Sabia que o iOS 15.4 permite digitalizar instantaneamente texto manuscrito?
Certamente que já viu algo diferente no seu iPhone quando a câmara aponta para um local onde tem texto. Sim, de facto há novidades. Isto porque com o iOS 15.4 e iPadOS 15.4, lançados ao público na semana passada, apareceram novos recursos, entre eles a possibilidade de reconhecer e tratar texto impresso ou manuscrito.
Apesar de ter ficado um pouco fora do radar, a capacidade de digitalizar texto diretamente na app Notas é uma excelente funcionalidade pronta a usar.
Use o seu iPhone para digitalizar texto manuscrito num documento
Recentemente, a Apple partilhou um vídeo com instruções passo a passo sobre como usar o recurso Digitalizar texto. Num dispositivo com iOS 15.4 ou iPadOS 15.4, basta abrir a aplicação Notas, tocar no ícone da câmara, seguido de Digitalizar texto e, por fim, no botão inserir, assim que o texto for adicionado à nota.
O recurso também foi adicionado à app Lembretes.
Este novo recurso baseia-se na funcionalidade Texto detetável introduzida no iOS 15 e iPadOS 15.
O Texto Detetável permite que o utilizador abra a aplicação Câmara, posicione o texto em tempo real no visor, copie o texto e cole o texto numa qualquer aplicação digitalmente.
Texto detetável
- A funcionalidade Texto detetável torna interativo o texto existente em fotografias, para poder copiar e colar, procurar e traduzir em Fotografias, capturas de ecrã, Vista rápida, Safari e pré-visualizações com a Câmara (iPhone XS, iPhone XS Max, iPhone XR e modelos posteriores).
- Os detetores de dados para Texto detetável reconhecem números de telefone, endereços de e-mail, datas, moradas e outros elementos em fotografias, para poder utilizá-los diretamente.
- Disponível a partir do teclado, permitindo inserir texto diretamente do visor da câmara em qualquer campo de texto.
O iOS 15.4 e o iPadOS 15.4 introduziram vários outros recursos, incluindo a capacidade de desbloquear um iPhone 12 ou mais recente com Face ID enquanto estiver a usar uma máscara, Controlo Universal em modelos de iPad compatíveis, dezenas de novos emojis, uma nova opção de voz Siri, a capacidade de iniciar Sessões do SharePlay diretamente de aplicações compatíveis e muito mais.
Leia também:
Este artigo tem mais de um ano
Isso é importante??
Sim é. No dia a dia pode ser importante para pequenas grandes utilidades. E, como sempre, o saber não ocupa lugar 😀
o Google Lens faz o mesmo
E faz bem este serviço. Mas esta funcionalidade é nativa, assim escusa-se de instalar uma app.
O Gboard ou mais conhecido como teclado da Google, APP nativa em muito telemóvel Android já faz isso desde o verão, isto 3, já tem o Google Lens integrado para introduzir texto a partir da câmera. Não vi essa notícia aqui estranhamente. Novidades para uns, normalidade para os atentos
Não estando a desconfiar do que diz, sugiro que faça uma rápida pesquisa no Google com as palavras: Pplware, Google lens e texto. Vai surpreender-se
Filipe, o não veres, já não estranho. Mas olha que escrevemos e muito.
Abraço.
Duvido, a minha caligrafia nem o computador mais avançado consegue decifrar.
No entanto, isto é uma funcionalidade só para o Iphone XS e posteriores. Os 5 anos de atualizações acabam por se transformar quase numa mão cheia de nada passados os 3 anos.
iPhone Xs/Xr vão fazer 4 anos em setembro. No iPhone X há uma ou outra coisa que não suporta, realmente, mas mesmo assim continua a ser melhor que não receber actualização.
Uma mão cheia de nada só mesmo para quem não sabe ou não usa.
É para quem tem iPhone que não suporta pode sempre usar o Google Lens. Vantagens de ter o que melhor se faz nos dois SO’s.
Parece coisa retro-futurista. Mas alguém ainda escreve à mão?
😀 estou como tu… pouco escrevo, mas para o mundo académico, e para vários sectores do comércio/serviços, ainda é uma realidade a escrita manual.
Esperimenta. Es capaz ate de gostar