Novas funcionalidades do iOS 8 inspiradas no Android
Se no passado a Apple tinha o ónus da inovação no segmento dos dispositivos móveis, actualmente a grandeza do mundo Android impera e obriga a Apple a redesenhar as suas políticas de "novidades" no iOS. Não é de estranhar neste segmento, até porque os seus "rivais" cresceram recorrendo a esta técnica: observar o sucesso, renomear e adaptar.
Depois de tanta pressão feita pelos utilizadores iOS, a Apple teve mesmo de introduzir funcionalidades que o Android, por exemplo, tem há muito tempo e que são muito úteis para o dia-a-dia. Vamos conhecer estas funcionalidades que poderão tornar o iOS 8 no melhor e mais completo sistema operativo do mercado mobile.
Se no passado todos foram atrás da Apple, agora a Apple tem necessidade de olhar para o lado e ver o que os outros têm que faz falta ao iOS. Estas 6 funcionalidades, embora algumas existentes nos repositórios Cydia, fazem parte do sistema nativo do Android.
Teclado com previsão de texto e suporte para teclados de terceiros
Esta era uma das funcionalidades mais pedidas pelos utilizadores do iOS. Se no início da utilização dos sistemas operativos mobile o teclado que a Apple possui (o mais preciso do mercado) chegava, com a actual conjuntura de serviços e apps sobre o ecrã este teclado nativo está já deficitário. É escasso, na verdade está mais que provado que "um tamanho não serve a todos".
Como pudemos ver na apresentação, é já uma certeza que neste campo a Apple foi buscar as melhores funcionalidades para projectar no iOS 8 uma solução variada de teclados mas ocupando a qualidade que actualmente o teclado da Apple tem. Foi visto um mockup com o Swype e de certeza que o teclado SwiftKey deve já estar em preparação dentro do novo iOS. Mas há a preocupação da segurança!
“Full access allows the developer to transmit anything you type, including things you have previously typed with this keyboard. This could include sensitive information such as your credit card number or street address.”
É de salientar que a introdução dos teclados traz problemas de outra ordem, a segurança. É um dos pontos que tem levado a Apple a não disponibilizar o acesso de teclados de terceiros, ao seu sistema. Cada teclado se não for devidamente controlado, pode gravar e enviar a terceiros o que o utilizador digita, como por exemplo as suas palavras-passe bancárias, entre outra informação sensível. Ora, ao abrir o acesso a teclados de terceiros, a Apple mantém a convicção que não haverá saída de qualquer informação do próprio sistema, mas deixa essa advertência, como vimos na keynote de segunda-feira passada.
Opções de Partilha
Era e é um recurso imensamente aclamado pelos utilizadores. O podermos partilhar conteúdos para um números elevado de serviços, tal como podem desde há muito tempo os utilizadores Android, permite uma experiência de utilização mais rica a rapidez de utilização do próprio dispositivo.
Sem dúvida que, na keynote, esta foi das novidades mais audíveis na multidão que assistia ao evento, as reacções são o espelho da importância desta porta de oportunidades.
Siri sempre à escuta
Este é também um "piscar de olhos" à concorrência. Embora só o Motorola Moto X tenha esta funcionalidade, contudo é possível em qualquer dispositivo Snapdragon 800. A Apple matou assim a lacuna de ter nos assistentes pessoais uma acção pro-activa, em vez de reactiva ao comando por voz.
Mas a Apple foi ainda mais à frente, pois o Siri destacou-se do Google Now em funcionalidades muito úteis, como o identificar uma música, função potenciada pelo serviço Shazam. Esta nova acção "Hey Siri" apenas funciona, tal como está referido nas definições, com o iPhone ligado à corrente eléctrica.
PS: Na versão iOS 8 beta 1 que estamos já testar, esta funcionalidade ainda tem alguns bugs. Quando estiver numa versão final, esperamos que esteja mais estável. Teremos também mais 22 idiomas (esperamos que um deles seja o português).
A Google anunciou que esta funcionalidade, o "Ok Google", estará em breve disponível no Google Search em qualquer dispositivo Android. Boa resposta.
Botão de acção nas notificações
Este é um aspecto que as marcas estão constantemente a melhorar, isto porque cada vez mais temos aplicações e serviços que requerem a nossa atenção e quanto mais eficazes forem as notificações menos tempo o utilizador perde atrás das várias informações disparadas pelas apps.
Vimos isso claramente no Android, até porque era um sistema muito pobre em termos de notificações, ainda hoje é muito completo mas ainda um pouco "feio". Não é uma área muito fácil de trabalhar, vimos que a Google na versão Android 4.0 (Ice Cream Sandwich) deu passos largos para trás e só melhorou mesmo o sistema na versão Android 4.3 Jelly Bean.
A Apple não mexe muito, acrescenta funcionalidades ao Centro de Notificações, modelo que melhorou no iOS 5, pois não pode cair na tentação de ser intrusiva demais no ecrã, onde a organização desse ecrã é uma das chaves mestras do seu sistema, nem pode ser minimalista ao ponto do utilizador não ver proveito algum nessas notificações. O acrescentar um botão de acção, que permite por exemplo responder logo a partir da notificação ao emissor da mensagem, vai um pouco ao encontro da dinâmica que a Google incluiu no seu sistema, tornando-o mais veloz.
Consumo de energia da bateria por aplicação
Este é mais um daqueles "mimos" que a Apple colocou nas definições do iOS 8. No iOS 7 tinha colocado o "peso" por aplicação e conteúdo dentro do sistema, nomeadamente quanto é que ocupavam. Agora e de maior importância, permite que o utilizador saiba quais são as aplicações que mais consomem energia à bateria e qual gasta mais no seu funcionamento.
Esta é outra das funcionalidades que os utilizadores Android se podiam gabar de ter, mas agora já não são os únicos. Se faz falta? Eu diria que faz muito mais que outras informações anteriormente colocadas. Esta informação, se bem gerida, poderá ser extremamente útil.
Vamos imaginar que temos uma aplicação que usamos quando fazemos desporto que numa carga completa da bateria consumiu cerca de 50% dessa energia. Podemos remover essa e substituir por outra que tenha um melhor desempenho e menor impacto na autonomia da bateria.
Widgets
Este assunto nem sei bem se pode dizer que é uma inspiração no sistema operativo Android. Isto porque já em 2007, Steve Jobs, anunciava o iPhone e acrescentava essa possibilidade, esse "nome" a determinadas funções.
Deixo-vos o vídeo de Keynote de 2007 para perceberem o que realmente apareceu no iPhone OS e que mais tarde apareceu no Android com outra roupagem. Não se trata de cópia ou usurpação de funcionalidades, são inclusões de módulos que embora tenham o mesmo nome, são estruturalmente diferentes, assim como os Widgets agora a aparecer no iOS 8 o serão.
Nesta altura, os Widgets são bem mais elaborados, mais abrangentes e polivalentes. Estas características, a meu ver, são o que a Apple puxou ou puxará para o iOS 8 inspirado no Android.
Os Widgets da Apple não serão colocados no ecrã principal, não, isso não faz muito sentido visto o iOS ser muito rápido a abrir as aplicações ou os serviços, mas poderá fazer sentido colocar dentro do Centro de Notificações e foi esse o desafio feito pela Apple aos developers.
Em resumo...
De muitas novidades apresentadas, a Apple conseguiu trazer novamente o iOS para a modernidade, incluindo inovações e algumas funcionalidades que são muito utilizadas no Android. Facto que "forçou" a Apple a ouvir e aceitar os pedidos dos seus utilizadores.
Agora o iOS 8, com estas inspirações e com muitas novidades em conjunto com um iPhone ou iPad desenhado à medida, com um conjunto de serviços novos e outros já muito optimizados, com uma interacção maior com o OS X, no mais poderoso sistema operativo móvel. Ainda não será o mais flexível e não terá a tal "abertura e liberdade" que o Android ainda goza, mas tem outros pergaminhos, como a segurança e a permanente actualização dos seus dispositivos móveis do passado. Este novo iOS 8 irá ainda dar suporte ao iPhone 4S e ao iPad 2!
Há depois muitas novidades que a Apple foi "buscar" ao seu repositório favorito, o Cydia, e muitas mais que já existiam nas apps que povoam a App Store tal como já referimos aqui.
Mais uma vez vemos que o mercado dos 3 principais sistemas operativos móveis se aproxima, vemos que as plataformas partilham necessidades e oferecem soluções muito parecidas e que, não havendo uma cópia, todas se inspiram nas concorrentes, adaptando à sua realidade e oferecendo serviços nativos com mais qualidade.
Este artigo tem mais de um ano
O que Pplware, não podem escrever este tipo de coisas! Depois o Nelson fica todo irritado, LOOOOOOOOOOOOOL
😀 há tantos Nelsons por aí… uns de um lado, outros de outro. Mas há duas pessoas, que além de se debaterem, trazem muitos argumentos à discussão, isso é muito proveitoso. Outros são apenas “treinadores de bancada” mandam o bitaite, chamam outros de funboys ou fandroids e batem palminha… 😀
Há mais que duas pessoas com bons argumentos por aqui, e tem havido alguns esclarecimentos em sobre Android e Windows Phone bem proveitosos. Pena o Blackberry estar em tamanha “decadência”.
Rui, sem dúvida, disse duas (dois tipos) uns de um lado e outros de outro. Mas são pessoas que trazem argumentos a essas plataformas.
Há o Nelson, mas o Nelson defende a sua opinião… não é como os “prós” dos blog’s da Samsung, e os “prós” do YouTube, que defendem o seu cheque ao fim do mês.
Ooops…
Saber argumentar, com qualidade e conhecimento, não está ao alcance de todos, por isso há umas pessoas que sabem argumentar e dá gosto ler oq ue escrevem.
Quando os trolls não conseguem argumentar… insultam, inventam, desvalorizam e trocam de nick, por isso devemos sempre valorizar os espaços de discussão e trazer informação válida. Ignorar os trolls não é fácil (haja paciência) mas devemos conseguir fazer isso. Eles acabam por, ou instruir-se e passar a trazer argumentos válidos aos assunto em discussão ou deixam, de comentar. 😉
Vocês podiam passar para disquss…
Sempre era mais trabalhoso que mudar de nick…
Já agora, falta o verbo “is”, o que tu tens é “Android ele o melhor”.
A sério?
mentira. Não existe verbo “is”. 😉
Eu sei, esqueci-me foi da vírgula 😉
Na pratica o que ele escreveu foi uma referência a algo mas faltou-lhe o “is” tal como “It is” ou abreviado “It’s”, relativo ao verbo “to be”.
Fica desculpado tal foi a pressa de responder em 1º e querer dizer que o Android é o melhor.
Estão todos errados!!!11 Ele devia SUBSTITUIR “it” por “is” e não acrescentar, construindo “Android is the best”.
“Android it’s the best” é errado, pelo menos sem uma pausa “retórica” entre “Android” e “it’s”, como reticências – “Android… It’s the best.”
Recomendo-te estudar um pouco mais de inglês ou em ultima análise perguntar a um inglês.
Na verdade rui, pode ser “Android it’s/it is the best” ou “Android is the best”. São poucas as excepções no inglês que podemos omitir pronomes. Mas neste caso, ‘Android’ é uma coisa abstrata (SO) e como estamos dentro do assunto, faz sentido dizer “Android is the best”.
@ Rui
o que o Pedro diz está correcto. Para fazeres uma construção dessas requer uma pausa entre
“Android” e “it’s”
Ah sim, falta a tal pausa. Ficava “Android, it’s the best” como “Android” fosse o vocativo.
Porque se não houver pausa em português soa assim: “Android ele é o melhor.” Soa melhor ser: “Android é o melhor” Sem o “ele” que neste caso estão a falar do “it” que refere a “ele/ela” para coisas.
exacto… O pronome pessoal existe para substituir o sujeito, por isso não faz qualquer sentido ter o pronome logo a seguir ao sujeito, sem uma pausa.
@Nunes e int3, antes de escrever, confirmei aqui com ingleses a minha ideia para não escrever asneira. O que eu disse está correcto:
“faltou-lhe o “is” tal como “It is” ou abreviado “It’s”, relativo ao verbo “to be””
Estão todos errados.
É
“ANDROID IS THE WORST. PLATFORM. EVER”
LOLOL, Nelson, partiste a loiça!
TU É QUE TENS RAZÃO!!!!!
@ Rui
a razão que vejo para os Ingleses não te terem corrigido é por teres usado maiúscula no “It”, o que implica início de nova frase.
Gramaticalmente não se usa pronomes pessoais logo a seguir ao sujeito que é representado pelo pronome, só se houver uma pausa.
Há outras situações em que é possível usar um a seguir ao outro, mas aí o nome já não é o sujeito, e o pronome representa outra coisa.
Ingleses britânicos não sei, mas pelo menos os americanos, no geral, percebem menos de inglês do que eu.
+1 lol
Parem com a porcaria de acusar de plágio. As empresas procuram satisfazer os clientes, e se os clientes estão satisfeitos com determindadas opções de determinados aparelhos deviam de estar no total direito de fazerem o que quiserem com isso sem andar a ouvir bocas.
É á conta disto que as coisas estão a evoluir, as marcas querem fazer melhor com o que já têm, não interessa quem inventou ou usou primeiro, o que interessa é quem me consegue proporcionar o melhor aparelho possivel a meu ver.
Ora nem mais…
Se alguma dessas funcionalidades fosse inventada pela Google, de certeza que patentearam isso, e se a Apple vai pôr no iOS, é porque a Apple e a Google chegaram a um acordo mútuo.
Senão… metam a Apple em tribunal… 😀
A google que eu saiba não meteu ninguém em tribunal por usar as usas ideias.
anyway na mesma maneira que a google copiou cenas da apple, do outro lado fizeram o mesmo, contudo noto que aos poucos a IOS esta a perder terreno para a concorrência android, notava bem mais a diferença do ios para o android 2.3 do que agora, alias corrige me se estou errado, coisas bombásticas e inovadoras, ja a bastante tempo que a meu ver nao o faz, nao sei se deve a morte do génio steve jobs. atenção estou a falar no sector dos smartphones, e não de pcs, windows 8 foi uma m* para mim.
Agora uma coisa e verdade, android e ios tao taco a taco, e nao me venham com historias de lag pois apesar do android ter de emular as apps com a versao 4.4 e um high end e tao ou mais rapido que o iphone, dependendo da tarefa.
Para terminar, tal como a apple como a google tem apps mto boas, e um bucado “mehh” nao poder ter tantos serviços da apple no android, como a ios tem serviços google.
Airdrop, iBeacon, HandOff, são alguns exemplos de coisas que ainda não vi do lado do Android, e são bastante inovadoras e funcionais.
Bombástico depende da tua noção, já que não vejo nada no Android que seja mais bombástico do que aquilo que vai aparecendo no iOS, há alguns anos.
Ser bombástico é subjectivo. Eu enquanto usei iPhone sempre o tive jailbreak’d porque o iOS em si e por si só é-me inútil, necessitava de ter outras coisas que me obrigavam a ter de fazer jailbreak ao equipamento (como ter vpn na altura, um exemplo que me era completamente obrigatório ter, de entre muitos). Já no Android não tenho essa necessidade.
É como dizes: depende da tua “noção”, mas principalmente depende da tua necessidade face ao equipamento e ao uso que lhe dás.
Verdade seja dita, nas funcionalidades airdrop se calhar tenho no Android o Android Beam desde 2011 (ou é 2010?).
iBeacon, nas funcionalidades de pagamentos tens a tecnologia NFC no google wallet (creio eu, mas não tenho a certeza pois não existe em Portugal). Já em termos de position-aware, já não sei.
HandOff, desde que nas apps da google (gmail, chrome e estando logado com a mesma conta) é desde sempre de uma forma ou de outra. Estou na navegar, vejo os devices sincronizados e escolho a tab que quero do outro device. No gmail o email é draft logo está acessível as is. No entanto isto é semelhante ao que já existia no iCloud Tabs (no entanto este era mais recente do que o que referi no chrome ou gmail), só que expande essas funcionalidades a mais apps, ficando aqui a lista de apps onde essa feature existirá: Mail, Safari, Pages, Numbers, Keynote, Maps, Messages, Reminders, Contacts e Calendar.
Dessa lista somente o Safari, Maps, Messages e Mail não são da lista de produtos de produtividade, à semelhança do existente no google drive e com funcionalidade identica. No message tens o hangout, que grava o histórico de mensagens e é acessivel em qualquer device logado com essa conta. Maps é onde tenho dúvida e duvido que isso aconteça em Android. O interessante é a API que foi desenvolvida, não a funcionalidade pois isso surgiu primeiro em Android, que permitirá o acesso a outras apps non-apple.
Mas é como eu disse: depende imenso do uso e necessidades. Tu podes não ver nada bombástico, no entanto a Apple tem vindo a implementar features existentes no Android há já uns anos, logo a Apple até vê algo bombástico nisso e útil para os utilizadores, ao ponto de ser interessante pelo valor que gera. E acho bem que o faça, ficamos todos a ganhar com isso.
Grande pergaminho! Esqueceste-te só de falar sobre as novidades que não têm correspondente Apple, com o Chromecast (chegou agora ao nosso país).
@ Pedro
O correspondente do Chromecast é o Airplay. A correspondência não é perfeita pois ambos tb fazem coisas que o outro não faz, com vantagens e desvantagens.
O chromecast tem a vantagem de mostrar uma maior variedade de conteúdos directamente da internet, sem passar pelo telemóvel – o Airplay/AppleTV permite o mesmo para conteúdos de contas dos utilizadores.
O Airplay tem a vantagem na qualidade e variedade do streaming a partir do iPhone/iPad, duplicação do ecrã, etc!
O que é que o Chromecast faz, que o AirPlay não faz…
Enfim, é o que eu digo…
@ Daniel
A necessidade que possas ter, não diz por si se uma determinada inovação é bombástica, pois na minha perspectiva bombástico tem mais a ver com a inovação seguir um caminho inesperado, não óbvio na altura e que mostre bastante trabalho por detrás, com grau relativamente elevado em termos usabilidade. Não é um adjectivo que se atire frequentemente.
Quanto ao resto dos teus pontos, desculpa mas o que apontas são alternativas que não chegam sequer perto ao que obténs com os itens que mencionei, em grau de funcionalidade. E nada disso nega o facto de a Apple ter apresentado inovações, bastante significativas, que não encontras no Android igual.
O Android Beam é NFC+Bluetooth, obriga-te a andar atrás de cada aparelho para emparelhar, enquanto no AirDrop podes enviar à distância por Wi-Fi para mais do que um aparelho, sem ter que andar atrás deles.
Pagamentos por NFC??? O que é que isso tem de comparável à variedade de soluções que a tecnologia iBeacon permite?
As soluções que indicas da Google ficam longe do que consegues com o HandOff, e não se estendem ao resto das aplicações no Android. Aliás o que tu estás a falar é basicamente o que já era possível no iOS com as aplicações que usam o iCloud.
O Handoff permite-te continuar a fazer a tarefa sem ter que pensar no que fazer para transitar entre aparelhos, sem ter que ir atrás duma aplicação e navegar por algum menu para chegar ao mesmo ponto manualmente! E não se limita às aplicações que indicas, já que existem APIs que qualquer aplicação pode usar para fazer isto.
“a funcionalidade pois isso surgiu primeiro em Android”
onde é que tu vês Androids a terem a noção de existência de outros aparelhos por perto e a enviar-lhes uma indicação do que estão a fazer naquele momento para só teres que clicar num botão e continuar no mesmo ponto no outro aparelho?
“logo a Apple até vê algo bombástico nisso” parece usas bombástico para tudo, já que a palavra correcta, para mim, seria inovador/inovação
Inovação tem pouca relação com adopção ou mediatização, não confundas os dois. Existem imensas inovações tecnológicas que simplesmente apareceram demasiado cedo no tempo, e a própria Apple já sofreu disso (basta lembrar o Newton, mas outros houve). Olha algo “bombástico” e que segundo estatísticas é usado aquém do esperado: Siri. Mas podia explicar-te semânticamente o que “bombástico” quer dizer, mas devia ter ficado bem claro quando coloquei junto o “é subjectivo”.
Quanto ao resto, aconselho-te a leres muito bem o que escrevi ou nem sequer colocavas as questões que colocaste. Respira, pára para um café (se calhar melhor um descafeinado), relê com calma e depois vê bem o que escreveste. Só para dar um exemplo: eu escrevi explicitamente o que android já fazia relativamente a iBeacon e deixei bem claro que tudo o resto desconhecia…
Por vezes o ódio é cego, ou será antes o amor à marca?
@ Daniel
“Inovação tem pouca relação com adopção ou mediatização, não confundas os dois. ”
não faço ideia donde é que vem isso que estás a dizer. Em lado algum relacionei adopção e mediatização com a definição de inovação! Aliás tal seria uma contradição profunda com o que tinha dito anteriormente, ao considerar inovador coisas que ainda não estão em uso alargado.
Quanto ao resto, tb te posso aconselhar a ler o que escrevi, já que pelos vistos não entendeste o meu primeiro comentário de todos, a apresentar exemplos de como a Apple tem inovado, pondo em causa a ideia do Marco sobre a Apple não inovar ou estar a perder terreno!
Por isso, como é lógico, rebati os teus pontos, demonstrando que os teus exemplos não são iguais ao que a Apple desenvolveu, ficando atrás em funcionalidade.
Percebeste?
“A google que eu saiba não meteu ninguém em tribunal por usar as usas ideias.”
A Google comprou a Motorla, e a primeira coisa que fez, foi processar a Apple.
E também já processou a BT…
http://www.wired.co.uk/news/archive/2013-02/15/google-patent-suit-bt
Na verdade, a Google não processa quase ninguém, porque é nova demais, e infringe as patentes de quase toda a gente…
Gostava de ter visto este tipo de comentários quando foi ao contrário. Mas concordo quem está a frente da concorrência vai ser sempre a base de inspiração de todos.
Quero ver este tipo de comentários, quando a Google vier anunciar o “nearby”, a nova funcionalidade do Android…
O que é o Nearby?
https://developer.apple.com/library/ios/documentation/MultipeerConnectivity/Reference/MultipeerConnectivityFramework/Introduction/Introduction.html
http://www.wired.com/2014/03/apple-multipeer-connectivity/
Foi preciso tanto tempo para chegarem a esta conclusão?
Hahaha…Não, tu já lá andavas, foi só para “exercitar” 😉
Aliás, fui agora ao Sr. Google e…
“Dynamic Data Exchange was first introduced in 1987 with the release of Windows 2.0 as a method of interprocess communication so that one program could communicate with or control another program”
Portanto o Windows suporta comunicação entre programas desde antes sequer o NeXTSTEP existir.
Estão todas mal, excepto a da bateria
Já existiam todas no OSX antes sequer do Android ser inventado, algumas, do NeXTSTEP, antes sequer de a Google ser uma ideia!
Teclado com previsão de texto e suporte para teclados de terceiros
Pois, o primeiro teclado com autocorrect, foi o do primeiro iPhone, a única coisa “copiada” é a interface, e não apareceu no Android, apareceu numa App para Android, chamada Swift Key.
Opções de Partilha
Isto já existia muito antes no OSX/NeXTSTEP, chama-se drag&drop.
Quem usa Windows, não sabe, mas por exemplo, no OSX:
https://www.youtube.com/watch?v=7YKylc9wpN4
Siri Sempre à Escuta
Essa é engraçada… quem é que apareceu com os assistentes pessoais?
O iOS 3.0, de 2009, já tinha comandos de voz
O MacOS, já no System 7, já tinha uma assistente de comandos de voz!
Botão de acção nas notificações
Isso já existia no OSX Mavericks lançado no ano passado, ya, o Android tem “mini-aplicações” que se abrem quando se carrega numa notificação, mas não têm acções na própria notificação.
Widgets
Antes do Android sequer existir…
http://youtu.be/STuhwRwRqD4?t=31m48s
E isto nem é a introdução dos Widgets no OSX!
Entre muitas mais outras coisas que originaram no OSX e iOS, e depois a concorrência copiou!
Mas é claro, para a maioria dos comentadores daqui, a vida originou quando saiu o Android… e como não sabem de mais nada para além do Windows… pronto…
“ya, o Android tem “mini-aplicações” que se abrem quando se carrega numa notificação, mas não têm acções na própria notificação.”
Isso não é verdade. As notificações em Android têm ações, a título de exemplo: pausar, avançar e recuar na playlist ou botões para responder ou chamar quando se recebe uma SMS.
As notificações que aparecem no topo do ecrã? tinha a ideia que o Android original não tinha isso.
Sim. Desde do 4.1, se não estou em erro.
ok! obrigado pela informação
LOL…
“As notificações em Android têm ações, a título de exemplo: pausar, avançar e recuar na playlist”
Tu de certeza nunca usaste iOS, porque isso está implementado system-wide desde o iOS 1.0, onde nem haviam app’s!
Para qualquer aplicação do iOS, podes pausar, continuar, ffwd/rwd, avançar/recuar na playlist.
Tudo no mesmo controlo de sistema…
Contudo nas notificações android, isso não faz na própria notificação, abre uma “janelinha” para isso.
E por exemplo, no hangouts, não permite isso…
Nelson eu sei do que estou a falar. Não abre “janelinha” nenhuma. -.-
Uso iOS desde o primeiro iPhone. Lembraste da primeira que fizeram jailbreak e se descobriu que era baseado no OS X 10.4 a correr em modo single user? Eu lembro-me…
Ora mostra lá um screen…
http://bit.ly/1pVgm8E
@ Miguel
os exemplos que aparecem são todos no centro de notificações.
Tb é possível o mesmo na barra que aparece no topo ao receberes a notificação?
Lá está, @Miguel… não tem nenhum com notificações interativas… têm botões, que depois vão abrir uma janelinha, mas não dão para escrever lá o texto…
Eu sou utilizador Android, sei o que falo… sei bem como é… também só funciona uma vez ou outra, mas se aparecer um pop-up, por exemplo, tens de deixar passar, depois abrir as notificações, e carregar nos botões, para abrir a janelinha, e escreveres…
Compara isso com o que tens no iOS 8: aparece o pop-up, deslizas, e escreves.
Nelson, é inegável a pressão feita pelos utilizadores e por isso é que lhe chamei inspiração, pois algumas funcionalidades do Android agora presentes no iOS 8 foram retiradas do Cydia, por isso referi “inspiração”, porque na verdade quem tem trabalhado essas funcionalidades e também as tem evoluído… é o Android.
Eles têm de fazer alguma coisa, não?
Como a cena da bateria, e a cena dos dados por aplicação, especialmente a última, que achei muito úteis no Android…
Mas por exemplo, o teclado… o do Android é bastante mau, até tanto que eu comprei o Swiftkey para o meu android (acho que 3,50€), no iPhone, não quero saber, escrevo mais rápido como está no iOS7, mas no iPad, fazia-me diferença…
Também o Android roubou muita coisa a outros OS’s, especialmente da Microsoft, e o pior de tudo, é que ainda dizem que os outros andaram a roubar!
Por exemplo, a barra de notificações, se pensarmos bem, é um original do Windows XP, a system tray, que esconde os ícones que não têm notificações, mostra os ícones com “balões” (notificações), mostra os balões que podem ter acções, e tem a possibilidade de expandir ou apenas mostrar aquilo que é essencial para nós…
A única diferença para o Android, é que no Android, a barra de notificações é vertical, e está no topo, no Windows, está em baixo, e é horizontal!
Mas o desafio é colocar as funcionalidades num ecrã pequeno e funcionarem através de toque e gestos, mantendo uma boa user experiente e não podes negar que o Android enfrentou muito bem esses desafios.
Blablabla, mas eu só quero um teclado com suporte para português e que não me corrija quando estou certo… é irritante.
Mas tu não vais ter iOS 8 no teu Android…
@Pedro, what?
Se alguém é de venerar nisso, é a Apple…
O android sempre teve uma interface de porcaria, até terem contratado o gajo do webOS…
Ainda hoje, não digo de porcaria, mas digo feia e na maioria das app’s, inconsistente…
Enquanto olha o iOS, nem um ano depois, e a maioria das app’s já se encontravam radicalmente redesenhadas…
Sabes como é, é como diz o Balmer da MS: “developers, developers, developers, developers… developers, developers, developers, developers… developers, developers, developers, developers… ”
Lol
Sim a Apple também é de venerar no caso das funcionalidades que incorporou primeiro, mas estamos a falar naquelas que mencionaste que já existiam em SOs de desktop e que o Android incorporou. Sim, a Play Store cresceu demasiado depressa numa altura em que ainda não existiam padrões de design no Android (a interface era bastante feia, lembrando o Java Swing), mas agora penso que está num balanço perfeito entre funcionalidade, simplicidade e elegância. E os developers cada vez mais seguem as guidelines de design do Android porque de outra forma perdem para a concorrência. Tudo isto se chama de amadurecimento do ecossistema. A Apple forçou esse amadurecimento na App Store com políticas rígidas de design e pensonque fez muito bem. Se a Google tivesse ido pelo mesmo caminho, penso que não conseguiria acompanhar e, a meu ver, tomou a decisão correcta.
E OS WIDGETS FORAM COPIADOS DO MAC OS X, O WINDOWS COPIOU COM O WINDOWS VISTA E O ANDROID COPIOU SEI LA QUANDO, SE NÃO SABEM, CALAM-SE
Eu já tive IOS, Android e agora tenho um BB OS10.
O único sistema que vi com notificações com acções no topo do ecrã, foi mesmo o ultimo BB OS10. Agora só falta copiar o BB Hub 🙂
Eu acho sinceramente, que todas os sistemas devem de implementar todas as boas features. Não vale a pena dizer quem fez primeiro, porque todos nós queremos ter boas features. Independentemente do sistema que utilizamos.
A preferencia por uma plataforma ou outra é uma questão de gosto. E esse não se discute 🙂
Mas por experiência própria, Android sofre de um grande problema! Os fabricantes de hardware estão apenas interessados em vender dispositivos. Se queres uma versão nova do Android tens 3 hipóteses:
1: É um nexus,
2: És atrevido e instalas uma rom alternativa se o fabricante não te impedir de alguma forma
3: Compras um novo
Então mas se apple já tinha isso tudo há tanto tempo porque é que só agora as implementa? Será que são tão visionários que nem sabem reutilizar o que eles próprios fizeram, e tem de ver os outras a recriar para depois “copiar”?
Essa coisa do drag&drop já dá para fazer no Windows desde pelo menos o Windows 3.0.
É verdade que o NeXTSTEP é anterior (o Windows 3 foi lançado em maio de 1990 e o NeXTSTEP em setembro de 1989) mas a diferença é curta demais para a Microsoft não estar já a trabalhar nisso quando o NeXTSTEP saiu.
Além disso, sejamos realistas, o NeXTSTEP foi um fiasco do ponto de vista comercial, apesar dos computadores serem de babar, do género “shut up and take my money”, só que tinham um preço astronómico e, para variar, tinham um problema de falta de aplicações (bem que se diz que a história tende a repetir-se…) e por isso a versão do drag&drop que toda a gente conhece é a do Windows.
E o modelo apresentado para o iOS 8 é, pelo menos funcionalmente, parecido com o do Windows 8 ou o do Android. Quanto a isso não há volta a dar.
O drag&drop é uma invenção da Apple, introduzida no Mac ou no Lisa (não sei qual deles), em 83 ou 84. Mas isso é uma acção gráfica dum conjunto de diferentes processos possíveis, sendo complicado associar a esta questão de partilha pois não é exclusivo a isso.
O que tu vês nas imagens é parecido ao que o próprio iOS já faz há algumas versões. A novidade são as novas formas de comunicar entre aplicações, mais alargadas, que se aproximam do que o que o Android faz, mas tb vai além, pois passa a ser possível realizar tarefas sempre dentro da mesma aplicação, usando processos partilhados por outras aplicações, em vez de mera partilha de dados para realizar a tarefa noutra aplicação.
já agora o comentário relativamente às aplicações no NextStep! Este sistema foi desenhado tendo em mente principalmente workstations, e era Unix, de modo que no mundo em que competia, o entrave não seriam as aplicações.
O sistema vinha com ferramentas bastante poderosas para a altura, para a produção de software. Foi neste sistema que foi desenvolvido o primeiro browser e servidor da Web!
“Essa coisa do drag&drop já dá para fazer no Windows desde pelo menos o Windows 3.0.”
Não dá bem… No Win3, muito menos de aplicação para aplicação
Porque o OSX é baseado no NeXTSTEP:
http://youtu.be/fmBgpLDNVsU?t=12m50s
O Windows 3.1 até tinha uma coisa boa, o OLE, mas foi deixado para trás…
O problema dos NeXTSTEP, é que os seus clientes preferiram a Sun, que estava mais instalada, e não o preço, que era comprável à Sun.
Depois também os PC’s X86 começaram a ser bastante bons para o que custavam, o mercado das Workstations UNIX era pequeno.
Quanto ao modelo do iOS 8 ser parecido com o do Win8/Android? LOL! Mas dizes isso por causa de quê? Interface? É que uma coisa é a interface, outra coisa é a funcionalidade…
E depois ainda à quem diga que os iPhones é q são os melhores smartphones. Impressionante.
Isso são, não tenhas a menor dúvida, o seu hardware, o seu sistema operativo, serviços e apps são superiores à concorrência. Chama-se ecossistema e mais nenhuma marca o tem.
Tanto é que a Samsung está a “virar” ao Tizen, o seu sistema operativo, de forma a perseguir o trajecto da Apple. O mesmo está a fazer a Microsoft. Está a desenvolver hardware, coisa que nunca o havia feito, de forma a oferecer o “pack” completo.
A própria Google que se lançou no mundo do hardware com a Motorola e com a linha NEXUS (embora com fabrico de terceiros) mas juntando o Chromebook, as play store que vem na perseguição do que a Apple fez com a app store… todos esses… estão atrás do trajecto da Apple.
Tudo para te dizer que os iPhones são claramente os melhores smartphones do mercado, em toda a sua vasta oferta 😉
Vitor, e deixares de ser fanboy da apple?
Pensei que irias colocar algo inteligente. Como me pude enganar caramba!!!
quando sais-te da escola também te deram um saco de palavras”fanboy” para usar na internet?!… foi?….
LOL
Dicionário pplware:
fanboy – cliente satisfeito, que partilha as suas experiências e opiniões.
Concordo com tudo. A maioria dos criticam a Apple e os iPhones certamente que não os tiveram em mão mais de 5 minutos.
No iphone é tudo muito mais harmonioso. É o tal Ecossistema.
E lá vem o Nelson dizer que não, que o Steve Jobs já tinha pensado nisto à 30 anos atrás e por isso não é inspirado no android
É a evolução do mercado, assim como vemos nos tablets. Todos se inspiraram na Apple, todos sem exceção.
O mesmo aconteceu com o iPhone. Quando este nasceu, algo que ainda não existia, todos foram atrás, depois, pela quantidade, mais recentemente pela qualidade… estão com um mercado mais abrangente. É normal depois de ganharem mercado, o que se repercute em “dinheiro em caixa”, invistam em melhorar o sistema operativo e os serviços em volta.
Hoje têm muitos bons serviços, muitos deles melhores do que os que a Apple serve aos seus utilizadores, contudo, reafirmo, o conjunto é que ainda não é melhor que a Apple. Isso é importante.
Depois destas implementações, o iOS fica fortalecido, em relação ao Android, o que de bom o Android tem, pode ser já visto no iOS 8 😉 isso é óptimo.
Boas,
não vejo qual é o sentido de dizer que uma coisa veio primeiro que a outra, o que importa é que apareça algo para agitar o mercado e que faça com que a concorrência queira superar, pois só assim é que existirá um verdadeiro progresso… No entanto, os primeiros iPhones foram bons, mas acho que cada vez mais têm estado a perder terreno para a concorrência, a Apple tem-se encostado à sombra do sucesso passado e não desenvolve muito, apenas prefere olhar para o lado e melhorar o que já viu…
Concordo contigo, mas isso apenas vem ao encontro do que eu disse. Por outras palavras, mas o sentido é muito parecido.
Algo que não existia..? lol Deixem-me rir… O que a Apple fez, trouxe mais vantagens aos fabricantes do que aos utilizadores. Nem existiam pocket pc’s antigamente, pois não..não existiam…
Estás completamente enganado. Uma coisa são os pockets pcs, os palmtop e os PDA’s, tive vários, outra coisa, completamente diferente, inovador, o início de uma era nova e próspera foi o multi-toque, o iPhone. Não havia ainda nenhum sistema operativo com suporte para tal tecnologia, o primeiro foi o iPhone OS. Um pouco de história que deves saber, é obrigação saberes para não enquadrares de forma errada o actual segmento dos smartphones, todos os sistema derivaram do iPhone.
e o que é que aconteceu a esses PocketPC e Windows Mobile assim que surgiu o iPhone?
A mudança foi tão brutal que a Microsoft na prática desapareceu desta área durante alguns anos a seguir
Bem quando quiserem saber das próximas novidades para o IOS9 vejam o evento do próxima versão da android 😛
Desculpem não resisti 😀
Vai lá ver o evento Android, para veres o CarPlay da Google… LOL!
Entre outros…
“É a evolução do mercado, assim como vemos nos tablets. Todos se inspiraram na Apple, todos sem exceção.”
http://1.bp.blogspot.com/-efj97Ymrd9I/UpZ9WyqDcBI/AAAAAAAAAE0/6oPfvMwSUFA/s1600/ipad+y+dynabook.jpg
😉
Daniel … vais-me desculpar, mas inspirações à parte, ja em 66 a série star trek tinha uns “pads” que a tripulação usava … como em muitas tecnologias usadas actualmente, já mentes com muita imaginação as tinham pensado antes, em 68 Kubrick usava em 2001 odissei no espaço uma espécie de ecra táctil … por isso vamos deixar a inspiração de parte que a apple, android’s etc, não “inventam” nada … não digo com isto que não tenham, cada uma, a sua pesquisa e trabalhos de execução, mas inspiração??? NÃO.
NOTA: não sou “fanboy” de nada … hehe
Exacto.
Além disso, o “dynabook” tem teclado, grande diferença para o iPad.
Não sei porque foste responder num “tom” defensivo quando estás precisamente a confirmar o ponto que eu estava a querer fazer com a piada 😉
E espero que não estejas a referir a este tricorder, porque parece uma mistura de maquina de barbear, demasiado grande, com uma polaroid 😉
http://www.themarysue.com/wp-content/uploads/2012/01/tricorder-spock.jpg
http://a.tgcdn.net/images/products/zoom/a6eb_star_trek_tricorder.jpg
Do que me recordo só em 1980, com o ST:TNG é que surgiram os PADD (Personal Access Display Device) que se pareciam com tablets (embora existissem estes que vou colocar abaixo).
http://socialtimes.com/files/2011/08/startrek_tos_pad_1108.png
Já agora um aparte, sou um avído fan de ficção científica, tendo lido Arthur C. Clarke, Philip K. Dick, Frank Herbert, Isaac Asimov (para mim a saga Foundation bate a saga Robots por completo, desculpem mas tinha de dizer isto) e muitos outros extensamente, e posso estar enganado mas do que me recordo do aparelho de Arthur C. Clarke aquilo era um “newspad”, algo que fazia “download” das notícias e as apresentava no aparelho, mas não era um computador era como que um “monitor portatil”, no entanto não duvido que Alan Kay se tenha inspirado no newspad de Kubrick quando apresentou o conceito do dynabook (lá está 🙂 ).
Nelson, o iPad tem teclado tb… virtual. Há imensas coisas que podes debater, agora evolução de input devices de físico para virtual é uma que à primeira letra digitada já perdeste o argumento. 🙂
Se me dissesses que o iPad não tem teclado, nem virtual, e é comandado pela carga eléctrica do sistema nervoso sem qualquer interacção física, aí sim dar-te-ia a mão à palmatória pois estarias cheio de razão, não seria qualquer evolução natural de nada, seria mesmo um grande breakthrough (FYI, já existe a tecnologia, embora experimental… não, não é Apple). Mas sendo como é a realidade, esquece lá isso.
“Nelson, o iPad tem teclado tb… virtual.”
Pronto… 😀
Epá, com esse argumento…
Boa noite, concordo com a parte inicial, discordo com a final, acho sim, que se inspiraram também como já o tinham feito no iOS7 em tweaks de jialbreak.
Eu referi isso, muitas das novidades foram primeiro, oficialmente, lançadas no Android, contudo, apareceram antes no Cydia (iOS).
android para ios: cópia
ios para android: inspiradas
LOOOL
Depois do primeiro iPhone foram tudo cópias…
Nãooooooo 😉
Apple xerox.
A Xerox tinha um smartphone? Engraçado, não me lembro de ter visto. 😀
Não estavas com atenção nessa altura Vitor hahahaha
Pois devia ser devia 😀
Pode argumentar-se que os smartphones são evolução natural de mercado, a conjunção de um PDA com um equipamento com serviço de telefonia. Indo atrás, o PDA é a miniaturização de um computador portátil (e não confundir os computadores “transportáveis” da década de 80 com um computador portátil). Já os computadores portáteis são a implementação de um conceito (e design) desenvolvido na Xerox por Alan Kay, o dynabook. Tu não tiveste a evolução dos “bajolos” a que chamavam de computadores portáteis na década de 80 (um deles mac) mas sim o mais próximo do conceito de Alan Kay, da mesma forma como os PDA’s são mais proximos deste também, e os smartphones também evoluiram para se assemelharem a estes e não aos communicator da Nokia. Idem para os tablets.
Ok, foi um bom exercício, andemos 😛
É…
Apple I -> criticado por utilizar DRAM
Pouco tempo depois, só computadores com DRAM, até aos dias de hoje temos computadores com DRAM
Apple II -> criticado no ínicio porque ninguém precisava de um computador, porque quem usava computadores, era um “especialista”, e só precisava de uma board, e o facto de vir numa caixa de plástico, uma fonte, um teclado e um adaptador de vídeo, era coisa de quem não percebia nada da póda
Pouco tempo depois, e eram montes de cópias e de concorrentes idênticos ao Apple II
Macintosh -> Criticado por montes de coisas, porque a interface gráfica “não era tão boa”, porque não tinha teclas “F”, porque era preciso um rato para tudo, porque a inteface gráfica comia demasiado CPU (enfim, só “comia” um pouco de CPU quando estava a apresentar a interface ao utilizador), porque usava disquetes de 3.5″, porque…
Pouco tempo depois, estava meio mundo a copiar o Mac…
etc… sempre assim, iMac, iPod, Wifi, Macbook de alumínio, etc…
Finalmente o iPhone…
Coisas que se diziam quando ele apareceu:
https://pplware.sapo.pt/apple/apple-lanca-iphone/
que ia ser flop, que não tinha futuro, que o futuro era com os teclados embutidos á lá blackberry, que era muito grande, que etc. etc. etc…
Agora são todos cópias do iPhone…
DRAM: não sei o que andaste a beber, mas o primeiro “computador” com DRAM (Intel 1103) foram os serie 9800 da HP no início da década de 70, e nunca se pôs em causa o uso de DRAM (o Apple I saiu em 76, 5 anos depois do primeiro HP da serie 9800, e por essa altura já os Intel 1103 eram o “standard”).
Apple II: Hás de me dizer onde é que até o início da década de 90 vias assim computadores. Falas de um computador que saiu em 1976, quando já outros existiam, e comparas com uma altura 15 anos depois, quando o uso se começou a tornar popular. A não ser que fales dos spectrum. Amiga sim, eram grandes computadores, não uma tv-brinca com teclado como era o spectrum (exagero, ok). O meu primeiro PC, em 86 ou 87, era um Amstrad PC1640 e embora fosse dos PC’s mais baratos do mercado (sem disco eram cerca de 150 contos, com disco era pouco mais de 300) era uma batelada de dinheiro há quase 30 anos atrás (estamos a falar de uma altura em que se comprava gelados com 10 escudos e se jogava matrecos com 2$50). Mas andemos….
Rato, não foi a Apple que inventou (e o meu Amstrad nem arranca sem ele… e sim, ainda arranca). E quanto ao interface gráfico, cpu (e gpu) e afins… a sério, Amiga. Pode não ter sido o primeiro, pode não ter ganho a corrida, mas em termos de multimédia colocou a concorrência toda para trás e manteve-a atrás mesmo até 10 anos depois de ter perdido a corrida, com o inicio da adopção de placas de som e gpu’s. E daí? O Mac OS quase que desapareceu e resumiu-se à sua insignificância durante quase 10 anos, até o Jobs trazer o NeXTSTEP (OpenStep), implementar um kernel Mach e incorporar coisas de FreeBSD e NetBSD (Darwin).
Falas em design e eu falo em inspiração Braun. Falas em hardware e eu digo-te para esqueceres a era ppc e motorola e só olhares para o sucesso da era Intel (e aí não é tecnologia Apple!). Até te digo mais, a Apple teve a campanha de marketing mais longa da história da informática, com a campanha “I’m a PC, I’m a Mac”, isso diz muito sobre a necessidade de cativar as pessoas deixarem de comprar um PC com windows e comprar um Mac.
iPhone é basicamente a única coisa que concordo contigo. iPod é um misto, foi uma excelente jogada da parte da Apple, mas basicamente não foi mais do que aumentar para o dobro (ou quadruplo) da capacidade do device na altura. Foi o factor “o meu é maior que o teu” basicamente (e muito literalmente no que se refere às dimensões, porque um iPod era bem maior que o meu Creative que era basicamente uma pen). E repara, não digo que era um mau produto, digo sim que não foi nada de mais tecnologicamente ou de mercado. Nenhum player (excepto os chinocas) quiseram saber de imitar a Apple nos iPods.
Ops… onde escrevi “ou de mercado” queria dizer “mas sim de mercado”.
DRAM: O que é que interessa?
Não foi a HP que inventou a DRAM, foi a IBM, e era uma calculadora.
O Apple I era criticado por ter “RAM barata”… enganaram-se…
Apple II: então não estamos a falar de um computador dos anos 70?
Nos anos 80, era normal, nos anos 90 ainda mais, nos anos 70, os computadores pessoais eram uma caixa com LED’s.
O teu primeiro PC foi muito depois do Apple II, 10 anos depois! LOL
Quanto ao rato, isso já é conversa antiga, e não foi nenhuma dessas empresas, foi um gajo que trabalhava para a SRI, e apple comprou a patente, e o resto é HISTÓRIA.
Eu não falei em design, e coisas que mais, e dá bem para ver que és daqueles com ódio de morte à Apple.
http://www.quickmeme.com/img/19/19be1b0b894283afbc13b4f35897dbebc7bdeb79699c08f573a74a547974d3f5.jpg
Botão de acção nas notificações: Na ROM CM não consigo fazer isto, responder a uma sms sem ir à aplicação das SMS.
Não sei que versão do CM usas mas na versão 11, isso é possível.
11 nightly
Puxa la com os dois dedos para baixo a notificação e vais ver que podes responder
Nops, só se for por estar a usar o hangouts
A CM tem isso pelo menos desde a cm10
Tem de ser o Android da Google, acho…
Acho que seria importante indicar as diferenças nas soluções da Apple face ao que existia no Android. Algumas delas são muito significativas.
Opções de Partilha
Já há muito tempo que há opções de partilha no iOS. O que não havia era intercomunicação entre aplicações como existe no Android, para realizar tarefas – havia comunicação muito rudimentar no iOS.
Agora o iOS tem algo parecido ao Android para realizar tarefas, mas mais avançado que o Android porque nem sequer é preciso passar para outra aplicação para realizar a tarefa, faz-se tudo sempre na mesma aplicação com os recursos que são partilhados pela outra, e tudo de forma segura!
Botão de acção nas notificações
Existe uma diferença importante face ao Android. É possível em várias dessas notificações realizar logo a acção desejada (tipo escrever uma resposta), sem ter que ir parar à aplicação alvo. Isso não é possível no Android de origem.
O título diz tudo, “inspiradas”… Esqueçam o roubar…
Steve jobs aproveitou o projecto do rato e interface gráfica recusado pela Xerox, o Bill Gates “inspirou-se” no Jobs, bla bla bla
Como utilizador de Android, recomendo iPhone a quem pensa comprar um smartphone novo PONTO
E novas funcionalidades do OSx inspiradas no Ubuntu.
Nem pensar, isso não são de certeza. Atenção que o Ubuntu tem-se inspirado furtivamente no Windows e OS X 😉 não vamos subverter a realidade 😀
Embora o Ubuntu tenha surgido de ora em vez com algumas coisas interessantes e inovadoras e que merecem referência disso, concordo contigo e eles também. O foco deles sempre foi adopção em massa e isso sempre implica fazer uso de coisas familiares aos utilizadores.
Da primeira vez que vi o Lenses no Unity pensei logo no Spotlight, por exemplo. Podia ter mais funcionalidades que o Spotlight, podia estar mais avançado e útil, mas via-se claramente o Spotlight ali.
LOL!
A dock, foi inspirada em quê?
O Unity foi inspirado no Spotlight… tu é que de certeza que não conheces o OSX, logo leste isso em “qualquer lado”, e pronto…
Nelson mete la a tua outra fotografia! eras mais bonito com a fotografia ) agora tenho que pensar ora este ‘e o mesmo nelson ou nao?! xD
🙂
concordo com o Dumitru, Nelson, mete lá a foto sexy que tinhas, essa é muito pálida 😀
Pronto, a pedido de várias famílias, antes tinha uma loira, agora tem uma morena ainda melhor! 🙂
quais?
já houve um artigo a discutir a questão de pesquisa na internet e chegou-se à conclusão que já houve e há tantos exemplos a fazer o mesmo que não há relação nenhuma com o Ubuntu.
Aliás a solução da Apple é parecida com uma aplicação que já existe no Mac há alguns anos feita por outros.
Back in the day: “Android fragmentation turning devices into a toxic hellstew of vulnerabilitie” puff
ainda nao percebo como é que alguem me pode dizer que um iphone ( acessório de moda ) é um Smartphone bom
sim ja trabalhei com iphone, e sim sao um belo lixo
Podes ter a tua razão, porque “trabalhaste” com ele, se um dia o usares, embora não seja nada perfeito, verás que e bom! 😉 Mas atenção. O LG G3 também é bom!
Um 4, um 4s, um 5 e um 5s. Acho que posso chamar isto usar no dia a dia. Depois de usar agora um WP 8.1 todos os dias, iphone nunca mais de certeza 🙂
Opiniões. Tirando apenas uma característica do Widows Phone, que a meu ver de facto é insubstituível, não vejo nada que possa ser melhor que um iPhone, bem pelo contrario, basta vermos a qualidade das apps, a qualidade da loja online, a qualidade de serviços… para vermos que não faz sentido o que dizes. 🙂
Mas, como refiro, são opiniões e cada um tem a sua.
A Apple, que se queira quer não, está a ficar para trás a nível de inovação. Se quando lançou o iPhone e o iPad, recriou os mercados dos smartphones e dos tablets, agora tem se limitado a adicionar funcionalidades que na sua esmagadora maioria, já andam na concorrência.
Não que isso seja mau, muito pelo contrário, porque os utilizadores saem a ganhar, mas não deixa de ser uma enorme hipocrisia para uma empresa que tanto fala nas “cópias” dos outros.
@Vitor M. Fiquei curioso com esta tua frase “muitas das novidades foram primeiro, oficialmente, lançadas no Android, contudo, apareceram antes no Cydia (iOS)”. Podes especificar quais são estas funcionalidades?
Novidades que na sua esmagadora maioria, já andam na concorrência
– Dual Tone Flash
– CPU 64 bit
– TouchID (sem ter de deslizar, só carregar num botão)
– iCloud Backup Integral
– Integração de raíz com correio Microsoft Exchange
– Deployment em massa para empresas de raiz
– Audio de Baixa Latência
– Sandbox para todas as aplicações
– AirDrop
– iBeacon
– Notificações por BT 4.0 LE em todos os system-wide
– Hotspot ativado por Bluetooth
– Possibilidade de fazer/responder a SMS em qualquer dispositivo com iMessage
– Possibilidade de fazer/responder a chamadas em qualquer dispositivo com iMessage
– Partilha de compras por família
– Saída de audio de Alta-Resolução (lossless) standarizada
– Mensagens Peer-to-Peer sobre Wifi
– Find my iPhone (e iPad e Mac), que realmente previnem que um telemóvel roubado seja utilizado
Etc…
PS: para não falar de coisas copiadas, que vocês rabeiam-se todos, e vêm com “ah, mas podes ligar um cabo adptador não sei das quantas, que faz todo o sentido num aparelho móvel, com touchscreen”, ou “ah, mas tens esta app que não é compatível com nada, e cheia de lag e de breaks”… como o AirPlay, que ainda não conseguiram copiar direito…
Só o simples facto de chegares a uma rede wifi, e ele detectar automaticamente o iTunes, Apple TV, etc… mostra bem o talento da Apple.
Se não podes vence-los junta-te a eles
Juntar não 😀 escuta, observa, junta ao teu bom o bom deles… e faz algo melhor… até à próxima versão da concorrência 😉
Como dizia alguém, “Não há nada ruim (Android) que não possa ser melhorado (Apple)…” 🙂
E não há nada bom que não possa ser copiado… 😉
Vais ver que não vai ser exatamente igual. Pode ser parecido, para melhor 🙂
É…fica lá com a tua Siri….LOL
Que patetice. Só passaram 7 anos e a Apple já está a léguas dos equipamentos de topo com Android…
Só não vê quem não quer ver. Eu, nem dado queria um iPhone. Quanto à Apple em si, só cria iDiots.
Finalmente, é assumido publicamente que a apple foi ultrapassada ppr linux por android.
Nao quero saber se um portatil custa 2000 e nao e nada de especial, ou se a google e a num 1 bonito bonito e que linux venceu.
E é mais um tareão!!!!
Não me parece que tenhas conhecimentos suficientes para dizer o que disseste. Primeiro, é um facto que os computadores mais confiáveis para trabalho são os Macs. Vou-te dar um exemplo: na semana passada fui com a secção de produções da empresa fotografar um evento, pois desenvolvi uma plataforma web para se verem as fotos quase em tempo real, consoante se vão trocando os cartões (~15min de atraso). Tínhamos 2 PCs Windows e um MacBook Pro. Só era necessário fazer backup dos cartões nos PCs, passar para o Mac e correr uma aplicação em cada cartão, que ele normalizava, comprimia e sincronizava com a plataforma. O problema é que ambos os PCs estavam a dar problemas numa tarefa tão simples como copiar os ficheiros dos cartões para discos USB. Grande parte dos cartões davam erros e tinha que se estar constantemente a clicar no “tentar novamente” até passar. No primeiro intervalo, o Mac passou a fazer TUDO e não houve mais um único problema até ao fim do evento. Já no linux, a unica vez que tentei copiar ficheiros RAW (.cr2) de um cartão, o gestor de ficheiros mais fiável (penso eu) que é o Nautilus, crasha-me quando simplesmente tento seleccionar os ficheiros. Isto no Ubuntu 12.04 LTS. Portanto, em termos de trabalho profissional no Desktop, os Macs simplesmente não têm concorrência.
Já nos dispositivos móveis é outra história completamente diferente.
É a tua opinião Pedro, desde que saibas utilizar a distro Linux corretamente digo te já que fazes tudo,mas tudo o que fazes com um Mac e tens a vantagem de maior parte do soft. Ser open source,o que te permite,utilizar,modificar e distribuir por quem vai utilizar as mesmas ferramentas que compilaste a pensar nas necessidades da tua empresa ou a nível pessoal (tudo gratuito) O Mac foi feito para quem não se interessa de como são feitas as coisas, mas sim para ter o menor esforço possível. Acredito que seja a solução ideal para muitos .Hoje em dia quase tudo é construído sobre plataformas Linux
Mesmo sabendo usar uma distro, não consegue inventar programas profissionais que não existem
Ricardo, não sei se leste bem o que escrevi, mas para além da minha opinião apresentei muitos factos. O facto do Nautilus crashar quando simplesmente estou a seleccionar ficheiros .cr2 mostra uma imensa imaturidade do sistema operativo, tendo em conta que o Nautilus é um dos programas base do Ubuntu e que, mesmo assim, é talvez o mais maduro. Estás-me a querer dizer que posso utilizar profissionalmente um sistema que falha nas operações mais básicas? A não ser que estejas a propor trabalhar no Terminal ou a desenvolver o meu próprio gestor de ficheiros, o que não faz qualquer tipo de sentido. Quanto ao software open source, e espero não estar a ferir susceptibilidades, simplesmente não serve para utilização profissional. O único software que existe para Linux que é suficientemente (à rasca) profissional para ser considerado como tal, é o Lightworks. Para fotografia, não existe (o Gimp ainda tem muito que andar para sair do nível semi-profissional). Em edição de audio/música é igualmente um poço sem fundo. Teoricamente, a nível de desenvolvimento de software, o Linux tem ferramentas suficientes para tal, ainda que geralmente necessitem de mais tempo investido na configuração do respectivo ambiente, mas mesmo neste campo, Mac e Windows possibilitam uma escolha muito mais alargada de frameworks (em ambiente profissional, onde o objectivo é ganhar dinheiro, não faz sentido reinventar a roda). O Linux, eu diria, é o melhor em termos de servidores a nível de estabilidade e de consumo de recursos, embora também necessite de muito mais tempo investido em configuração.
Quando o objectivo é ganhar dinheiro, que é um facto comum a todas as empresas, não se utilizam ferramentas Linux para produção.
“Quanto ao software open source, e espero não estar a ferir susceptibilidades, simplesmente não serve para utilização profissional.” aaaaaaaaaaaaaaaaiiii mio deos.
O Mac é open source!!!!!! Android é open source!!! Existe ferramentas e frameworks espetaculares open source que são muito usadas como o caso do PYTHON e PERL e QT e OPENJDK (aka open java). OMG….
“Quando o objectivo é ganhar dinheiro, que é um facto comum a todas as empresas” O objectivo do OPEN SOURCE é partilhar o CONHECIMENTO. Se partilharmos o conhecimento estamos a ajudar a cada vez evoluir para mais ferramentas para Developers (EU).
Todos os trabalhos que já fiz até hoje foram sempre open source, não tenho nenhum problema em mostrar o código, a não ser que tenha algo a esconder NÃO É?.
E não venham com tretas do “ai, mas nos somos dependentes das ferramentas do por exemplo sharepoint! E não há alternativa” OMFG. http://www.alfresco.com/
http://www.mindtouch.com/
Enjoy!
Queres alternativas para o outlook/mail exchange? pega lá: http://collabtive.o-dyn.de/ e https://www.group-office.com/
e o melhor: http://www.zimbra.com/
Querem maiiiis????
Software e-commerce ou algo parecido: http://www.openbravo.com/
software open source dizem ser de má qualidade. Tem é palas nos olhos…
AH! Falta uma coisa muito importante que são os CADs. O autocad é caro, mas o que acho interessante é que existe o http://archimedescad.github.io/Archimedes/ archimedes que é muito bom. OPEN SOURCE. OMG.
e isto é para ti oh pedrocas.
@ int3
Só parte do OS X é open source. Mas a parte relevante – as frameworks e as APIs para as aplicações Mac, etc – não é open source.
A questão é esta, apesar de haver software open source de qualidade em certas áreas, não encontras esse software com a qualidade profissional que encontras no Mac, nas áreas em que este dá mais cartas.
Por isso, ao contrário do que outros dizem, não basta saber trabalhar no Linux para fazer tudo o que se faz num Mac.
O mesmo talvez se possa dizer para qualquer outra comparação entre os principais sistemas operativos, já que cada um tem áreas onde mais se destaca e com aplicações importante que não se encontram noutras plataformas.
Sim, só parte do mac os x é open source. DARWIN. e já agora, muitas coisas, principalmente a api para fazer drivers vem do BSD. Provavelmente [não sei] é open source.
Simplesmente as empresas gostam pagar por uma coisa porque tem rendimentos depois + suporte profissional. é só apenas isso. E também é uma questão de filosofia desde o tempo do bail gaits começou a implementar o software nas empresas de produção de pcs.
@ int3
A framework dos drivers no Mac não têm nada a ver com o BSD, apesar de tb ser open source – I/O Kit só encontras no kernel da Apple. Aliás o BSD não representa tanto quanto muita gente pensa.
O que torna o Mac, Mac, é o que está acima do Darwin, especialmente o Cocoa.
Não é só o suporte profissional que importa. Não queiras comparar o trabalho em Photoshop ou Final Cut Pro, com o que arranjas em aplicações no Linux
@int3 Dos argumentos correctos que disseste, não disseste nada que eu não saiba.
Primeiro, Android é open source mas não tem aplicações de trabalho profissional, como é óbvio. Segundo, Mac não é open source, pelo menos na parte que interessa.
Depois, eu não disse que não há bom software open source, apenas disse que o bom open source que existe cobre apenas uma pequena porção das necessidades das empresas, de uma forma geral. A seguir, Python é uma linguagem de programação e não uma framework. Qt, por exemplo, é uma boa framework, mas a .NET da Microsoft é, basicamente, a framework mais completa do mercado e também a mais rápida a obter resultados.
“O objectivo do OPEN SOURCE é partilhar o CONHECIMENTO.” – Mas sabes o que estamos a discutir, pelo menos? Estamos a falar de utilização profissional ou de projectos pessoais/instituições de caridade? Quando se apresenta argumentos, deve-se ter a certeza de que correspondem ao assunto da discussão. Eu também já fiz projectos open source, com o objectivo de as pessoas utilizarem o código e construírem em cima dele, mas, mais uma vez (e parece que está a custar a passar a mensagem), estou a falar de UTILIZAÇÃO PROFISSIONAL, sabes, aquilo que me dá DINHEIRO PARA COMER. Caps à parte e para finalizar, existem muitas alternativas ao software comercial, mas uma empresa não se pode dar ao luxo de perder tempo a tentar fazer manualmente e mal nesses softwares o que os comerciais fazem automaticamente e melhor, ou de perder tempo a contornar instabilidades e problemas que não acontecem no comercial, ou quando acontecem, temos uma empresa por trás à qual podemos exigir responsabilidades. Isto é para ti oh int3ocas.
Esquecime de mencionar as inumeras inovacoes copiadas do ubuntu que tanto se fala na internet…. Tssssk este novo CEO da apple tadinho….
podias indicar?
Estou no tlm senao mandava link para artigos sobre , ou faria copy paste mas assim é compli… Google it
se me deres algumas palavras chave sobre o que é copiado pesquisava, mas assim sem mais nada sigo o artigo no Pplware, e tenho que te dizer, de cópia não tem nada.
No Mac passou a fazer pesquisa na internet, mas isso é coisa que já é feita em muito lado, o próprio Mac já tinha tido uma pesquisa na internet no sistema há muitos anos atrás
Google it
OSX Tiger (release 2005)
http://toastytech.com/guis/osx14spotlight.png
Ubuntu Jaunty (5.10)
http://www.tuxradar.com/files/ubuntu_road5.jpg
Grande artista que saíste, mandas o bitaite, mas quando te desafiam: “ah e tal estou no tlm”, ou sejas foges, como a maioria dos que apenas criticam por ódio ou inveja e sem um pingo de conhecimento.Já agora o teu tlm deve ser android com certeza eu no meu faço copy/paste em segundos e não, não te vou dizer qual é a marca.
peco desculpa, mas qual a parte de google it é que nao entendeu?
nao perco mais tempo consigo
se me deres algumas palavras chave sobre o que é copiado pesquisava, mas assim sem mais nada sigo o artigo no Pplware, e tenho que te dizer, de cópia não tem nada.
No Mac passou a fazer pesquisa na internet, mas isso é coisa que já é feita em muito lado, o próprio Mac já tinha tido uma pesquisa na internet no sistema há muitos anos atrás
Só vejo pessoal a criticar a Apple, mas virem para aqui falar em algo concreto não vejo, depois dizem que o Vitor é fanboy e o que são estes senhores da concorrencia? realmente não devem ter espelho em casa, somente sabem vir para aqui “destruir”, enfim……
Novo Maquinão da Huawei a caminho.
“Huawei Mulan”
Vem com Android 4.4 Kit Kat e será alimentado por um processador de oito núcleos Hisilicon Kirin 920 e 3GB de memória.
Além disso, o Shao Yang, diretor de marketing da Huawei, confirmou que a empresa utilizará materiais de extrema qualidade, como o metal, vidro e até cerâmica.
So podia ser criado o post por Vitor ) xD! O Vitor gosta muito de resaltar um pouco os fanboys xD ja reparei isso! E olha que fazes muito bem assim todos interagem. ‘E algo muito estupido tambem ver os fanboys defenderem o produto que usam quando se fala algo menos bom dele! Coisa que nao vejo nada de mal aqui, se a concorrencia tem algo bom porque nao fazer tambem?
Maraduxo acaba de pegar no saco das pipocas e senta-se pq a noite vai ser longaaaaa!!!
Bora lá cantar!
https://www.youtube.com/watch?v=hZr7sM3CxCI
A discussão é sempre a mesma, os fanboys da Apple não admitem que o seu super iOs se possa inspirar noutros SO’s. O que é perfeitamente normal, espero que todos os SO’s se inspirem no que tem de melhor a concorrência e continuem inovando noutros aspectos.
What?
Ladrão que rouba a ladrão, tem 100 anos de perdão!
O que é inadmissível, é virem todos ressabiados, a dizer que o Spotlight é a mesma coisa que o Google Now, como já vi…
Enfim… muita gente deve-se sentir em crise, já que
a) O argumento “o iPhone é pequeno” é agora obsoleto, ou um contra
b) Com as features apresentadas, já não resta nada “ah, mas o android faz isto”…
A única coisa boa que o Android serve é para instalar app’s pirateadas, e é por isso, que a maioria das App’s para Android não passam das app’s de acesso a sites, que nem sequer são muito melhores que usar o browser… então quando se fala para tablet…
Oh senhores da pplware, existe algum emoticon de facepalm?
Fora brincadeiras, o Spotlight faz actualmente o que o Google Now já fazia (só que faz menos que o Google Now, por enquanto). Ponto. Já te o disse no outro comentário e a tua resposta foi “ah, mas a Apple já tinha aparecido com o Spotlight antes do Google”, e eu aí lixei-te com o facto de que o Google Desktop apareceu no ano anterior ao lançamento do Spotlight (foi lançado no ano em que o Spotlight foi anunciado, repara no verbo, é de “anunciar” não de “lançar”). E também te expliquei o que era o Sherlock (um rebrand e pouco refactor do AppleSearch, uma app client/server de indexação).
b) Só um exemplo do Google Now (mas somente mesmo o exemplo de uma app): recebo mail no gmail da TAP ou outra transportadora, com o boarding pass, e aparece-me no Google Now a hora de voo e afins. Recebo mail da ebay e afins com aviso de tracking, e faz tracking. Procuro um voo no google e no Google Now aparece-me informação sobre o voo. Procuro informação de forma repetida sobre acções em bolsa de uma determinada empresa, ou clube ou o que for, e aparece-me o a cotação da empresa no card de acções de bolsa ou o resultado dos jogos da equipa que pesquisei. Configuro o meu local de trabalho e informação sobre onde vivo e todos os dias dá-me informação de transito ou de transportes públicos e quanto tempo demoro a chegar ao outro sítio. Procuro no maps direcções para algum lado e tenho-o no Google Now. E podia continuar, no entanto estou a dar exemplos somente de uma só app e somente alguns dos exemplos que me recordo somente do topo da minha cabeça.
Na verdade o Spotlight não foi só anunciado pela Apple em 2004, foi igualmente demonstrado e incluído na versão do Tiger entregue aos programadores na WWDC de 2004.
Por isso, antes do Google Desktop (em versão beta) aparecer (Outubro 2004) já o Spotlight existia e estava a ser utilizado, tb em versão beta (Junho de 2004)!
Quanto a fazeres o paralelo entre o Spotlight e o Google Now, convém relembrar que o SIRI já fazia pesquisas e apresentava os resultados relevantes – é aliás mais semelhante ao Google Now que o Spotlight.
Eu sei bem o que é o Google Now.
Antes do Spotlight, a Apple tinha o Sherlock, tanto que tem a patente para isso, e usou-a contra a Samsung… e agora?
Nada de novo isso, ainda por cima, no Android, que nem dava para procurar em todo o sistema, mesmo agora, não são todos os telemóveis que dão para procurar em todos os documentos, por exemplo, nos USA, não funciona, excepto se as marcas pagarem à Apple, claro…
Ainda bem que não copiaram os travamentos e a lentidão =)
hehehehe
ps: tenho android mas é verdade 😉
Pois é verdade. Eu ate respondia ao seu comentário mas o meu Htc One M7 esta empancado. Oh espera…afinal deu. Tive sorte…
Pois, pois… Travamentos e lentidão… Agora vai sempre ser essa a desculpa…
Tomara também que um telemóvel de 700€ tivesse “travamentos e lentidão”….. Enfim
Aí é só o iPhone que custa 700€? Ou mais?
Eu cá não sei, mas tirando o iPhone 3G nunca comprei nada que custasse acima de 300 euros (num mobile device, leia-se). O trade-off que obtenho mais que compensa (embora que nunca tive travamentos dignos de referência, mas também um dos equipamentos é um nexus e comprei-o precisamente por ter alguma garantia de satisfação… e actualização).
Os “travamentos” e a “lentidão” de um Android são iguais (senão menores) aos “travamentos e lentidão” existente num iPhone 4, que ronda o mesmo preço.
Se vamos comparar um iPhone de 600€, então comparemos com um iPhone também de 600€.
haja, ridículo!
Vir para aqui com um telemóvel de 4 anos, maus que ainda corre o software actual… App’s e iOS…
E nalguns dos casos, por exemplo, o Safari, ainda mais rápido que nunca!
Sois tão ridículos!
E os tratamentos e lentidoes do nexus One? Onde é que estão, com o seu avançaríamos gingerbread 2.3…
Outra vespa o mesmo mito… Mostra aí um vide de que o iPhone 4 tem arrastamentos e lentidão…
Artigo e estudo deste ano: http://www.techtimes.com/articles/4977/20140331/ios-apps-more-unstable-than-android-counterparts.htm
Não vejo nem sequer um indício disso ser um estudo científico, com detalhes dos testes, etc…
Apeteceu-lhes dizer isso…
http://lmgtfy.com/?q=iphone+4+lag
Lá está, não vejo nada de especial, só algumas pessoas a queixarem-se do keyboard lag pré update-7.1.1, e um fix para isso…
Inveja é lixada, até o 4, que já tem 4 anos, corre impecavelmente com o último SO…
É só mitologia Fandroidana… como sempre…
Cada um só vê o que quer…
Eu não vejo mal nenhum em a Apple se “inspirar” no Android, ate acho que faz muito bem para beneficio do consumidor.
Agora que a vida da voltas engraçadas la isso dá. Quando me lembro que sempre que o Android era atualizado, vinham os iluminados falar em “fotocopiadoras”, e agora que anda a Apple anda dar uso à multifunções la do sítio, afinal é “inspiração”.
Para acabar, continuo a não perceber duas coisas. Em primeiro lugar, não consigo perceber como é que alguém consegue defender um smartphone que custa o que custa e que nos dias de hoje ainda lhe faltam funções simples (mas extremamente úteis) como as opções de partilha. Em segundo lugar, ainda não percebo o que leva alguém (como o Vítor M, por exemplo) a afirmar tao vincadamente qual é o melhor smartphone. Será que o melhor smartphone não deve ser aquele que melhor se adequa aos nossos gostos pessoais e necessidades? Se eu precisar/gostar de um smartphone de 5′, que seja a prova de agua e tenha NFC, devo comprar um iPhone 5 só porque tem um ecossistema?
Deves comprar o que cumpre as tuas necessidades, após balancço de todos os factores.
“que nos dias de hoje ainda lhe faltam funções simples (mas extremamente úteis) como as opções de partilha”
O iPhone TEM isso…. há MUITO tempo.
Experimenta, e depois dizes o que achas, ok?
É muito bom, é óptimo que os users de iOS possam agora contar com algumas das melhores coisas que o Android já oferecia há muito, de cara lavada, mas “o cheiro é o mesmo”.
Só não é óptimo para a imagem da Apple… foi ultrapassada pela Google e a continuar assim, vai continuar a descer na tabela…
ultrapassada? explica que funcionalidades é que o Android tem que te levam a dizer que o Android ultrapassa o iOS8?
Onde é que está um iBeacon no sistema Android, ou um Airdrop, ou o HandOff, ou a transferência de chamada do telemóvel para o aparelho que estás a usar em qualquer situação até sem internet, ou usar código duma aplicação dentro de outra aplicação, podendo realizar várias tarefas sem nunca sair da mesma aplicação, etc?
Eu diria que com esta versão do iOS, o Android no global está longe de ultrapassar. Em termos de funcionalidade o Android até poderá ficar atrás se as aplicações no iOS passarem a usar estas novidades.
http://www.cnet.com/news/apple-dethroned-by-google-as-worlds-most-valuable-brand/
Era isto a que eu me estava a referir, nem sempre o que é melhor para os clientes é o melhor para a (imagem de) marca, mesmo que implique um aumento de vendas/lucros, este é um exemplo claro disso e para o ano vamos ver se a minha previsão se confirma ou não… a não ser que a Apple ainda tire uma carta da manga, com o iWatch ou assim.
tens a noção que esse cálculo não foi baseado em opiniões do público sobre cada uma? E que há outros rankings que chegam a outras conclusões? tipo:
http://www.forbes.com/powerful-brands/list/
Os critérios estão lá discriminados e são mais abrangentes que os da forbes, dão uma perspectiva antecipada, refletem a imagem de marca, que mais tarde afectará os lucros, o valor concreto da marca e os rankings como o da forbes, para o ano confirma-se o cenário.
mesmo…? Agora sabes o que é melhor para fazer uma análise?
Deixa-me pôr a coisa nestes termos, uma queda de 20% no valor duma marca, das duas uma, ou houve um desastre qualquer que manchou a imagem da marca, ou a metodologia é demasiado sensível a alguma coisa que nada tem a ver com a imagem da marca no presente.
Ora por muito que se possa argumentar que a Apple já não é a melhor ou o que seja, o facto é que não aconteceu nenhum desastre, não houve nenhuma calamidade, não aconteceu nada que justificasse tal coisa.
Por isso o resultado é artificial!
Não quer dizer que não tenha o seu significado e importância, mas certamente que não é sobre a imagem da marca que tu estás a pensar, mas sobre um proveito económico.
E com isso volto ao início, com o teu argumento da image da Apple ter sido ultrapassada… estamos no presente, não no futuro!!!
Estas misturas de alhos com bugalhos…
A imagem de marca caiu, nos termos dos estudo, se achas que estão mal, contesta-os; com toda a certeza não foram seleccionados ao acaso. O estudo é sobre a IMAGEM DE MARCA. O da forbes é que é sobre PROVEITO ECONÓMICO, que como deves saber é consequente à imagem de marca, dai achar que se vai refletir no futuro, mas é só uma PREVISÃO (FUTURO) minha.
Eu a misturar?
Tu é que estás misturar imagem de marca com valor da marca, basta olhar para o que apresentam como medição.
enfim…
Nem mais, basta olhar… eu ajudo-te:
“Once we have the
important, but incomplete, financial picture of the
brand”
Tens portanto o “proveito económico”, MAIS:
“rational factors that influence the value of the branded business” … “customer viewpoint by conducting worldwide on-going, in-depth quantitative consumer research, online and face-to-face, building up a global picture of brands on a category-by-category and country-by-country basis.
Our research now covers over two million consumers and more than 10,000 different brands in over 30 countries.” (IMAGEM DE MARCA), o que resulta no valor total da marca, englobando portanto mais factores de avaliação que o estudo que tu referiste; era de facto só preciso teres “olhado” antes de teres falado.
Financial Value + Brand Contribution = Brand Value
Espero que pelo menos agora fiques elucidado.
brand value = valor da marca /= imagem de marca
Eu reformulo para entenderes: Brand Value = Financial Value + Brand Contribution
eu faço-te o desenho
Brand Value /= Imagem da marca
Financial Value /= Imagem da marca
Brand Contribution /= Imagem da marca
logo sem relação com:
“Só não é óptimo para a imagem da Apple”
Podes andar a brincar com os termos, mas não fujas ao que disseste:
“esse cálculo não foi baseado em opiniões do público” -> ““customer viewpoint by conducting worldwide on-going, in-depth quantitative consumer research, online and face-to-face, building up a global picture of brands”
@ OMG
brincar?
Não sou eu quem está a encaixar um resultado dum estudo numa afirmação mal pensada!
Aliás para quem se deu ao trabalho de vasculhar pelos métodos poderia muito bem ter lido o que é dito sobre a Apple, e o que é que realmente influenciou a queda:
“The decline in Apple’s brand value reflects softening of the share price because of investor concern about the future of the company…”
“In BrandZTM research, consumers rate the Apple brand extremely high on being different, innovative and meaningful.”
“Apple changed the retail landscape forever to become the supreme shopper experience where people could learn, seek help and socialize. In tandem with its aspirational product it became an iconic global brand with the best brand retention in the industry [source: WDS]”
Como vês o resultado não tem nada a ver com a opinião dos consumidores, mas sim com o comportamento no mercado accionista.
“esse cálculo não foi baseado em opiniões do público”
Quantos aos iSheeps, mais uma vez:
http://www.forbes.com/sites/gordonkelly/2014/03/21/the-majority-of-iphone-users-admit-to-blind-loyalty-why-this-a-problem-for-apple/
Isso é fixe…
Poranto, agora que o argumento da marca não é argumento, deixamos também de ser os “isheep”…
As ovelhas são no Android, como sempre se soube…
HTC One, considerado o melhor smartphone de 2013…
Acho que está tudo dito sobre essa batalha Apple VS Android e outra marcas de hardware, não?
Já dizia o outro. Bebe água, respira fundo, e conta até dez. Pah, quero lá saber se copiam ou não. Já dizia o outro: Todos copiam, mas nem todos copiam bem. O que me interessa é ter algo que faça o que eu quero ou preciso.
Vai continuar a faltar um bom gestor de ficheiros, ao estilo do iFile ( Cydia ) ou Es Explorer (Android). Até o Windows Phone já começou a dar o 1º passo como Ficheiros, no 8.1.
E continua a faltar a possibilidade de instalar apps de terceiros fora da store. Ou no mínimo, permitir instalar as aplicações que estamos a desenvolver no xcode para fazer debug, porque o emulador do iOS não permite simular, por exemplo, a câmara.
essa agora é que…. lol
isso é possível desde que há aplicações. Um programador registado pode testar as suas aplicações nos aparelhos que tem, sem passar pela loja. As empresas podem instalar as aplicações que desenvolvem em todos os aparelhos sem nunca passar pela loja.
Yup. Developer ID
https://developer.apple.com/devcenter/ios/index.action
Sim, eu sei o que é o o developer ID, já fiz apps para iOS e Android, daí o meu comentário. A questão é que a conta de developer tem um custo associado, para testares as aplicações que tu fazes no teu device.
Fazendo apps como freelancer (como tal, não tenho conta de developer), e considero um absurdo ter de pagar para testar as minhas apps, desenvolvidas no meu ma, no meu iphone, coisa que não acontece no Android.
E dizer que existe o simulador não é suficiente, pois não dá pra testar, por exemplo a câmara.
o pagamento cobre todo o suporte que terias acesso, e serve de pequena barreira de entrada às ideias sem pernas para andar.
É chato para alguns programadores a iniciar a actividade, mas tb não se pode assumir que tudo é de graça.
Isto para não falar que serve para dissuadir o uso de contas para distribuir software fora da loja
Motivo algum algum justifica o simples facto de não poder usar no meu equipamento o que eu desenvolvi. É uma app estúpida, feia e inútil? Sim, mas se para mim é mais útil que outra qualquer, que tem a Apple a ver com isso?
@ OMG
:S A Apple está a dar as ferramentas de programação a custo zero, a possibilitar que haja aplicações grátis na loja sem retorno para cobrir o custo, suporte para tudo e mais alguma coisa… e achas que não tem o direito de criar uma forma de cobrir parte dos custos por outra via? Continua a ser possível desenvolver e testar, apenas não consegues fazer todos os testes.
“Sim, mas se para mim é mais útil que outra qualquer, que tem a Apple a ver com isso?”
e podes muito bem fazer isso, apenas tens que pagar para isso. Se achas que é assim tão útil e bom verificarás que o preço compensa, se não… E nada te impede de te associares a outros e dividir o custo, e criar uma catrefada de aplicações sem depois pagar mais por isso!
Pagar para usar no meu equipamento algo que eu desenvolvi… makes sense!
estás a pagar para usar uma funcionalidade dum software que obtiveste de graça. O princípio é idêntico a tantos outros exemplos em software!
Do que estás a falar?!
Paguei o equipamento e o software que vem com ele, não foi obviamente gratuito, e depois tenho de pagar também para usar o software que eu desenvolvi??
Não.
Tens de pagar, para a Apple te dar um certificado digital, para poderes declarar a autenticidade das tuas aplicações.
mas estamos a desconversar?
as ferramentas de programação não vão com o computador, mas a Apple disponibiliza de graça.
São essas mesmas ferramentas que usas para fazer o programa, são essas ferramentas que terás de usar para testar no aparelho.
enfim…
Ai as palas…
Pagas o telemóvel, hardware/software, óbvio. É-te cedida gratuitamente a ferramenta de programação. Crias o teu software. Tens de pagar é para poderes “meter” o TEU software no TEU telemóvel. Para que é que eu quero um certificado da aplicação que eu desenvolvi para “analisar o desenvolvimento das couves do meu jardim”??
:S
cada um que aparece!
Tens o software de graça, mas para teres uma das funcionalidades pagas, para teres o software assinado e tudo o que os programadores registados têm direito, já que o sistema de segurança do iOS obriga a que todo o software instalado seja assinado. É o modelo de negócio.
Ou preferias pagar logo à partida pelo Xcode, as ferramentas, etc, e só depois poderes programar?
Será preciso fazer um desenho?
@OMG, não fazes ideia da diferença entre um software como a suite do Xcode, para a treta que a Google te oferece (uma versão free do InteliJ IDEA, mais umas ferramentas ranhosas de linha de comandos).
Então a documentação das Frameworks do iOS, e do Android… é como da água para o vinho…
Nelson, já programei vários tipos de coisas em Xcode (acabei um projecto em Maio que foi todo desenvolvido em Xcode) e não achei assim nada de mais. Quanto à documentação, não percebo como dizes que a do iOS é superior, se os tutoriais do http://developer.android.com/ são muito completos, extremamente fáceis de acompanhar e cobrem todos os aspectos necessários na criação de Apps. Estou a trabalhar neste momento num projecto mobile em que tive a liberdade de escolher a plataforma para o qual vamos desenvolver primeiro. Encontrei este artigo que me ajudou a decidir:
http://blog.gqueues.com/2013/07/android-vs-ios-comparing-development.html
Começa-se a notar as maiores diferenças quando o rapaz começa a falar de design e, como eu já conheço quase todos os componentes da API que ele refere, foi-me quase automático concordar com ele.
Fogem para um lado e para o outro,quando a questão é muito simples:
Comprei o telemovel, desenvolvi o software com um software gratuito, até aqui, sem problemas. Se no entanto quiser meter o software que eu desenvolvi para mim no meu telemovel, porque tenho de pagar? Eu e as minhas couves não precisamos da análise da Apple, nem de assinaturas, nem certificados nem o raio, só quero lá meter, para meu uso pessoal, mais nada, porque raios hei-de pagar??
Tutoriais?
Ahah, aqui ninguém falou eu tutos! Isso há nos dois lados…
Estou a falar de documentação de referência…
Para aprender, tens os videos da WWDC, quando queres começar a usar novas ferramentas, frameworks e outras coisas. Eu sei que a Google tem os Google IO, mas compara a quantidade e qualidade das apresentações dos dois… têm sempre lá um ou mais bons videos com tudo que é novo (ou foi novo), desde coisas mais simples, como fazer um ícone até iniciação ao Metal… tudo grátis
E para começar, tens bons cursos no iTunes U, especialmente o da Universidade de Stanford… 100% gratuito, com videos em HD, transparências, assim como livros que por aí há, enfim…
Quanto ao resto, o essencial desse artigo, é: platform bias, e o facto de no iOS não facilitar em coisas como gestão de memória…
Mais nada!
A documentação…
Opá, compara isto:
https://developer.apple.com/library/mac/documentation/Cocoa/Reference/Foundation/Classes/NSString_Class/Reference/NSString.html
Com isto
http://developer.android.com/reference/java/lang/String.html
O que vale é que o Android copiou o Java, e toda a gente já conhece o Java… senão… porque é que eles, não se dignaram a, já que tiveram que programar a biblioteca standard do zero, porque é que não fizeram uma coisa de início?
Porque… foge… na documentação nem sequer separam os métodos por algo lógico, é tudo ao molho… isso é o que toda a gente sabe o que é: o JavaDoc e pronto…
Na Apple, tens logo links para guias com exemplo, muito ao estilo do Java da Sun, etc…
Fora as milhentas ferramentas de análise de código (Instruments), as poderosa ferramenta de efeitos de imagem e animação (QuartzComposer), o debugger, por exemplo, podes parar e ver os objectos que estão a correr, e inspecciona-los visualmente, o simulador que, no mesmo computador, demora para aí 1/10 a arrancar, compilar e correr que demora o do Android, o Interface Builder, que é muito mais rápido, intuitivo, e interactivo, as ferramentas de modelação do CoreData, etc. etc. etc…
Já para não falar de certas API’s que a Apple vem disponibilizando, como o CoreAnimation, SpriteKit, SceneKit, que são basicamente frameworks de animação, e um motor de jogo 2D (com 3D), e um até 3D… gratuitos…
Então com o Xcode 6 e o Swift que chegou agora… game over! Mas é que é mesmo game over… está a anos luz do que o Java é (pode ser que a Go faça agora o milagre), permite “playground”, e uma linguagem simplesmente mais moderna!
E até tem um excelente livrinho no iTunes…
Enfim… acho que me estiquei demais, só podes estar a inventar, tens aí no developers.android.com, meia dúzia de tutoriais e nada interessantes para quem queira começar a aprender a programar para Android… imho…
No passado, estas vantagens todas, ainda eram compensadas pelo fato do Android ser Java… e como é Java, o pessoal já conhece e tal… não tens de te preocupar puto com a memória, gestão de ficheiros á le regardé… etc, menores exigências para a store… hoje em dia, quase tudo isso… já foi…
:S há quem não enxergue à frente dos olhos.
O software é distribuído gratuitamente mas com uma funcionalidade que depois tens de pagar. Tanto software que é assim, e agora implicas!!!
O resto são questões de segurança, a política depende de software assinado e foi construído dessa maneira.
@Nelson “(…) o essencial desse artigo, é: platform bias, e o facto de no iOS não facilitar em coisas como gestão de memória…”
Primeiro, tu leste o artigo todo? Ele fala em muitos detalhes importantes que condicionam a produtividade, não vou mencionar todas elas porque basta ler o artigo em condições. Estamos a falar de um developer que tem uma aplicação já com alguma popularidade no Android, em contraste com os outros artigos que se encontram por aí cujas aplicações mais populares dos autores têm menos de 500 instalações (até a app que desenvolvi nos tempos livres, que é extremamente simples, tem mais do que isso). Já agora, não vejo qualquer platform bias no artigo. Tu vês platform bias em tudo o que favorece o Android.
Depois, claro que toda a gente conhece Java! Estamos a falar de facilitar a vida aos developers e, nesse sentido, a escolha da linguagem de programação é uma fase crítica que define em grande parte o nível de dificuldade do desenvolvimento para a plataforma. Para programar para iOS, fomos obrigados a aprender uma linguagem proprietária. Porque não adoptar uma linguagem mais standard? Havia essa necessidade de nos dificultar a vida?
Já agora, comparando a documentação do tipo String em ambas as plataformas, nomeadamente um dos métodos mais simples:
iOS:
length
Returns the number of Unicode characters in the receiver.
– (NSUInteger)length
Return Value
The number of Unicode characters in the receiver.
— Unicode? E se eu quiser codificar a string de outra forma? E porque haveriam de usar o termo “receiver” e não “object” ou simplesmente “string” para ser mais específico?
Discussion
The number returned includes the individual characters of composed character sequences, so you cannot use this method to determine if a string will be visible when printed or how long it will appear.
— Dizer o que o método NÃO faz, apenas confunde, a não ser que seja um comportamento que o developer está à espera, o que não é o caso.
Android:
Returns the number of characters in this string.
Returns
the number of characters.
Qual te parece mais FÁCIL de perceber? Ou a documentação do iOS é melhor porque tem mais palavras?
Debugger existe em todas as plataformas que conheço, até mesmo no PHP. Essas ferramentas visuais não são utilizadas por developers que programam em várias plataformas, porque há mais familiarização com as ferramentas comuns às mesmas (porquê fazer diferente/aprender uma ferramenta no caso de uma plataforma específica, se esta tem ferramentas a que estamos habituados?). Simulador? Isso é para amadores! É muito mais produtivo fazer debug em aparelhos reais em tempo real, para não falar da precisão e teste de performance. Quanto às frameworks e motores de jogo, quem vai utilizar as específicas da Apple se existem outras melhores e também gratuitas e que são multi-plataforma (o que maximiza os lucros).
Com o Swift, toca a aprender uma nova linguagem, porque é muito produtivo utilizarmos em investigação grande parte do tempo que deveríamos utilizar para o desenvolvimento das funcionalidades/modelo de negócio do projecto.
Eu não estou a inventar, é a minha opinião fundamentada sobre a experiência que tenho do que faço no meu dia-a-dia.
A meu ver, o iOS tem alguns detalhes que são superiores ao equivalente do Android, mas no geral, no que realmente interessa, no Android são produzidos resultados muito mais rapidamente e facilmente.
@Pedro ”Primeiro, tu leste o artigo todo? Ele fala em muitos detalhes importantes que condicionam a produtividade, não vou mencionar todas elas porque basta ler o artigo em condições. Estamos a falar de um developer que tem uma aplicação já com alguma popularidade no Android, em contraste com os outros artigos que se encontram por aí cujas aplicações mais populares dos autores têm menos de 500 instalações (até a app que desenvolvi nos tempos livres, que é extremamente simples, tem mais do que isso). Já agora, não vejo qualquer platform bias no artigo. Tu vês platform bias em tudo o que favorece o Android.”
Eu vejo platform bias, porque as diferenças entre um e outro, são já mínimas, então se ele quisesse fazer uma aplicação mais complicada, os resultados seriam MUITO diferentes… não podes comparar com uma App, ainda por cima, com uma simples. Ponto final.
”Depois, claro que toda a gente conhece Java! Estamos a falar de facilitar a vida aos developers e, nesse sentido, a escolha da linguagem de programação é uma fase crítica que define em grande parte o nível de dificuldade do desenvolvimento para a plataforma. Para programar para iOS, fomos obrigados a aprender uma linguagem proprietária. Porque não adoptar uma linguagem mais standard? Havia essa necessidade de nos dificultar a vida?”
Pá, isso é ridiculo.
Primeiro, ObjectiveC, não é proprietário, existem implementações open source, e uma implementação livre das API’s do NeXTSTEP, o OpenStep, há muito tempo.
É tão Open Source, como o Java, aliás, até mais, porque a Google levou com a Oracle em tribunal, e por enquanto, a Oracle está a ganhar…
Segundo, esta API do iPhone está a ser desenvolvida desde os anos 80, porquê raio utilizar Java? Porque era popular fora do OSX?
Ainda por cima, o Java, na altura que saiu o iPhone, a biblioteca ainda era toda closed source, e acho que grande parte, ainda continua a ser, logo, era estúpido a Apple estar a usar Java se não podia usar a biblioteca.
Terceiro, o Java foi inventado para ser interpretado, o iOS foi feito para correr aplicações nativas.
Quarto, por isso, é que eles estiveram a desenvolver o Swift durante estes anos todos, que é tão avançado como as linguagens modernas, como Python, Rust, Scala, etc… e é compilado… ou seja, mais vale tarde do que nunca, e agora o iOS, passa diretamente a ser o mais fácil de desenvolver para novos programadores… ploft! Enquanto o Android fica na prisão do Java…
“Já agora, comparando a documentação do tipo String em ambas as plataformas, nomeadamente um dos métodos mais simples:
iOS: length Returns the number of Unicode characters in the receiver.
– (NSUInteger)length Return Value The number of Unicode characters in the receiver. – Unicode? E se eu quiser codificar a string de outra forma? E porque haveriam de usar o termo “receiver” e não “object” ou simplesmente “string” para ser mais específico?”
Porque “object” era errado, porque quem recebe o método é a instância da classe, não a classe, e porque é assim que se chama na língua da NeXT/Apple, e se alguém está mal, é o Java, porque este é muito mais novo.
Lá está, platform bias.
“Discussion The number returned includes the individual characters of composed character sequences, so you cannot use this method to determine if a string will be visible when printed or how long it will appear. – Dizer o que o método NÃO faz, apenas confunde, a não ser que seja um comportamento que o developer está à espera, o que não é o caso.”
Só um aviso, eles ouvem os programadores, por isso é que está em “discussion”, não é? Alguma coisa contra? Não leias o “discussion”.
“Android: Returns the number of characters in this string.
Returns the number of characters.
Qual te parece mais FÁCIL de perceber? Ou a documentação do iOS é melhor porque tem mais palavras?”
Se precisas de ler a documentação para algo tão simples…
“Debugger existe em todas as plataformas que conheço, até mesmo no PHP. Essas ferramentas visuais não são utilizadas por developers que programam em várias plataformas,”
Ai não? Porquê? É probiido? So full of sh*t, you…
“porque há mais familiarização com as ferramentas comuns às mesmas (porquê fazer diferente/aprender uma ferramenta no caso de uma plataforma específica, se esta tem ferramentas a que estamos habituados?).”
LOL, ok…
“Simulador? Isso é para amadores! É muito mais produtivo fazer debug em aparelhos reais em tempo real, para não falar da precisão e teste de performance.”
LOL, mais uma… é muito mais rápido utilizar o simulador (Emulador) que utilizar teste em aparelhos reais, mas também podes fazer isso, obviamente no iOS…
Isso é completamente fanboy, desprovido de qualquer noção de realidade, de qualquer forma, no iOS e no Android tens dois, no iOS, os dois funcionam bem, no Android, só um funciona bem… qual é o melhor?
“Quanto às frameworks e motores de jogo, quem vai utilizar as específicas da Apple se existem outras melhores e também gratuitas e que são multi-plataforma (o que maximiza os lucros).”
Isso é verdade, mas tens uma da Apple, pronta a utilizar, e bem feita.
”Com o Swift, toca a aprender uma nova linguagem, porque é muito produtivo utilizarmos em investigação grande parte do tempo que deveríamos utilizar para o desenvolvimento das funcionalidades/modelo de negócio do projecto.”
Toca a aprender uma nova linguagem, que nos vai poupar muitas horas?
Ficas sem argumentos, é isto que acontece?
Se não quiseres utilizar swift? OK, não usas, é 100% compatível com o ObjectiveC, podes utilizar ObjectiveC agora, e passar para Swift quando te apetecer.
De qualquer forma, quero ver se quando a Google apresentar a Go em grande, este IO, se vais dizer o mesmo do Go?
O iCloud Drive faz uma parte da tarefa, se as pessoas e as aplicações usarem.
Só para confirmar, fui ao iPhone ver se ainda tinha lá o iFiles, e ainda tenho a app e sem JB. Estavas a falar do iFiles, certo?
Não. O iFiles já comprei faz muitos anos no iPhone 3G. Na altura também comprei o iFile, no Cydia ( Loja alternativa para quem tem jailbreak ) , e continua a ter suporte.
Aliás, ambos têm tido um excelente suporte, boas compras…
http://youtu.be/XA6Oq2nFWUA
É verdade, tens razão. Já tive essa app quando tinha JB no iPhone e tinha acesso a outras pastas que não tenho com o iFiles.
Não sei até que ponto poderá mudar no iOS 8. Entendo que por questões de segurança não seja permitido ter um gestor de ficheiros tão abrangente.
Acho que com estas novas features a apple vai ganhar mais clientela, eu por exemplo gosto de iphone do seu design e do seu OS mas estava muito limitado àquilo e àquilo mesmo bem como o tamanho dos próprios ecrãs que para mim são pequenos merecia algo maior. Vamos ver se a apple começa a olhar mais para o end user e se conquista novos utilizadores.
Neste momento sou proprietário de um Note 3 (satisfeito) e sinceramente para quê as guerrinhas entre android e IOS. Enfim, cada um tem o que gosta.
Abraço!
“Mas a Apple foi ainda mais à frente, pois o Siri destacou-se do Google Now em funcionalidades muito úteis, como o identificar uma música”
O Google Now já faz isto ao tempo.. basta dizer “Ok, Google” e por play na musica.. nem é preciso dizer nenhum comando, ele reconhece se é uma musica xD
Não, oq ue existe é totalmente diferente, no SIRI dizes para ele identificar, o OK Google não o faz dessa forma.
Exacto.. no SIRI tens de dizer para identificar, no Google Now ele identifica sem dizeres nada.. basta por à escuta
No fim fazem exactamente o mesmo.. identificar a musica que está a tocar. Não entendi porque é que é totalmente diferente xD
Boas.
Parece que não compararam com o sistema da Blackberry OS 10, em que muitas funcionalidades vêm de lá, muito antes do Android as usar.
Que funcionalidades? Não é pergunta traiçoeira, realmente desconheço. O BB10 saiu em 2013, muitas das features referidas existem desde o Jelly Beans (2012) de uma forma ou de outra.
Só cá vem pelos comentários. E não fiquei desapontado.
Eu já tive IOS, Android e agora tenho um BB OS10.
O único sistema que vi com notificações com acções no topo do ecrã, foi mesmo o ultimo BB OS10. Agora só falta copiar o BB Hub 🙂
Eu acho sinceramente, que todas os sistemas devem de implementar todas as boas features. Não vale a pena dizer quem fez primeiro, porque todos nós queremos ter boas features. Independentemente do sistema que utilizamos.
A preferencia por uma plataforma ou outra é uma questão de gosto. E esse não se discute 🙂
Mas por experiência própria, Android sofre de um grande problema! Os fabricantes de hardware estão apenas interessados em vender dispositivos. Se queres uma versão nova do Android tens 3 hipóteses:
1: É um nexus,
2: És atrevido e instalas uma rom alternativa se o fabricante não te impedir de alguma forma
3: Compras um novo
Porque é que estes artigos são os que tem mais comentários? lol
Agora é que vocês deixam as i-sheeps lixadas
http://www.killthehydra.com/wp-content/uploads/brace-yourself-iphone-5-meme-413×310.jpg
Boas, uma coisa que me dá jeito no Android, e não sei se é possível no iphone, é a partilha de Internet por WiFi do próprio telemóvel. Se é possível,no iphone, alguém que me explique por favor .
É possível há bastante tempo.
Foi até alvo de novidades, já que a Apple integrou os sistemas ao ponto do Mac poder activar a funcionalidade de Hotspot do iPhone remotamente, desligando o hotspot automaticamente quando não está a usar o WiFi, para poupar energia.
Este Nelso… lol… Faccioso que doi… não digo mais pq tou sem tempo para mais palermices, já me chega o tempo que perdi a escrever este comentário… .lol
Não para tirar mérito ao Android, mas funcionalidades também presentes quase na sua totalidade no Windows Phone…