macOS Monterey: Apple disponibilizou primeira versão beta pública do seu novo sistema
Na última WWDC, a Apple revelou ao mundo muitas das novidades que tem preparadas para este ano. Falamos dos seus sistemas operativos, que vão em breve ocupar o seu ligar nos equipamentos da marca, mesmo nos mais antigos.
Após terem tornado públicas as versões de testes de um lote de sistemas, é agora a vez de chegar aos Mac. Falamos do macOS Monterey, que está finalmente disponível para ser testado de forma pública por todos os que apostarem nestas versões.
Apple trouxe o macOS Monterey
O macOS Monterey vem dar continuidade ao que a Apple tem preparado para o seu sistema operativo dedicado ao Desktop. Para além das muitas melhorias que estão nesta versão, a Apple focou-se em melhorar o Safari, com novas funcionalidades, e o FaceTime, com muitas alterações criadas para ser uma ferramenta ainda melhor.
Esta versão agora tornada pública, criada para quem quer testar as novidades, está aberta a todos. Vai ser avaliada nos próximos meses, até surgir na sua versão final em setembro, como é habitual. Esperam-se por isso, várias versões até lá.
A nova versão está assim disponível para um conjunto alargado de equipamentos, com algumas limitações que foram já identificadas nos CPUs da Intel. Além disso, a funcionalidade Universal Control não está ainda acessível nesta primeira beta.
Hora de testar esta versão beta do sistema
Para testar esta nova versão, basta aceder à página da Apple dedicada ao Beta Software Program. Após autenticar no site, é preciso seguir as instruções apresentadas, descarregando a app para registo e seguir no processo.
Rapidamente vai surgir a atualização desta versão de testes do macOS Monterey. O processo de instalação volta a ser simples e direto depois do download da nova versão. Surge então a app de instalação e tudo decorre de forma natural e rápida.
Como dissemos antes, vão surgir várias versões nos próximos meses, rumo à versão final que deverá surgir em setembro. Nesse momento a Apple deverá trazer para os utilizadores todas as novidades, livres de problemas e prontas a serem exploradas.
Este artigo tem mais de um ano
Lol tantas novidades estou fascinado… O Windows é tudo mau,tpm etc.. Mac não funcionabbem nos Intel já é exlente inovação segurança.lol
Está nova versão não trás nada de útil, se fizessem clicar no icon da dock para minimizar, quando se fecha uma app realmente fecha-se,em vez d comand+q, se fizessem uma gestão de janelas de jeito sem ter de andar a com apps de terceiros moon, magnet…. Isso sim faziam algo de jeito. . .Mas como vai vir a seguir, eu é que não sei usar Mac ne? Amigos uso todos os dias Mac… Mas prefiro Windows nestas coisas… Mais produtivo e intuitivo… Mas tenho que usar Mac em trabalho é a vida…
Deves ser n00b no mundo apple, a ideia de ao fechares uma janela não fechar a aplicação é propositada para que sempre que precisas da app ela possa ser lançada de imediato sem qualquer delay.
Há quem não goste e há quem adore, em quando comecei a usar MacOSX depois de vir do OS9 na decada de 00’s não gostava, passado alguns meses habituei-me, hoje em dia faz sentido em algumas apps, outras nem tanto. Gestão de janelas desde a introdução do spaces que não tenho motivos de queixa, janelas à la linux como sempre trabalhei.
Vai ser bom com certeza!
O novo Windows também promete.
Para já não recomendo nenhum update para quem tenha um monitor externo com HUB integrado. No meu caso o MPB M1 simplesmente deixou de detectar as ligações USB e RJ45 tudo ligado via USB-C apenas passa a imagem.
hubs são pessimos, por isso há muitos anos as empresas aprenderam que deviam usar docking stations, onde tens hardware proprio dedicado à função, tudo tem os seus proprios hardware IDs ou Mac address e só precisas de ter o firmware de cada dock instalado que reconhece tudo sem dramas de updates.
Pois, mas os portáteis como o nome indica são portáteis e têm de andar de um lado para o outro e não dá jeito nenhum andar com uma docking station na mala.
Por muito que os fanboys achem que tudo o que se tira e tudo o que desaparece faz sempre sentido, uma porta hdmi e uma USB3 fazem sempre falta em qualquer computador, até num MAC
Eu cá tenho Dock no trabalho, Dock em casa e Dock em todo o lado pra onde viajo e vou trabalhar com monitores.
Se fosse hub seria a mesma coisa ou tu andas com um hub atrás? Eu nem computador costumo levar atrás, desktop no trabalho e portátil em casa, só mesmo para viagens e reuniões ando com portátil atrás.