LiquidMac 1.5 – Há água em MAC
Confesso que ainda não explorei o suficiente esta função do Macbook Pro. Ter um computador com sensores todos temos, mais não seja sensores de temperatura, agora ter um computador com acelerómetro... é ainda um pouco desenquadrado da utilidades que lhe possamos dar. Isto porque num smartphone, até faz sentido existirem estes sensores, hoje smartphone que se preze, traz acelerómetro.
Na verdade a tecnologia está cá, faltam apenas as aplicações ajustarem-se e facilitarem a vida ao utilizador, recorrendo a este tipo de sensores. Para verem como funciona, vou-vos deixar uma pequena aplicação gratuita que permite que testem o acelerómetro do Mac.
LiquidMac apenas pode ser utilizado num portátil macintosh que tenha o sensor de movimento ligado. Este sensor pode ser encontrado na família MacBook, MacBook Pro e na última linha de PowerBooks.
Esta aplicação, em conjunto com o sensor, imita o comportamento de líquido através da criação de um sistema de partículas que reage à orientação do computador.
Esta aplicação pode ser também executada num iPhone e pode ser descarregada na AppStore.
Como usá-lo?
Execute-o e incline levemente o seu computador. Modifique os diferentes parâmetros para obter o efeito desejado. Para ter um efeito mais eficaz, coloque a aplicação em fullscreen.
Mas para que serve?
Bom, na verdade, só para fazer as bolinhas andarem de um lado para o outros dá aspecto de inútil, mas na verdade há muitas formas de aplicação.
A área dos jogos é uma que já está a ser utilizada, mas a própria actividade de controlar o Mac pode ser uma das aplicações desta tecnologia. Como podemos ver no vídeo em cima, até ao nível da segurança pode ter uma aplicação útil.
É ainda uma área em franco crescimento, onde os browsers, por exemplo, estão a preparar versões com a aplicação pratica dos acelerómetros dos dispositivos.
Licença: Freeware
Sistemas Operativos: Mac OS X 10.4 +
Download: LiquidMac 1.5 [78.34KB]
Homepage: LiquidMac
Este artigo tem mais de um ano
Grande título de notícia… 😛
E a aplicação é bastante curiosa.
heheh há dias assim 😉
Em relação á aplicação… bom falta ainda haver mais aplicações que tirem proveito deste sensor. Não faltarão focos muito interessantes a explorar.
Foi pela curiosidade destes sensores nos Macs.
Vitor
Ha tambem o jogo Pong que tira proveito destas capacidades, seria um post engraçado (ainda nao consegui encontrar)
Outra aplicaçao curiosa é o seismac que é especie de um sismografo :p
http://dl.dropbox.com/u/3304230/SeisMac.zip
😀 excelente, como previa deve existir já muita coisa desenhada para aproveitar esta tecnologia.
ou este jogo:
http://www.wxs.ca/tilt-mania/
também é fixe 😀
“Alarm on my Mac”
Isto para todos os utilizadores de portáteis – Não deixem o portátil em qualquer lado que não são roubados!!! -.-
Quanto ao programa, não vejo mesmo de momento utilidade para o acelerómetro….
Desculpem, mas então é nisto que a Apple investe dinheiro e depois os MAC tem o preço que tem não é?
Eu gostava de ter um MAC mas dar 2000€ torna-se pesado…
Quanto a aplicações, num portatil, não devem ser muitas, talvez de segurança, para jogos não estou a imaginar um jogador virar o pc para fazer uma curva num jogo de corridas (até que era engraçado)… Enfim, se a Apple meteu esta tecnologia lá dentro, ela tinha alguma ideia especifica para ela… falta-nos saber o quê… 😀
Pois por norma aparece a tecnologia e depois aparecem as aplicações na prática.
Desculpem, mas então é nisto que a Apple investe dinheiro e depois os MAC tem o preço que tem não é?
tecnicamente é nisto, no restante hardware, e no seu software constituinte…
mas basicamente sim…, é também nisto que a apple investe dinheiro que justificam o preço final do MAC….
A realidade é que, o acelerometro está presente nos Macbooks à mesmo muito tempo (não tenho a certeza mas acho que até mais tempo que no iPhone) e muita gente desconhece completamente da sua existência 😀
Mas se forem ao Youtube e procurar por videos (Macbook Accelerometer ou Motion Sensor) irão encontrar muitas aplicações e jogos que tiram proveito desta tecnologia, algumas até bastante engraçadas.
Este é um mero exemplo:
https://www.youtube.com/watch?v=6uvQTTPr9Rw
😉
esta nao cunhecia, é muito fixe mesmo
vou ja testar 😀
Ou outra brincadeira engraçada que se pode fazer com os Macbook Pro’s.
https://www.youtube.com/watch?v=vRx5-dkk1kg
A aplicação chama-se iSpazz
essa sim ja cunhecia 😀 é muito fixe
mas nao sou afortunado para ter um Pro 🙁
Não precisas de ter um Pro, podes mandar por um e não são caros….rondam os 30 euros…se não estou em erro.
De noite dá bastante jeito por acaso. No eBay também há disso aos pontapés 😀
o acelerómetro existe nos macbooks há muito tempo, muito antes do iphone, e serve para desligar o disco em caso de queda do portatil
Boas, o acelerómetro foi incorporado nos portáteis da Apple com o objectivo de salvaguardar o disco rígido em caso de queda ou choque. O acelerómetro detecta se existe movimento brusco e faz de imediato “Park” à cabeça de leitura do disco rígido, o que evita que esta entre em contacto com a superfície do disco.
Esta funcionalidade foi considerada tão eficaz que hoje em dia, os disco mais caros já têm essa funcionalidade incorporada.
Opss, só agora vi que já tinham falado sobre isto 😀
A aplicação já é um pouco antiga. Já a experimentei há pelo menos 3 anos.
Quanto ao acelerómetro, eu tenho um MBP de 2007 sensívelmente e já vem equipado com acelerometro. Este permite entre outras coisas fazer com que o computador desligue o disco em caso de queda (não totalmente vertical).
E acreditem, já vi 1 ou 2 amigos meus agradecerem aos Deuses por isso.
Sim, estou a saber disso agora :D. A minha intenção, já que para mim é “quase tudo novo” é a partilha dessas preciosidades.
Afinal este sensor é extremamente importante.
tenho um Asus que em 2 anos levou 2 discos novos, e poucas vezes andava no colo, ou com ele nas mãos, tanto porque ainda pesava um pouco, como também tinha os apoios que não davam jeito nenhum.
o meu MacBook à mais de ano e meio que anda imensas vezes nas mãos, no colo, na cama, no sofá… até hoje o disco tem-se portado bem, isto porque bloqueia em movimentos mais bruscos.
já reparei que a ver filmes por exemplo, se tiver a mexer muito com o portátil, consigo mesmo fazer com que a imagem pare! 😀 isto prova que o disco deixa de ler nessas alturas.
Vitor não disse aquilo com o intuito de tirar qualquer “qualidade” ao teu post. Pelo contrário!
Foi precisamente no sentido de reforçar que os acelerómetros já andam por cá há algum tempinho.
Pelo que já li, uma das funções do acelerómetro, é detectar uma queda do portátil e desligar o disco rígido para impedir perda de dados.
É verdade.. 😉
Eu diria mesmo que será essa a principal função… todo o resto vem por acréscimo. Os toshiba também têm trazido isso.
Antes de comprar o meu MacBook Pro li algures que o acelerómetro serve para o caso do portátil cair ou sofre um choque violento o OS pára automaticamente o disco rígido para que acima de tudo a informação contida nele seja salvaguardada.
É esse tipo de coisas que fazem com que a Apple seja a empresa que é.
off-topic: http://jn.sapo.pt/PaginaInicial/Tecnologia/Interior.aspx?content_id=1610445
merecerá certamente destaque aqui no pplware…
Sim… isso é importante. Estamos há algum tempo a acompanhar isso, para saber o que se passou. Isso será um grande problema!!!
Mas a Apple ainda não disse nada, vamos esperar para saber mais sobre o assunto.
Em Telemóveis, esta tecnologia é muito útil e tem grande aplicação, desde jogos, rotação de ecrã, interacção diversa…
Em portáteis, só tem uma aplicação, prevenir que as cabeças dos discos estraguem a superfície detectando até pequenos movimentos. De resto não vejo outra utilidade.
Já me passaram vários portáteis pela mão com este tipo de sensores, alguns bastava inclinar um bocadinho para que fizesse o parqueamento das cabeças. Alguns desses portáteis já tinham alguns anos.
so uma duvida: ésta opção, de proteger o disco rigido, vem por defeito no mac? ou somos nos que temos que a temos de configurar?
Pessoalmente não vejo muita vantagem em ter de se estar a “abanar” o portátil, pois pudemos causar danos no mesmo. Os portateis foram feitos para aguentar alguns “abanões”, mas ocasionais e não para a utilização de programas…
A aplicação ficava bem implementada era num iPhone ou parecido, mas já existem milhares de aplicações similares.
No entanto não deixa de ser “bonito de se ver”…