PplWare Mobile

Signal: Esqueça o WhatsApp e o Facebook Messenger


Pedro Pinto

Pedro Pinto é Administrador do site. É licenciado em Engenharia Informática pelo Instituto Politécnico da Guarda (IPG) e obteve o grau de Mestre em Computação Móvel pela mesma Instituição. É administrador de sistemas no Centro de Informática do IPG, docente na área da tecnologia e responsável pela Academia Cisco do IPG.

Destaques PPLWARE

81 Respostas

  1. Spoky says:

    App excelente, parecido ao Telegram. Só que há um problema destas Apps, é a falta de utilizadores poucos ou quase nenhuns abandonam o Messenger ou Snapchat. É esse o grande problema. Infelizmente mas é o que há.

    Esta é uma das razões pelas quais é tão pouco usado ou sem sucesso.

    • Artur Alexandre says:

      Concordo plenamente com sua descrição ,eu até uso e tenha muita pena que mais amigos não usem este APP .

    • Mota says:

      +1
      Quem quiser falar comigo online é signal e/ou telegram. Recuso-me a usar whatsapps e afins, por diversas razões

      • Pedro says:

        Eu usava telegram no início porque gostava muito da proposta inicial mas eles não a seguiram. Até hoje o código do servidor é fechado e a criptografia e2e não é por padrão. Os desenvolvedores estão usando argumentos do tipo “Confie em mim, sou benevolente”. Acabei, tristemente, deixando-o de lado…

    • Dandan says:

      Faz assim, se você não usar o Signal, não fales mais comigo.

      rsrs

    • k0izo says:

      Outro problema é se o Signal prima pela privacidade do utilizador porque é que pede por numero do cartão sim que facilmente se associa a um individuo? Quem quiser usar esta app teria de usar um daqueles cartões que se mandam vir de borla.

      Mas entre este e o Telegram, este será mais transparente por ter o aparente código aberto sem esconder portas do cavalo.

      Whatsup e Facebook messenger nem comento, ainda não viram as ultimas noticias do dono do facebook?

  2. Desmond says:

    Sugiro também a utilização do Wire. Talvez o melhor no que toca a qualidade de som em chamadas. Aconselho!

  3. Rui gomes silva says:

    A pplware a ajudar os traficantes a esconder ainda mais a forma como comunicam!

    • Mota says:

      Retira a fechadura da porta do teu carro e da tua casa. Não tens nada a esconder certo?

    • Carlos says:

      Ou nāo, por acaso ja teve conhecimento de outras formas de navegar ou comunicar atrves da darkweb? Sou fa da privacidade, pois acho que falar com “amigos”, da net ou… reais, é algo pessoal.

    • Gekko says:

      Sim, tira a fechadura do teu carro e casa e pública online as tuas passwords de redes sociais, email, banco e serviços, e conversas de chats, se não tens nada a esconder.

      E já agora livra-te dos estores e cortinados das janelas da tua casa…

      Querer um mínimo de privacidade e de segurança não me torna um criminoso. Apenas numa pessoa que aprecia um pouco de privacidade e que não quero ter a minha vida exposta a quem não quero.

    • Rafael says:

      kkkk. Pára de comer soja cara.

      Vai acabar sentando no kibe

  4. Carlos costa says:

    Uso e adoro.
    Em segurança mete o Telegram a um canto

  5. bom senso says:

    por mais alternativas que existam ao messenger e ao whatsapp o pessoal continua a usar apenas estas duas em grande escala, eu por exemplo no meu circulo de amigos o rei e senhor continua a ser o Messenger…

    • Gekko says:

      Pois eu tinha esse problema. O pessoal que queria falar comigo perguntava: “tens WhatsApp, qual o teu nome no FB”. até que comecei a dizer: “não uso nem um nem outro se queres falar comigo ou Riot, ou Telegram ou Signal escolhe.” E quem quer mesmo acaba a instalar.

  6. Justiceiro says:

    O BBM continua a ser o serviço mensagens de dados mais complecto e seguro, está disponível para todos os SO’s ao contrário de todos aqui mencionado.

  7. GM says:

    E pena não existir versão para W10m!

    • Dandan says:

      Ué, mas não é o Windows que tem tudo e o Linux que não tem nada?

    • Gekko says:

      Tens sempre o telegram para win desktop e telephone

      • lmx says:

        Nem sei o que pense dessa app,
        Parece ser muito Boa..mas eles são uns coitados.

        Quando esses Russos Tinham os Escritórios na Russia, diziam que foram abordados pelos Serviços Secretos para integrar a rede deles, e els não queriam.
        Os Developers a pensar que os EUA eram um poço de Liberdade mudaram-se para os EUA..
        Pois é, a CIA não os Abordou…foram é ameaçados, foi de tal forma mau que parece ter deixado marcas bem grandes na equipa, conheceram da pior forma a “Liberdade Americana”..

        Depois desses “episodios”, penso que se mudaram algures para o Qatar ou Kuwait, sei que é um País desses..e acho que por ai continuam, a não ser que haja novidades, recentes..

        As voltas que o mundo dá 🙂

  8. Zinco says:

    A segurança é importantíssima… para os espiões, traficantes, burlões, pedófilos e governos, ou seja para 99% dos utilizadores, os outros como não estão nestes esquemas, o WhatsApp, o Messenger ou outra coisa parecida serve perfeitamente. A preocupação com a segurança chega aos limites do ridículo.

  9. Luís says:

    O WhatsApp faz encriptação dos dados…
    Não conheço a aplicação signal… Mas o WhatsApp é suficiente para manter um comunicação relativamente segura… Discordo que apenas os criminosos precisem de ter a sua informação encriptada… A privacidade é importante num mundo digital como o de hoje….

    • Privacidade says:

      O WhatsApp é encriptado o conteúdo, menos os metadados. O que significa que o Facebook Inc. sabe com que falas, quantas vezes por dia, quanto tempo essas chamadas duram (se fizeres chamada por voz), de onde falas e para onde falas. Resumindo, e a título de exemplo, o que é possível com os metadados (não só no WhatsApp): podem saber que ligaste para um serviço de sexo por telefone e tiveste ao telefone durante meia hora, mas não sabem do que falaste. Podem saber que ligaste para um centro de doenças infecciosas depois para um médico e depois para a tua companhia de seguros, mas não sabem do que falaste… não sabem do que falaste, mas conseguem imaginar.

    • Sujeito says:

      Luís, a qualidade de encriptação do Whatsapp é quase inexistente. Não só pelo que o Privacidade disse acima, como, muito provavelmente, pensas que a tens ativa e, na realidade, não tens. Para ser ativada é um processo enganoso.

      • Nuno Oliveira says:

        Alguém me explica essa do ativar a encriptação do WhatsApp?
        É que nunca fiz nada e no início de cada conversa tenho a indicação de ter as mensagens encriptadas, e elas são efectivamente encriptadas. Porque falam em ativar isso como opção?

  10. Pavel says:

    não compensa face ao telegram.
    o telegram tem uma serie de features que essa app nem sonha e para quem quiser comunicar de forma cifrada, estão lá os secret chats. neste momento o telegram é imbatível.. usernames, channels, envio de ficheiros até 1,5GB, apps em todas as plataformas, já começa a ter muita gente, developers do mais top que há, sempre na vanguarda, stickers do melhor que há e todo um UI que é de babar..

  11. João says:

    Excelente! Vou partilhar com os meus amigos toupeiras!

  12. Pedro F. says:

    Tem muito bom aspeto. Mas com o tempo, assim como vimos a acontecer ao Telegram, os governos acabam com a segurança em três tempos.

  13. Rogério Magalhães says:

    As chamadas de voz também são encriptadas no Signal?

  14. Privacidade says:

    Para todos os que dizem que “não têm nada a esconder”, não se esqueçam que estas empresas não querem saber de vocês, como indivíduo, mas sim, nós enquanto sociedade. As quantidades de dados recolhidos pelo Facebook e outros fazem com que seja possível explorar e condicionar massas, exemplos disso é a recente investigação do The New York Times sobre como a equipa do Trump explorou os dados de milhões de utilizadores do Facebook para atingir os seus fins. Leiam o artigo, vale a pena. Já agora uma dica ao Pplware que faça um artigo sobre esta investigação, por forma a colocar na língua de Camões o tema.

    Uma última adenda, porque aqui muita gente confunde Segurança com Privacidade. O facto de uma coisa estar segura, não quer dizer que seja privada. Os vossos dados estão muito seguros nos datacenters do Facebook, no entanto não estão privados. O Facebook, et. al. usa estes mesmos dados de acordo com a sua agenda e por mais que digam que não os vendam a terceiros, as provas (que começam a ser muitas) dizem o contrário.

    • Zinco says:

      Mas que paranoia, as massas já eram controladas antes da massificação da internet. Os meios de comunicação estão nas mãos dos manipuladores por isso se não tiveres inteligência suficiente para separar o trigo do joio comunicar abertamente ou de forma encriptada não vai mudar nada.

  15. dvds says:

    Alguem que perceba de segurança aqui!? Toda a gente sabe simolesmente fom o numero cartao SIM podemos ter a localizacai desse phone/pessoa em tempo real atravês de triangulação das redes! Por isso nao confio na app, nem em nenhuma que use comunicações do tipo client-server-client

  16. Toni says:

    Se o gajo do Benfica tivesse lido este artigo mais cedo estava safo

  17. Rodrigo says:

    Facebook Messenger e para meninos.

  18. A, says:

    Mas porque esquecem a história de no próprio país ? o que a PIDE / DGS fazia antes do 25 de Abril, para o pessoal que diz que a Privacidade é uma mal menor esquece que a Liberdade foi conquistada e não dada! e pode ser retirada pouco a pouco… uma Lei que espero que o Constitucional chumbe, o Marcelo não enviou que permitiu pela primeira vez desde o 25 de Abril que as secretas portuguesas possam aceder aos meta-dados…
    O Resto a Constituição é tão clara que ainda não se atreveram etc. etc.

    Equipamentos de telecomunicações feitos e fabricados e de marcas da maior Ditadura do Mundo, achas que esses se preocupam ?
    os USA com as suas Paranóias… Um dia qdo acordaram e verem que há de novo uma polícia política e falta de liberdade vêm se queixar mas aí é tarde !

    Mas gostava de saber uma coisa alguém sabe se realmente já conseguiram quebrar a segurança do telegrama ? no chat privado ?

    • Sujeito says:

      A “segurança” do Telegram no chat privado é a mesma do Signal. Ao que parece, mantém-se forte.

      Quanto ao acesso dos meta-dados, não apenas as secretas. Os metadados e dados “privados” dos cidadãos portugueses podem, neste momento, ser acedidos por todos os orgãos do Governo.

  19. Lucky Silva says:

    Não uso WhatsApp e não tenho Facebook. Nem sei bem porquê, simplesmente nunca precisei. Uso o Telegram, que não é só um “Messenger” quem usa sabe do que estou a falar.

    Entre os colegas de trabalho uso Wire para muita comunição de trabalho. Sei de empresas que adoptaram o Signal e tu está muito satisfeito.

    Há muitas e boas opções.

  20. Fernando says:

    Até agora eu prefiro o Telegram, bem mais seguro que o Signal e o Wire.

  21. Sergio says:

    Bons comentários acima, olhei para a questão de outra forma.

    O meu dia a dia não tem tanto haver com os meios que utilizo, mas sim com o que partilho e como partilho. E só meto a minha segurança em perigo se quebrar regras de bom senso.

    É óbvio que a fome pela partilha da vida pessoal, nos dias que correm, ou a necessidade de querer passar informação rapidamente e de forma fácil, muda um pouco o panorama e torna-nos descuidados. Mas quem tiver bons hábitos de segurança dificilmente vê a sua vida descortinadas ou invadida, use a app que usar.

    Hoje em dia vale tudo para capturar dados, até um simples passatempo num site precoce de desporto, gera um registo, esse registo vai gerar dados, esses dados podem interessar a uma empresa de apostas.. essa empresa troca publicidade com esse site pelos dados.. e voilá.. fez-se o chocapic
    Isto é um exemplo entre milhares, o importante é as pessoas terem a noção de como isto se processa e não serem manipuladas pelos gigantes.

  22. Joao Ptt says:

    Se utiliza como identificador o número de telefone sobre o qual a pessoa não tem verdadeiro controlo então o Signal não pode ser designado como oferecendo “Máxima Segurança”.

    Só o Threema até agora pode ser designado como oferecendo “máxima segurança”, porque gera o seu próprio identificador no dispositivo da pessoa… desde que terceiros não consigam ter acesso ao dispositivo é possível em teoria comunicar de forma segura, de 1 para 1 (mensagens, voz, ficheiros), sem que terceiros possam apropriar-se do identificador e fazer-se passar pela pessoa. As conversas são sempre cifradas e não é possível desligar.
    Nas conversações de grupo nem o Threema oferece segurança máxima porque existem vulnerabilidades no protocolo, que também parece existir em quase todos os outros mensageiros ditos “seguros” (fonte: https://eprint.iacr.org/2017/713.pdf ).

  23. Paulo Chaves says:

    Bem instalei agora mesmo o programa Signal no meu recente Mi A1 8.0.0 e quando faço uma chamada o microfone parece que bloqueia. Quando atendem a chamada o tlm faz um bipe e do outro lado não ouvem a minha comunicação. Parece que o microfone bloqueia. Pior desinstalei e ficou tudo na mesma. Já o reiniciei várias vezes e nada. Já disse a dois amigos a quem partilhei o programa para não instalarem. Estou agora na dúvida. Era até à um mês atrás utilizador do Windows Mobile/Phone durante anos.

  24. Rúben says:

    O Wire também é uma boa alternativa

  25. David Martins says:

    Pedro Pinto

    Acrescento também que o fundador da Open Whisper Systems (empresa que desenvolve Signal) foi anunciado que;

    On February 21, 2018, Marlinspike and WhatsApp co-founder Brian Acton announced the formation of the Signal Foundation.

    fonte: https://en.wikipedia.org/wiki/Moxie_Marlinspike

  26. fernando nogueira says:

    bloquiei o signal sem querer pode ajudar-me o meu 967033486

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title="" rel=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*

Aviso: Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. A administração deste site reserva-se, desde já, no direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.