Signal: A segurança no macOS pode afinal não ser assim tão grande
O Signal é um serviço de mensagens instantâneas de elevada segurança. A sua privacidade e qualidade é de tal forma elevada que era a escolha de Edward Snowden para comunicação.
Presente em várias plataformas móveis e de desktop, tem a garantia de segurança máxima. Na verdade, esta pode não ser assim tão grande, pelo menos no macOS.
Para além de todos os mecanismos de cifra de mensagens, usados na sua troca, uma das formas que o Signal usa para garantir a segurança das comunicações dos seus utilizadores é a eliminação das mensagens.
A falha de segurança no macOS
Se na maioria dos sistemas isto é verdade, no macOS pode não acontecer, por culpa do sistema de notificações deste sistema operativo. Mediante uma configuração que muito utilizadores têm ativa, as mensagens são guardadas.
Quem descobriu esta falha foi Patrick Wardle, um investigador de segurança, que publicou as suas descobertas no Twitter. Para além disso detalhou todo o processo e o problema associado numa publicação.
#HEADSUP: #Security Issue in #Signal. If you are using the @signalapp desktop app for Mac, check your notifications bar; messages get copied there and they seem to persist — even if they are "disappearing" messages which have been deleted/expunged from the app. pic.twitter.com/CVVi7rfLoY
— Alec Muffett (@AlecMuffett) May 8, 2018
Do que foi descoberto, constatou-se que as mensagens estão a ser copiadas da app Signal para o sistema de notificações do macOS e depois guardadas numa simples base de dados SQL. O software elimina as mensagens, mas estas permanecem guardadas no sistema operativo, tendo ainda o contacto do remetente.
Uma vez guardadas nesta base de dados fica simples aceder-lhes e retirá-las para posterior leitura. Segundo Patrick Wardle este pode ser um problema que poderá não estar presente no iOS, mas requer confirmação.
A solução do problema do Signal
A forma de resolver esta falha é aparentemente simples. Basta aceder às definições do Signal e alterar as configurações das notificações, filtrando a informação apresentada ou simplesmente desativado-as. As mensagens anteriores ficam, no entanto, registadas.
Esta é uma falha grave, pois coloca em casa todas as garantias de segurança do Signal, que tem neste pressuposto uma das suas mais-valias. Provavelmente de futuro a app terá configurações diferentes, mas por agora a falha está presente e deve ser resolvida com a mudança nas configurações.
Conheça o Signal
Este artigo tem mais de um ano
Este nem faz sentido dado que a falha não é no macOS mas sim no Signal , versão macOS.
O Pedro escreveu isto cedo 🙂
Abc
Efetivamente é do programa/aplicação e não do sistema operativo.
Sabes ler, mas não sabes interpretar o que leste.
já todo mundo sabe disso
Vale lembrar que o Signal é aquela aplicação que usa o número de telefone móvel como identificador de rede… depois disso toda a conversa sobre ser seguro acaba aí… uma vez que não pode ser seguro usar algo do qual não se é proprietário (a empresa telefónica/ estado é que é o proprietário do número e podem retirá-lo à pessoa seja legal ou ilegalmente em diversas situações, sem que a pessoa possa muitas vezes fazer nada a respeito). Se o Signal gerasse o seu próprio identificador ao qual juntava telefone e e-mail (opcionalmente) como forma de achar a pessoa e dar um maior nível de confiança acerca da mesma já era outra conversa.
Não pode ser uma falha de segurança do mac, nem do windows, nem do iOS ou android… a aplicação corre no sistema, logo rege-se pelas regras desse mesmo sistema. Sem ele, não pode correr – tem de arranjar forma de contornar a situação. As notificações do mac já existem há imenso tempo. Não é de agora. Assim como as do android e do iOS.
e novidades?
“”Signal, does not explicitly delete this notification when it deletes messages from the app UI.””
//TUDO
//Alguém se esqueceu de implementar o DEL…..e
não se deve dizer que a culpa é no macOs……
Telegram.org