PplWare Mobile

iPhone Air: traz um novo recurso nunca visto num iPhone com câmara única

                                    
                                

Autor: Vítor M.


  1. Mapril says:

    A “câmara de fusão” da Apple não é mais que uma simples câmara com uma lente de distância focal fixa. Recorrem ao “crop” (recorte da imagem) para simular uma segunda lente com o dobro da distância focal. É um truque antigo que dantes era usado para máquinas baratuchas, para enganar os compradores. Alguns fabricantes, com algum sentido de vergonha, chamava-lhe zoom digital. Já a Apple é mais refinada, chama-lhe câmara de fusão, que é muito mais fino! Enfim, sinal dos tempos que vivemos.

    • iDroid says:

      Concordo com o que dizes; no entanto, há uma diferença: enquanto que as câmaras mais antigas aplicavam o zoom digital e depois faziam um uprezing para a resolução “oficial”. Como o sensor do iphone 17 é de 48MP quad bayer, o zoom digital 2x permite que a foto final seja de 12MP. 12MP é resolução suficiente para a maioria das pessoas, por isso o iphone não faz upscaling para 48MP.

      • Mapril says:

        A qualidade da imagem está directamente relacionada com o tamanho do sensor. E quando se faz crop para simular “zoom” de 2X, está-se a aproveitar apenas 1/4 da área útil do sensor (sim, não é gralha, 3/4 do sensor são desaproveitados. No fundo, o que a Apple está a fazer é perfeitamente racional. É inútil implementar múltiplas câmaras com teleobjectivas (aka zoom) porque, por força das leis da física, uma teleobjectiva, mesmo pouco potente, não cabe dentro de um telemóvel, a não ser que se reduza a dimensão do sensor – e é isso que os fabricantes fazem, se implementam uma câmara com zoom de 2X, obrigatoriamente têm que usar um sensor com metade das dimensões, ou seja um quarto da área do sensor principal. Em suma, com uma câmara ou duas câmaras, o resultado é medíocre. As câmaras principais dos telemóveis (sempre com lentes grande angular) podem tirar fotos com uma qualidade excelente, mas quando se vai para uma teleobjectiva com zoom de 2X ou, pior, de 4, as qualidade é desastrosa.
        Note-se, não é por a Apple implementar uma só câmara que eu a critico, acho até muito bem, o que é criticável é anunciar isso como se fosse uma nova maravilha da tecnologia. Até pode ser uma maravilha por outros motivos, não sei, mas não é por ser “de fusão”, coisa que significa nada.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title="" rel=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*

Aviso: Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. A administração deste site reserva-se, desde já, no direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.