macOS Ventura: O novo SO da Apple foca-se em elevar a multitarefa ao máximo
Todos os anos a Apple apresenta uma nova versão do macOS. Esta procura trazer o melhor que a marca sabe preparar, mas ao mesmo tempo garante novas funcionalidades que retiram ainda mais dos seus computadores.
Este ano a escolha recaiu no macOS Ventura, que quer elevar ainda mais a multitarefa e a gestão dos ficheiros dos utilizadores a novos níveis. Vamos assim conhecer o macOS Ventura.
Em primeiro lugar temos a novidade Stage Manager. Este consegue rapidamente agrupar todas as janelas de todas as apps e arrumá-las de acordo com a sua origem. Desta forma é simples e rápido ter acesso ao desktop e ao foco do utilizador.
Também o Spotlight foi reforçado e tem agora muito mais. Em primeiro lugar permite criar muito mais diretamente na barra superior. Aqui podem criar tarefas, aceder a atalho e a muito mais do que estavam habituados.
A app mail foi também alterada e permite agora criar lembretes para que o utilizador possa recuperar temas que esteja a tratar. Assim nada ficará esquecido.
O Safari também não foi esquecido e tem agora muitas novidades que melhoram ainda mais este browser. A Apple indica que este é o browser mais rápido do planeta e o browser mais eficiente que pode ser usado no Mac.
Uma novidade do Safari é a partilha de separadores com os amigos. Estes podem também ser agrupados para poderem ser geridos de forma mais simples.
Outro ponto que recebeu muitas melhorias foi o da parte associada ao vídeo. Para além do hand-off das chamadas de Facetime, o macOS Ventura traz um novo modo de apresentação que consegue ter num mesmo plano o utilizador e a sua secretaria, tendo assim uma área muito maior e mais dedicada.
Há ainda o center-stage que acompanha o utilizador para onde quer que este se mova, bem como melhorias na iluminação automática e que torna os vídeos e as chamadas muito melhores. Tudo poderá ser feito numa simples partilha de um ficheiro.
As primeiras betas do macOS Ventura chegam já hoje, esperando-se que no próximo mês surja uma versão de testes pública acessível a todos os utilizadores.
Este artigo tem mais de um ano
Só me lixa que o meu iMac 27” late 2015 não seja oficialmente suportado. Ainda hoje 7 anos depois de comprado corre perfeitamente a atual versão do macOS. Parece que tenho de começar a fazer um mealheiro…
Barra em cima e barra em baixo deve ser uma chatice.
Mesmo! Tenho insónias a pensar nisso…
A Dock (barra de baixo) pode ser ocultada e quando aproxima o ponteiro do mouse na borda inferior ela aparece.
Já a barra superior é “inteligente”. Nela aparecem as opções de menu dos aplicativos. Assim, quando se têm muitas janelas abertas, acaba por ter um bom aproveitamento de tela já que as janelas não precisam ter cada uma a sua própria barra de menu.
Além disso é possível ampliar uma janela para trabalhar em tela cheia pressionando command + f. Isso faz com que ambas as barras sejam ocultadas e a janela ocupa toda a tela.
1 é mac
2 o nome do O.S.
3 não obrigado …
e isso interessa a alguém porque?
Desculpem,mas alguém utiliza a versão beta ou alfa do browser Safari,o Safari Technology Preview ?? É assim bom ?? Se me pudessem responder agradecia-vos.Obrigado.
E será que o fundo do ambiente de trabalho vem com uma fotografia do referido? 😛
E com uma mensagem ao fim de X horas de trabalho a dizer “Chega”!
E claramente obvio que a Apple esta a tentar colocar todos os Macs com Intel obsoletos num fast pace. Nem o meu iMac de 2016 nem MacBook Pro de 2015 correm este OS. Nao me admirava que mais 2 OS upgrades e seja so M1/M2 only.
Menino mlopes
O seu comentário tem o mesmo nível de interesse …
Fiz o meu , o seu vale o mesmo, embora comente um outro comentário e não algo sobre o sistema operativo …
Têm o mesmo direito que eu em comentar….
Talvez este meu ultimo tenha mais valor por razões obvias ou até nem por isso, mas isso pouco ou nada acrescenta, é só um comentário, ao seu comentário … sobre o meu comentário, sobre o novo sistema operativo macOS.
Espero que tenha entendido.
Assim me despeço com amizade.