O macOS também já pode usar os Ficheiros a Pedido do OneDrive da Microsoft
Com a conferência Ignite a decorrer, é hora de surgirem novidades da Microsoft e dos seus muitos produtos. O primeiro dia foi já fértil em novidades, algumas delas até em sistemas operativos que saem ao controlo da Microsoft.
Uma delas é focada no macOS e traz para este sistema uma das novidades do Windows 10 e do OneDrive. Este sistema também já tem acesso aos Ficheiros a Pedido, que permite uma poupança de espaço em disco.
Ainda está numa versão de testes, mas a Microsoft resolveu trazer para o macOS os Ficheiros a Pedido do OneDrive. Esta é uma novidade que há pouco tempo chegou ao Windows 10 e que assim dá o salto para outra plataforma onde a Microsoft quer vingar.
Na prática, esta novidade permite que a sincronização com o OneDrive, o serviço cloud da Microsoft, seja feita apenas para os ficheiros necessários e quando o utilizador necessitar deles.
Desta forma consegue-se poupar espaço em disco, apesar dos utilizadores poderem sempre ter acesso à sua lista, de forma transparente e como se os ficheiros estivessem presentes.
Claro que os utilizadores podem definir que ficheiros querem sincronizar e manter localmente, conseguindo assim ter acesso a qualquer momento, mesmo quando estão sem acesso à Internet.
O acesso aos Ficheiros a Pedido do OneDrive pode ser já feito por todos os utilizadores do novo macOS 10.14 e recorrendo às instruções que a Microsoft disponibiliza para o efeito.
Este é mais um passo da Microsoft para conseguir impor-se dentro de um ecossistema difícil como é o dos utilizadores do macOS. Ao disponibilizar estas funcionalidades antecipa-se à Apple e à Google, levando assim a que os utilizadores escolham o OneDrive.
Este artigo tem mais de um ano
No entanto, o OneDrive tem um problema grave para guardar ficheiros que o Mac guarda. Por exemplo, no Mac, posso ter ficheiros cujo nome contenha barras / ou outro tipo de caracteres não aceites no windows, ou até quantidade de palavras que o windows não suporta como nome de um ficheiro. Isso é impeditivo de utilizar o One Drive tal como uso o iCloud, neste, sem qualquer problema em relação aos nomes dos ficheiros, pastas, etc…