Journalized – O seu Jornal Pessoal no iPhone
A natureza humana recolhe e arquiva momentos únicos de cada individuo, cenas que marcam a existência de cada um de nós nesta vida. Esta foi uma das melhores motivações para o aparecimento dos weblogs no mundo da web, quando as webpages ficaram estáticas e bolorentas.
Mais tarde apareceram as redes sociais e tudo se banalizou ao que conhecemos agora: diários pessoais ao mais ínfimo pormenor íntimo de pessoas anónimas e públicas.
Que tal criamos sim o nosso jornal pessoal sobre o que fazemos... mas no nosso iPhone, sermos nós os repórteres da nossa vida?
É essa a nossa sugestão para hoje.
O nosso iPhone é a ferramenta ideal para podermos ser o tal repórter do nosso dia a dia, está sempre connosco, tem máquina fotográfica, grava áudio, grava vídeo, geo-referência locais e permite dar informações úteis para contar a história tal como ela é.
Agora só precisa de uma aplicação com uma interface bonita e interessante que permite reunir todos esses atributos e os conjugue para que possam ser úteis e fáceis de utilizar, dando a si, repórter em tempo real, as oportunidades para o tal furo jornalístico.
Journalized apresenta uma interface bonita, com uma textura de madeira como fundo e elementos envolventes muitos subtis. A área de trabalho é simples mas de acesso rápido para não haver perdas de tempo e tornar o processo de input penoso, desmotivando a utilização desta ferramenta.
Com poucos movimento pode acrescentar uma foto que tira na hora ou que a escolhe da sua biblioteca de imagens, coloca um vídeo ou simplesmente uma ideia. Quem diz uma diz várias pois a aplicação é poderosa e rápida a compilar e organizar os elementos. A aplicação estabelece uma linha de tempo dos momentos em que foram adicionados os pontos históricos, sim, estes são pedaços da história que mais tarde vai recordar ao navegar depois por esta linha temporal.
Os programadores prometem que na próxima versão, que estão já a trabalhar a todo o vapor, irão lançar novidades como uma palavra passe para entrar na aplicação, visto esta poder conter material privado, sincronização com iCloud/Dropbox e uma versão para iPad. Cá estaremos à espera, até porque o preço de 79 cêntimos pela primeira versão dará futuramente direito a tudo isto e muito mais que está prometido.
Licença: Pago (preço = 0.79 euros)
Sistemas Operativos: iOS 4.0+
Download: Journalized 1.0 [5.7MB]
Homepage: Projectdent
Este artigo tem mais de um ano
Ola , eu tenho uma duvida , o dominio do pplware é pplware.sapo.pt , mas porque dizem pplware.com?
Acredito que por causa disto: https://pplware.sapo.pt/informacao/pplware-integra-rede-sapo/
Basicamente blog independente ganhou tracção na comunidade e a PT achou por bem integrar a rede de sites Sapo.pt
Mas os “mestres” saberão explicar melhor.
Uma aplicação que de certo é porreira. E pelo preço, quase que não paga o trabalho dos programadores. 😉
@Vítor M.,
Não me leves a mal, principalmente porque aprecio muito o vosso empenho no pplware, mas esta entrada tem uma gaffe um pouco como aquelas pérolas da tradução, do tipo “Vamos fazer uma tosta” aka “Let’s make a toast”.
Apesar do desenvolvimento da notícia fazer jus à aplicação, a tradução foi um pouco ao lado. Journal em inglês é um diário, não um diário em forma do suporte papel que compramos no quiosque para saber as novidades “do país e do mundo”, mas diário onde escrevemos o nosso dia-a-dia, normalmente privado.
No início quando falaste em jornal, pensei que fosse no conceito de “newspaper” e não de diário ou “journal” em inglês.
Claro que existe alguma margem pois os dicionários dão ambas as hipóteses para a tradução de ‘journal’ mas o que está em causa é o significado de jornal (suporte de comunicação, média, etc.) e diário (registo de pensamentos, atividade diária,etc.) na nossa cultura.
Nuno. estás enganado, eu fiz isso mesmo, preferi enveredar pelo jornal mesmo. O conceito diário tira o verdadeiro valor desta app, diário é banal é rotina é … sem sal.
Jornal é notícia, é “em cima do assunto”, foi assim que eu quis colocar o tema. 😉 meu caro… são muitos anos a “virar frango” não cometo essa gaffes 😉
Na boa! Herrar seria umano, mesmo com o vosso arcaboiço!Uma gaffe ou outra é normal!
Mas neste caso entendo a tua opção, mas não deixa de levar um pouco ao engano quando se lê o título.
P.S. Obrigado por aprovares o comentário e pela resposta
O comentário estava na moderação, junto de mais umas dezenas deles… que têm ficado lá, até de alguns dos colaboradores lá ficam presos e só manualmente são desbloqueados.
Mas não me importo que faças esses reparos, poderia até haver um erros de interpretação, mas não, fiz mesmo nesse sentido, para fugir mesmo ao banal.
Abraço.
Será “jornal” ou diário?
Ou ainda talvez livro de notas…
Gostei mais do termo jornal, da forma organizada e disponibilizada em formato jornalístico, folha a folha com vários objectos ilustrativos 🙂 depois cada um pode adaptar a terminologia.