macOS Sierra – Está cá fora o “novo” sistema operativo dos Macs
Depois de ter sido anunciado e apresentadas as suas novidades em Junho passado, a Apple lança hoje o novo sistema operativo para os Macs. Além da novidade que é a alteração da designação - este passa de Mac OS X para macOS - a empresa de Cupertino colocou várias outras funcionalidades para "estreitar" as relações dentro do seu próprio ecossistema.
Esta actualização é gratuita e poderá já descarregá-la para actualizar o seu Mac.
Siri no macOS Sierra
São várias as novidades incluídas nesta nova versão. O macOS Sierra traz o Siri para o Mac, com recursos inteligentes e úteis aos utilizadores. Deixa de ser exclusividade do iPhone, iPad e iPod Touch a utilização do assistente pessoal da Apple.
iCloud Drive.
Porque a cloud está cada vez mais íntima dos utilizadores a Apple estendeu o seu serviço iCloud, aparecendo assim o iCloud Drive.
Agora poderá ter duas pastas permanentemente em sincronização automática com o iCloud. Quer a pasta Secretária quer a pasta de Documentos, passam a sincronizar todo o seu conteúdo com todos os seus outros dispositivos.
Use o iPhone para aceder aos ficheiros na secretária do Mac. A partir de agora, a Secretária e a pasta de Documentos, onde se encontra a maior parte dos ficheiros, podem ser guardadas e actualizadas automaticamente no iCloud Drive. Para ter sempre acesso a tudo nos seus dispositivos iOS e até noutro Mac.
Clipboard Universal
Mas há muitas outras novidades que compõem esta versão do macOS. Foram adicionadas funcionalidades como o Clipboard universal, que permite aos utilizadores copiar num dispositivo e colar num outro, sejam imagens, vídeos ou textos. Agora basta copiar normalmente e já está.
Apple Watch e login automático
Também apareceu o Desbloqueio automático do seu Mac com recurso ao Apple Watch. Agora pode iniciar a sessão mesmo antes de se sentar. Isto porque o Apple Watch irá monitorizar a sua proximidade ao computador e, no seu pulso com conhecimento que de facto é o utilizador com o mesmo Apple ID, irá fazer o login automático.
Armazenamento optimizado
Estamos a falar de espaço na nuvem, mas acima de tudo este novo macOS Sierra preocupa-se com o espaço físico de armazenamento. Para isso traz o Armazenamento otimizado.
Se precisar de mais espaço, o Mac encontra-o. Atingiu o limite de espaço de armazenamento? Não há problema. O macOS Sierra ajuda a libertar espaço guardando automaticamente no iCloud os ficheiros que raramente utiliza, mas ficam sempre à disposição para quando precisar. Também o ajuda a encontrar e remover ficheiros antigos que já não usa. Desta forma, ganha mais espaço no Mac para os ficheiros novos e para aqueles que usa mais vezes.
Gestão de ficheiros
A gestão agora dos ficheiros é mais rigorosa e optimizada, isto porque cada vez temos mais ficheiros e a confusão é muito fácil de se instalar.
Os ficheiros de que não necessita ficam no iCloud até serem necessários. Assim, quando é preciso, o Armazenamento otimizado liberta espaço enviando para a nuvem os ficheiros, anexos de email, fotografias e filmes do iTunes raramente utilizados. Pode encontrar facilmente todos os ficheiros onde os guardou. Só tem de os abrir normalmente e descarregar o original. Os ficheiros mais recentes ficam no Mac, bem como as versões otimizadas das suas fotografias, para poder trabalhar offline.
Outra forma de usar a parte de optimização é ter quem o possa ajudar a livrar-se com facilidade de ficheiros antigos e duplicados.
O macOS Sierra impede que ficheiros desnecessários ocupem espaço no Mac. Assegura que não se esquece de eliminar ficheiros de instalação e apaga tudo o que não for necessário, como downloads duplicados, caches e registos. Também pode encontrar e eliminar facilmente ficheiros e apps de grandes dimensões, ou aqueles que simplesmente não usa, para ter espaço para o que realmente importa. Até apaga os ficheiros que estejam no Lixo durante 30 dias.
Fotografias
O mundo dos gadgets está virado para a fotografia e os computadores são o local onde geralmente as pessoas descarregam os seus dispositivos. Um sistema operativo tem por necessidade conseguir saber gerir estes conteúdos multimédia.
Assim, agora a app Fotografias tem a opção Recordações que as transforma em experiências verdadeiramente inesquecíveis. Além disso, novas tecnologias avançadas melhoram o reconhecimento facial, permitem ver todas as imagens num mapa do mundo e até procurar fotografias por objeto e paisagem.
Mensagens
Anime a conversa, até porque o novo iOS 10 traz muitas novidades neste campo e o macOS Sierra não pode ficar atrás. Assim, a Apple espera que o utilizador descubra novas formas divertidas de se exprimir. Responda a mensagens com emojis gigantes, com um coração ou um gesto de "fixe" e abra vídeos e links sem sair da conversa.
iTunes
A Apple insiste e também no sistema operativo para Macs traz novidade Apple Music.
Agora é ainda mais fácil encontrar as suas músicas preferidas e descobrir muitas mais com a renovada Apple Music no iTunes. A secção "Para si" foi melhorada, sendo mais simples descobrir músicas novas e playlists que vai adorar, graças à selecção por especialistas e à aprendizagem automática avançada. A nova seção "Explorar" mostra os melhores conteúdos disponíveis na Apple Music, incluindo músicas exclusivas, novos lançamentos, playlists e tabelas do top. E com um mini-leitor melhorado, pode ver a letra das músicas enquanto ouve.
Em resumo
A Apple mexeu na organização do espaço, interligou os dispositivos com iOS 10 e com macOS Sierra para facilitar as transições entre os dispositivos. Há mais animação nas mensagens, há uma nova forma de ter as fotografias disponíveis e há o Siri que poderá facilitar através da voz uma série de funcionalidades que poderá operar no seu Mac.
Mas há mais... há novidades na app Mapas, Mail, Pages, Numbers, Keynote, TextEdit, e não só!
Disponibilidade:
O macOS Sierra está disponível como uma atualização gratuita a partir de hoje via Mac App Store. O MacOS Sierra suporta todos os Macs introduzidos desde o final de 2009. Alguns recursos podem não estar disponíveis em todas as regiões ou todos os idiomas.
Este artigo tem mais de um ano
Se Apple se diz que faz concorrência a Microsoft porque não disponibiliza o seu OS para os outros PCS
o pplware tem um motor de pesquisa no site filho 😉
https://pplware.sapo.pt/truques-dicas/como-instalar-o-osx-10-10-yosemite-no-seu-mac/
https://pplware.sapo.pt/truques-dicas/dica-como-criar-uma-pen-de-instalacao-do-osx-el-capitan/
a ideia é a mesma só que fazes download do novo OSX. por norma o DiskMaker X funcionar com novas versões do OSX apesar de ainda não terem atualizado o mesmo.
mais ainda detalhado podes sempre perder 1m no youtube que tens logos centenas 🙂
cheers
Era agora uma explicação detalhada de como fazer uma instalação limpa, no menu caso só tenho Mac 1 ano e ainda não sei bem.
https://www.google.pt/url?sa=t&rct=j&q=&esrc=s&source=web&cd=1&cad=rja&uact=8&ved=0ahUKEwjpg-qs357PAhUPOsAKHQ8zAsUQFggjMAA&url=http%3A%2F%2Fmacs.about.com%2Fod%2FmacOSSierra%2Fss%2FHow-to-Perform-a-Clean-Install-of-macOS-Sierra.htm&usg=AFQjCNHlTnBKlvWIqZ4CknifSYMjXDX1vA&sig2=XO-c68A8aBaccT4s06SGpg
Same here
Eu quase sempre faço a instalação limpa, mas ano passado fiz atualização… fiquei com preguiça de criar o pendrive.
Aqui tem o passo a passo, mas deixo claro que é o procedimento para as versões anteriores. Ainda não testei com o Sierra.
https://support.apple.com/pt-br/HT201372
Acredito que se procurar pelo nome correto da pasta, conseguirá criar, pois já vem funcionando assim há muitos anos.
É relativamente simples.
1- Fazes download através da App Store do macOS.
2- Formatas uma Pen de 8GB (mínimo), Utilitário de Disco e Apague o conteúdo. Use o Nome macossierra, Mapa de Partição GUID e Formato OS X Expandido.
3- Abres o Terminal e copias o seguinte texto:
sudo /Applications/Install\ macOS\ Sierra.app/Contents/Resources/createinstallmedia –volume /Volumes/macossierra –applicationpath /Applications/Install\ macOS\ Sierra.app/ –nointeraction
É preciso por a senha de administrador.
Demora um bocado, cerca de 30 min.
Pronto. O processo demora um pouco, mas seja paciente e espere.
Quando terminar, reinicie o Mac pressionando a tecla Option. Isso permitirá que escolhas qual disco de arranque queres usar.
Selecione o Pen que acabou de criar.
Acesse o Utilitário de Disco, selecione na aba direita “Macintosh HD”, o local onde o OS X está instalado, escolha a aba Apagar e nela o botão Apagar.
Feche o Utilitário de Disco.
E escolha Instalar macOS Sierra.
A instalação prosseguirá normalmente.
Obrigado pela dica, vou experimentar
Vais à appstore onde aparecem as actualizações.
Clicar descarregar e a partir daí ele descarrega e instala. Simples.
Com o Windows não é “relativamente”…
Com o Windows tem que digitar número de série… no Mac OS, não. E a instalação em si é bem simples, mas lógico que atualizar automaticamente é bem mais simples. Não instalo Windows desde o XP, mas lembro que o instalador era em modo texto, não era qualquer usuário que instalava.
A dificuldade mesmo está no fato de a Apple ainda não ter criado um aplicativo gráfico para criar o pendrive de instalação.
Mas se for pensar direitinho, praticamente todos os que fazem instalação limpa de sistema têm um conhecimento a mais do que os usuário “comuns” que só sabem fazer a atualização (quando sabem!).
Se não instalas desde o xp… Nao digas asneiras. Instalar o windows hoje em dia é tão fácil como com o Osx. Nem digitar código precisas.
Se não lhe mexes desde o xp porque é que arriscas o comentário??
A instalação do Windows XP em modo de texto???
Instalo Windows desde o 3.1 e o Windows 95 foi o primeiro a vir com a instalação gráfica, já naquela altura mais avançado que qualquer instalação de outro sistema operativo. Ainda tivemos o 98, o 2000 e o Millenium antes do XP… todos com instalador gráfico.
Em modo texto só mesmo o script de instalação para automação das instalações com drivers, updates e outras coisas… agora o sistema operativo há muito que tem instalador gráfico.
Ui, linha de comandos 😀
Então…. macs anteriores a 2009 ficam obsoletos? lol
assim parece…o meu vai fazer 8 anos, sei que é bastante, mas com upgrade de um ssd e RAM está impecável, e agora, bateu contra um muro. É desta que vou levar uma disto linux a sério!
Espera lá… achas que o El Capitan é inferior ao linux??!! Então porque o usavas até hoje? Para é que compraste um mac? Por menos de metade do dinheiro tinhas investido logo num PC barato e usavas o linux desde o início. Garanto-te que não tens nenhuma distro do linux comparável ao Sierra nem ao ao El Capitan, por isso… Confesso que não entendo este drama das atualizações!
Ele não disse que era inferior. Disse “bateu contra um muro” do que se percebe que o mac dele já não terá atualização e por isso ira experimentar linux. Onde esta o mal do desabafo?
é possível atualizar sim, tem um patch que burla a verificação de hardware e instala normalmente (funciona 100% tudo) dê uma pesquisada, tem um forum brasileiro MACMAGAZINE onde pode procurar no tópico HACKINTOSH
E não?
Atualizar um Mac com 7 anos é mau?
Pois é, isso muito me preocupa. Meu MacBook Air é de 2012, então provavelmente terá atualização até 2018, e depois só mesmo as atualizações de segurança.
A grande questão é que acho que a máquina ainda está muito nova, e tem 8 GB de RAM, o que fica bem acima do mínimo recomendável (2 GB).
Duvido que as máquinas de 2012 fiquem deixadas para trás em 2018. Um Mac não é um iPhone, que evolui bastante – em termos de processador -, o que faz com que os iPhones mais “maduros” não consigam acompanhar o crescimento do iOS. Agora quando falamos de computadores, com processadores i5 e i7s, a questão é outra!
O MacBook Air de 2009 já não vai receber a nova versão.
Gente. por amor de deus. Um PC de 2009 não é obsoleto. Pode não correr os últimos gritos de jogos mas é perfeitamente capaz e funcional.
O que vai acontecer? Ficam sem updates de segurança? Até quando é dado o suporte do mac os anterior? Não encontro em lado nenhum
Tenho um netbook de 2009 a correr o Windows 10 sem problemas, um netbook! Toca a comprar os Macs novos que estão para sair (?) que a Apple precisa de dinheiro…
obsoletos porquê? por acaso deixaramd e funcionar e de permitir aos seus utilizadores fazerem tudo o que têm feito com eles desde há muitos anos, fazerem-no bem e rápido? acho que não…então não estão obsoletos. apenas não vão poder utilizar algumas funcionalidades que só agoara foram criadas e que nunca foram uma necessidade para os utilizadores. talvez por pensar assim os computadores em minha casa sejam utilizados durante muitos e muitos e muito anos
Finalmente. Venham agora novos Macbook Pro e iMac’s.
Há alguma informação recente de quando saem?
Será para outubro?
Outubro apenas. Bem como os novos iPads.
Há uma situação que sempre me fez alguma confusão quanto às apresentações dos sistemas operativos da apple… Fala-se sempre dos gadgets e das apps e funcionalidades mas nunca se fala em performance… porquê?! Sou utilizador de mac há uns 6 ou 7 anos e quando usava windows lembro-me que mal saia um novo a primeira coisa a ser anunciada era a sua performance em relação à versão anterior.
Nos Macs é raro ver noticias com essa informação, e mesmo a apple nunca se foca muito nesse assunto. Na verdade parece-me mal uma vez que se tem visto que de versão para versão os macs ficam mais lentos. Eu tenho um imac de 2013 e continuo com o Mavericks, testei os outros e obtive sempre resultados mais lentos tanto no arranque do sistema como na abertura de certas aplicações. É uma pena que assim seja…
Por acaso no meu caso não tenho notado grande perda de performance, a única coisa que notei na actualização para anterior (para o El Capitan), foi no Safari, quando estou a ver videos no Youtube, ao passar para fullScreen ocorre um momento de “pausa” até que fique fluido o video…
O meu Macbook Air de 2012 tem funcionado muito bem com o El Capitan. Acho que vale a pena fazer o pendrive de instalação da versão antiga e guardar, depois você atualiza o sistema e se não gostar, é só voltar para a versão antiga.
Eu acho que está muito bem usável a versão El Capitan, mas mesmo assim vou instalar a Sierra para ver.
O OSx tem perdido performance de versão para versão, então a nível de estabilidade… ui… até assusta o quão instável se vai tornando.
Para que quiser instalar nos macs não suportados, vema aqui:
http://forums.macrumors.com/threads/macos-10-12-sierra-unsupported-macs-thread.1977128/
Acabei de fazer uma instalação limpa, ando aqui a testar as novas funcionalidades, as “conversas” com a Siri estão mais “interessantes” 😛
Não vale a pena actualizarem os Mac ou adquirirem novos. Não sabem que o Ipad Pro substitui uma máquina completa e ainda tem touch!!!!!!
Rui, tenho um iPad Pro de 12,9 polegadas e na minha profissão faz toda a diferença, mas nada substitui o meu imac… nada. 🙂
E isso corre o Adobe Premiere Pro? Não, pois não? O ipad pro não passa de um tablet grande.
tenho o mac à 9 meses, vale a pena uma instalação limpa?
Não. A não ser que posteriormente tenhas problemas.
Para já não estou a gostar do novo macOS. Usava o Tuxera NTFS para poder escrever no meu disco externo e deixou de funcionar…
Sacaste a versão Release Candidate para o Sierra?
Saquei e ia instalar, contudo, não consigo desinstalar a versão anterior… O botão “desinstalar o tuxera NTFS” não está disponível e também não consigo desinstalar através do finder…
Para essas “dificuldades” tens sempre o AppCleaner para resolver. Abres o programa, escolhes o que queres apagar e voilá 😉
Tenho o Appcleaner, mas nem com isso consegui. Instalei a versão Release Candidate por cima da outra e resolveu. Obrigado na mesma.
Vai a http://www.tuxera.com/products/tuxera-ntfs-for-mac/ e instala o Release Candidate para o Sierra
boa noite deu a alguém o erro “A verificação de assinatura da carga útil do instalador falhou.”
Ocorreu-me o mesmo erro!
alguma solução para isto estou a desesperar
alguém sabe resolução para este erro
No El Capitan eu conseguia instalar as aplicações que baixava deste site http://www.mac-torrent-download.net, agora com o sierra sempre que baixo uma aplicação aparece que não tenho programa para abrir tal aplicação, alguém sabe como resolver isto?
Isso não um problema de juntas… junta tudo e manda fora – parece-me que será o que vou fazer em breve.
sabes resolver o problema?
Resumindo: Nada de interessante para o meio profissional.
Espero ao menos que esteja mais estável que o el capitain (que foi das maiores porcarias que a apple lançou em osx). Ter o mac a crashar do nada a meio de trabalhos não é nada bom.
Se a apple continuar nesta lenga-lenga de só adicionar smiles e inutilidades, na próxima troca de equipamento… bye, bye mac e venha um PC.
tocastes na ferida….
Alguma melhoria em relação à performance do mac? Ou são só novidades estéticas que pouco importam? A única novidade é para quem tem outros dispositivos Apple – poderão, agora, conectar os seus equipamentos de forma mais facilitada. Parece-me que não irei actualizar.
Boa Tarde!
Instalei o macOS Sierra, e desde então o meu mac esta travando e muito lento.
O que devo fazer ?
O meu também está travando muito e tenho 16GB de ram + 2GB de placa de video, cor i7…
Conseguiram alguma solução? O meu também está com o mesmo problema, depois de instalar o macOS Sierra ele trava e desliga sozinho, além da lentidão.
Cara também estou com esse problema, ta tudo tão lento que to irritado com isso. Vou ver se volto pro El Campitan não da mais. Só que agora não sei como fazer isso. Tenho que fazer um pendrive de boot com o OS ?
Na app store, ver actualizações, depois de pedir se há, continua a aparecer: nenhuma actualização disponível… está a acontecer esta situação de ainda não haver actualização para o Sierra amais alguém ?
Não é nos updates, é mesmo na store (deve aparecer logo em primeiro). Clicas e instalas.
OK. Obrigado. Tinha de facto essa impressão, até porque eu quero actualizar o meu 10.11.6 e não tinha/tenho a certeza que o installer faz o update como os outros antes. Como já fiz uma pen de instalação limpa, vamos ver.
UPDATE – fiz uma actualização num DISCO EXTERNO com a mesma versão, (é claro é mais lento no arranque e nas aplicações, porque é por USB) arranca bem, sem probl. – algumas aplicações tem que ser actualizadas para a versão Sierra,. mas de facto ACTUALIZOU mesmo agora é testar…
LF
O novo macOS não aparece como uma atualização, tens que ser tu a ir buscá-la. Mal abres a App Store está logo nos destaques 😉
OK. Obrigado. Tinha de facto essa impressão, até porque eu quero actualizar o meu 10.11.6 e não tinha/tenho a certeza que o installer faz o update como os outros antes. Como já fiz uma pen de instalação limpa, vamos ver.
UPDATE – fiz uma actualização num DISCO EXTERNO com a mesma versão, (é claro é mais lento no arranque e nas aplicações, porque é por USB) arranca bem, sem probl. – algumas aplicações tem que ser actualizadas para a versão Sierra,. mas de facto ACTUALIZOU mesmo agora é testar…
LF
Viva
Gostaria de fazer uma instalação limpa no meu Mac com o novo Sierra, mas possuo uma partição do Windows 7 no mac, e gostaria de a manter, isto é, fazer uma instalação limpa na partição do meu OS X El Capitan e manter a do windows 7 Também.
Obrigado
Agradecia ajuda. Obrigado
vamos a ver o que sai daqui
ola a todos e solucao pra o erro “A verificação de assinatura da carga útil do instalador falhou.”?
HELLLLLPPPPPPPP
este erro aconteceu depois de substituir um disco por um outro ssd e ao pretender instalar o Sierra