PplWare Mobile

Onde está a privacidade? Estudo revela que apps do iPhone enviam dados dos utilizadores


Fonte: The Washington Post

Apaixonado por tecnologia, encontro no Pplware a forma ideal de mostrar aos outros os meus conhecimentos e de partilhar tudo o que me interessa neste intrincado universo

Destaques PPLWARE

  1. pois says:

    “ahhh e tal, tenho um iphone, tenho total privacidade”

  2. AJCS says:

    Bom dia a todos, a todas e aos outros
    Num mundo dominado pela tecnologia não faz sentido ainda andarmos aqui a falar em privacidade.

    • Rrrrrr says:

      Acho que faz tudo o sentido falarmos cada vez mais em privacidade.
      Não é por vivermos num mundo ligado a tudo pela internet, que vamos dar de barato toda a nossa informação pessoal. Como em tudo, devem haver regras e devem haver opções para aceitarmos ou não o envio dessa mesma informação.

      • AJCS says:

        Concordo, mas vejo cada vez mais a privacidade como uma utopia difícil de alcançar.
        Há serviços muito úteis que usamos diariamente mas para funcionarem necessitam de saber algo sobre nós, até um telemóvel estúpido necessita de saber um que célula estou ligado, caso contrário não encaminha as chamadas e portanto não as recebo.
        Mas é o que é….

        • Rrrrrr says:

          de acordo! por exemplo o google maps, que usa a nossa localizacao, regista os sitios onde estivemos para dar sugestoes no futuro, e que dependendo de onde estamos e usando a hora “normal” de saida do trabalho nos sugere o melhor trajecto. Sim, essa informacao é necessaria… mas é necessario essa informacao ser alojada nos servidores da google de forma “aberta” para que seja usada e abusada por eles e por 3os? acho que nao. Mas ai vem a parte do “entao e como geram dinheiro?” teria de ser a pagar pelas apps/servico. Neste momento o que é gratis é pago com a nossa privacidade.

          o que quero dizer é que ha a informacao necessaria para o bom funcionamento de determinada app.
          Depois ha a informacao que é recolhida sabe-se la porque, para depois ser vendida a outros e nos poderem catalogar/direcionar publicidade ou propaganda, ou num caso muito pior, duplicar a nossa identidade virtual.

      • Miguel Costa says:

        O problema é que as Apps dependem da utilização da pessoa e do dinheiro que obtêm da publicidade… ou ainda é dos que acredita que há por aí milhões de programadores a fazer o trabalho de borla ou que a Apple oferece 5000000 milhões a quem disponibiliza apps na store do IOS?

        • Rrrrrr says:

          acho que estás a confundir as coisas. Estás a confundir privacidade com informacao para publicidade, e estás a confundir iOS/Apple com todos os outros sistemas, mobile ou nao. Isto afecta todos os sistemas.
          Tens apps gratis e pagas. As pagas nao devem em teoria mostrar publicidade, porque já estás a pagar pelo servico.
          As que sao gratis sim, faz sentido, para daí terem dinheiro. Mas a informacao necessaria para te direcionar publicidade ou receber publicidade nao é assim tanta. Nao é preciso ter acesso as tuas fotos, registo de chamada, microfone, camera, ficheiros, e por ai fora, para receberes publicidade.
          Essa informacao extra eé que me parece o problema maior porque é usada indevidamente para ser vendida e tratada por outros e nao pela app que os recolhe… Enviar informacao necessarioa para o bom funcionamento da app, ou para te dar melhores recomendacoes faz todo o sentido. Nao faz sentido é enviar informacao que nao precisam apenas porque sim.

          mas deves ser daqueles que diz que nada tem a esconder e entao que nao tem mal 🙂

  3. Rrrrrr says:

    Obrigado pela dica!
    E adeus Spotify

  4. beluga says:

    E a própria Apple, não espia os seus utilizadores?
    Ahah, pois pois a Apple é uma santidade, basta o Tim Cook dizer que não que a gente toda acredita !!!

  5. zedoido says:

    Ora então temos presente que são justamente, algumas aplicações, que sao intrusivas para o utilizador.
    E o SO, não?
    Ops, claro que não!!!

  6. Casuístico says:

    Mais um mito em privacidade que cai. Nada novo, nisso. Não existe privacidade na internet. A grande questão é saber qual software que rouba dados mais que os outros. Saudações.

  7. Jota says:

    Já por variadíssimas vezes que a Apple “gosta” de fazer os seus clientes de estúpidos!

  8. Fulano says:

    O mais estranho é que o pplware andou durante anos a apagar comentários e a bloquear utilizadores que sempre afirmaram o óbvio.
    A Apple é como as outras empresas… utilizam os dados dos utilizadores para proveito próprio e para venda a terceiros.

    • security says:

      Ponto 1: Deves ter lido apenas o título.
      Ponto 2: Apesar de não teres desculpa, o título induz em erro e leva ao click.

      Deveria ser algo do tipo:

      “Onde está a privacidade? Estudo revela que apps externas do iPhone/iPad enviam dados dos utilizadores”

      Levam a pensar que as apps nativas do mundo do copertino é que faz esta tarefa. E sim, também o fazem, segundo eles, caso aceitem enviar os seus dados de forma anónima para eles a fim de melhorarem os seus produtos. E, segundo eles (nunca fiando), não recolhem qualquer dado que permita identificar o utilizador. Se o fazem ou não, ainda não houve provas contrárias. Era interessante realmente saber se o fazem ou não.

      • Fulano says:

        Já percebi que acreditas no Pai Natal e no Coelhinho da Páscoa…

        • Jorge Carvalho says:

          Achas que se eles o fizessem sem autorização do utilizador já não tinham chovido processos atrás de processos ? ou também vais no comboio com o Coelhinho ?
          O que eles sempre disserem é que se o utilizador disser que não ( vê-se quem nunca teve um , não viu a pergunta) eles não recolhem.
          Quando recebes/compras um novo e começas a configuração eles pergunta se podem recolher os dados anonimizados e tens a opção de dizer que não queres.

          O que este artigo trata é de apps de 3º e as pessoas tem que clicar em que aceitam que os seus dados sejam enviados. Jogos gratuitos então é mato e nem respeitem os 13 anos , mas isso é da responsabilidade de quem faz a app .

          Abc

        • Rrrrrr says:

          deviamos arranjar um nome para pessoas como tu, que apenas manda postas para o ar a ver se cola, e que nao dá repostas com conteudo… é como o pessoal que fala ame projecto medo, fake news, contos de fada… Sao mais virados para o sensacionalismo que para a razao. “Trumpismo”, “Trumpista”, “Brexiter”… é nessa onda.

  9. Samuel says:

    Usem um computador com Linux (excepto Ubuntu) para terem privacidade.

    • zedoido says:

      É melhor NÃO, podem ficar a gostar.

    • security says:

      Vai a um site qualquer nesse computador super seguro e vês onde fica a tua privacidade. Não é só o sistema operativo que te protege em termos de privacidade. Se meteres um Tor dificultas, mas é possível chegar ao endereço final.

    • Miguel Costa says:

      RTOFLLLLLLLL openware são ainda mais perigosos, pois qualquer programador sabe de 7000000 milhões de buracos que pode usar. A não ser que tenham conhecimentos para compilar uma versão, tanto dá usar Linux como Windows ou IOS.

      • Pedro Fonseca says:

        Ou então não, visto que a comunidade ajuda a responder aos problemas de segurança. Lembro-me que quando saiu o patch do Spectre e Meltdown o kernel Linux recebeu a correção horas depois. Um software closed source dependes da entidade que o produz. Que pode não lançar as correções.

  10. pic says:

    me mandam vosso email e senha se acham que privacidade ainda existe

  11. rgj says:

    Aonde andam aqueles que dizem que isto só acontece no Android?! Já sei…. Devem estar a comer uns sapos e não podem falar!!

    • Jorge Carvalho says:

      Mais um 🙂 … Estás a falar do quê ? o que é afirmado é que apps de terceiros o fazem , não o OS.
      O android que também uso esse nem pergunta se pode recolher os dados , faz logo assim que começas a configuração.
      Ou seja pagas pelo Telemovel , e ainda ofereces os teus dados… eu nada tenho a ver com quem acha que a privacidade dele não tem grande valor , mas pelo menos gostava de receber algo em troca já que sou forçado a ceder os meus dados. Algumas apps da google pelo menos são gratuitas por causa disso , agora o telemóvel custa dinheiro.
      Os Huawei ligam-se a servidores *.*:*.gov.cn porquê ?

      Abc

      Abc

      • rgj says:

        Lá sabes tu o que a Apple recolhe ou deixa de recolher!.. Também pagas e bem pelo o iPhone é nem sequer és dono por exemplo das músicas que pagas no iTunes! E se não sabes do que falo, informa-te… Portanto, o melhor é estares calado. Cumprimentos

  12. Beatriz Gosta says:

    Adeus a unica razão pela qual valia apena ter iOS

  13. ervilhoid says:

    “Apesar de não haver forma de no iOS bloquear esta recolha, a mesma pode ser minimizada com o desligar das atualizações em segundo plano. Devem ainda ativar a opção Limitar seguimento nas definições de publicidade na área de privacidade.”

    Penso que isto não tem nada a ver com a recolha de info pelas apps terceiras, mas sim da plataforma de publicidade apple,

    alguém confirma?

    • Jorge Carvalho says:

      “plataforma de publicidade apple” ; que não existe ?
      O que o artigo refere é a possibilidade do iOS bloquear certas funcionalidades no safari para que os site não consigam fazer tracking

      Abc

      • ervilhoid says:

        Abre no iOS, Privacidade -> Publicidade-> “Acercade Publicidade e Privacidade..” e lê o que lá está

        • Jorge Carvalho says:

          A informação é usada pela Apple para distribuir anúncios mais relevantes na App Store e News. Os seus dados pessoais não são cedidos a terceiros.

          • ervilhoid says:

            Refere lá Plataforma de publicidade da Apple

            E o ponto principal que quis dizer é que a dica aqui referida não tem nada a ver com a informação recolhida pelas apps terceiras mas sim pela Apple

    • Fixo says:

      Já agora, do que se está a falar é das apps usar indevidamente a permissão “atualizar em segundo plano” indevidamente.
      Resolve-se facilmente. Em Definições > Geral > Atualizar em segundo plano:
      – Desativar para todas as apps
      – Ou desativar para casa app.

      O que a Apple pode fazer é:
      – Obrigar cada app que use o “atualizar em segundo plano” z< pedir a permissão durante a instalação.
      – Se a app diz que não usa essa funcionalidade mas afinal a usa retirar-la da App Store.
      P.S. Só se está a falar de tracking para efeitos de publicidade. nada mais.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title="" rel=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*

Aviso: Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. A administração deste site reserva-se, desde já, no direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.