já registou isso. Agora quando, pode ser interpretado como semelhante, não sei porquê estas guerras, não é a perspectiva de patente que eu tenho.
            Não estou do lado nem de uma nem de outra, apenas comentei o teor do processo em si!!
            Percebeste?

          • NoSmartphoneUser says:

            Nem mais.
            Vou acompanhando com interesse estes temas, mas (ainda?) não aderi à onda dos smartphones. Já sou um ‘agarrado’ ao pc/portátil, então se tiver um smartphone com acesso à net …

          • Marisa Pinto says:

            eheh, mas já agora, por curiosidade, a comprares já tens uma ideia de que marca/modelo queres?

      • CMatomic says:

        para mim as patentes deveriam ser só para registar o inventor desse invento , e não impedir os outros de utilizar esse invento para criar novos inventos.

  3. ApacheDraco says:

    Não era lógico, a Apple compra o material a samsung. Logo esta aproveita e faz algo semelhante. Por um lado é bem feito. É exactamente o que esta acontecer na Europa, as empresas deslocalizaram a mão de obra para a Ásia à espera do lucro fácil. Agora a Europa tem um desemprego brutal, e ainda leva com falsificações mais baratas e semelhantes. Levando ao fim algumas empresas Europeias. Por um lado é muito bem feito, por outro estamos tramados.

    • Dante says:

      Super bem feito! Aqui está um comentário que deve de ser lido e compreendido. A guerra só está a acontecer porque ao aproveitarem-se durante anos de mão-de-obra barata, passaram o poder que tinham a quem exploravam… temos pena! A Ásia só tem poder pq lho deram. 😉
      Agora querem deitar a baixo mas já vão tarde, muito tarde mesmo!

  4. Rui Rodrigues says:

    Não confundam inspiração com cópia! Inspiração é bom e aconselha-se! Cópia é bem diferente! antes de falarem aprendam essa diferença!

  5. CMatomic says:

    Dou razão a Samsung .é uma empresa que demonstra honestidade ,ao contrario da Apple , que muita das vezes se orgulha de coisas na qual não é primeira a criar , a Apple não inventou os pad, nem o ecrã táctil, e nem o rectângulo, Apple têm demonstrado uma arrogância em criar patentes de coisas que nem se quer existem , e nem se quer vai criar , com único Objectivo de impedir a inovação, a Apple é uma empresa que tanto fala de inovação mas é a primeira , a partilha das ideias leva a mais desenvolvimento , acho que Apple aprendeu esta maneira de ser com a Microsft a Microsoft faz a mesma coisa em relação ao software, estas empresas impedem a inovação e a liberdade de pensar e criar.
    Partilhar não é crime , é algo natural .

    • CMatomic says:

      *a Apple é uma empresa que tanto fala de inovação mas é a primeira a impedir “

    • Stronger says:

      Isto não é partilhar e sim plágio, ou então cópias, ou semelhanças, portanto quantos blogs eu vejo aí a dizer “plágio é crime, se copiar coloque os créditos.” Ou então posso copiar num exame nacional? Não, porque assim reprovo de ano.

  6. Também acho que sim says:

    “No entanto a Apple já referiu que pretende receber da Samsung 2,5 mil milhões seja qual for a resolução do caso.” Então para que servia o julgamento ? Quem é que ia obrigar a Samsung a pagar?

    E o julgamento, o primeiro com júri, é também sobre o que a Samsung pretende receber da Aplle pelas suas patentes: 2,4% dos lucros da Apple.

    Ainda bem que isto se decide em julgamento e não numa pool “I love Android, Linux … whatever, and I hate Apple” com os correspondentes argumentos analfabetos.

    P.S. Antes que comecem a dizer que o júri é americano e, portanto, favorável à Apple e que são ignorantes informo que se trata de pessoas de Silicon Valley, informadas, e que foram aceites pelos advogados das duas partes.

    O julgamento começou na 2ª Fª. Já apareceram coisas interessantes. Acompanhem-no sem preconceitos, se for possível.

    • CMatomic says:

      “Ainda bem que isto se decide em julgamento e não numa pool “I love Android, Linux … whatever, and I hate Apple” com os correspondentes argumentos analfabetos.”
      podia explicar melhor este seu argumento , desde quando se defende uma empresa que o seu único objectivo é o monopólio e impedir concorrentes como faz a Microsoft e que a Apple copiou essa ideia da Microsoft .

      • Stronger says:

        Dizem que a apple copia tudo e não inova, mas que eu saiba a apple lançou o “IMAC” um Mac touch screen, e eu nunca vi mais nenhum pc ser touch screen, não é mesmo?

    • Dante says:

      Cheira-me a fanboi! Conseguiste argumentar contra ti próprio… é preciso arte. 😉

  7. Nuno Gonçalves says:

    A apple implementou um design original para o iphone e ipad, e dps as marcas limitaram-se a copiar e não se inspirar. Mas isso acontece em todos os campos da tecnologia, chega a um ponto em que acaba por haver copia em todo o lado. A onda é a apple inovar, e o resto copiar, sempre foi assim e será até a apple esgotar a fonte.

      • Oli says:

        Disse tudo Marisa.

        Os fanboys é que não interpretam bem a imagem porque está lá tudo para se perceber.

        • Tiago Dias says:

          As imagens podem ser interpretadas de várias formas. A pessoa que escreveu aquilo interpretou assim.. eu interpreto de outra forma.. o meu colega do lado pode interpretar de outra forma ainda.. Aliás.. se eu quisesse apenas deitar lenha para a fogueira e fomentar a discussão diria da seguinte forma:

          Img1 – Gates apresente tablet PC em 2002, ninguém liga. (por razões óbvias)
          Img2 – Jobs mostra ao mundo em 2012 como um tablet deve ser feito. Inicialmente todos o criticam, assim que chega ao mercado todos o idolatram.
          Img3 – 2 anos depois, em 2012, Ballmer mostra que aprendeu a lição de Jobs – Surface é apresentado.

          (não quer dizer que seja assim que eu penso)

          Mas fico com uma dúvida.. o sucesso do iPad deve-se, por essa ordem de ideias, única e exclusivamente à maçã na sua traseira? Ou seja, o tablet pc apresentado por Gates em 2002 era tudo o que o iPad foi em 2010?

      • João Ramiro says:

        Lol, a descrição da imagem do iPad diz tudo.

        • Tiago Dias says:

          A descrição do iPad está errada. Basta ir, aqui no pplware, aos artigos de apresentação do iPad em 2012 para se ver claramente que o sentimento geral não era de excitação, mas sim de crítica. Quem não se lembra que o iPad era um pisa-papéis? E era isto que se passava um pouco por todo o mundo.

          Apenas quando chegou ao mercado e às mãos das pessoas é que as críticas se foram apagando.. E surgiu então o sucesso deste pisa-papéis.

          • Marisa Pinto says:

            Não sei se estará assim tão errada, e penso que o sentido da imagem é mesmo a reacção do publico quando contactou com o ipad.
            É um produto excelente disso não há duvido, mas aqui a questão é ‘não foi a primeiro’, e por isso esta guerra de patentes talvez não tenha assim tanto sentido e será mais, como já referi aí num comentário, para desvalorizarem a credibilidades das empresas

          • João Ramiro says:

            Calma Tiago, estava a ser irónico 😛

            Penso que o primeiro Slate da MS não vingou porque veio com uma ideia errada (substituir o pc portátil) e o software não era tão intuitivo como o de hoje.

          • Tiago Dias says:

            Sim claro Marisa, a Apple muito raramente é a primeira nestes segmentos, e isso passa-se tanto com tablets como com smartphones. Existiam os PDA’s aos anos, que no fundo são a origem dos smartphones.

            O que a Apple consegue é ser a primeira a expandir esses segmentos para as massas, e admiro a forma como eles, e principalmente o Jobs, conseguiam interpretar o que as pessoas queriam e lançar produtos que agradem a muita gente, mesmo menos ligada à tecnologia.

            João Ramiro, não percebi a ironia 😛 sorry. E tens toda a razão, o problema dos tablets pré-iPad foi tentarem substituir totalmente um PC, equipados com SO’s feitos para usar num PC, com um rato. Foi esse o problema em 2002, foi esse o problema do Slate que o Ballmer apresentou em 2012 a seguir ao iPad (que depois não viu a luz do dia). Neste momento tudo indica que a Microsoft acertou na fórmula e está num óptimo caminho neste segmento, e dou-lhes os parabéns por isso. A única coisa que me parece que está a faltar é deixarem claro para o utilizador comum as diferenças entre as versões RT e PRO do Windows 8 e respectivos tablets que vão equipar.

      • Stronger says:

        Mas olhe uma coisa, os tablets com windows, vieram com o mesmo sistema de um pc, enquanto que eu nao vi nenhum ipad vir com o sistema operativo Mac, pois a apple CRIOU o primeiro sistema operativo PRÓPRIO para tablets, sem o IOS, o android nao existia, e se existisse não existiriam aplicações, ou então, o android ficava muito pior do que ja esta

    • CMatomic says:

      qual é o mal de copiar ?

    • Nuno Silva says:

      Uma cópia é uma réplica fiel de algo, coisa que o SGS não é em comparaçào com o 3G ou 3GS. Inspiração é pegar no líder do respectivo segmento, inspeccionar o que eles têm de especial que atrai o público alvo e desenvolver um produto a partir daí… É assim que nasce a concorrência, pegando nos produtos de sucesso e inovando sobre eles.

      Se tal não fosse nunca teríamos ar condicionado no carro, internet nas televisões ou até micro-ondas com grill. E isso foi o que a Samsung fez, aproveitou as melhores características do iPhone, inovou e criou um produto de sucesso capaz de concorrer com o iPhone. Eu tanto gosto do meu Nexus, como gosto do meu iPad 16Gb e uso aquilo que mais se adequa ao meu dia a dia por isso não me considero um “fanboy”. Se há coisa que gosto na série Galaxy é que têm um ecrâ maior que o iPhone, têm botões capacitivos que me fazem aceder as definições muito mais rápido do que no iPhone e têm os toggles na statusbar para, mais convenientemente, desligar e ligar GPS/3G/etc. De resto estou-me pouco maribando que o Galaxy tenha um design parecido com o do iPhone ou que o iPad tem os mesmos cantos redondos que o Galaxy Tab.

      • Sinceramente não consigo perceber a Apple.
        Tanta treta com o IOS é o melhor SO do mundo e depois
        em 2 telefones parecidos ( Galaxy, Iphone ) não conseguem distinguir um do outro.
        Não percebo se esta jogada da Apple é apenas para obter mais dinheiro e criar monopólio, se apenas esta a chamar os seus clientes de burros que não conseguem distinguir um Iphone dum Galaxy.

  8. Nelson says:

    vão me desculpar, mas é mentira que a Samsung se inspirou no iPhone… a Samsung inspirou-se em modelos anteriores que a própria Samsung desenvolveu… esta é a verdade… e os advogados da Samsung mostraram isso com provas…

  9. Bernardo Castro says:

    É muito importante distinguir inspiração de ‘cópia’ . Todos temos inspiração em algo para executar alguma coisa até porque a modelos que são muito mais parecidos com o Iphone 3 e 4 ( ex: Optimus Boston( idêntico ao Iphone 3 ) e o Optimus Barcelona ( MUITO idêntico ao Iphone 4) . Acho que isto também deriva do sucesso que a Samsung fez com a gama dos Galaxy’s porque se a Optimus tivesse tido o sucesso que a Samsung teve a Apple aposto que tinha virado-se para a Optimus , simples .

  10. João Ramiro says:

    O problema dos coreanos é que eles se inspiram demais…

  11. AndréS says:

    Isto só prova a intimidação da apple perante o gigante asiático.
    Acho ridículo dizerem que os produtos confundem o consumidor quando no próprio produto diz “samsung” em letras bem visíveis.
    Os smartphones tácteis não foram inventados pela apple.

    • Marisa Pinto says:

      Sim, mas isso és tu que percebes de tecnologia..
      Quando soube que docentes numa escola, ao verem o SO Linux nos computadores pensaram que era virus, já acredito em tudo!

      • CMatomic says:

        lol,Linux é um vírus porque invade os espaço do windows lol , mas é normal que as pessoas se assustem , nos medias mainstream só se fala da Microsoft e apple , quando Apple ou a Microsoft lança qualquer tipo de tijolo é logo noticia nos principais telejornais Mas alguém já viu alguma entrevista do richard stallman na televisões nacionais ? E depois como ficava status chic , das nossas televisões ? Era mau para o status depois as pessoas iriam fazer a pergunta , Mas se existe estes sistemas gratuitos e livres porque as televisões não nos informam ?

        • Marisa Pinto says:

          Talvez porque não lhes compense…
          A comunicação social não serve para informar, apenas para dar a conhecer as noticias que sejam mais relevantes e que dêem mais dinheiro aos respectivos canais.

          • CMatomic says:

            Se não lhes compensa , então são aldrabões , pois o verdadeiro jornalismo não tem interesses económicos e nem políticos ,Marisa Pinto a comunicação social que é a RTP e outros o seu dever é informar , acho que isto esta na constituição .

          • Marisa Pinto says:

            Oh, era bom que todos fizessem o que está destinado, o que está nos ‘books’ e o que deles é esperado.

  12. Daniel says:

    Bem, que raio de título… Sim, inspirador, mas no contexto que é e da (parca) informação dada no título torna-o num título inflamatório. É de facto inspirador, algo que tem sucesso numa altura em que o mercado não se mostrava interessado em devices assim e com esse preço é deveras inspirador… Não será certamente pelo design porque já veio a público protótipos da Samsung antecedentes ao iPhone que mostram que a Samsung tinha devices em calha (de novo, anteriores ao iPhone) que se assemelhavam em muito ao iPhone (que só demonstra que o design nunca deveria de ter sido patenteado, era uma das evoluções naturais possíveis). Não será certamente pelo design do OS pois já ficou também demonstrado que a Samsung estava a trabalhar num design (de OS) semelhante, muito antes da Apple, para o PalmOS. Sobra o ecrã táctil capacitivo, sem teclado, e a capacidade de vender um device super caro a um mercado que mostrava cada vez mais resistente a comprar equipamentos caros e que se virava cada vez mais para smartphones com teclados qwerty (estamos a falar de uma altura em que a RIM dominava cada vez mais o mercado de smartphones com a blackberry, e a característica diferenciadora da blackberry, além da segurança, sempre foi o facto de ter teclado completo).

  13. Elisio says:

    A samsung sempre copiou a Apple porque a Apple simplesmente e a pioneira de todas estas patentes e tecnologias.

    • Nelson says:

      ??? antes da Apple entrar no mercado dos smartphones já a Samsung tinha smartphones até mais não… alem disso antes de aparecer o iPhone já a Samsung tinha um prototipo que era igual ao iPhone… afinal quem copiou foi a Apple… a Apple foi mais inteligente em registar a patente do design…

  14. Vasco says:

    Samexit habitual. Inova na cópia…assim como em muitas industrias. RIP Steve se não fosses tu a menina Marisa não tinha um Boston.. Tb ele copiado.

  15. Hugo says:

    Inspiração certo ahaha

    Quando nao se consegue fazer melhor … copia-se, é o que a Samsung tem vindo a fazer em muitos dos seus produtos … ora copia a Apple ora copia a Sony .

    O Departamento de desenvolvimento deve ter uma pessoa a trabalhar, apenas a plagiar tudo e todos. Uma vergonha.

    Vao pagar e nao vão bufar … isto se houver justiça.

    • Dart says:

      Fanboy much?

      Tem havido uma certa moderaçaõ nos comentarios, mas obviamente há pessoas que não pensam e vão no meio do rebanho de ovelhas.

      Há que entender que houve inspiração e inovação entre os produtos involvidos aqui – E se querem chamar de copia e plagio pelo design genérico de um rectangulo para a forma do telemóvel, então tenho de duvidar sequer do valor que se dá à Apple pela criatividade nos seus produtos – Porque a evolução é tudo o resto que faz do Galaxy S o que é.

      Uma coisa é dizer que o design estetico de algo mais complexo como um carro desportivo é imitado completamente por uma companhia rival, outra é quando se pega num formato completamente comum e se alguem o utiliza dizem que isso é copia. A Apple que inove e vá fazer telemóveis triangulares, assim certamente ninguem os copia e podem sair dos tribunais para variar.

    • Fan boy alert…
      Este pessoal fanático cada vez é mais “carneiro”…
      Imaginemos se isto das patentes começasse a ir para o mercado de hardware…
      HDs, Leitores de discos opticos, etc são todos iguais a nivel de formato.
      Imagine se lá se alguem patenteasse a forma de um rato ou teclado?
      Impressionante esta Apple…
      Fascismo até dizer chega…
      Mas bem, o Hitler também era fascista e teve imensos seguidores…

  16. Filipe Costa says:

    Atenção a imparcialidade Marisa!
    As patentes existem por algum motivo além da cópia evidente dos Samsung Galaxy trata-se ainda em tribunal questão de patentes em muitas funcionalidades se existem são para respeitar e quem quer usar têm de pagar por isso, se bem se lembra ainda a pouco tempo a Motorola ficou proibida de comercializar Tlm na Alemanha porque não tinha pago a patente a Nokia para o simples envio de multiplas msg numa só. Se a Samsung perder acredito q seja uma mais valia pois assim em vez de copiarem que inovem todos temos a ganhar!

    • Marisa Pinto says:

      @Filipe, o artigo está 100% imparcial.
      A questão das patentes, na minha opinião (que já escrevi 2/3 vezes nos comentários), entrar em guerra devido ao aparelho ser rectangular, ter um touch assim ou assado, etc não tem qualquer sentido,
      Apenas estão a cansar-se, a cansar os utilizadores, e dar dinheiro aos advogados (que são os que verdadeiramente ganham com isto), e no final.. nada se vai verdadeiramente resolver.

      • Filipe Rocha says:

        Isso é o sua forma de ver esse problema mas quem é vc ou eu para dar opinião acerca de duas das maiores empresas do sector, concerteza se desenvolve-se um produto não gostaria de ver outras empresas a ganhar com com isso se têm um touch assim ou assado como diz é pq alguém o desenvolveu e têm direitos sobre isso, por isso se paga e bem pra registar uma patente. Obviamente este tipo de processos nunca da em nada termina sempre por acertos de quantias entre as empresas e esquece o verdadeiro problema. Agora uma coisa é certa o sucesso da Samsung deve-se e mt as copias de varios telemoveis, como bem deve saber inovação não faz parte da samsung mas sim a copia do já existente!!!

        • “Isso é o sua forma de ver esse problema mas quem é vc ou eu para dar opinião acerca de duas das maiores empresas do sector”
          Fascismo agora também????
          Todos somos livres de dar opinião, pelo menos aqui em Portugal que é um estado livre.

          “o sucesso da Samsung deve-se e mt as copias de varios telemoveis”
          Mais uma vez parvoice.
          Entao a Apple designa o IOS como melhor do
          Mundo e agora tem medo do sucesso doutra empresa que não tem o melhor SO do mundo?
          Ca para mim, a Apple deveria era dizer que
          o problema não é da Samsung mas sim da população mundial que é toda burra porque prefere um telemovel diferente ao telemovel com o melhor SO do mundo.

      • Stronger says:

        As patentes nao sao assim tao ridiculas, a samsung copiou obviamente umas coisas do Iphone, como afastar os dedos para dar zoom,ecras capacitivos,os widgets tambem sao muito parecidos,e os mesmos sensores,o mesmo acelerometro, giroscopio, etc…

  17. João Caldeira says:

    Em primeiro lugar, parabéns à Mariza Pinto por ter feito mais um artigo fantástico.
    Em segundo lugar, queria trazer à comunidade Pplware a minha opinião que, apesar de não valer nada, poderá fazer-vos refletir um pouco. Para isso, não preciso de me alongar muito.
    Sou músico e em música temos um problema que é a criação. A criação poderá ser feita de forma livre e expontânea. Porém, para o produto ficar audível, esta criação terá de ser feita segundo regras-base existentes na música. Assim, quero dizer que para termos uma noção das regras-base em´música, temos de já ter ouvido qualquer música na vida, antes de começar a compor uma nova música. A criação musical hoje em dia (e não é uma ideia que se possa cumprir à letra mas que é uma ideia generalizada), poderá definir-se como tendo vários cubos cada um com uma ideia musical em cada face. O compositor ao lançar os cubos, reúne todas as informações das faces que ficam para cima e aí obtém a inovação… Bom, esta ideia não é lá muito inovadora uma vez que se limita a fazer combinações diferentes.
    Passando para o mundo dos gadgets, esta teoria poderá aplicar-se na combinação de SO’s ou apps, bem como combinação entre componentes de hardware ou outros, de forma a criar um equipamento o mair original possível. Contudo, esta teoria não prevê o surgimento de elementos novos tais como… sei lá… há uns anos, o multitouch ou o full touch, ou cartões mini SIM, ou bateria interna.. sei lá, qualquer coisa.
    Assim, em gesto de conclusão, quero fincar a minha opinião sobre o facto de achar que tanto a Apple como a Samsung, usaram esta teoria dos cubos: jogaram os dados do que melhor havia, combinaram e formaram os seus equipamentos. As semelhanças são evidentes porém, a diferença entre cada companhia poderá ser a nível de publicidade? Ou será a nível da relação de preço-custo? Enfim, estas empresas debatem-se por questões monetárias, mais uma vez, podemos ver que este mundo perde-se e guerreia-se pelo poder, pelo dinheiro. Para finalizar, quero deixar uma frase que foi celebrizada pela Nokia e que acho que, pessoalmente, deveria ser entendida pelas grandes empresas como uma mais valia e como um objetivo saudável: “connecting people”.

  18. Silva says:

    Não vejo a apple a lançar um smartphone que toda a gente possa comprar (a baixo de 200€). Não vejo a apple a lançar um telemovel simples a baixo custo (menos de 100€) só para quem precisa de telefonar. A apple só faz telemoveis para executivos, pessoas que justifiquem a funcionalidade do telemovel com o seu ordenado, ou para os outros 99.99% dos utilizadores que compram essa merda com o seu ordenado talvez de 3 ou mais meses para dizer que estão na moda.

    Se alguem infringiu alguma patente, deve ser punido e indemenizar o outro. Mas se por cada vez que alguem faz um produto a concorrer com outro for prejudicado com isto, facilmente se criam monopolios, e ai eu quero ver os fanboys a comprar ipads por 2000€ e iphones a 1500€ a ver se gostam.

    • Stronger says:

      Mas eu vejo a apple a lançar um mini ipad em setembro, que custará em torno, o mesmo dinheiro dos tablets mais fracos, acho que é entre 150 e 300 euros. Portanto é so esperar

  19. Miguel T. says:

    Bom, não estando eu por dentro da era dos smartphones (as minhas necessidades de trabalho prendem-se sobretudo com software para PC e apenas preciso de consultar mails e redes sociais uma vez ao dia), embora confesso que se fossem mais acessíveis, eventualmente já tivesse considerado experimentar um, a minha opinião talvez seja um pouco deslocada mas ainda assim vou dar a conhecer o meu ponto de vista. Parece-me que se está a levar longe demais a disputa de patentes, se isto continua assim, qualquer dia temos de encontrar alguém que seja descendente da linhagem civilizacional que foi responsável por inventar a roda, para lhe pagar as devidas compensações por nos aproveitarmos da sua genialidade. Pegando nesta analogia, o que quero implicar é que, por exemplo, para fins de locomoção, a roda com formato circular é a mais eficaz. Não vale a pena agora inventar rodas quadradas, triangulares ou até hexagonais só para ser original, porque já se percebeu que a locomoção com rodas circulares é superior a qualquer outro formato.

    O mesmo se pode aplicar a esta guerra de smartphones. A Apple criou, tanto no iPhone como no iPad, modelos que têm um design muito bem elaborado, eu penso que ninguém nega a genialidade da Apple em conseguir isso, embora, como já referiram antes, o protótipo de tablet em si já tivesse sido apresentado antes e provavelmente o de smartphone também. Agora, já se percebeu que o que agrada às pessoas é um design limpo e elegante, cantos arredondados, tela touch, entre outras coisas que desconheço, mas é suposto agora as outras fabricantes tenham de produzir smartphones com outros formatos, quando à partida já sabem que há um formato no qual se podem “inspirar” (e sim, não acho que inspiração seja cópia descarada) que corresponde ao gosto da grande maioria das pessoas? Ou seja, se o inventor da roda ainda fosse vivo, seria suposto agora obrigar toda a gente a andar aos trambulhões e muito mais devagar com rodas quadradas e triangulares só para não quebrar a sua patente? As pessoas já fizeram a sua escolha, gostam de um design semelhante ao iPhone. Parabéns à Apple por ter conseguido essa proeza, por ter sido a pioneira, não no aparelho em si mas naquilo que lhe introduziu e que fez com que o produto fosse bem acolhido por todo o Mundo, mas deveriam aceitar que agora ninguém vai quer comprar smartphones com design demasiado diferente, tal como ninguém hoje em dia vai querer trocar uma roda circular por uma quadrada, ainda por cima num aparelho tão pequeno, que é para ser usado na palma da mão, fica difícil inovar tanto assim em tão pouco espaço e não haver inspiração no actual modelo que agrada às pessoas. No fundo, se a Apple continua a fomentar esta guerra, na minha modesta opinião isto significa que quer introduzir um monopólio nos smartphones e isso é que é condenável. Por muito que alguns o queiram impedir, o progresso acaba sempre por ficar disponível e trazer benefícios para todos, devemos sempre fazer o possível por reconhecer a genialidade de quem foi pioneiro e fez as descobertas/inovações que suscitaram esse mesmo progresso mas é impossível e mesmo indesejável que ele fique à mercê apenas de alguns. Imaginem se a Internet ficasse apenas disponível para os serviços secretos dos EUA em vez de ser adoptada por todo o Mundo… pois provavelmente nem estaríamos aqui a conversar e o Mundo seria algo mais parecido com os anos 80.

  20. Pedro Mendes says:

    Na minha modesta opinião esta “guerra” das patentes e de quem copia quem, tem somente a ver com a quota de mercado.
    Basta verem os últimos dados da Gartner (tabela2) – http://www.gartner.com/it/page.jsp?id=2017015 – e penso que ficamos bem elucidados quanto é importante isto do nº de telemóveis que são vendidos globalmente.
    Como os equipamentos com Android têm vindo ano após ano a ganhar quota de mercado nada melhor que atacar quem mais vende telemóveis com android (Samsung e HTC). Em 2009 foram vendidos no mundo 6,8 milhões telemóveis com android, em 2011 foram vendidos 219 milhões.

  21. Pedro says:

    E novidades?? XD

  22. NiluS says:

    Definitivamente o sistema de patentes dos EUA é a maior treta possível, independentemente de o artigo em causa referir o caso da apple vs samsung. Este sistema fantástico de patentes atibui as patentes a quem as apresenta para patentear e não a quem as realmente desenvolveu e inovou. Só para terem uma ideia do ridículo:
    Todos vocês conhecem as teclas de PageUp/PageDown nos teclados dos computadores (desde sei lá quando) cuja funcionalidade foi patenteada pela Microsoft imaginem lá quando? em 2008 (ridículo). Outra fantástica (não tecnológica) ao brincarem com o vosso gato com um apontador laser em q o gato vai perseguir o laser como é óbvio, estão a violar uma patente americana. As patentes da Apple sobre gestos para controlar um tablet ou as da Microsoft sobre gestos para controlar o kinect são absurdas, qualquer dia não podemos pegar num tablet ou smartphone porque vamos violar patentes.
    Eu concordo com patentes mas não nos moldes em que elas são cedidas nos EUA.

    • Essa do gato foi hilariante…
      Não sabia disso que era possível isso…

      OS EUA e a suas politicas de treta, os cidadãos estadunidenses americanos que se desenrasquem.
      O pior disto é quando tens um tribunal alemão a decidir por toda a UE. Quem é a Alemanha para decidir proibir vendas em toda a UE?

  23. peter says:

    isto foi apenas para os calar

  24. J Pedro says:

    Blá, blá, blá… A Samsung não copiou nada.

    A Samsung lançou modelos parecidos com o Iphone. Mas isso foi antes do próprio Iphone ter surgido em 2007. A Samsung teve modelos parecidos em termos de design em 2005 e 2006.

    Afinal quem copiou ? Não terá sido a Apple ?

    A verdade ? A Apple teme a Samsung e a Samsung tem equipamentos de elevada qualidade com milhões de unidades vendidas.

    Design é conversa…

    • Filipe Rocha says:

      O seu comentário é uma verdadeira piada vou enviar para o programa “Gosto disto”!!!:)

      • J Pedro says:

        Dizer que o comentário dos outros é uma piada sem contraargumentar com factos é o que eu chamo de não comentário. Vou-me abster de fazer o mesmo.

    • Stronger says:

      Cinseramente, mesmo uma piada, Sem o IOS, nao havia android e a samsung comia pó!!!!! Apesar disso, a samsung VIOLOU sim,7 Patentes, se a samsung nao copiou nada entao porque ela perdeu para a apple? Porque nao copiou? Juizo

  25. Ricardo Martins says:

    Não sei se se lembram das celebres palavras por Steve Jobs: “I’m going to destroy Android, because it’s a stolen product. I’m willing to go thermonuclear war on this.”. E morto ou não, este senhor deixou esta “pequena” tarefa à companhia que liderou.
    Destruir o Android é impossível, mas se fosse possível, mandar abaixo o maior vendedor de dispositivos seria um importante passo.
    Quem se ri com isto tudo são os advogados.

    • J Pedro says:

      É, os advogados riem

      • Copia ou não copia, dependendo do tipo de telefone que ser (Baixa,media,alta gama) não acredito que sendo o Iphone4S e o Galaxy S2 de alta gama ( estou a considerar o ano de lançamento) quem quisesse comprar um dos 2 sabia aquilo que ia escolher.
        Ninguem compra/comprou um Galaxy S2 a pensar que era um Iphone e vice-versa.
        Ja nos primordios Microsoft vs. Apple a Apple também foi a grande pioneira dos PCs e a Microsoft a melhor gestora a nível de negocio, relembre se que a Apple vendia PCs completos logo mais caros também e a Microsoft apenas vendia o Software.

  26. Carlos Ferreira says:

    Este caso faz-me lembrar o casal de namorados que ganhou o euromilhões e depois separaram-se. Depois andaram anos para ver quem ficava com o dinheiro. Basicamente chegou-se à conclusão básica de 50% para cada um… O que qualquer pessoa com 2 dedos de testa tinha decidido no 1º minuto.

    A guerra Apple/Samsung ou Apple/Android é um disparate…! Vá cada um trabalhar nos seus produtos e deixem-se de coisas!

  27. Também acho que sim says:

    Para o caso de alguém querer saber o que o júri vai ter que decidir no julgamento que começou na 2ª Fª:

    -as 7 patentes que a Apple diz que a Samsung violou e pelas quais pede uma indemnização de 2500 milhões de dólares.Justificação principal: a Samsung copiou, por isso vendeu mais, prejudicando as vendas da Apple.

    – as 5 patentes que a Samsung diz que Apple violou e pelas quais pede 2,4% das vendas da Apple. Dá 15 dólares por iPhone e a Apple oferece $0,049 (meio centavo de dólar). As principais patentes têm que ver com a tecnologia 3G, que a Apple diz que só paga preços NAND e não o que a Samsung pede (há também patentes como o envio de fotos em anexo a mensagens de email).

    Estive a ler alguns comentários e parece-me que em boa parte dos casos não sabem do que estão a falar. Já li coisas sobre retângulos de cantos arredondados, fotos de uns monos que dizem que são parecidos com o iPhone, música e sei lá mais o quê 😀
    http://www.wired.com/gadgetlab/2012/07/apple-v-samsung-explained/

  28. Gerardo says:

    Então é por isso que os telemóveis da Samsung são feios!!! Tinha de haver uma razão 😀

  29. Miguel says:

    Na minha perspectiva, todos copiam, com alguma sofisticação (?) o Henri Mill que em 1714 inventou a máquina de escrever…

    A Apple é uma empresa claramente inovadora e fruto de excelentes equipas, muito bem geridas e conduzidas por um líder, visionário. É claro que também copia e compra e se inspira.. e tem marketing, e inovação e por aí fora… E consegue mostrar tudo isto indo ao encontro das necessidades (desejos) do público ou então inventando-as… Está, nesse aspecto, muito à frente da Samsung e de outras marcas.

    A Samsung, que também é conhecida pelo desenvolvimento tecnológico, sobretudo noutas áreas, inspirou-se e… exPIROU-se quando o modelo que desenvolve é 90% igual ao iphone… e claro está, uma ameaça. Sendo cliente Apple e Samsung o que não gosto na última é com tanta inovação não ser diferenciadora e antes pelo contrário, naslguns aspectos colar-se ao líder que, como qualquer outro nesse caso, responderia à ameaça.

    Não estamos a falar de boas vontades. Estamos a falar de negócios.

  30. Andre Andrade says:

    Cara Marisa Pinto, o Iphone tem um ecra de 3.5 e o galaxy s 4.0… Qual a ideia de colocar uma foto em que o iphone tem ecra do mesmo tamanho que o galaxy s?? Seja imparcial Marisa… ja chega o titulo da noticia que para mim de nada vale, pois se quiser tambem lhe coloco argumentos a indicar que foi a Apple que copiou o design da samsung, etc…

  31. Sérgio says:

    Sem defender a Samsung ou a Apple vou apenas contar uma história ligada a este assunto.

    A 1º vez que vi um iphone , não entendia nada de smartphones nem queria saber deles para nada, estava satisfeito com a Nokia.
    Após saída, a beleza do telefone (iphone) chamou-me à atenção, assim como o preço.
    Virei-me para as meninas da vodafone, loja pela qual passo todos os dias, por ser mesmo ao lado da minha loja, e digo: ” Belo tijolo! é pena ser tão caro”

    Após algum tempo, vou a passar nessa mesma loja para cumprimentar as meninas, e qual o meu espanto ao olhar para a vitrine??
    O Iphone está agora muito mais barato :O.. viro-me para as meninas e pergunto se tinha passado alguma coisa para aquele telemovel ter descido tão rapido de preço.
    As meninas riram-se e informaram-me que aquele telemovel, que eu achava ser um iphone mais barato, era um Samsung xD .

    Esta história é apenas para exemplificar que realmente há semelhanças exageradas e uma pessoa comum sem grande cultura tecnologica pode muito bem confundir os dois smartphones.

    Hoje em dia, gosto de acompanhar passo a passo a evolução destes gadgets e espero que nenhuma das empresas seja prejudicada de forma severa a nivel financeiro.

    Ainda assim, espero que a razão não seja dada à apple, se não os Ifãs vão rejubilar por essa internet fora, como se não houvesse amanhã.

  32. Fred says:

    Patentes são das coisas mais estúpidas que temos no mundo!

    Estas guerras são, na sua essência, ridículas.

  33. Marcelo says:

    “Sempre que um cliente vê um dispositivo electrónico com estas características, pensa que está perante um produto da Apple”

    Perante este comentario, entendo que o advogado da Apple esteja a chamar “tótós” aos clientes da Apple.

  34. 1642LNi says:

    A única coisa que os destingue é um ter escrito iPhone e outro ter escrito Sammy.
    Enfim parvoíces do sítio do costume. Todos copiam de algum lado.
    Já agora o Ivy afinal era tão bom que teve de ir a outros lados. Eu a pensar que o gajo era assim tão inovador

  35. dude says:

    Deixem se disso, afinal ates de haver iphone o que havia? tijolos….
    Ao menos deem algum crédito a Apple inovou e ponto final.
    Inovar não é a mesma coisa que inventar acho que a malta anda um pouco confundida e o ipad igual inovou, agora se não fece a Apple iria ser outra com certeza
    É assim que marcha as coisas.
    Gastaram dinheiro na inovação patentearam fizeram o papel deles os outros que fizessem o mesmo.. só uma palavra foram burros agora que aguentem.

  36. Luis Filipe says:

    Claro que a Samsung copiou a Apple! Fazer um telemóvel rectangular é apoderar-se de uma ideia concebida por outro! Pôr na parte da frente um vidro é uma cópia descarada! Encher os ecrans com bonequinhos em que se carrega para fazer coisas é uma imitação indecente! Mas o cúmulo do descaramento é mesmo copiar a colocação do altifalante na parte de cima do telemóvel e o microfone na parte de baixo! É preciso ter lata!

  37. Francisco Monteiro says:

    Este tipo de comportamento é natural em empresas desta dimensão, a concorrência leal quando é feita através de inovação consegue normalmente mais consumidores, não é por copiar que as empresas são melhores mas sim por conseguirem transformarem as suas tecnologias num padrão.
    Eu imagino se se tivesse patenteado o teclado o rato, a janela, o botão ok, o botão fechar enfim podia estar aqui toda a noite a falar em possíveis patentes que fariam com que uma única empresa pudesse ter isso tudo e não precisasse de inovar por essa mesma razão bastando para isso impedir todas as outras que lançassem produtos que violassem essas patentes, porque ninguém mais podia fazer nada com aquele aspecto ou tecnologia. Tal como Steve Jobs mencionava em uma entrevista “nada se cria, tudo se copia”, https://www.youtube.com/watch?v=44ehK5BciTs é certo que na Europa há um pouco mais liberdade em relação a patentes, principalmente em relação a patentes de software. Isto para concluir que Apple e Samsung são dois titãs que fazem óptimos terminais, neste caso estamos a falar de dinheiro que a Samsung vai ter que pagar, dependendo do que o juiz decida, não havendo grande problema para o consumidor final. Problemático é quando uma empresa vem exigir a outra que não pode vender produtos porque violam patentes, aí o consumidor se quer uma tecnologias daquele género tem que aceitar o pacote que a empresa tem para oferecer.

  38. Rub3n says:

    Sempre ouvi dizer, primeiro copia-se e depois inova-se!
    É assim que o mundo evolui… As patentes desta forma apenas representam um entrave ao desenvolvimento.
    De qualquer das formas não estou a dizer que a Samsung tenha copiado o iPhone, porque acho que não o fez…
    Senão a Apple tinha também copiado o inventor dos primeiros touch screens. E aí vem a bola de neve…

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title="" rel=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*

Aviso: Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. A administração deste site reserva-se, desde já, no direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.