Transforme-se num guru das redes no macOS com o Packet Tracer da Cisco
A área das redes informáticas é sem dúvida uma das mais fascinantes dentro do mundo da tecnologia. Um dos mais fantásticos simuladores de redes é da gigante Cisco e chama-se Packet Tracer!
Além do Windows e Linux, o Packet Tracer está também disponível para macOS.
Quem trabalha em tecnologias de informação ou quem estuda para obter uma certificação Cisco (CCNA/CCNP/CCIE) ou outra, nada melhor que ter um simulador no PC para configurar e testar cenários de rede, não havendo assim a necessidade de ter equipamentos reais.
Packet Tracer - um dos melhores simuladores de redes
Tal como o GNS3, o Packet Tracer é um simulador de redes bastante “real”, que permite simular os mais diversos equipamentos ativos de uma rede: routers, switchs, PCs, telefones, etc.
Esta fantástica ferramenta foi desenvolvida pela própria Cisco e está disponível para alunos que fazem parte das Academias Cisco espalhadas pelo mundo. Atualmente o Packet Tracer está disponível para Windows, Linux, macOS e até para iOS e Android.
Com o Packet Tracer podemos montar cenários de rede completos e configurar os mais diversos protocolos. Por exemplo, protocolos de encaminhamento como o OSPF, EIGRP, etc. Mas podemos também configurar ACLs, Frame Relay, servidores, pontos de acesso wireless, etc. Pode ainda personalizar os equipamentos de rede que fazem parte do cenário.
O Packet Tracer é uma ferramenta fantástica que tem evoluído bastante nos últimos anos. Como referido, podemos testar quase todos os tipos de cenários de rede e colocar em prática os nossos conhecimentos nesta área. Experimentem!
Leia também...
Este artigo tem mais de um ano
Gosto do artigo que como é habito está excelente.
No entanto, Pedro Pinto peço perdão, o que é um “smilador”???
Só uma pergunta: porquê especificamente no Mac OS?
Até há uns meses atrás (meio ano praí) não podias instalar nativamente. Se calhar muita gente não sabe que já está disponível para macOS.
E isto serve para quê? Para projectar uma rede? E para mais o quê? É que se for só para projectar uma futura rede, papel e caneta também serve.
Quase isso 🙂 Faltam é as configurações
Imagina o seguinte, faço neste software, ou no gns3 a projecção de uma rede, faço as configurações que quero e tal, e claro que depois quero fazer o deployment para o hardware real, há forma de fazer isso de forma automática? Ou tenho de á mão ir a cada hardware e carregar as configurações despejadas?
Outra coisa, algum destes softwares consegue modelar uma rede, no sentido de que eu tenho uma rede já implementada, mas gostaria de conseguir atingir certos objectivos, e queria que o software me desse a “configuração mínima” para tais objectivos.
Ou seja, quero declarar explicitamente certas propriedades da rede, de cada ponto da rede, e será que estes 2 softwares que falas me dá a configuração mínima optimizada para os meus requisitos?
Olá apresentação da aplicação está aqui, mas queria mesmo saber era se dava para fazer o que te perguntei. Dá ou não para fazer as duas coisas que te perguntei?
Por essa lógica, para um projecto de arquitectura papel e parede também serve…
E o artigo diz claramente que permite fazer simulações, algo que dificilmente fazes com papel e caneta.
O Alfaiate não leu 😀
Não percebo nada de arquitetura, mas acho que é qualquer coisa como papel e lápis, depois um molde em cartão e outros materiais e depois os engenheiros que façam os cálculos como acharem melhor, mas se calhar tenho uma ideia errada de arquitetura.
Fiquei com a ideia de que só dava para projectar a rede, e que para simulação teria de se usar algo como gns3.
Oh rapaz (rapariga não sei), mas sabes o que é um simulador. Experimenta testar a ferramenta, pois não sabes o que dizes. Não é uma ferramenta para desenhos, é mesmo para simular uma rede em que configuras cada maquina (ip, mascaras de rede, gateways, …), “pingas” as maquinas na rede, configuras routers, switches e afins.
Sugiro uma pequena pesquisa no youtube para teres uma ideia.
Atenção que este simulador não está imune a inúmeras falhas/bugs e limitações.
Mas mesmo assim a boa maneira para iniciar a percepção de como se pode configurar várias opções de uma rede de por exemplo uma empresa.
Parabéns por estes artigos interessantes.
Está a ser comprado com o GNS3 que é uma ferramenta diferente. O GNS3 é um emulador enquanto que este é um simulador. Um pouco diferente, mas obrigado pela dica de já ser suportado nativamente em Mac … ainda sou do tempo da VM em Mac para correr isto 🙂
Muita tecla se bate nesse simulador para obter as certificações.
É muito bom para praticar e fazer testes antes da implementação real.
E não, o papel e parede não serve. Num dos testes que surgia no CCNA era mesmo o desenho da rede em papel depois de fazer a descoberta da mesma. E no final o desenho da rede quase que parecia uma obra de arte de Picasso. Quando se faz o desenho de uma rede, temos de contar com alterações da mesma, e nesse aspecto o simulador é muito bom.