Quanto custa à Apple produzir o novo iPhone 16 Pro Max? O valor vai surpreender
A Apple criou um novo burburinho no mercado dos smartphones no dia 9 de setembro, ao apresentar a série iPhone 16. Dos vários modelos presentes, o iPhone 16 Pro Max destaca-se naturalmente, sendo o modelo mais apetecido. Agora, uma análise veio mostrar quanto custa à Apple produzir o novo iPhone 16 Pro Max e o lucro que tem. O valor surpreenderá.
Quanto custa produzir o iPhone 16 Pro Max?
Os novos modelos do iPhone 16 foram alvo de críticas e aprovação pelas suas especificações técnicas e os seus preços também geraram debates. Agora, foi revelado o custo dos componentes e da montagem do iPhone 16 Pro Max, esclarecendo quanto lucro a Apple obtém em cada unidade vendida.
Embora a Apple não tenha introduzido uma mudança significativa de design em comparação com o seu antecessor, foram feitas melhorias importantes ao resolver os problemas da série iPhone 15. Além disso, um novo botão do obturador, que não estava presente nos modelos anteriores, está agora presente neste modelo.
No caso do iPhone 16 Pro Max, o custo de fabrico foi estimado em 485 dólares pela empresa de estudos TD Cowen, o que não é muito superior ao do iPhone 15 Pro Max, que era de 453 dólares. Isto apesar do ecrã maior e da bateria maior, ou do novo botão de controlo da câmara. Há ainda o SoC A18 Pro, mais rápido que foi desenvolvido desde o início com o Apple Intelligence em mente.
Apple tem margem bruta de 59,6% em cada venda
Na verdade, os componentes mais caros do iPhone 16 Pro Max são o ecrã maior de 6,9 polegadas e o kit de câmara Tetraprism, ambos com um ligeiro aumento de preço em comparação com o iPhone 15 Pro Max. A nova tecnologia de memória LPDDR5X é também mais cara do que o antecessor, assim como a memória de armazenamento.
O novo botão sensível à pressão do Camera Control custa muito mais e esta é a menor das preocupações deste valor total. O preço destes botões no iPhone 16 Pro Max é de 19 dólares, elevando a margem bruta da Apple no seu flagship de 2024 para a impressionante marca de 59,6% em cada venda deste modelo.
No entanto, é importante salientar que este custo é baseado exclusivamente nos componentes do dispositivo. Os investimentos em investigação e desenvolvimento, os salários dos funcionários e as despesas de loja não estão incluídos neste cálculo. Por isso, a margem de lucro bruto não deve surpreender.
Preço de venda: Mais do dobro do custo!
Não há problema, os fãs pagam! Os tais que nem sabem distinguir o seu próprio telemóvel do modelo novo e que, com o mesmo telemóvel na mão, mas com uma capa diferente, já dizem que está muito mais rápido e responsivo 🙂
Os custos de desenvolvimento tambem deviam entrar nas contas, porque o equipamento não nasce sozinho.
Como foi escrito também não estão incluidos os custos de produção – design e projecto – trabalho e os custos de investimento: instalações, energia etc.
Temo que estas notícias se não lidas com cuidado levam a desinformação.
Diz-me que não percebes nada da coisa sem me dizeres que não percebes nada da coisa.
Estás a ver o preço dos componentes, a isso tens de adicionar custo de montagem e embalamento, depois ainda custo logisticos e ainda não entrate em custos de investigação e desenvolvimento. se no final a margem ficar em 30% é maravilhoso…
Não vale a pena explicar ao tiririca.
O problema dele não está no custo de produção do iPhone 16 pro. O problema dele é quem compra o equipamento, ou seja, é apenas complexo de inferioridade do tiririca…
Ainda tem outro custo, que ninguém quantifica, que é o custo de desenvolvimento do iOS, para mim o que faz a diferença do iPhone/iPad para todos os restantes.
Laboratório de desenvolvimento do IOS : ora vamos cá ver cenas que o android tem há 10 anos e como podemos copiar no IOS …
Escreveste uma silaba a mais no meu nome, das duas vezes que o escreveste.
Talvez sejam essas duas silabas, juntas, que estejam dentro da tua cabeça…
😉
No fim da tabela diz “manufacturing and other”
Antes diz “Box Content”
De nada 😉
As margens são as mesmas do Flagship da Samsung. Aliás, segundo as estimativas, a margem bruta da Samsung no S24 ultra é maior que o iPhone 16 Pro….
custos de marketing, desenvolvimento, etc… tambem conta
Qualquer empresa pode vender os seus produtos com a margem que quiser, só compra quem quer (e quem pode).
Dito isto, não devem existir utilizadores mais bem informados que aqueles que usam produtos da Apple, pois é exatamente esse conhecimento do ecossistema da Appleque os faz escolher produtos dessa empresa.
Junte-se a esses os que apenas gostam de se armar,mesmo sem poderem comprar o equipamento pronto e passam 3 a 5 anos a pagá-lo às prestações… E nem todos têm o ecossistema todo em casa…
Cada um vive a vida como quer e gasta o seu dinheiro como lhe apetecer. Nem tu estás certo nem eles estão errados, são opções pessoais. Dito isto, acredito que esses sejam as exceções, considerando o grande nível de fidelidade à marca que os clientes da Apple demonstram.
Percebes tanto de economia como eu de lagares de azeite! Coitado de quem as lê…
A ser verdade, é uma margem reduzida considerando o custo da logística, infraestrutura, margens, marketing… O lucro está no uso e fidelização por parte dos utilizadores.
Não sabendo qual é a margem média dos restantes fabricantes, acho que aqui só está o preço dos componentes, falta incluir o valor de mão de obra “a taça de arroz” e distribuição, mas uma coisa é certa, a Apple consegue fazer com que os seus clientes pagam e por algum motivo eles pagam, talvez porque fazem bons produtos.
PS, não sou cliente Apple de Iphone, tenho vários produtos Apple mas Iphone para mim não serve não gosto do SO, que para mim acaba por ser mais complicado que Android.
Eles não fazem bons produtos, fazem acreditar que fazem bons produtos. São mestres do ilusionismo. Há quem tenha a crença que os produtos da Apple não avariam.
lol. Olha outro que nunca foi dono dum equipamento da Apple a dizer asneiras.
Agora vais responder ‘Apple? quem eu? Nem dado…e bla bla bla…’
@Barão, além dos componentes, tb esta previsto uma valor para “manufactura e outros”.
Valor esse bastante acima do processador que é dos componentes mais caros.
E há outros valores seguramente, armazenamento, desenvolvimento, perdas, publicidade, garantias e por ai fora, as empresas trabalham com margens de lucro, aqueles que têm margens baixas é porque não conseguem maiores.
Olhemos para os nosso empresários, sai mais barato os Espanhóis virem cá comprar, levar para Espanha e voltar a “trazer para Portugal ” do que comprares diretamente em Portugal
Só se for o porco preto 😛
As pessoas envolvidas na engenharia e construção dos telemóveis trabalham de graça?
Estes analistas tiveram acesso à faturação da Apple para terem a certeza dos valores que apresentam? Ou estão a fazer deduções? O segredo é a alma do negócio. Continuemos deduzir.
Mas existe alguma marca, seja do que for, que não tenha pelo menos 50% de margem de lucro!?
Se existe… deverá fechar em breve 😉
Essa tabela não é bem assim… O preço real que a Apple paga pelos componentes é bem mais mais baixo, devido aos acordos que fazem com os parceiros. Depois se multiplicares os lucros pelo número de equipamentos vendidos vão ter um número astronómico que dá para pagar todos os outros custos, salários ética e ainda sobra MUITO para os investidores
Como se tu soubesses quais os acordos e os seus valores que a Apple faz e com quem. É cada iluminado que aqui aparece. 🙁
Ha produtos com margens de lucro e ninguem se importa de os pagar. Mas claro, a Apple é o demonio capitalista.
Ha produtos com margens de lucro bem maiores e ninguem se importa de os pagar. Mas claro, a Apple é o demonio capitalista. O discurso do custome
Falta o custo do software, R&D, cloud e manter o mesmo durante anos, a margem de lucro ta abaixo de 50% nos iphones.
Nem metade custa a produzir…
Bastava os fabricantes começarem a lançar uma telefone de 3 em 3 anos. É um abuso a quantidade de telefones lançados todos os anos.
É preciso saber que o custo do projecto “iPhone 16” não é o mesmo que o custo de produção de um iPhone 16. A Apple não paga tudo outra vez por cada iPhone produzido. Por acaso, a Apple paga X para publicitar o iPhone 16 do João e outro X para publicitar o iPhone da Maria?
Uma coisa é o projecto, outra coisa é o produto. O projecto é tudo aquilo que se faz para determinar as características finais do produto. O produto é resultado obtido ao montar algo seguindo as especificações finais determinadas pelo o projecto.
A notícia fala no custo de produzir um iPhone: encomendar peças com as especificações determinadas pela Apple, montar e instalar/configurar o que se tiver de instalar/configurar até estar pronto para vender ao cliente. Depois, sobre isso, a Apple adiciona uma margem de lucro para recuperar o capital investido.
hehehehe,… demais e dou os parabens a aplle da forma como cria iSheeps, deveria ser o dobro!
Tu queres é ovelhas a obedecerem-te. Complexo de inferioridade. Deixa as pessoas em paz, se te importas com elas, paga-lhes as contas.
Irónico é o facto da margem do Samsung S24 Ultra ser maior que o iPhone. Quem é a sheep aqui?
As lentes progressivas da Essilor ou Zeiss que são vendidas a 600/800€ o par, custam entre $7 e $10. E são apenas um bocado de plástico com umas camadas de químicos que fazem os tratamentos ( endurecimento, oleofóbico, hidrofóbico, etc.)
Se fizermos a comparação com o custo de produção do EV Leapmotor T03 (400~500 euros) na Polónia (fabricado numa unidade de produção da Stellantis), dá que pensar… Como é que um smartphone tem um custo de produção tão elevado como um EV?! Na minha modesta opinião, acho um exagero o que custam certos smartphones hoje em dia…
Sempre houveram telemóveis caros mas a fasquia do preço máximo subiu bastante nos últimos anos.
Ter um smartphone de 500€ já não é “premium” como há 20 anos 😀
A culpa é de quem alimenta esse mercado. Havendo procura…
Infelizmente, já estamos praticamente a bater na barreira dos 2000 euros nestes equipamentos (topo de gama)… Samsung muito perto disso também. A Apple nunca irá baixar o preço, bem pelo contrário. Porquê? Se as pessoas continuam a comprar ano após ano sem se queixarem,não vai ser a marca a dizer: “Vamos recompensar a fidelidade dos nossos clientes e dar um desconto!”…
Só compro quando bater nos 5k
Ou uso só eu e mais meia dúzia ou então se é para todos, não uso.
Fiquei com pena da Apple com tanta despesa que têm com o desenvolvimento, design, marketing, etc do Phone, não há direito, acho que na compra deveria ser norma doar mais trocos para não haver perdas! Melhor, para ser justo no próximo lançamento vamos arredondar para 2000 euros pelo sim pelo não…
Olha que não sei…
Se calhar, e é o mais provável, ainda iam ter um ganda prejuízo ao vender o ifome a 2000 euros…
É que é realmente verdade que todos os custos, empregados, água, eletricidade, almoços e jantares dos altos executivos têm de ser incluídos nos custos de produção, tal como o papel higiénico que aquela gente toda usa…
Sabes quantos funcionários eles têm?
É muito papel higiénico…
E quanto custa a pegada carbónica, dos navios que transportam as matérias primas para a china, para construir o ifome, e depois para distribui-los pelo mundo todo?
Esse custo também tem de ser incluído no preço final, caso contrario eles tem um ganda prejuízo, por isso acho que o preço justo seria á volta dos 3000 euros.
Voces sabem que a Apple e uma empresa cotada em Bolsa, ele sao obrigados a partilhar margens, custos, lucros, investimentos em R&D. Basta irem ao site deles e verem as apresentacoes de cada trimestre.
Nos produtos (inclui tudo, Mac, Iphone…), os lucro bruto da Apple e por volta de 40%. Nos Servicos e por volta de 70%.
A margem bruta é o valor do preço de venda que excede o custo de fabrico. Pelas contas, nesse modelo de iPhone, em percentagem dá cerca de 60%. Tem algum significado, mas o que conta verdadeiramente é a margem de lucro líquida. No ano fiscal de 2023 (de 1 de outubro de 2022 a 30 de setembro de 2023) foi de 25%, nada de especial.
Vai ter sempre os fãs Zé ruela inventando custo pra tentar justificar o valor que pagou…
Isso é como estar eu a montar computadores às peças onde o total dos componentes custa 250euros mas o comp0utador pronto a utilizar é vendido a 800euros.
É necessário cobrir salários, impostos, seguro, formação, etc etc etc.