macOS: 4 dicas para começar a dominar o Finder


Destaques PPLWARE

15 Respostas

  1. Hehe says:

    Experimentar modos de vista. A que acho mais pratica é a vista por colunas. Fazer o chamado cortar/colar: Fazer cmd+c para copiar o ficheiro. Ir para o local de destino e fazer cmd+alt+v para mover o ficheiro. Organizar o ficheiros por data de criação/ alteração também ajuda a ser mais rápido encontrar ficheiros em que estamos a trabalhar.

  2. Marco says:

    Pressionar barra de espaço no ficheiro é mostrado um preview do ficheiro e a tecla enterro para renomear ficheiros

  3. Diogo says:

    Boas qual é o programa que usa para criar maquinas virtuais? achei interessante ver o disco do windows nos favoritos, obrigado pelas dicas, são sempre muito úteis!

  4. Rui says:

    Boas! No Finder podem colocar qualquer pasta,basta clicar (premir e arrastá-la para a barra lateral)podendo também movê-la verticalmente, (….) Também uma boa dica,é criar ” Nova Pasta Inteligente” no canto superior esquerdo onde diz “Ficheiro” e abre uma nova janela,depois no canto superior direito da janela clicar em ( + )uma ou mais vezes, e escolher o tipo de ficheiros que querem , ao “guardar” permite também adicioná-la à barra lateral (…) e para saberem onde estão os ficheiros, ir a ” Visualização” e activar em “Mostrar /Ocultar barra de Caminho”, e aparece na parte inferior da janela” Mostrar/Ocultar barra de Estado” diz o nº de ficheiros e os Mbs/Gbs que têm. Por fim, podem clicar na parte superior (cinzenta) da janela e ao mesmo tempo premir ( ctrl ) e personalizar a barra de ferramentas , é igual tb no Safari.

    • Pedro Pinto says:

      Obrigado pelas dicas 😉

    • Rui says:

      Depois há os IDENTIFICADORES de COR , vão a Preferências do Finder e cliquem em Barra lateral e selecionem ” Identificadores ” e este vai aparecer na Barra Lateral e ao passar o rato em cima aparece ” Mostrar/Ocultar” (….) Voltando às Preferências do Finder ,clicar em ” Identificadores” depois podem configurá-los quantos e como quiserem ( Cor e Nome ) premindo a tecla ( ctrl )e ao mesmo clicar nele .Podem ser todos da mesma cor ou não, os que seleccionarem vão aparecer na Barra Lateral e aqui podem clicar e arrastar para movê-los verticalmente .
      Depois é só ” Identificarem” os ficheiros ou pastas que quiserem , por exemplo: Uma pasta que tenha 500 Fotos dos últimos 3 anos, podem seleccionar uma ,ou todas as fotos ao mesmo tempo,depois em cima na barra de ferramentas clicar em ” Editar Identificadores” e aí vão aparecer os mesmos que configuraram com Nome e Cor, ex: o Verde seria para Fotografias ,mas podem ter 3 /4 ou mais Verdes,mas com nomes diferentes ( Fotos 2015,Fotos 2016 e por aí ) e selecionam como quiserem, perde-se um pouco de tempo a configurar,mas garanto-vos que a longo prazo ,vale bem a pena!
      P.S. -Podem tb seleccionar identificador ,clicando no ficheiro com lado direito do rato .Para fazer tudo isto rapidamente,não se esqueçam de utilizarem as ” PASTAS INTELIGENTES” . Espero ter ajudado !

  5. Nuno Filipe Pinto says:

    Para ajudar o FInder , uma vez que o spotlight (no meu caso) não indexa muito bem os ficheiros no NAS da synology, podem experimentar estes programas:
    EasyFind (Devon Technologies llc)
    iFileX (OSX Bytes)
    HoudahSpot + Tembo (Houdah Software)

    Usem tambem o Funter para ocultar/mostrar ficheiros (se tiverem necessidade disso) sem ter de ir à shell

  6. Mao says:

    Duas coisas que uso muito é “command + T” e na janela do finder posso ter muitas abas abertas de pastas diferentes o que faz ter uma janela somente, e apertar a barra de espaço nos arquivos para ter um preview sem necesidade de abrir eles nos softwares e perder tempo nisso.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title="" rel=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*

Aviso: Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. A administração deste site reserva-se, desde já, no direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.