iPhone 5s é o Smartphone TOP mundial mas perde terreno…
...para a nova tendência, os Phablets!
Embora o sistema operativo Android seja o que mais equipamentos tem no mercado e o que conquista mais utilizadores, ainda é o iPhone 5S aquele que atrai mais curiosidade, é sem dúvida o mais famoso dos smartphones lançados até à data.
De acordo com a Counterpoint Technology Market Research, uma prestigiadas empresas de análise de mercado para o segmento de dispositivos móveis, o iPhone 5s é o número 1 no que toca a smartphones em 35 países ao redor do mundo.
O Samsung Galaxy S5 aparece na segunda posição seguido pelo seu antecessor o S4, depois segue-se o phablet Note 3 e o iPhone 5c na quinta posição. Mas a tendência está, como já se viu, para equipamentos com ecrãs entre 4.7 e 5.5 polegadas o que arredará do pódio os iPhones a não ser que, tal como se tem ouvido e lido em formato rumor (e não só), a Apple lance o tal iPhone 6 phablet para este segmento.
O TOP que vemos em cima é claro, estão presentes 3 phablets nesta lista de 10 o que reflecte o caminho para onde as preferências se estão a encaminhar. Segundo o mesmo relatório, quase 40% dos smartphones vendidos em Maio eram phablets, nesses 35 países monitorizados pela empresa. Isto "obrigará" a Apple a aparecer com um phablet no final deste ano, certamente iremos ver uma resposta ou então a marca de Cupertino perde definitivamente o comboio.
Esta pressão permite dar alguma sustentabilidade ao rumor que a Apple poderá lançar em Setembro um iPhone 6 de 4.7 polegadas e no final do ano um iPhone phablet de 5.5 polegadas, combatendo assim os concorrentes e podendo continuar a figurar nos tops de preferências, quando a tendências é para este tipo de tamanhos.
Na sua opinião a Apple estará a ser obrigada a produzir um iPhone "phablet"?
Este artigo tem mais de um ano
Esses são os smartphones que esbarram com os olhos dos consumidores tanto em lojas físicas como em publicidade (marketing), por isso não é de admirar que sejam os mais populares.. Por ex. em Espanha em cada esquina aparece um S5, numa montra ou num outdoor, por isso certamente deve ser o smartphone mais popular em Espanha, mais que iphone.
Em grandes mercados é Samsung a aparecer mais e depois Apple Lg e Sony.
Publicidade ao Galaxy S5 há por todo o lado, a somar a uma enorme presença da Samsung em todas as esquinas, mas o que este estudo mostra é que mesmo assim o iPhone 5S vendeu mais, mesmo já estando há vários meses no mercado e com bastante menos publicidade. Segundo quem fez o estudo a diferença nas vendas é bastante significativa. Já noutro estudo tinham chegado a resultados semelhantes
http://www.androidauthority.com/apple-samsung-ad-budget-2013-366238/
meu caro, a Samsung gastou no ano passado cerca de 14 mil milhões de dolares em marketing. O gasto da Apple foi pouco mais de mil milhões. Os dados que indicas são apenas uma parte desse gasto, não reflectem tudo o que cada companhia gasta para se fazer notar, e resume-se somente ao mercado americano.
A Samsung vende (e publicita) uma variedade muito maior de produtos que a Apple, a Apple vende/publicita em mais países que a Apple, em 2012, p.ex., a Apple gastou $333M USD em marketing só para o iPhone, para toda a linha Galaxy, i.e., muitos mais equipamentos diferentes, a Samsung gastou $401M USD. Desde então, a Apple tem aumentado mais os gastos em marketing que a Samsung, por isso, ainda que a Samsung seja a rainha do marketing, a Apple não é nenhuma santinha…
Meu caro o que dizes faz muito pouco sentido, chegando a ser ridícula essa argumentação!
Em primeiro lugar, a maior parte da publicidade da Samsung neste momento é para o seu segmento móvel, qualquer pessoa atenta repara que assim é. É o seu segmento móvel que dá mais dinheiro e é responsável pela maioria dos lucros da empresa. Aliás neste momento esses lucros têm mais peso na Samsung do que o iPhone na Apple. Assim sendo ainda mais óbvio se torna que a maior parte do dinheiro gasto em marketing é relativo aos telemóveis – a quantidade de dinheiro gasto é imensamente superior aos lucros das outras divisões – a divisão de electrónica de consumo só dá algumas centenas de milhões de lucro bem menos que 10X menos que o dinheiro gasto em marketing.
Em segundo lugar a Samsung vende basicamente nos mesmos países que a Apple. Os países em que a Apple não venderá serão mercados muito pequenos que de forma alguma são capazes de explicar gastos 10 a 12 vezes inferiores em marketing.
Volto a dizer que os valores que citas são apenas uma parte dos gastos (publicidade directa) e apenas num mercado. Não inclui o imenso dinheiro que a Samsung gasta junto das operadoras e lojas para dar visibilidade aos seus produtos, nem algumas das campanhas e patrocínios da Samsung.
Qualquer um vê a diferença na “quantidade” de marketing que circula das duas marcas.
Apesar do “blitz” nos últimos meses com a publicidade ao Galaxy S5, apesar de muito mais marketing da Samsung, apesar do iPhone 5S já ter 8 meses no mercado e ter muito menos publicidade no momento, o facto é que o iPhone vendeu mais que o grande e novo modelo da Samsung no seu lançamento.
Ficou longe de repetir o feito do galaxy S4 no seu lançamento, que tinha conseguido vender mais que o iPhone de topo. É isto que salta à vista, a Samsung está a perder poder no mercado!
A números respondes com “qualquer pessoa atenta repara”, “Qualquer um vê a diferença na “quantidade”” e isso sim, é uma “argumentação ridicula”, para além de vires misturar lucros. O que qualquer um vê não interessa para nada, pois como sabes, mas pareces fazer de conta, o marketing da Apple não é explicito é muito “inivisivel”, não é o que qualquer um vê, não são cartazes a afins, mas assumo que percebas um mínimo de marketing para entenderes do que te estou a falar. Como já disse e repito, sim, a Samsung gasta mais e se queres falar nisso, sim, para menores lucros, mas a Apple também gasta MUITO e cada vez mais.
@ OMG
“A números respondes com… ”
o quê????? mas só lês o que te interessa?????
O que não falta nas minhas respostas são números oficiais das próprias empresas – os gastos em marketing, o peso de cada segmento nos rendimentos, etc – para desmontar várias das tuas opiniões que não tinham qualquer sustentabilidade em factos reais. E pelo meio apontei outros factos observáveis no dia a dia que mais força dá ao que se observa e conclui-se desses números – como a Samsung investir grande parte do marketing nos telemóveis, etc.
“o marketing da Apple não é explicito é muito “inivisivel”, não é o que qualquer um vê, não são cartazes a afins”
O marketing da Apple está contabilizado nos seus gastos (há números oficiais), quer seja publicidade que seja outra via (algumas que já descrevi). O facto é que gasta menos e aparece menos às pessoas que a Samsung. 10 X mais é “astronomicamente” superior
“mas a Apple também gasta MUITO e cada vez mais.” A Apple vai aumentando o gasto com o aumento de rendimentos. O que gasta é parecido a outras companhias de dimensão semelhante no ramo. A Google já chega a gastar quase o mesmo que a Apple, se não mais. A Microsoft gasta significativamente mais…
“há números oficiais”
Então, em vez de tantas palavras, mostra os números para ver a diferença astronómica.
@ OMG
mas estás a gozar!? Eu já dei os números!
O numero de alhos vs o numero de bugalhos, estamos elucidados!
Só 3? Parece-me que há mais phablets
Então o velhinho 5S vende mais que a “next big thing”?
Despachei o meu iPhone 4s esta semana e comprei um Note 3. Compra bem acertada xD
Mais um tijolo…
mas aproveita-o bem que é caro.
Tens a certeza que nào era o iPhone 6?
http://www.idownloadblog.com/2014/07/16/iphone-6-clones/
Irónico ou não, tenho um Note 3 há 6 meses, e estou adorar 🙂
Até agora está 5 estrelas, perfeito para ver vídeos e cenas na web, hardware porreiro e claro, android já permite personalizar o tlm, coisa que no iphone só com JB…
Porque é que top está em maiúsculas se não é nenhuma sigla?
É normal que seja o mais vendido, uma vez que é a “única” escolha para quem quer/precisa de iOS, i.e., pode-se dizer que não tem concorrência directa.
Caramba,gostava tanto de ter um iPhone.Tivesse eu dinheiro para ter um e comprava-o logo.Porra,quem nasce pobre toda a vida é pobre ou fica ainda mais pobre.Que sina. 🙁
Podes sempre comprar em segunda mão, ou então agora até tens no ebay uma supostamente da Apple a vender refurbished… arranjas pelo preço de um Android mediano… claro que não é nenhum 5s, mas ficas bem servido na mesma.
Lol Deves querer um iPhone só pra dizer que tem um iPhone como muita gente só pra dizer que tem…status social (nem sei de quê cough, cough…), pelo comentário que fizeste só pode.
Eu já tive vários iPhone e há anos que uso topo de gama com o último android…Nem tem comparação, gosto mesmo muito mais e é muito mais fixe e intuito (sim, o android é mais intuitivo que o iOS, a lavagem cerebral e o marketing da apple conta muito…pra quem se deixa influenciar) do que o sistema claustrofóbico e limitado da maçã…Quem usa iphone e use um dos últimos android topo de gama durante um mês, vai ficar super surpreendido com o prazer de utilização e qualidade do device…Nunca mais vai olhar pra trás. Só um ecrã maior…a apple ignora o seus consumidores há anos que pedem isso (mas ok, é apple , eles “compreendem”. Eu não “compreendi” e mudei)…E sinal disso mesmo é a techradar colocar o iPhone 5S atrás de 7 smartphones android atualmente http://www.techradar.com/news/phone-and-communications/mobile-phones/20-best-mobile-phones-in-the-world-today-645440. Pah, eles usam dezenas de telemóveis, não há como enganar, os ultimos android mais topo de gama são simplesmente melhores em muitas coisas.
Escrito do meu Galaxy Gio
Ter telemóveis caros nem sempre e para gente rica, mas sim para malta com poucas prioridades.
Eu vou ser o homem mais feliz do mundo quando vender o meu xperia Z2 e voltar pro IOS… Nao vejo a hora desse IP6 estar ca fora….
Bem vamos a um pouco de matematica simples
Actualmente existem 191 paises sendo dos quais 35 o iphone está no top
sendo assim temos 38,46%
Logo 61,54% dos paises não tem o iphone no TOP
Logo não “é sem dúvida o mais famoso dos smartphones lançados até à data.”
sendo um bocadinho mais chato
o site http://www.counterpointresearch.com/ refere que opera em 33 paises e não em 35 =)
onde foram buscar a info?
deveriam checar certas noticias antes de as copiarem 😛
Sabes que somos dos poucos canais de tecnologia no mundo que sabe o que diz:
http://www.counterpointresearch.com/top10may2014
😀 😀 😀
Sem dúvida que é, até porque tens de fazer contas aos países que nem sabem o que são smartphones 😉 além de matemáticas, tens de considerar a estatística.
Essa matemática não faz grande sentido já que os resultados não implicam que nos outros países fora do estudo (191 – 35) o iPhone tenha menos ou mais vendas do que outros modelos – simplesmente não há dados
Para além disso os resultados divulgados são sobre vendas globais, isto é, a soma de vendas em todos esses países, englobando ao que parece os maiores mercados, de modo que os países não incluídos não devem ter peso suficiente para mudar muito os resultados