Kill – O “El matador” de processos no macOS
Tal como outras plataformas, o macOS não é um sistema perfeito e às vezes pode mesmo "empancar" por alguns momentos. É verdade que a culpa pode ser do próprio sistema operativo mas também de apps de terceiros que, por algum motivo, deixam o sistema mais lento e por vezes inoperacional.
Quando uma app em execução dá sinais de não estar a responder, o melhor mesmo é "matar" o processo associado. Vamos ver como se faz na macOS.
O atalho CTRL + ALT + DEL não existe no macOS mas o sistema operativo para Desktop da maça tem algo parecido. Para tal basta que o utilizador carregue em Command+Option+Esc para que aceda a uma interface que permita “matar”, sem dó nem piedade, processos que estejam a correr no sistema. Depois de selecionar o processo, basta que carregue em Forçar saída!
kill - O "El matador" de processos no macOS
Além da ferramenta gráfica apresentada anteriormente, o macOS traz o poderoso comando kill e também o comando killall.
Quando uma aplicação está a correr no sistema é comum designar-se de processo. Os processos existem em todos os sistemas operativos e o macOS não é exceção. Para visualizar todos os processos que estão em execução no sistema usamos o comando «ps» (process-statistics). O comando ps tem vários argumentos, no entanto o conjunto mais usual é ps aux.
Outra forma para saber o PID de uma app em execução é através do Monitor de Atividade.
Matar e enviar sinais a processos
O comando «kill» pode enviar vários tipos de sinais a um processo. Por omissão, caso não seja especificado nenhum outro, o sinal enviado é o TERM (terminate).
O sinal KILL garante que o processo é mesmo terminado.
Exemplo de utilização:
Kill -KILL 13276 ou kill -9 13276 |
O comando «killall», permite matar processo pelo nome. Serve para enviar sinais a todos os processos que estão a executar um determinado programa. Se por exemplo pretendemos terminar o Google Drive podemos executar o seguinte comando:
killall "Google Drive" |
O macOS traz ferramentas para quase tudo não sendo assim necessário recorrer a apps de terceiros. Se tiver alguma app com sinais de que não está a responder, então o melhor mesmo é matar de imediato o processo associado. Fica a dica.
Este artigo tem mais de um ano
É o mesmo comando que nas distros Linux.. Kill -9… 😉
Exactamente .. Como os senhores do MAC sabem copiar tão bem o que se faz no Linux. E os senhores do Windows também adoram copiar o que se faz no Linux. A bom ver em MAcOs basta copia literalmente r o que se faz no Linux porque o MAc é um Linux a preço elevado…
Santíssima ignorância, o Mac é NeXTSTEP, e é mais antigo que Linux.
O MacOS não é mais antigo que o Linux, seja a sua base aquilo que for. De qualquer forma o kill não foi inovação do Linux. A verdadeira inovação foi a criação de um sistema operativo aberto capaz de competir com sistemas operativos comercias e isso foi bom para todos, até para os clentes da microsoft e a apple.
O @Helder sabe o que diz. O MacOSX é a evolução do que foi embrionado na NEXT por Steve Jobs no final dos anos 80. A ideia, tal como Linus Torvals era recrear o sistema Unix, daí o MacOS ter o X no fim. É por isso mesmo normal, que partilhem o mesmo tipo de abordagem em muitas coisas, tal como acontece com BSD por exemplo.
é um comando unix, que tb está presente nos bsd de onde nasceu o osx. Informate..
Ahahahahahhahahahahahahah… ‘informado’
Fake and misleading comments?
Linux, tal como iOS são baseados em Unix, por isso é normal terem comandos iguais e formas de funcionar muito idênticas em muitos campos!!
macOS digo
“”os senhores do Windows também adoram copiar o que se faz no Linux.””
um systema que não usa systemd ou seja init “puro ,https://en.wikipedia.org/wiki/Fork_(system_call) and Kill”
deixar montes de dependências inactivas, sim é fast, mas ter 1GB de mem ocupada por Zombies……. (https://en.wikipedia.org/wiki/Zombie_process), e aqui copiaram o windows e do meu ponto de vista muito bem. o Kill é um comando antigo sim mata o processo, mas pode deixar dependências a ocupar Muita memoria inutilmente.
“”O”” Macos “”é NeXTSTEP,”” lol, já tem mais de ios(filosofia de software).
O Steve Jobs disse em tempos:
“If you see a stylus or a task manager, ‘they blew it'”
Ah… que cena… a Apple blew it again