Microsoft prepara para breve um novo Office em várias frentes
A nova versão da suite de produtividade da Microsoft está já em pleno desenvolvimento. Esta não é uma notícia nova e pôde até ser já confirmada com o surgimento de várias imagens que mostravam a sua nova interface e melhorias.
O que é agora novidade é o surgimento de notícias que apontam o segundo semestre de 2015 como a altura mais provável para o lançamento do Office 16. A somar a isso surgiram também informações sobre as novas versões para sistemas operativos onde a Microsoft tem uma presença ainda reduzida.
Nos últimos anos a Microsoft tem procurado alargar a presença da sua suite de produtividade em sistemas onde não tinham qualquer expressão e onde os utilizadores necessitavam de recorrer a versões web ou a ferramentas alternativas para editar os seus ficheiros.
Com a chegada da versão para Android e para iOS, acabaram por conseguir abranger uma área de mercado onde existe uma grande procura por este tipo de produtos e onde a concorrência estava já implantada com soluções próprias, muitas vezes não compatíveis.
Tentando unificar as suas plataformas, a Microsoft procura agora também na nova versão do Office trazer uma uniformidade de interfaces e de opções.
Durante mais um dia da conferência Tech Ed, Julia White apresentou algumas novidades associadas ao Office 16. A primeira delas dá conta da sua data prevista de lançamento.
O Office 16 chegará ao mercado durante o segundo trimestre de 2015, sempre depois do lançamento oficial do Windows 10. Outro ponto interessante foi o anúncio de que esta versão chegará primeiro ao mercado doméstico e só depois ao empresarial. A nova versão trará também novos planos associados ao Office 365.
Esta nova versão não vai também ser exclusiva do Windows, sendo esperada uma versão actualizada da suite para o OSX. Estas duas versões estão a ser desenvolvidas em paralelo e existem já versões de testes a serem usadas por um grupo muito restrito de utilizadores.
Claro que as versões para dispositivos móveis, onde a Microsoft investiu muito recentemente, estão também a ser trabalhadas.
Office para Android
Os desenvolvimentos que a nova versão do Office para Android estão a ter são provavelmente os que mais avançados estão.
Estão de tal forma a correr segundo o previsto que informações indicam que esta versão pode ser a primeira a ser disponibilizada, já durante o próximo mês de Novembro.
Naturalmente que esta versão a disponibilizar em breve não será final e pretende ser uma de testes, para que os primeiros utilizadores possam avaliar a plataforma e reportar à Microsoft os problemas que existam.
Office para Mac
Depois da versão Android espera-se que seja a versão para Mac a segunda a ver a luz do dia. Tal como a versão Android também esta será de testes e para ser avaliada.
Esta é das versões do Office que mais tem estado parada, tendo sido lançada a última versão em 2011. A Microsoft quer também lançar o mais depressa possível, sendo esta esperada para o princípio do próximo ano.
Mas ao mesmo tempo que a Microsoft anunciava estas novidades do Office para Mac surgiam na Internet imagens do que poderá ser os planos da Microsoft para esta suite de produtividade.
As imagens surgidas mostram o que será este novo Office para Mac e foram publicadas no site cnBeta. São imagens de uma apresentação privada sobre o Office 16 para Mac.
Do que pode ser visto a Microsoft prepara-se para alterar profundamente esta versão, tornando-a ainda mais semelhante ao que está disponível na versão para Windows.
As mudanças que vão surgir vão abranger a totalidade das ferramentas e vão trazer melhorias não apenas visuais mas também de fundo, com novas funcionalidades.
O que mais chama à vista é sem qualquer dúvida a proximidade que esta versão vai ter com a interface da versão para Windows e com as suas opções.
Ficou também claro que o ano de apresentação do novo Office será o ano de 2015, contrariando vários rumores que apontavam este como o ano de lançamento da nova versão do Office para Mac.
Todas esta novidades prometem uma versão completamente remodelada e melhorada do Office, continuando a Microsoft a investir nas várias plataformas onde está já presente e onde quer que a sua suite de produtividade vingue.
A sua grande vantagem é a interoperabilidade entre plataformas e a possibilidade de serem feitas alterações nos documentos, independentemente da sua origem.
Será já no início do próximo ano que a Microsoft começará a mostrar as novidades ao lançar as versões Preview que vão poder ser testadas em todas as plataformas.
Este artigo tem mais de um ano
Espero que tenha também para linux 😀
Não contes muito com isso.
Mesmo que seja lançado para Android (O que deve ser uma versão lite), é bem capaz de correr sobre o Google Chrome usando o Archon.
Não sei porquê acho até uma boa hipótese, a verdade é o LibreOffice ainda não apresenta a mesma qualidade de que o MicrosoftOffice detém.
Desta forma apenas existem duas soluções:
1.ª – a equipa de desenvolvimento do LibreOffice melhora considerável a sua suite de produtividade (e com isto não me refiro apenas no design estético, mas também em funcionalidades) ou;
2.ª – a Microsoft poderá impor-se nos dispositivos que tenham Linux.
Já esteve mais longe… tendo em conta já existir a versão Android. Agora, se será já para a próxima versão, é que já duvido.
Por outro lado, muitos utilizadores e principalmente empresas, não mudaram para Linux, por causa do Office. E pode ser do interesse da Microsoft não fazer a sua suite para Linux, de forma a evitar perder clientes.
Não sei não, a Microsoft anda muito amiga do Linux, ler as ultimas declarações do CEO da MS.
Todos temos a noção que o Office e mais algumas aplicações da MS é o que vai mantendo as empresas e alguns utilizadores presos à marca. Mas não nos podemos esquecer que cada vez mais o pessoal está a ponderar trocar o Office por um LibreOffice, por um Office365, pelo GoogleDocs, e eles tem de correr atrás do prejuizo.
Cá para mim já existe uma versão Linux, só que ainda não viu a luz do dia.
O que querias dizer era “Office Online” em vez de “Office 365”.
A MS já investiu num passado não muito longínquo na plataforma Linux para desenvolvimento de algumas coisas.
Tudo depende do interesse na altura.
Parece que já existe para um sistema operativo móvel muito popular para disposivos móveis e embarcados, SO esse com kernel linux:
https://play.google.com/store/apps/details?id=com.microsoft.office.officehub
Só espero um Office do género do 2013 para Mac e que não seja aquele dos 365 dias.
Ou melhor, seria um Office 2015 que fosse para todas as plataformas para não existir problemas de compatibilidade.
O Office 365 é igual ao Office 2013!!!
Não percebo porque é que as pessoas acham que são versões diferentes.
O Office 365 é simplesmente o nome de um serviço de subscrição que dá acesso a ultima versão do Office (2013 para PC; 2011 para MAC). Permite ter aceso a toda a suite Office, até 5 PCs, 1TB no OnDrive, por uns 69€/ano!
Office 365 não é nenhuma versão especial de Office, mas sim um serviço de subscrição.
Existem lincensas de office 365 que apenas te dao direito ao Office online, por isso é que pessoas confundem…
Ao que parece as grandes diferenças serão na versão MAC. A versão Windows não deverá sofrer grandes alterações.
Esta frase é mesmo muito boa: “concorrência estava já implantada com soluções próprias, muitas vezes não compatíveis”. Quem produz algo incompatível é a M$ que veio tentar impor os formatos XXXx, em vez de usar os formatos abertos existentes.
O LibreOffice tem qualidade mais do que suficiente para a maioria das pessoas, precisa é que as pessoas sejam formadas a utilizá-lo. E claro não tem o marketing da M$.
Boa parte dos utilizadores linux não utilizaria o M$ Office simplesmente porque não é gratuito, ou não é aberto.
O LibreOffice e afins surgiram depois do MS Office… porque motivo tinha de ser agora a Microsoft a mudar o formato dos seus ficheiros?
Quando surgiu o .docx e semelhantes(Office 2007 salvo erro), já existia o OpenOffice e os formatos .doc e .odt (e semelhntes). Por isso sim, é a Microsoft que reduz a compatibilidade dos seus ficheiros.
Concordo… embora admita que a MS nunca deu o braco a torcer…
Por uma questão de incompatibilidades de funções dentro do próprio Office entre as versões pré-2007! Daí quando se abre um PPT num Office recente tem de ser fazer conversão para podermos trabalhar nos ficheiros com todas as capacidades.
Trata-se apenas de evolução do software e aumento de ferramentas e automatismos.
Balde de “m….” é o que é… Estive na IBM, e fomos inclinados a mudar para o openoffice…
Acredito que faca muita coisa, mas nao é igual… Pior, o Office tem uma ferramenta de produtividade chamada outlook, e nao existe nada no mercado que chegue aos calcanhares do Outlook…
E por feedback de outras pessoas que usam o excel a serio, as macros nao sao tao poderosas, nem as pivot tables… eu nao sei porque nao sou um utilizador assim tao poderoso do excel.
balde de m… é o outlook que só da problemas. usa-se o thunderdird. a forma de trabalhar do libreoffice é diferente do m$office e claro que não é a mesma coisa. sim de facto as macros estão de certa forma em falta.
Office gratuito? aberto ? Porque razão? Agora trabalha-se de borla ?
Querem qualidade, pagam qualidade.
Em várias frentes?
Por isso que cada vez vejo mais anúncios a pedir programadores de apps front office.
O Microsoft Office é um produto excelente, em minha opinião o melhor do mercado. Os outros tentam segui-lo.
Quem diz mal certamente nunca o utilizou.
Espero que a nova versão do office para mac e outros sistemas operativos venham na língua de camões, em PT-PT.