macOS: Conhece o comando history? Aqui ficam umas dicas
Já ouviu falar no comando history? Além de toda a interface gráfica elegante, o macOS "esconde" um terminal de comandos muito poderoso. Através deste Terminal é possível realizar de forma rápida as mais diversas ações através de simples comandos.
Hoje deixamos algumas dicas para utilização do comando history.
history: O comando que guarda um histórico dos comandos
Com o Terminal do macOS, é possível economizar muito tempo sabendo os comandos certos para realizar ações. Este Terminal é poderoso e há comandos para os mais diversos objetivos. Um comando bastante útil é o history que devolve uma lista de comandos já usados, ou seja, na prática, funciona como um histórico dos comandos inseridos.
Para usar este comando basta escrever no Terminal history
Cada linha tem um comando e também um número associado. Por exemplo, considerando o output apresentado anteriormente, para voltar a usar o comando da temperatura basta usar !505
Para limitar o output, podem usar o comando history X, sendo que o X é o número correspondente aos últimos X comandos.
Para os mais "esquecidos", é possível também usar algo como !<parte do comando>, sendo que será executado o último comando que começar pelas letras indicadas.
E por hoje é tudo! Se conhecerem outros truques para utilização deste comando deixem nos comentários. De referir que, obviamente, o comando history pode ser usado com outros, como, por exemplo, com o popular grep.
Leia também...
Este artigo tem mais de um ano
Dica excelente.
Desconhecia e sempre senti falta de algo do género.
Obrigado.
Por acaso não conhecia esse comando. O que normalmente faço é usar as setas do teclado para aceder, por ordem, aos últimos comandos executados.
Excelente artigo, prático e direto.
Uso praticamente todos os dias este comando com as diversas opções e combinações.
De referir também que o comando “history” está disponível em todos os sistemas Unix e também na PowerShell do Windows.
history, grep e outros são comandos universai no mundo unix a qual o macOS se baseia. Este tutorial serve tanto para Windows (Powershell ou outro), Linux, macOS e outros
PowerShell: get-history
Eu costumo usar control+r para fazer pesquisa. Escrevem parte do comando e ele autocompleta.
Útil!
Com zsh, que é o novo interface, não é preciso o history. Basta começar a escrever o commando; seta pra cima e já está.
Era bom que linux fosse assim tao bonito e util. Macos e a distro perfeita de linux que as outras nunca serao por falta de software ou estetica.
Existe exactamenta a mesma funcionalidade em Linux, isto não é exclusivo de macOS.
Há também a possibilidade de começar a escrever qualquer comando, e ser apresentada uma lista dos comandos historicos ja inseridos, com as opções/argumentos que foram usados.
Há também a possibilidade de inserir um comando que não esteja no historico e ir carregando no tab e ser completado , inclusive fazer um ciclo por todas as opções que o comando aceita.
E isto existe para qualquer Linux, *BSD e macOS.
Agora, falta de conhecimento de quem está sentado na cadeira é que pode dificultar as coisas.