PplWare Mobile

Transforme-se num guru das redes no macOS com o Packet Tracer da Cisco


Pedro Pinto é Administrador do site. É licenciado em Engenharia Informática pelo Instituto Politécnico da Guarda (IPG) e obteve o grau de Mestre em Computação Móvel pela mesma Instituição. É administrador de sistemas no Centro de Informática do IPG, docente na área da tecnologia e responsável pela Academia Cisco do IPG.

Destaques PPLWARE

  1. Alfie says:

    Gosto do artigo que como é habito está excelente.
    No entanto, Pedro Pinto peço perdão, o que é um “smilador”???

  2. JCFB says:

    Só uma pergunta: porquê especificamente no Mac OS?

  3. Alfaiate says:

    E isto serve para quê? Para projectar uma rede? E para mais o quê? É que se for só para projectar uma futura rede, papel e caneta também serve.

    • Pedro Pinto says:

      Quase isso 🙂 Faltam é as configurações

      • Alfaiate says:

        Imagina o seguinte, faço neste software, ou no gns3 a projecção de uma rede, faço as configurações que quero e tal, e claro que depois quero fazer o deployment para o hardware real, há forma de fazer isso de forma automática? Ou tenho de á mão ir a cada hardware e carregar as configurações despejadas?
        Outra coisa, algum destes softwares consegue modelar uma rede, no sentido de que eu tenho uma rede já implementada, mas gostaria de conseguir atingir certos objectivos, e queria que o software me desse a “configuração mínima” para tais objectivos.
        Ou seja, quero declarar explicitamente certas propriedades da rede, de cada ponto da rede, e será que estes 2 softwares que falas me dá a configuração mínima optimizada para os meus requisitos?

      • Alfaiate says:

        Olá apresentação da aplicação está aqui, mas queria mesmo saber era se dava para fazer o que te perguntei. Dá ou não para fazer as duas coisas que te perguntei?

    • Ze says:

      Por essa lógica, para um projecto de arquitectura papel e parede também serve…

      E o artigo diz claramente que permite fazer simulações, algo que dificilmente fazes com papel e caneta.

      • Alfaiate says:

        Não percebo nada de arquitetura, mas acho que é qualquer coisa como papel e lápis, depois um molde em cartão e outros materiais e depois os engenheiros que façam os cálculos como acharem melhor, mas se calhar tenho uma ideia errada de arquitetura.
        Fiquei com a ideia de que só dava para projectar a rede, e que para simulação teria de se usar algo como gns3.

        • Pesquisa says:

          Oh rapaz (rapariga não sei), mas sabes o que é um simulador. Experimenta testar a ferramenta, pois não sabes o que dizes. Não é uma ferramenta para desenhos, é mesmo para simular uma rede em que configuras cada maquina (ip, mascaras de rede, gateways, …), “pingas” as maquinas na rede, configuras routers, switches e afins.
          Sugiro uma pequena pesquisa no youtube para teres uma ideia.

  4. ZOA says:

    Atenção que este simulador não está imune a inúmeras falhas/bugs e limitações.
    Mas mesmo assim a boa maneira para iniciar a percepção de como se pode configurar várias opções de uma rede de por exemplo uma empresa.
    Parabéns por estes artigos interessantes.

  5. Rui says:

    Está a ser comprado com o GNS3 que é uma ferramenta diferente. O GNS3 é um emulador enquanto que este é um simulador. Um pouco diferente, mas obrigado pela dica de já ser suportado nativamente em Mac … ainda sou do tempo da VM em Mac para correr isto 🙂

  6. AAS says:

    Muita tecla se bate nesse simulador para obter as certificações.
    É muito bom para praticar e fazer testes antes da implementação real.
    E não, o papel e parede não serve. Num dos testes que surgia no CCNA era mesmo o desenho da rede em papel depois de fazer a descoberta da mesma. E no final o desenho da rede quase que parecia uma obra de arte de Picasso. Quando se faz o desenho de uma rede, temos de contar com alterações da mesma, e nesse aspecto o simulador é muito bom.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title="" rel=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*

Aviso: Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. A administração deste site reserva-se, desde já, no direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.