Mac novo? Estas 10 apps vão-lhe ser úteis
Com a saída do novo macBook Pro, são muitos os que irão trocar a sua máquina ou comprar pela primeira vez um Mac. Pese o facto de existirem muitas críticas ao Mac relativas aos acessórios, a verdade é que a Apple vai vender muitas máquinas destas.
Hoje, para aqueles que gravitam no mundo macOS, deixamos 10 aplicações que certamente irão fazer sucesso no seu novo Mac.
Estas aplicações são um complemento a várias que já demos a conhecer, como podem ver aqui nas nossas sugestões anteriores.
Suite Office
Necessitamos sempre de uma suite de aplicações para nos ajudar nas tarefas administrativas. Pese o facto de podermos ter gratuitamente o iWork, a verdade é que estas ferramentas estão com uma filosofia diferente do tradicional MSWord, Excel ou PowerPoint. Para podermos ter algo gratuito e igualmente útil podemos optar por instalar o Libre Office.
Esta suite de ferramentas traz tudo o que necessita para criar documentos, apresentações ou tabelas de cálculo. Pode ainda adicionar extensões que aumentam a funcionalidade desta suite.
Homepage: Libre Office
Preço: Gratuito
Web Browser
Certo... já vos estou a ouvir dizer que o macOS traz o Safari. Verdade e nenhum outro é tão rápido, mas o Safari não é tão completo quanto precisamos. Se não precisa mais que navegar na web, ir às suas redes sociais, usar o webmail e pouco mais... então nem use outro. Agora, o Firefox será o ideal para usar em tudo. Para usar no NetBanco, é este que trata melhor dos certificados de segurança, para as finanças este é igualmente um aliado e em termos de "consumo" da memória do seu Mac... também é o Firefox o que o vai respeitar mais.
Sim, há muitos outros, o Google Chrome, por exemplo (que pessoalmente uso como o principal) mas que é um guloso de memória e é descarado a consumir recursos. Precisa ainda de ser mais afinado no macOS. Vá com o Firefox que fica muito bem servido... garanto!
Homepage: Firefox
Preço: Gratuito
Editores de Imagem
Não há tanta coisa como há no mais preponderante sistema operativo da nossa praça. É verdade que não há e se formos aos gratuitos, então o cenário piora. O que não quer dizer que não haja escolha e ferramentas de altíssima qualidade.
Hoje mostramos um muito simpático, super completo e simples de usar. Falamos do Fotor Photo Editor. O Fotor Photo Editor é um completo editor de fotografias para Mac que traz funcionalidades como o processamento em lote e permitir assim que os efeitos escolhidos possam ser colocados em todas as fotos seleccionadas de uma só vez.
Além disso, traz imensas ferramentas poderosas para editar as suas fotografias, fazer correcções das mesmas e dar um toque mais artístico com as colagens.
Homepage: Fotor Photo Editor
Preço: Gratuito
Gestor de área de transferência
Esta aplicação ou leque de aplicações, foi sugerida por um leitor. A necessidade desta ferramenta passa por estender a outros dispositivos mobile, que não os Apple com iOS 10, a possibilidade de fazermos copiar e depois colar no Mac, tal como a Apple já permite dentro do seu ecossistema.
Assim e para quem conseguir tirar proveito deste tipo de aplicações, o 1Clipboard é um gestor de área de transferências, universal, que o ajudará a copiar conteúdos num dispositivo e colar num outro, até no seu macOS. Pode, por exemplo, fazer copiar um documento inteiro no seu Mac e colar tudo no seu smartphone ou tablet, ou mesmo num outro computador com sistema operativo Windows.
Esta ferramenta é suportada no Google Drive, onde os conteúdos são lá guardados como uma espécie de ponte, tal como a Apple faz com o iCloud.
Homepage: 1Clipboard
Preço: Gratuito
Ferramenta de captura de ecrã
Não é que seja necessário para 90% das capturas que precisamos de fazer. O macOS tem nativamente uma combinação de teclas que faz um trabalho excepcional e permite de forma rápida fazer uma captura de ecrã total ou seleccionar o que se quer capturar. Contudo, há outras 10% de capturas que necessitam de um pouco mais.
Monosnap é uma ferramenta TOP, gratuita e que o vai deliciar no que toca a ajustes e anotações que pode fazer no ecrã. É uma mistura da captura nativa do macOS com a pré-visualização onde existem várias ferramentas de anotações e edição. Mas este vai um pouco mais à frente.
Homepage: Monosnap
Preço: Gratuito
Leia também: Dica: Como criar e usar Pastas Inteligentes no macOS
Editor de código
Não será uma aplicação necessária para a maioria mas há muitos curiosos, amadores e profissionais que não podem dispensar uma boa app. Há, como sabemos, as apps profissionais pagas e há as apps profissionais gratuitas.
Hoje deixamos como sugestão o Atom. Este é um editor transversal a várias plataformas que permite aos programadores aceder à semântica de várias linguagens de programação, à integração com o Git e (claro) com o próprio Github, a temas completamente personalizáveis e o acesso a uma comunidade que está a desenvolver e a criar módulos e extensões para o Atom.
Homepage: Atom
Preço: Gratuito
Editor e gravador de áudio
Esta é outra aplicação que não tem expressão na grande maioria dos utilizadores. Contudo, cada vez mais, as pessoas querem editar os seus vídeos, o som e ter mais qualidade dos conteúdos que colocam online. É aqui que entra o Frinika.
O objetivo do Frinika é ajudar o utilizador a criar qualquer tipo de música no seu Mac. É um editor de música muito completo que o ajudará a trabalhar e modificar quase todo o tipo de música na sua máquina.
Homepage: Frinikam
Preço: Gratuito
Gestor de Download
Foi um hábito que se criou no passado quando as ligações à Internet eram lentas. Contudo, hoje muitos utilizadores além de tirar partido da tecnologia que descarrega mais rápido um conteúdo da web, têm uma organização total sobre o que é descarregado, em vez de andar tudo a monte na pasta Descargas.
Há muito software bom, pago, e há algumas opções gratuitas igualmente úteis e bem desenvolvidas. Sugerimos o FOLX 5 que traz várias ferramentas numa só. Esta versão está muito agradável aos olhos, um estilo mais macOS. Para começar, Folx inclui um plug-in para "agarrar" downloads do Safari, Chrome, Firefox e Opera, permitindo à aplicação assumir o download a partir da página do browser.
O Folx divide as transferências através de duas linhas para ajudar a descarregar os ficheiros de forma mais célere. Se um download for interrompido por qualquer razão, o software irá retomar automaticamente a partir de onde parou. Mas há muitas outras funcionalidades que pode descobrir.
Homepage: FOLX 5
Preço: Gratuito
LICEcap
LICEcap permite, nesta altura em que voltou a moda dos Gif, capturar uma área do seu ecrã e gravar a mesma como um .GIF (pode usar para ver no seu browser, colocar na sua página web ou partilhar nas redes sociais) ou .LCF.
Esta pequena ferramenta é muito intuitiva, como pode ver na imagem em cima e pode ser utilizada quer no Windows quer no macOS. É pequena, flexível mas muito poderosa.
Homepage: LICEcap
Preço: Gratuito
Tuxera NTFS for Mac
Este não é gratuito, mas vai fazer muito jeito para quem vem do Windows para a plataforma da Apple. É uma ferramenta poderosa que lhe dá uma total leitura e escrita nos discos formatados em NTFS ligados ao seu Mac. Tenha acesso aos conteúdos, edite, guarde ou transfira os ficheiros que, de outra forma, estariam vedados à sua utilização no sistema macOS. Depois, esta empresa tem igualmente a ferramenta de formatar e gerir, reparar os discos.
Poderá não dar muita importância no início, mas quando ligar o seu disco rígido que usa no Windows, verá a falta que esta app lhe fará.
Homepage: Tuxera
Preço: 15 dias de teste
Em resumo...
Estas são 10 aplicações que somadas às várias que deixámos no início do artigo, num post já lançado há um ano, poderá ajudar todos aqueles que cheguem pela primeira vez ao mundo Apple e ao mundo do macOS. Agora é a vossa vez, para os que já estão neste mundo há muito tempo, que aplicações usam e o que sugerem?
Este artigo tem mais de um ano
firefox? então não dizem que o safari é o melhor browser para ios? n percebo.
Mas estamos a falar em macOS 😉 vê lá que está tudo bem explicado.
“Certo… já vos estou a ouvir dizer que o macOS traz o Safari” Dito e feito. 😉
😀
Vitor não porem Xcode, Logic Pro X, Final Cut pro, Paragon (bem superior ao tuxera) deixam muito a desejar na lista
Deixa nada. Primeiro, o Xcode e o Final Cut pro são aplicações da Apple, não tinha intenções nesta lista de colocar alguma da Apple segundo, o Paragon é bom sim senhor, pessoalmente prefiro o Tuxera… são preferências.
Se foi esse o critério então peço desculpa mas a meu ver são aplicações excepcionais que existem para quem tem mac
São sim, mas estas são aquelas que as pessoas que chegam ao macOS demoram a conhecer e muitas vezes nunca chegam a conhecer.
Pq o Teixeira ao invés do Paragon ou vice versa?
O Xcode é excepcional? Só podes dizer isso se não trabalhares com ele. Tudo bem que todos os Softwares têm bugs e problemas, mas a excepcionalidade do Xcode é a quantidade desses mesmos bug e problemas que tem…
fail. ios n. macOS
xd
😉 estás perdoado.
a vontade de dizer mal é tanta que nem sabem que o mac corre macOS e não IOS…Excelente artigo pplware para experimenta no novíssimo macbook pro que chegou esta semana.
e se te calasses e deixasses de ser poeta. errei mas já corri. parece que andas atrás de quem comete erros e fazer de professor. n tenho paciência para aturar canalha a estas horas
Exactamente. Vamos lá focar no propósito e partilhar boas apps.
Errar é uma coisa, mostrar ignorância é outra.
(Maiúsculas) – Activa/desactiva a tecla Maiúsculas.
https://pplware.sapo.pt/apple/atalhos-de-teclado-do-mac-os-x-trabalhe-simples-e-rapido/
Eu tenho instalados Safari, Chrome, Firefox e Opera.
95% do tempo eu uso o Safari. E para os sites que têm algum conteúdo que não rode no Safari eu uso o Chrome. A grande questão é que a bateria do meu MacBook dura mais quando estou usando o Safari do que quando uso o Chrome.
O Firefox e o Opera praticamente não uso.
Não acredito muito no sucesso deste novo portátil da Apple.
A concorrência é grande, e oferece melhor neste momento.
Mas boas aplicações demonstradas aqui.
Alguma previsão de quando virão os novos macbook pro? Daqui a dois anos?
Realmente o site da Apple apenas mostra de 4 a 5 semana… mas passam as semanas e a mensagem é a mesma. Já te começo a dar razão….
Eu já tenho o meu, a menos que queiras a versão com touchbar essa sim vai demorar ainda 1 mês pelo menos.
Sinceramente, comprar o novo macbook, e não comprar a versão com touchbar, mais valia teres ficado com o antigo. Trocavas o ssd e prontos.
Eu sei que a touchbar não foi uma inovação assim tão grande ao ponto de a desejar, mas comprar o novo macbook sem ela, não me deixaria satisfeito.
Comprei pelo design, pelo melhor SSD do mercado, melhor ecrã, mais leve…o touchbar n me faz qq diferenca sinceramente
Para que é que queres um pc cada vez mais leve?
Este é claramente o melhor macbook de sempre, so tenho pena pelos cartões SD que uso mto enquanto fotógrafo de hobby. Os adaptadores sõ são precisos porque o mercado é lento a acompanhar a apple e ainda usam usbs com taxas ridículas de transmissão onde a Apple já consegue 40gbps..e o resto mal chega aos 5 (nos modelos caros de topo windows)
E porque é que o mercado tem que acompanhar a Apple, e não o contrario?
Se calhar se a Apple esperar que o mercado evolue, talvez necessitemos de menos cabos e custe muito menos a nós como utilizadores a evolução das coisas.
Ou pelo menos que dê as duas soluções aos utilizadores, em vez de os fazer adaptar a sua visão das coisas. Com a Apple foi sempre tudo simples, lembro me bem do velhinho iphone3g tão simples de mexer e fazer as coisas. Cada vez noto que fica mais difícil para nós.
Um apelo à Apple, por favor um “itunes” mais acessível a toda a gente.
porque a apple tem o melhor do mercado…consegue 40gbps e o resto do mercado nem 10% consegue…se o mercado adoptar thunderbolt 3 para toda a gente não seria melhor? o usb C é demasiado lento e a apple tem tecnologia muito avancada para a maioria
Para que te adianta 40gbps quando depois o ssd não acompanha essas velocidades?
Dá para ligar muitos discos ao mesmo tempo 🙂
Há portáteis Windows com Thunderbolt 3.
Não lhe tirem a felicidade coitado, ele pagou para estar na bolha dourada, deixai-o lá!
Fiz pré-reserva do novo MBPro com Touchbar e a previsão de entrega é 14-16 Dezembro.
Qual o melhor clipboard gratuito para o macOS que tenha a funcionalidade de usar atalhos de teclas para colar os últimos itens (tipo cmd+1, cmd+2, cmd+3,…)? Obrigado
Esta lista peca por não apresentar aplicações com “filosofia windows”. Ulysses, Unclutter, Elmedia Player são alguns exemplos de aplicações que seguem os principios básicos do OSX e podiam substituir algumas aplicações desta lista
Na lista que cito no primeiro parágrafo do artigo (na descrição) está lá um player, esta lista não tinha intenção de colocar um player. Mas eu por acaso tenho o Elmedia Player… mas uso mais o VLC.
Depois, o Ulysses é bom, mas caríssimo. Não era a ideia de num editor de texto gastar dinheiro. Mas sim, é uma boa dica, cara, mas boa.
O Unclutte… é pena ser pago, que é uma app excelente, mas há algumas free que podem ser usadas. Mas é igualmente uma sugestão interessante.
Obrigado Daniel pelas dicas.
Então acho que era um segmento interessante fazer sugestões Free e Pagas para categorias de apps. E fazer isso para os vários SOs. Era algo que eu gostaria de ver aqui no pplware
Obrigado pelo artigo e excelente trabalho.
Um pequeno reparo, parece-me que o link para download do LiceCap está errado
Obrigado pelo reparo Ricardo. Está corrigido o link.
Excelente artigo. Queria deixar umas sugestões de software. O Opera, que passou a ser o meu browser de eleição para MacOS já que o Chrome e o Firefox andam um pouco gulosos (o modo de poupança de energia do opera dá imenso jeito e noto que faz diferença). O Brackets é um excelente editor de texto/codigo (embora seja bom ainda deixa-me com saudades do Notepad++ )
Para quem vem de windows e usa o BSPlayer, como é que se consegue ter uma experiência semelhante na procura e sincronização de legendas?
Já li que a ideia não era ter colocado um player. Actualmente uso VLC, que é muito bom mas para mim tem duas falhas pelo menos:
– a procura/sincronização d elegendas – inglês percebo bem, problema é o francês, alemão, russo etc.
– uso mt a apple TV…ainda não consegui passar do mac para a TV através do VLC sem ser pela criação de um outro era – computador fica mais lento. se correr o quicktime a imagem melhora substancialmente nesta modalidade.
Obrigado
para fazeres isso que dizes, recomendo-te o beamerApp
Uso na Apple TV o infuse pro, que vai buscar os filmes ao Mac e ao nas da Synology sem grandes falhas. O infusão também vai buscar legendas ao open subtitles.
E porque nao falar que uma das melhores ferramentas de desenvolvimento e razão pela qual muitos ainda utilizam windows:
VS já está disponível para macOS
https://msdn.microsoft.com/magazine/mt790182
Tenho um iMac e o browser menos guloso é o Chrome. Nunca consegui que o Firefox consumi-se menos RAM que o Chrome, com muita pena minha que favoreci o Firefox no Windows e depois no Linux antes de ir para Mac. Já agora que aplicação recomendam que transforme vários rar em zip. Não sei fazer script com o automator nem em Apple script, tenho ideia que pode estar errada de que o hazel e o alfred talvez façam o que quero. Toda a ajuda é bem vinda. Obrigado