PplWare Mobile

Safira Display, o novo ecrã do iPhone

                                    
                                

Este artigo tem mais de um ano


Autor: Vítor M.


  1. João Pimenta says:

    Acredito sinceramente que isto seja verdade! Acho que a apple é capaz de apresentar o iphone 6/air em duas versões (retina e safira)… é a minha aposta… xD

    Digo isto porque é um material caro. Basta ver pela sua utilização na relojoaria de alta qualidade…

    • Nunes says:

      O material é mais caro que o utilizado actualmente, mas não tão caro como o que imaginas! A diferença de preço poderá rondar os 10 dólares! De modo que, se a Apple usar este novo “ecrã” no novo iPhone 6, deverá ser para todos os novos modelos!

    • Nuno Simões says:

      Retina é uma nomenclatura para um LCD com PPI elevado, safira é um material; podem perfeitamente sobrepor-se.

    • António says:

      O material é caro porque não ha mt oferta. Se a apple tem fabricas para tal enato torna-se mais barato. O problema deste material era a produção em massa para objectos de grande quantidade ou seja visores. Se eles conseguiram resolver o problema enato acredito que este ano ja seja com esses novos visores.
      Podem confirmar pesquisando no google que o people que defendia gorila dizia sempre que era mais barato e que pode ser produzido em grandes quantidades ao contrario de outros materiais isto referindo-se á safira.

  2. Bruno Ferreira says:

    Se o preço dos Iphones já são um absurdo agora então nem quero imaginar. Mas há que evoluir muito bem.

    • Nunes says:

      Os analistas indicam que pela oferta actual, este tipo de “ecrã” custaria à volta de 30 dólares vs 3 dólares com vidro Gorilla.
      Considerando a enorme escala de produção da Apple e nova tecnologia da GT-AT, o custo poderá cair para 10-15 dólares, mais ainda se aplicarem a safira como laminado sobre vidro. De modo que a coisa não deve implicar iPhones mais caros que os actuais!

      • Diogo says:

        ou seja de 100-150 dolares (utilizando a constante da apple)

        • Nunes says:

          :S
          estamos a falar sobre custos de componentes, não preço de venda ao público dum componente isolado!
          Se te queres referir ao preço dos iPhones, a margem de lucro líquida média ronda os 50%, por isso o teu factor multiplicativo está muito exagerado!

    • António says:

      Se a apple colocar isso no iphone nunca na vida irá aumentar o preço. Aquele é o preço do iphone há anos a apple não toca nele tão cedo.

      Além disso a apple tem fabricas próprias para isso o que corta o lucro do intermediário ou seja ecrãs mt mais baratos.

  3. dbrenha says:

    É o mesmo tipo que se falava à uns tempos no ubuntu edge? É que na altura a preocupação era a flexibilidade, nomeadamente a falta dela, se for uma versão melhorada pode ser um grande avanço não só na durabilidade dos ecrãs mas também na concorrência que é melhor para nós, o público. 🙂

  4. Nunes says:

    uma pequena observação! O iPhone 5 já usava este material em 2012 e não 2013, como lente protectora da câmera!

  5. Sérgio J says:

    A questão da área pode ser uma falsa questão. Se colocarem por exemplo no iPad mini as contas saem logo furadas. Então se colocarem também no de de 10′ polegadas e as contas estão todas baralhadas. E o iwatch?
    Com tudo isto quero dizer que é ridículo calcular o hipotético tamanho do novo iPhone em função da matéria dispovel para os novos displays.
    Agora não há menor dúvida que muitos dos próximos idevices usarão saphira, ou se calhar sono iwatch.

    • Nunes says:

      pois… de facto duvido que alguém cá fora saiba qual é o volume de produção possível ou o tamanho a ser usado nos iPhones. Isto porque pelo o que pude perceber, o que é produzido são lingotes cristalinos que podem variar no diâmetro, que são depois cortados a determinada espessura, espessura essa que só a Apple é que deve saber!

      • António says:

        eu não estou a ver a apple a produzir um telemovel que não de para usar na plenitude com um dedo. a não ser que eles modifiquem o iOS para ajudar na tarefa. Não é intuitivo por isso não é à apple. Isto se eles quiserem manter os seus valores. Além disso ter um telemovel gigante para que? mais voe compra um tablet.

        a coisa mais ridícula de se ver em publico é olhar para aquelas pessoas com telefoneis gigantes ao ouvido. fica mesmo mau e pouco fasion. Não estou a ver a apple a querer ver esse tipo de imagem associado a eles.

        Mas nuncas digas nunca.

  6. Nelson says:

    Ok, isto também quer dizer que para 2015/2016, os android todos também vão investir nos vidros em safira 😀

    • mike bern says:

      Não Nelson, o quer dizer é que passados 2 ou 3 anos de existirem, já podes ter um ecrã de 4.8.
      Que passará a ser o tamanho perfeito para um smartphone, assim que for apresentado pela Apple.

      • Jorge says:

        Passará?? Já o é à algum tempo! A Apple é que só agora parece ir dar o braço a torcer e produzir algo maior do que os ridiculos 4″

      • Telmo says:

        Sinceramente não percebo esta corrida para ecrãs maiores. 4.5” já é muito grande

        • Susana says:

          Alguem com juizo aqui a comentar?

          O ecrã do iphone 4 já é bom, mas o 5 melhorou um pouco. Mas mais do que isso é ridiculo. Para quê algo maior?
          Se querem algo maior usam um ipad ou um portatil. Isto é um telemovel para andar no bolso!

          • António says:

            E fica mesmo lindo ver pessoas com telefoneis gigantes ao ouvido <3

            Só quem tem um é que não vê o quanto ridículo fica.

            Eu cá tenho um de 3.5 cabe em qualquer lado dá par aos gajos e não fico ridículo a falar ao telemovel em publico.

      • Rui says:

        Para tablet tenho o iPad. Phablets? Não obrigado 😛

      • Nelson says:

        Aí não existem LCD’s maiores que 4″ que engraçado!!! LOL!

        A diferença é que se a Apple fizer um telemóvel com um ecrã maior, ao contrário de monstros como o htc one, ou de brinquedos de plástico, como o moto one X, o iphone, podes apostar, que terá o rácio ecrã/corpo de um moto X, ou LG g2, mas uma construção de metal e safira.

        Coisa que ninguém quer sequer tentar, porque fazer um telemóvel grande, qq um pode fazer, até pequenas empresas chinesas o fazem, é simplesmente meter um ecrã maior. Fica mais espaço para a bateria, para a PCB, para sim’s e sd’s, agora fazerem aquilo que eu é tu nunca vimos, aí, é preciso chamar quem sabe…

        • Raí says:

          Porque fãs da apple vivem falando da questão do chassi de metal? Metal nas quedas enverga (amassa) e não volta ao estado original e transfere todo impacto para o celular, além de ser pesado, já os polímeros e afins conseguem absorver melhor os impactos e voltar ao estado original facilmente, sendo leve, resistente barato.

    • Sou teu fã says:

      Lá andas tu a espalhar magia!!!Cada vez mais,gosto mais das tuas analises…tens o meu like 😉

    • alterego says:

      O que é engraçado é que já existem Androids com este ecrã… a Apple vai simplesmente arranjar uma versao mais barata. Perdeste a oportunidade de estar calado! Já agora, muito na parte da frente, e na de trás? Podiam fazer algo semelhante ao LG flex, ou algo que não descasque todo…

    • Nuno Vieira says:

      Lamento informar que a Vertu já fabrica smartphones com ecrã de safira à um ano.

  7. xbs says:

    Safira foi um termo inventado por sei lá quem para que os americanos percebessem que não conseguiam ver os pixeis 😉

  8. TMC says:

    eles dizem safira como quem diz um outro nome qualquer, ou é mesmo a pedra preciosa safira? Fazer um ecrã de 4 polegadas com safira teria custos astronómicos, e não deve haver assim tanta quantidade de safira disponivel para eles fazerem os milhões de iphones que vendem

    • TMC says:

      ah ok li agora na net e é safira sintética

    • Nelson says:

      Pode ser safira verdadeira, lol… Mas é claro que para estes efeitos, são utilizados diamantes sintéticos, além disso, são pequeníssimos cristais num vidro, que o fazem enrijecer muito, e tornar os riscos quase impossíveis, já è utilizado há muito em muitos relógios bons (>500€)

      • Nunes says:

        não são pequenos cristais num vidro, todo ele é uma “fatia” dum único cristal crescido num forno especial, de modo que a sua estrutura é totalmente cristalina, e não amorfa como o vidro!

  9. Jorge says:

    IPhone com 4.8″?? Mas então onde fica a desculpa esfarrapada de que mais de 4″ já não se pode manusear com uma mão apenas e por isso os iphones têm o tamanho ideal?? LOL

    É tão giro que as conficções caem por terra rápido quando o mercado todo faz de um normal iPhone um anão 😀

    • Rui says:

      É tipo a mesma desculpa do iPhone 5C de barato e saiu colorido. Os sites de notícias vivem do quê? Ah! Notícias 😉

      Quando sair e se sair, podes tirar esse coelho da cartola. Até lá é chover no molhado 😀

    • Sergio J says:

      a noticia é sobre o vidro de spahira, nãos sobre o tamanho do ecran

      • raz0r24 says:

        “Sergio J”, não abras os olhos não… lol

        “É de referir também que, depois de analisado a quantidade de aparelhos que vão ser fabricados com este novo material, concluíram que vão ser fabricados displays superiores a 4,8 polegadas, aumentando assim as expectativas que o próximo iPhone nos traga um visor mais amplo, com quase uma polegada a mais comparativamente às versões actuais do aparelho. Basta agora esperar para vermos o que a Apple novamente prepara.”

        • Sergio J says:

          Eu sei que diz isso no final. Mas continuo a dizer a noticia é sobre o saphira glass, que irá ser uma certeza em próximos idevices. O tamanho display é uma associação forçada

        • Nunes says:

          essa parte é pura especulação, ninguém sabe qual é o tamanho que a Apple irá escolher dado que os fornos podem fazer diferentes tamanhos!

    • Manuela says:

      O iphone tem algo util para ti, chama-se corrector ortográfico e que te ajudaria a evitar disparates como “conficções”.

      Sabes, o iphone tem o tamanho ideal. Sobre isso ninguem falou. Os samsung nem smartphones são sim pequenos tablets e para quem gosta fazem sentido, mas para quem quer ter algo no bolso da camisa o iphone está perfeito… e claro, é android-free o que ainda é melhor!

    • António says:

      Os analistas é que gostamd e inventar. Iamos te rum iphone barato, um iphone com 4.8 no ano passado etc…

      Meu no dia em que a apple fizer um desses removeis monstruosos perde toda a credibilidade que tem. eles são conhecidos por fazer coisas bonitas e “fashion”. Um telemovel de 4.8 ao ouvido não é nada disso.

      So que não ve o ppl com telemovels com mais de 4.2 ao ouvido é que pode achar que é razoável ter >>> telemoveis <<< com esse tamanho.

  10. JM says:

    Se este vidro safira os convencer a aumentar as dimensões do ecrã as vendas vão disparar, pois há um grande número de pessoas que não compra iphone devido à reduzida dimensão do ecrã dentro da gama alta. Eu poderei ser um deles.
    A única piada no meio disto é o Tim Cook tentar passar-nos a ideia de que os iphones não têm um ecrã maior porque a tecnologia ainda não lhes permitiu oferecer ecrãs maiores com garantia de excelente qualidade, a todos os níveis, aos utilizadores.
    Há excelentes grandes ecrãs no mercado, incluindo doutros dispositivos apple.

    Na minha opinião é tudo estratégia comercial que, quiçá, poderá ter resultado.

    • António says:

      é mais porque fica feio ter um desses ao ouvido e porque não dá para mexer com uma mao… Imagina estares com uma mão ocupada e queres fazer uma chamada no meio do shop? ter que usar duas maos para mexer num telemovel e fail.

      • JM says:

        Não me parece que seja esse o motivo, pois em termos ergonómicos é perfeitamente possível alguém com mãos grandes utilizar um smartphone de 5 polegadas com uma mão, mais ainda com ecrãs edge-to-edge. Mesmo admitindo que essa é a razão de fundo, poderiam ter dois modelos com ecrãs de diferentes dimensões, como a sony fez recentemente com o z1.
        Quando ao ficar feio entramos na subjetividade do gosto.

        • Nunes says:

          A questão está no movimento do dedo ao longo do comprimento do telemóvel, e não tanto na largura, para chegar a diferentes pontos do ecrã. Isso cria pior ergonomia se se quiser funcionar só com uma mão!
          Por isso faz sentido que a Apple tenha essa preocupação e tenha evitado ecrãs ainda maiores, dado que tal afecta a funcionalidade e a forma como se colocam elementos no interface gráfico. Com um ecrã maior a Apple teria de alterar o interface do teclado/predição de texto, para reduzir movimentos, por exemplo!
          Como é óbvio há quem esteja disposto a sacrificar isso por achar melhor um ecrã maior!

          • JM says:

            Bem visto.
            Na vertical é complicado. Pessoalmente preferi as vantagens do ecrã de 5, mas por hábito costumo fazer uso das duas mãos com o smartphone.

          • Nunes says:

            pois… há quem não ligue a isso e isso vê-se nas vendas com esses tamanhos
            Por isso é possível que a Apple sinta agora a necessidade de ajustar a oferta, mesmo não sendo o tamanho muito confortável

  11. Ze says:

    Olhando para as fotos do novo IPhone parece uma copia perfeita do HTC One.

  12. Bruno M. says:

    Será desta que vamos passar a ter os fanboys a adorar os iphones tamanho tijolo?

    É que quando a concorrencia lançou os phablets e os não tão phablets mas ainda com algum tamanho, os fanboys criticaram por a samsung / lg/ htc / entre outros terem tijolos.

    Ah, esperem, é a apple os tijolos já não são tijolos e o tamanho XXL já é compreensível?

    Pois… bem me parecia!

    Melhores cumprimentos a todos…

    P.S.: Tinha que desabafar…

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title="" rel=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*

Aviso: Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. A administração deste site reserva-se, desde já, no direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.