MacBook: Apple vai trocar cabos USB Type C defeituosos
A atenção que a Apple dá aos seus clientes vai muito para além do momento da venda dos seus produtos. Ao longo da vida útil destes, a Apple continua a garantir que tudo funciona de forma perfeita.
Depois de terem iniciado recentemente um programa de troca de adaptadores de tomada que apresentavam problemas, surge agora um novo, virado para o novo MacBook e que vai trocar cabos USB Type C defeituosos.
Este novo problema está identificado nos cabos USB Type C que acompanham os novos MacBook e a Apple indica que podem causar alguns problemas devido a um problema de design.
Na prática estes cabos defeituosos podem levar a que o MacBook não carregue de todo ou que carregue intermitentemente, quando se encontra ligado ao adaptador de corrente com um cabo afectado.
O problema está, segundo a Apple limitado aos MacBooks vendidos durante o mês de Junho de 2015, não se manifestando nos equipamentos que foram vendidos depois desta data.
A Apple fornecerá gratuitamente um cabo de carregamento USB-C novo e reformulado a todos os clientes. Este programa também abrange os cabos de carregamento USB-C da Apple vendidos como acessórios autónomos.
Como identificar um cabo afectado
Os cabos afectados com este problema têm a mensagem "Designed by Apple in California. Assembled in China." carimbada. Os cabos novos e reformulados incluem um número de série após esse texto. Veja na imagem abaixo.
Processo de substituição
Para tratar do processo de substituição deve procurar um Centro de assistência autorizado Apple participante, que deve contactar para receber um cabo de carregamento USB-C novo. A Apple irá necessitar do número de série do MacBook para verificar a elegibilidade para este programa. Pode ver aqui como encontrar esse número de série.
Para os proprietários de MacBook que tenham disponibilizado uma morada postal válida durante o processo de registo do produto, a Apple enviar-lhes-á um novo cabo até ao final de Fevereiro de 2016. Os restantes proprietários de MacBook elegíveis devem utilizar o processo de substituição abaixo para receber um novo cabo de carregamento USB-C.
Este programa tem início imediato e durará até 8 de Junho de 2018. Todos os clientes que tiverem comprado um cabo novo fruto deste problema devem contactar a Apple para que lhe seja feita a restituição do valor pago.
Depois do programa anterior de troca de adaptadores de tomada e que ainda decorre, é agora a vez do MacBook ser alvo de um programa de trocas. Mas a Apple não está sozinha neste processo. Ainda recentemente foi a Microsoft a activar a recolha de cabos de energia defeituosos, que acompanhavam os Surface.
Este artigo tem mais de um ano
Dar 2000€ e vir com cabos defeituosos, so mesmo na apple.
Não é o que leio no texto… A menos que o Surface custe 100 euros…
Mas leu o ultimo parágrafo?
É algo que pode acontecer em qualquer marca, e não apenas em informática!
Dou-te 1 exemplo para o teu ridículo comentário: A minha irmã teve 1 BMW X3 que custou 50.000€ e guess what… teve 2 alegrias: quando o comprou e quando o vendeu. Fartou-se de dar problemas, de tal modo que ligavam-o ao computador e não detectavam nada!
Estes comentários anti Apple, Android e Windows são demasiado irritantes; se não gostam, não vejam as notícias relacionadas com essas marcas.
Como vês, perdeste uma boa oportunidade para estar calado.
Este é de longe o melhor comentário que li nestas ondas da internet onde qualquer um tem o direito de opinar. Abraço e bom fim decsemana.
é só gente perfeita neste mundo….
“para que lhe seja feita a restituição do valor pago”, isto é que eu gostava de ver acontecer sempre em todas as marcas e produtos. o resto é conversa.
A culpa não é da Apple mas sim do fabricante Made by China
Se descartas para o fabricante chinês, então também tens que dar o mérito aos produtos Apple aos fabricantes chineses e não à própria Apple. Ou é só para o que te interessa? 🙂
A mim não me interessa nada pois não é só a Apple que fabrica na China os produtos da Microsoft também são produzidos na China por isso estes pequenos problemas.
Sim, é tudo feito lá. Mas será uma questão de tempo até vermos o fabrico chinês como vemos o japonês. Há uns 30/40 anos os Japoneses também imitavam tudo e mal. Mas o conhecimento fica nesses países e depois evoluem.
Nem tudo é feito lá, muitas marcas premium não são assim e pelo preço o iPhone também não tinha necessidade de ser uma mistura de componentes, um de cada chinês…
Boss,
e que marcas premium é que não fabricam na China? Samsung? Sony? Blackberry? Todas usam fábricas na China e fornecedores chineses.
Vês no iPhone imensos componentes não chineses.
Tens alguns exemplos na área da fotografia, como a Leica. Não acho que ser fabricado na China signifique no entanto que não possam ser definidos altos padrões de qualidade, a ideia de um telemóvel feito de retalhos é que não me parece bem, faz lembrar aqueles portáteis baratos…
é só riso! Falas em iPhone e depois vens com câmeras fotográficas?
Um telemóvel feito de retalhos? Mas sabes sequer do que falas? Não há ninguém auto-suficiente.
Desde quando é que “marcas premium” se refere (exclusivamente) a telemoveis? Não é feito de retalhos? É então na tal fábrica da Irlanda que os fazem? A Apple constrói lá os componentes, monta-os e sai no final da linha um iPhone pronto para venda. Tens de meter mais tabaco nisso!
vê lá a tua lógica de falares marcas premium ao questionares o iPhone, para vires depois com máquinas fotográficas. Porque não jóias ou relógios, já agora?
Conheces algum aparelho electrónico de consumo que tenha um único fornecedor de componentes, sendo tudo fabricado no mesmo local?
Eu explico-te a lógica que tu como racional entendeste facilmente mas fazes de conta que não. Estou a falar de segmentos de mercado, em específico do segmento premium, onde a Apple se inclui, onde a Leica se inclui, onde marcas de relógios se incluem, compreendeste agora, ou é preciso um desenho? Talvez um diagrama de venn? Eu não conheço é nenhuma marca premium que não fabrique nenhum componente e depois só junte os retalhos para vender.
Tu é que não percebeste que são indústrias diferentes, escalas diferentes e fora do contexto.
E tenho a certeza que conheces imensas marcas premium que contratam o fabrico de tudo o que fazem a outros, pois o premium não está em ter mão de obra nos quadros da companhia mas nos níveis de exigência sobre os produtos e a sua produção.
Qual é a marca premium que eu possivelmente conheço e que não fabrica nenhum dos componentes?
Nvidia, Google, Apple, Microsoft, etc. Será que me vais dizer que nenhuma das marcas é premium?
E se formos pela tua deambulação por marcas em geral, muitas das marcas premium (e até de luxo) em vestuário e acessórios contratam outros para o fabrico de muitas das suas peças.
Marcas premium com produtos baratos (e obviamente, qualidade a condizer)?!
Estás a dizer que os Surfaces são baratos e com qualidade a condizer?
Ah…tu compras o pc à apple e depois vais ao chinês comprar o cabo, não é ?
Não diz em lado nenhum Made by China, diz “Assembled in China”
Mais uma noticia por a negativa da Apple algo anda podre nos últimos tempos e quase diariamente noticias de defeitos nos seus gadgets o principio do fim quem sabe?
Continua a sonhar.
” A atenção ao cliente …Ao longo da vida útil destes, a Apple continua a garantir que tudo funciona de forma perfeita.” Esta está boa, uma garantia muito boa, um amigo meu aqui na Polónia levou o seu Iphone sem garantia a uma loja Apple para reparar e eles disseram que fora da garantia não reparavam, mesmo ele dizendo que claro, pagava a reparação. Resultado, foi a uma loja não oficial reparar o Iphone, a garantia deles que funciona perfeito é só quando está na garantia e o mais engraçado é que a Apple só dá 1 ano de garantia.Enfim, tretas.
Essa é boa. Não há lojas Apple na Polónia, tal como em Portugal, há revendedores autorizados, sendo que muitos não fazem reparações, apenas os centros de assistência autorizados o fazem.
E 1 ano é a garantia voluntária da marca (que é o que quase todas dão), não a garantia legal que um consumidor tem para o produto.
Boa explicação.
A Apple tem de garantir dois anos de garantia, voluntária ou involuntária não importa para nada.
Sabes o que é legalmente uma garantia voluntária da marca ou até mesmo duma loja? Muitas vezes define suporte para além da reparação contra defeitos de fabrico, e o suporte internacional para quem necessitar de reparar fora do país de compra. É uma garantia separada da garantia definida pela legislação local.
E os pressupostos dos 2 anos de garantia europeia varia de país para país. Por exemplo nalguns países como a Alemanha, legalmente passados 6 meses passa a ser a pessoa a ter que demonstrar que o defeito é de fabrico, caso haja desacordo entre as partes. Nesses países a garantia do fabricante pode passar a ter ainda + peso nos benefícios prestados ao cliente.
Apesar de ter resistido, não teve outro remédio senão assegurar cá o período dos 2 anos, o voluntário é um extra, a garantia é para os defeitos de fabrico e não para tretas dos utilizadores.
A Apple sempre respeitou os 2 anos de garantia em caso de avaria de produtos comprados em Portugal. O problema que se levantou foi com a Apple vender extensões de garantia sem apresentar a informação do período de 2 anos de garantia dada pela legislação.
A garantia é para informar o consumidor de tudo o que o produto beneficia, tal como a legislação de garantias serve para + do que defeitos de fabrico – é para defender a conformidade do contrato de compra
A Oneplus também teve problemas com cabos USB tipo C. Na altura era críticas por ser marca chinesa e não ter qualidade. No caso da Apple já se chama excelente suporte técnico. 🙂
O cabo da One Plus não respeitava as normas do USB-C, todos eles, até mudarem.
No caso da Apple parece ser um problema numa série de produção.
No caso da Oneplus foi um TERCEIRO que divulgou o problema.
No caso da Apple foi a própria Apple que alertou para o problema.
No meu entendimento, são situações muito diferentes.
A diferença é que ninguém disse nada, mas a Apple corrigiu-se a si própria, e vai mandar os cabos para casa das pessoas de borla, sem queixas.
Na OnePlus, só fizeram alguma coisa depois de lhe apontar o dedo…
É a diferença!
não foi a oneplus que negou forte e feio até que a google se meteu ao barulho?
A imparcialidade deste artigo deixa muito a desejar….mas ja e habitual aqui na “appleware” ups no pplware
Não percebo esse entendimento de que este artigo é “tendencioso”. Não vejo favoritismo em nenhuma parte do artigo, somente um RELATO do que o fabricante verificou e que está disposto a trocar o material afectado. Só isso!
E o primeiro parágrafo serve para quê?
Realmente, o primeiro parágrafo é meio que a puxar a brasa à sardinha. Eu sei que é apenas uma introdução ao artigo, mas é também parte de uma opinião pessoal, coisa que num artigo seja de que marca for, nunca deve existir. Cada um de nós tem as suas preferências, mas essa parte é para deixar para nós em vez de ir gabar mundos e fundos sobre uma marca que na realidade nem é 100% verdade (só na nossa cabeça). E quanto à parte de trocarem os cabos defeituosos, nem fazem mais que a obrigação, dado os preços absurdos dos seus produtos. Mas mesmo nem falando do preço, este artigo nem é necessário pois é uma obrigação das marcas fazerem isto quando há este tipo de problemas.
Uma marca como a Apple que apregoa ser a melhor a nível mundial deixa cada vez menos a desejar. Quando adquirimos um produto na loja online ou noutra e o registamos, a Apple fica com os nossos dados e envia-nos a chamada propaganda publicitária, mas não utiliza o mesmo meio para nos alertar para os problemas dos seus produtos. Eu adquiri um iMac Intel Core i7 quad-core 3,4GHz em Agosto de 2011, cuja placa gráfica PIFOU em Janeiro de 2016. Como desconhecia o problema de fabrico e consequentemente o programa de substituição da Placa de Vídeo AMD Radeon HD6970M, pois a Apple na sua base de dados só devem ter os nossos emails registados, para o que lhes interessa. Fez com que eu tivesse que suportar o custo de +- 800,00€, mais o incómodo. Vêr este link: https://support.apple.com/pt-pt/HT203787
Pelo que o 1º passo para dizer “Bye Bye Apple” foi instalar o Windows 10. Apple Nunca mais.
support.apple.com/pt-pt/HT203787
Saiba mais
Caso pense ter pago por uma reparação ou substituição devido a este problema, contacte a Apple para solicitar um reembolso.
Instalaste o Windows 10 num iMac?
E dizes Bye Bye Apple?
Não percebi essa!
Lol
Pois, não voltarei a comprar Apple. É claro que agora que mandei reparar o iMac, vou ter que o utilizar. 1º passo instalar o Windows 10, 2º passo colei um autocolante por cima da maçã, 3º num próximo investimento nada de Apple.
Porque não continuas a usar o OSX? O software não tem nada a ver com o hardware que vinha com defeito! Porque não pedes reembolso? Ligas parar a Apple Support, expões o teu caso, de certeza, que se o teu modelo foi apanhado com defeito de fabrico, eles compensam te. Um autocolante? Que giro! Lol
Duma gaja?
He he…
😀
A essa tua história parece me um pouco mal contada!
Mas ok… A Apple mandar publicidade?O que tem a ver? Alhos e bugalhos?
Lol
O problema é que passaram 4 anos após a compra e só quando avariou é que eu pesquisei e vim a saber do problema de fabrico. Até essa altura eu desconhecia e como digo a Apple sabe o nosso contacto para enviar publicidade, mas para avisar destes problemas nada. Coloca uma informação escondida no site e diz que divulgou. Quando adquiri o iMac, pensei que estava a adquirir um produto (no seu todo) de qualidade superior, daí ter pago mais. Caso tivesse optado por um PC “normal” teria gasto muito menos. Afinal porquê pagar mais?.
Ela sabe se tiver o teu contacto actualizado associado ao computador. E receber publicidade da Apple não é prova de que sabem o modelo de computador que a pessoa tem.
Na notícia aqui apresentada a Apple já está a enviar os cabos para quem tem a máquina registada sem que a pessoa peça nada.
Ai sim?
Fose à Apple? Não, pois não, senão diziam-te!
E isso é Apple, não vejo outras marcas a fazerem o mesmo, isso é um produto fora de qualquer garantia!
Fui à assistência técnica que consta no site da Apple. De marcas roscof espera-se tudo e mais alguma coisa. Agora da Apple não deveria acontecer o que aconteceu. O que está em causa é um defeito de fabrico identificado pela Apple, a Apple tem o contacto dos clientes na base de dados. Pois para enviarem publicidade estão por aí, o que questiono é o facto de não terem utilizado a mesma via para informarem os clientes, principalmente os que adquiriram determinado produto com problemas, da situação e do que a marca pretende fazer. Estamos a comprar Apple e não uma qualquer linha branca.
Umas atrás das outras…
Mas já não sabem fazer cabos? Foi o CA do Surface agora estes também.. Na outra vez era os adaptadores de tomada.. Ridículo!
Não é uma questão de saber ou não fazer já que muita gente pode nem sofrer qualquer problema. É uma questão de não garantir que certa série de fabrico funciona toda como deve ser.
Na Apple é garantido que nada é fabricado por ela e o mesmo componente pode até ser fabricado por diversos fabricantes, pelo que é impossível garantir uniformidade da qualidade. Cada pedaço vem de um sitio diferente e no final junta-se tudo na esperança que o conjunto funcione. Pelos preços que cobra, os clientes deviam ter a maioria dos componentes, ou pelo menos os principais fabricados pela marca.
Na Apple é garantido que tem uma fábrica sua na Irlanda. É garantido que desenha vários dos componentes que usa, etc
E este problema não tem nada a ver com o que estás para aí a falar. Os cabos problemáticos mostraram ter pouca durabilidade, passando depois a mostrar indícios de mau contacto interno.
há muito tempo que não há empresas auto-suficientes em todos os componentes que usam no fabrico dos seus dispositivos.
acabas de ilustrar 99% das empresas de pc e similares.
Uma pseudo-fábrica, pelo que sei… e que componentes vitais são aí construídos?
Se comprar um Ferrari não me importo que as escovas dos vidros sejam de uma marca qualquer, já o motor, componente essencial, tem de ser desenhado mas também construído pela Ferrari.
A fábrica monta iMacs.
Essa da Ferrari… Estás então a defender que nenhum dos processadores gráficos de topo presta porque não são construídos pelos próprios, que a ARM não presta, que a Qualcomm não é boa o suficiente nem mesmo os seus processadores de baseband… Tanto componente importante que estás a ridicularizar com o paralelismo completamente descabido, como se o mundo dos semicondutores fosse regido da mesma forma que a construção automóvel, ou como já defendeste o mesmo que a panificação e cerâmica.
Quando a capacidade de compreensão de analogias falha, dizem-se barbaridades dessas, mas eu já conheço esse teu defeito…
Então e qual dos componentes é fabricado pela Apple?
e quando não se tem capacidade para ter algum argumento lógico e assente na realidade inventam-se paralelismos sem sentido com a esperança de que os outros aceitem a falácia.
A falácia? Claro, porque a verdade é que a Apple fabrica os componentes, pelo menos os mais importantes, monta-os e fica com o produto pronto para venda, é isso que se passa.
Falácia de querer fazer passar uma opinião a uma prática na indústria automóvel como relevante para a prática e realidade no ramo de semicondutores e electrónica de consumo.
“A atenção que a Apple dá aos seus clientes vai muito para além do momento da venda dos seus produtos. Ao longo da vida útil destes, a Apple continua a garantir que tudo funciona de forma perfeita.”