iPhone – CIN Color Lab Spy 1.0
Existem aplicações para quase tudo... pelo menos é o que se diz quando se fala no mundo iPhone. Há dias estava a "marcar", com um amigo que é pintor, uma intervenção lá em casa. Ele olhou para o cenário e perguntou-me se tinha a referência da cor que está nas paredes. Claro que ele topou logo a resposta, pois devo ter feito uma cara do tipo "estás a gozar, eu é que sei que a tinta tem ID... queres ver". Claro que sei, respondi eu, mesmo que não saiba na ponta da lingua recorro ao CIN Color Lab Spy.
Aaah pois, agora foi ele que ficou com a cara de quem estava a ser fortemente gozado... mas pela tecnologia. Saco do iPhone e aponto uma área da parede onde me pareceu "equilibrada" em termos de luminosidade. Dois disparos, mais dois cliques e "olha deve ser esta referência que estavas a pedir, certo?
Claro que não deve ter sido fácil para um profissional com 30 anos de profissão, ouvir uma resposta tão rápida e acertada de um tipo que de tinta percebe tanto como de apicultura, mas, como o Pedro referia hoje de manhã, o mundo Soul do iPhone tem destas coisas. Então lá expliquei o que faz esta aplicação.
Fotografamos qualquer cor e procuramos nos catálogos da CIN. A partir de uma cor seleccionada numa qualquer fotografia, o CIN Color Lab Spy possibilita a identificação no catálogo de cores CIN disponível, daquela que melhor se aproxima da original. A fotografia pode ser tirada no momento ou seleccionada entre as já existentes. As cores podem ser imediatamente guardadas para posterior referência. É ainda possível consultar o catálogo de cores CIN e procurar, com base na localização actual ou desejada, a loja CIN mais próxima.
Ainda incrédulo, olhava atentamente para o processo tão simples e rápido.
Basicamente esta aplicação permite que seja seleccionada a cor de uma imagem tirada na hora ou de uma fotografia que foi guardada. Como uma imagem é composta por um leque enorme de tonalidadesm dentro da mesma cor, podemos escolher ao pormenor a cor exacta que queremos identificar.
Vamos com o dedo ao local, este será ampliado, e escolhemos a cor exacta. Depois de escolhida submetemos a cor para que esta seja identificada e referênciada, nos catálogos.
Características:
- Identificação da cor de catálogo CIN mais próxima da seleccionada a partir de uma fotografia.
- Guardar as cores preferidas numa lista pessoal.
- Explorar o catálogo completo de cores CIN.
- Localizar a loja CIN mais próxima a partir da localização GPS actual ou de qualquer outro ponto no mapa.
Esta aplicação utiliza um exclusivo e muito eficaz algoritmo de análise e comparação de cor, desenvolvido pela VIEW™.
Podemos guardar as cores esolhidas, podemos escolher outras dos tais catálogos e podemos visitar o sitio online onde nos será facultada mais informação acerca do tipo de tinta e muitas outras informações importantes para quem, como eu, que não percebe patavina de tintas e de pinturas...
Ao meu carissimo amigo "pintor":
Caro, sei que vais ler este post e, como prometi, falei verdade 😀 sem qualquer demérito para o teu excelente profissionalismo e qualidade de serviço. Seja como for, tem lá uma atenção ao preço da mão-de-obra 😉
Licença: Freeware
Sistemas Operativos: iPhone OS
Download: CIN Color Lab Spy 1.0.0 [0.4MB]
Homepage: CIN
Este artigo tem mais de um ano
Realmente é o q o mundo do iPhone tem de bom, há sp uma app p tudo, parece as extensões do FF xD
Realmente o iPhone é um mundo….
E o mais engraçado são os anuncios que fazem disso “Theres an App for That” mas na versão parodia.. 😀
https://www.youtube.com/watch?v=2k3zvI2tyPM
https://www.youtube.com/watch?v=Ca6O8FR0rbQ
Há mesmo um App para tudo! Mas brincadeiras aparte, esta da CIN é bastante útil.
😀 excelente, se não há, inventa-se uma, é o bem que tem esta coisa 😉
Se lêssemos este artigo há meia dúzia de anos atrás, se calhar dizíamos que era ficção científica. Tão pouco tempo passado e a tecnologia evolui tanto!! E daqui a meia dúzia de anos como será?…a ver vamos!!
É verdade sim senhor. Isto realmente não pára…
O mundo da tecnologia, na minha opinião, é o mais próspero. Não haverá nalgum momento uma estagnação ou abrandamento, haverá sempre novas formas de melhorar e de espevitar o cérebro humano 😉
Este Vitor para inventar historias é do melhor… devias escrever um livro…
Não inventei.. é a pura das verdades 😀 aparece por cá no fim do mês e verás aqui este sitio onde te estou a responder, em estado… de sitio 😉
Podes ajudar a “isolar” os “roda-pés” e as molduras… com fita de papel 😉
Isto só deve funcionar meio mal se pensarmos nas diferenças de luz ao fotografar…
Mas incrível, sem palavras 😀
É interessante se fosse aplicável ao mundo correcto já que as cores têm que ser colocadas numa máquina que -num ambiente e câmaras corrigidas- detecta o tom e dá o ID.
Agora num aparelho em que a câmara em cada um dos iPhones é diferente (a de 2MP do 2G é diferente do 3G e sucessivamente) e o módulo pode ser produzido por 2 ou 3 empresas chinesas diferentes (acertos diferentes), o equilibrio de brancos é determinado pelo iPhone e pode variar IMENSO e, além de tudo isso, o ecra onde aparece a foto e nós escolhemos o tom também tem reproduçao de cores diferente nos diferentes iPhones.
Só estes erros todos juntos dá para passar dum azul para um magenta 😀 Até nas SLR as cores variam tanto do valor real e agora com um iPhone conseguimos saber o ID da cor???
LOLOL está engraçada a ideia mas -para vosso bem- nao usem isto na vida real…
Sim, esta aplicação tem de ter o espaço bem iluminado… mesmo bem!
Caso contrário não conseguimos diferenciar se é um creme ou um bege.
No entanto, temos os catálogos que nos ajudam.
Não foi à primeira que fui ter ao catálogo certo, mas é uma aplicação divertida, com um par de tentativas consegue-se uns resultados muito interessantes.
Aplicação interessante. No entanto fica a dúvida em relação à exactidão do resultado.
O resultado não pode ser fortemente influenciado por elementos externos como por exemplo a luminosidade? Se houver menos luminosidade, o resultado não irá dar por exemplo uma cor mais escura? Quem fala em luminosidade, fala por exemplo na cor ambiente. Uma cor num ambiente de 5000k, não parecerá a “mesma” do que num ambiente de 4000k
Se conseguir ultrapassar bem estes obstáculos, será uma aplicação a ter em conta
Sim, como refiro no artigo, tem de ter a iluminação certa.
Obviamente que esta aplicação não funciona.
O equilíbrio de branco é feito pelo iphone automaticamente.
A única forma de isto funcionar +/- seria apontar o iphone para uma folha branca e dizer-lhe para bloquear o balanço de brancos. De seguida então poderia apontar-se para a cor pretendida. Sem fazer isto, o resultado da aplicação em termos de fiabilidade é Nulo.
Isto sem contar com o facto da câmara do iphone não captar todas as cores nem o ecrã.
Depois era preciso que as cores que a câmara capta estivessem equilibradas, o que duvido muito.
Vale pela piada a aplicação. E para ver o lote de cores disponibilizados pela CIN. Para encomendar tintas não convém..
Será que não existe nada assim para Android? Não fosse mais que desse para ver qual o RAL da cor?
É que esta função mais cedo ou mais tarde vai-me dar um certo jeito
é tudo muito bonito…mas aparte do mac fan club..deviam disponibilizar isto..sei lá…para windows e linux..para qualquer sitema!
é uma parvoice nos tempos que correm..em que se calhar andamos com netbooks e portateis sempre connosco…termos uma aplicação só para o elitismo do iphone!
de qualquer maneira..parabens ao artigo!
Bem, existem certamente menos aplicações para iPhone do que para Linux ou Windows. Acho que torceste a verdade 😉
Depois a carga pejorativa com que carregaste a palavra elitismo transparece algo novamente torcido, pois não vejo os utilizadores Mac ou Symbian a reclamar com os adeptos de Linux a dizer que determinada função deveria ser desenhada para o iPhone e que só por ter em linux torna esse nicho numa “elite” (como coisa má) 😉
Vá, cada coisa no seu lugar sff
Abraço.
Sim..tens razão. Há mais aplicações para windows e linux do que para iphone. O elitismo de que falo nao é entre o mundo das aplicações ou sistemas…todos têm utilidades e mais valias especificas. A questao é quando um telemóvel é promovido a simbolo de estatuto. É um exagero e uma saloiada. falo de noticias como “empresários substituem blackberry por iphone como telemóvel oficial” na imprensa portuguesa; ou “se és arquitecto..tens de ter um telemóvel pa!” entre colegas de profissao. Facto: a Cin disponibilizou uma ferramenta muito util somente numa plataforma. Elogio o esforço mas revela vistas curtas em relação ao publico alvo. Mas tudo bem…aguardo pelo agente comercial da Cin para me vir oferecer um iphone! ahah 🙂 p.s: já agora..sabes de alguma aplicação que consiga identificar por uma foto, uma cor em sistemas RAL ou NCS? Abraço!
Se calhar o segredo está na base desta plataforma, já que em grande parte dos casos anda no bolso o dia todo no bolso dos utilizadores. A facilidade de instalação faz com que consiga chegar a muita mais gente e acima de tudo, quando existe um mercado de 100 milhões de dispositivos, é natural que seja muito apetecível seja como simples forma de markting ou como forma de fazer dinheiro…
Meninos, não tentem isto em casa para encomendar a pizza dos vossos sonhos. Nem todos gostam de feijoada… 😀