Ainda não instalou o Homebrew no seu macOS? Nem sabe o que perde…
Já ouviu falar no poderoso Homebrew? Na prática, o Homebrew é um gestor de pacotes para o macOS ao estilo dos que existem para Linux.
Isto que dizer que, com a instalação do Homebrew, pode facilmente instalar ferramentas no Terminal. Saiba como instalar este utilitário.
Para quem é utilizador de sistemas Linux, uma das ferramentas que irá certamente gostar no macOS é o terminal. No macOS, este terminal não é tão completo como o que vem com as distribuições Linux. Há comandos que simplesmente não estão disponíveis mas isso resolve-se facilmente com o gestor de pacotes Homebrew.
Como instalar o Homebrew no seu macOS?
A instalação do Homebrew em qualquer versão do macOS é uma tarefa relativamente simples. Para tal basta que siga os seguintes passos:
/bin/bash -c "$(curl -fsSL https://raw.githubusercontent.com/Homebrew/install/HEAD/install.sh)" |
Depois de instalado, o utilizador facilmente pode instalar ferramentas no terminal e não só. Toda a documentação desta ferramenta está disponível aqui.
Instalar apps com o Homebrew
Para instalar um desses pacotes, basta usar o comando brew install. Por exemplo, para instalar o firefox basta que executem o comando brew cask install firefox.
No caso de instalarem outras ferramentas, e não conhecerem a sintaxe de utilização, podem sempre aceder ao manual da mesma usando o comando man (ex: man nmap). Relativamente ao Homebrew podem usar o comando brew help para saber como o podem usar.
Com o comando brew list podem aceder à lista de pacotes disponíveis. Obviamente, que atualizando os repositórios, podem instalar outras apps.
Podem também usar o perfil do Homebrew no Terminal.
Para outras operações, ao nível do gestor de pacotes brew, podem sempre consultar a documentação oficial aqui. Experimentem e qualquer dúvida ou questão deixem nos comentários.
Este artigo tem mais de um ano
boas,
existe a versão com UI, que o cakebrew, para que nao gosta tou nao esta á vontade num terminal.
https://www.cakebrew.com
Esta não conhecia, obrigado pela partilha.
Homebrew é muito bom!
O Homebrew é um package manager, desenvolvido com boas ideias, em Ruby, e para uma parte dos utilizadores de macOS, é a solução que eles precisam.
Ainda no sistema operativo macOS, existe alternativa, melhor, e que está explicada, por exemplo aqui https://wickedchicken.github.io/post/macos-nix-setup/
Para linux, também é possivel usar o Homebrew, mas dada a oferta de package managers ser bem maior, a mesma alternativa do link acima funciona tão bem ou melhor, assim como um irmão deste, escrito em Guile Scheme, mas isso é para o Pedro Pinto explorar e escrever algo, acho que vais gostar.
Já agora Pedro Pinto, repara bem nas diferenças descritas no link acima, porque é isso que realmente conta na hora de usar um package manager, não para o utilizador comum, mas para qualquer profissional.