Adware Doctor: App de segurança do macOS apanhada a roubar dados de utilizadores
A Apple é conhecida por fazer avaliações muito rigorosas das aplicações que coloca nas lojas de apps dos seus sistemas operativos. Isto leva a níves de segurança que outros não conseguem dar.
Mas, por vezes, estas avaliações falham, como aconteceu como a app Adware Doctor. Esta bem conhecida app de segurança do macOS foi apanhada a vasculhar o histórico do browser e a roubá-lo.
O Adware Doctor é uma das mais usadas e conhecidas apps de segurança do macOS, dedicado a detetar e eliminar malware e outros problemas de segurança. A sua posição no topo das apps pagas de utilitários mostra bem a adesão que tinha.
Mas, e de acordo com o que foi publicado pelo investigador Patrick Wardle, esta app está a aceder a dados do utilizador para os quais não alertou que iria consultar e quem devia ter acesso.
Graças às permissões que tem, nomeadamente a possibilidade de aceder aos browsers, está a consultar e a recolher o histórico de navegação dos utilizadores.
Para piorar a situação, que já por si não era correta, o Adware Doctor está a comprimir e enviar os dados que recolhe, para um servidor remoto, algures na China.
Há ainda uma clara violação das regras da Apple e da sua loja de apps por parte do Adware Doctor, porque a app está a contornar a sandbox do macOS, que impede que as apps acedam a dados de outras aplicações.
A Apple tinha sido alertada para esta situação há já algum tempo, mas optou por não retirar a app da sua loja. Agora, com novas provas de que o Adware Doctor está realmente a transgredir as regras e a roubar dados dos utilizadores, o Adware Doctor acabou por ser retirado da loja e não está disponível.
Esta não é uma situação normal na Apple, mas por vezes os programadores conseguem contornar as regras rígidas da App Store e colocam código e funções escondidas nas apps, que têm comportamentos que não seriam esperados.
Se são utilizadores do Adware Doctor, é então hora de removerem a app do vosso Mac e deixarem de ser espiados por uma app pela qual pagaram.
Este artigo tem mais de um ano
Jesus. Como isto anda.
Da Apple quase é todos os dias falhas de segurança e de quebra de privacidade
Isto é montagem! A Apple é a “melhor” do mundo!
Big LOL!
A nota introdutória do artigo…enfim!
@censo, apesar de não ser Apple user, existem repostas aqui, que nunca vão ver a luz do dia. Alguns editores sofrem do síndrome do “ignore”!!!
O caro arc não pode ter queixa nenhuma. Até estranho tal resposta, pelo que o tenho sempre em boa conta como uma pessoa equilibrada nas respostas que dá, nas ajuda e esclarecimento que presta. Portanto, estar com este tipo de argumentação, nem parece seu e dos seus sábios cabelos brancos. Sugeria, eu que até gosto de ler o que escreve, que se focasse na crítica positiva, ao tema, aos assuntos, é que normalmente traz algo de útil.
Abraço e bom fim de semana.
Vitor, hoje descambei…desculpa.
Abraço e BFS
censo, a introdução é a realidade e sabemos bem disso, o que não quer dizer que sempre consigam com 100% de eficácia, têm também os seus problemas, mas erros recentes e problemas que foram de algum ruído no mercado mostraram que a Apple atua com ligeireza, mas não é imune a falhas (e tem sido apontada por falhar mais vezes). O que deves querer dizer, se é para ter um comentário útil, é que em casos destas, a empres falha como outros falham, mas age rápido, isso e muito importante nos dias de hoje. Isso é inegável e foi isso que o Pedro referiu. Se a tua interpretação foi outra… meu caro, é como diz o Sócrates “ui tanta corrupção no desporto” 😉 são olhos meu caro, são olhos.
Não foi ocaso, mas aproveito para alertar que o meu nome foi usado para fazer comentários que não fiz. Ja era tempo de mudarem o sistema de participação no fórum. Quanto ao artigo, não preciso de dizer mais nada. Toca-se na ferida e tu apareces. Mas sem ressentimentos, ok?
enquanto estas guerrinhas entre android/apple, ps vs xbox, windows vs linux, etc..continuarem, quem sofre é o utilizador que paga pelos serviços e ainda levam com “bonus” de spywares e outros. Enquanto as guerrinhas continuarem essas empresas é que metem o guito ao bolso, acordem e juntem-se contra e não para favorecer esta ou aquela empressa/marca ate porque fazem todos o mesmo.
Isso nem parece possível…
Já perguntaram ao Hélder? Façam isso que ele esclarece tudo muito esclarecido.
Não é “DO” macOS mas sim “PARA” macOS. Sei que gera mais cliques assim mas não é verdade.
A julgar pelos comentários, parece que sim.
Mas uma App que faz isto no Mac? Notícia! Se fosse Windows ou Android? Estatística.