iPhone 15 poderá “ser obrigado” a trazer estas 8 novidades
A Apple lançou recentemente o iPhone 14 e trouxe algumas novidades interessantes. Aliás, abriu mesmo uma nova e importante estratégia de comunicação, ao agregar os contactos por satélite aos seus smartphones mais recentes. Este é sem dúvida um passo importante e que vai mudar o rumo das comunicações tal como as conhecemos agora. Contudo, e para cumprir determinadas regras, a Apple tem outras importantes implementações a fazer no lançamento do iPhone 15.
Reunimos alguns dos melhores recursos do iPhone de 2023 que são alvo de rumores ou que são já uma obrigação "legal" decretada pelas regras de alguns reguladores.
O iPhone 15 irá seguramente acrescentar algo à funcionalidade de comunicação por satélite. Se agora ainda é apenas em casos de SOS e ainda em certos países, esta opção irá expandir-se. Além disso, com a evolução dos chips, o que acontece todos os anos, o novo iPhone de 2023 trará um novo SoC e, quem sabe, alguns novos chips já com chancela Apple Silicon.
Apesar disso, como temos visto, não será de esperar um iPhone dobrável. Isto porque o componente mais importante nesta tecnologia ainda carece de evolução e melhoramentos consideráveis em termos de qualidade e durabilidade. Então o que iremos, eventualmente, ter na série iPhones 15?
#1 Porta USB-C
Aqui não haverá grande dúvida, até porque já foram os responsáveis da empresa a dizer que não tinham alternativa. Isto porque a Comissão Europeia determinou que a porta USB-C tornar-se-á obrigatória para todos os dispositivos eletrónicos, como telemóveis, tablets e auscultadores, em 2024.
Portanto, espera-se que 2023 marque o fim da porta Lightning para o iPhone, com a transição da Apple para USB-C. Isso significa que o utilizador poderá carregar o seu Mac, iPad e iPhone modernos com o mesmo conector.
Há algo que ainda não se sabe. A Apple poderá lançar para a Europa iPhones com USB-C e para o resto do mundo, onde não haja esta imposição, os smartphones com Lightning. Tudo depende do que a empresa entender como mais viável. Tal jogada poderá dar à UE o que eles pretendem, mas dará à Apple o que ela pretende e aos utilizadores o poder de escolha.
Esta mistura de portas já existe no universo iPad, por exemplo. Logo, não seria nada de novo, apesar de não parecer o mais lógico.
#2 Botões de volume e de ligar/desligar sensíveis ao toque
Este é outro rumor que poderá avançar nos novos iPhones. Segundo o que se tem falado, a Apple poderá tirar estes botões físicos e colocar a tecnologia que colocou nos AirPods Pro 2. Uma zona sensível ao toque para aumentar ou diminuir o volume e, do outro lado, uma destas zonas para ligar e desligar o ecrã do iPhone.
Estamos a falar de tecnologias que a Apple usa há muitos anos. Nos touchpad (painel táctil) dos Macs, nos teclados do iPad, nos auscultadores dos AirPods Pro 2, nos Magic Mouse, etc.. Aliás, lembram-se que o Botão Home do iPhone 7 foi uma revolução na altura e funcionou muito bem. Até poderá vir acompanhado com aquele haptic feedback (com motores hápticos), que dá a sensação de botão físico.
O analista da Apple Ming-Chi Kuo tem batido nessa tecla e poderá ser um avanço nesse sentido, por forma a tornar o chassi do iPhone ainda mais impermeável e livre de possíveis problemas mecânicos.
#3 Dynamic Island para todos os modelos
A Apple introduziu a Dynamic Island (Ilha Dinâmica) para o iPhone 14 Pro e Pro Max, enquanto os modelos mais baratos do iPhone 14 continuam a usar um notch. Com o iPhone 15, espera-se que toda a linha de iPhones obtenha a Dynamic Island.
A Dynamic Island é capaz de exibir conteúdo que está a ser executado em segundo plano, como temporizadores e controlos de música, além de mostrar interações como desbloqueio de Face ID, pagamentos do Apple Pay, chamadas telefónicas recebidas e muito mais. É interativa, então o utilizador pode tocar-lhe para a expandir.
Por isso, se quiser ter acesso à Dynamic Island, mas não quiser sair para um iPhone Pro, espere pelo iPhone 15.
#4 Ecrãs com os mesmos tamanhos... grandes
A Apple na série iPhone 14 tirou da oferta o iPhone mini. A aposta caiu sobre um ecrã maior e apareceu o iPhone 14 Plus. Não parece estar a ter grande sucesso, mas não há indicações que na linha do iPhone 15 a empresa de Cupertino queira voltar a introduzir um ecrã mais... mini!
Assim, não há, para já, rumores sobre alterações notáveis no design da linha do iPhone 15, portanto, parece que vamos ter os mesmos tamanhos. O iPhone 15 e 15 Pro terá um ecrã de 6,1 polegadas, e o iPhone 15 Plus e Pro Max medirá em 6,7 polegadas.
#5 Câmara com tecnologia de lentes periscópicas
Há anos que ouvimos falar do trabalho da Apple sobre a tecnologia de lentes periscópicas, e 2023 poderá ser o ano da sua introdução. As lentes periscópicas, que já são utilizadas por alguns fabricantes de smartphones Android, têm capacidades de zoom ótico que excedem a gama de zoom disponível com uma lente teleobjetiva padrão.
Com uma lente periscópica, a Apple poderia oferecer 5x ou mesmo 10x de zoom ótico, a partir de 3x nos atuais modelos iPhone 14 Pro.
#6 iPhone 15 Ultra?
Mark Gurman da Bloomberg disse que a Apple poderia substituir a versão "Pro Max" do iPhone 15 por um novo modelo topo de gama "Ultra". Isso estaria de acordo com o Apple Watch Ultra, e poderia dar à Apple uma desculpa para limitar certas características ao iPhone topo de gama, como a tecnologia de lentes de periscópio.
O analista da Apple Ming-Chi Kuo já disse que a lente periscópica poderia ser limitada ao maior iPhone.
#7 SoC A17 com chip de 3 nanómetros
Os modelos iPhone 15 Pro podem ser os primeiros a apresentar um chip de 3-nanómetros do fornecedor da Apple TSMC. Espera-se que a tecnologia do chip de 3 nm aumente o desempenho de processamento em 10 a 15 por cento, ao mesmo tempo que reduz o consumo de energia até 30 por cento.
Se a Apple utilizar um chip A17 de 3nm, seria uma melhoria notável em relação ao A16. Apenas os modelos Pro têm o A16, construído num processo de 4nm, e espera-se que o A17 se limite, de forma semelhante, ao iPhone 15 Pro. Os modelos padrão do iPhone 15 podem ver uma atualização para a geração anterior A16.
#8 Mais memória RAM
Os modelos iPhone 15 Pro poderiam obter 8GB de RAM, a partir de 6GB, talvez para suportar novas capacidades como a tecnologia de lentes periscópio.
Em resumo... estas 8 possíveis novidades estarão, ou não, em cima da mesa dos engenheiros da Apple. Por norma, os saltos tecnológicos são muito bem pensados e já com anos de testes, para que haja qualidade de utilização e não existam problemas para o utilizador. Por isso são dados pequenos passos, mas duradouros.
Como sempre, à medida que o tempo vai passando, uns rumores caem, outros levantam-se a vários concretizam-se. Vamos ver o que nos espera a próxima linha de smartphones da Apple.
Este artigo tem mais de um ano
O Ponto 8 e a justificacao acaba por justificar porque na verdade alguns android trazem mais RAM… mais funcionalidades e hardware requerem mais recursos.
Acho que alem da usb c que era uma enorme melhoria face ao velho e lento lighting a Apple so precisa de melhorar o iOS para ter uma melhor usuabilidade em ecras grandes e com uma mao. Olhar um pouco para a rival principal e perceber como se faz uma interface que da para usar so com uma mao em ecras grandes.
De resto em cameras e design nao precisa de mexer muito
Mas o iOS é mais rápido que o Android, mais descomplicado (muito mais optimizado), mais simples em termos de menus, tem melhor aspeto e tem um browser sobejamente mais rápido (também é desenhado para dentro do ecossistema, mau era não ser). E mesmo assim estamos a falar em muito menos RAM (o que é justificado, tendo em conta que o iOS é feito à medida, ao passo que o Android corre em dezenas, eventualmente centenas de equipamentos).
No que toca ao poder de processamento, é sabido que os SoCs Apple Silicon são muito poderosos, ainda deixam a grande distância os melhores usados nos dispositivos topo de gama Android.
Portanto, olhar para o lado? O que dizes não faz grande sentido, mais ainda com smartphones a receber durante 6 anos as mais recentes atualizações do sistema operativo. Isso é demonstrativo dessa tal otimização.
Em resumo: Ao nível das câmaras, ecrãs, bateria estão ao nível dos melhores topos de gama Android, se não mesmo acima nalguns pontos (como foi visto no ecrã que ficou numa posição destacada). No SoC bem acima e sistema operativo muito mais optimizado.
Operações pesadas, como renderizar no próprio dispositivo ou mesmo ao nível dos jogos, o iPhone é muito mais rápido que os Android. Isso tem a ver com a otimização do iOS.
Mais RAM justifica-se se trouxer ainda mais funcionalidades como as opções cinematográfica/fotográficas, ProRAW, Apple ProRes (um formato de codec de vídeo com e sem perda de dados desenvolvido pela Apple para uso em pós-produção digital, que suporta até 5K). Tudo isso tem sido uma aposta da empresa e isso sim torna o iPhone numa máquina poderosa e isso requer mais RAM. Atenção que os Android não têm isso.
Não esquecer a utilização do LiDAR.
Tudo muito certo mass quando a apple faz ecras deste tamanho e mesmo assim nao deixa o pessoal meter os icons onde quer ja diz tudo cabe na cabeça de alguem eu ter de ter o home screen totalmente cheio para ter as apps mais usados no canto inferior direito que é onde dá mais jeito porque uso a mão direita até o meu avô de 85 anos percebe isto estre esta e outras coisas portanto sim o IOS tem muito que melhorar nestas coisas simples o IOS é tipo de sistema que funciona extremamente bem em tarefas complicadas mas depois nas coisas mais simples do mundo parece que está a gozar com os utilizadores
E porque não usas uma “pasta” na doca iOS? Porque não usas widgets para dimensionar o home screen? Porque não usas A Biblioteca de apps? Não percebo porque o certo é uma coisa e não outra. Eu pessoalmente não tenho qualquer problema com os ícones das apps, as que uso e são muitas, estão todas ali à mão, no home screen.
E tenho de carregar numa pasta para ter la as apps todas só por a apple nao me deixar por os icons onde quero? pois la está tenho de encher o home screen cheio de treta so para ter as apps ca embaixo no meu home screen tenho só 2 apps depois na pagina do lado é que tenhos as restantes, a biblioteca é outra nunca descobri como é que posso organizar aquilo há minha maneira ou sequer se é possivel ou tem de ser a apple a organizar por mim agr nao posso ter os jogos na mesma area da produtividade porque a apple nao quer enfim problemas tao simples que demoravam meia hora a resolver
Eu nao digo que uma é certa e outra não, eu digo para me deixarem fazer da forma que eu quiser se eu quiser icons redondos em vez de quadrado tenham essa opção pronto agora imagina essas apps todas que usas mas eu quero coloca-las ca em baixo que é onde o meu dedo está.
Gosto muito do IOS e é em muita coisa melhor que o android em termos de personalização o android dá 10-0 e o que me chateia é que apple perde porque quer
Não vejo essa necessidade na minha utilização. Primeiro as apps ou serviços que uso mais estão na doca. Depois outros estão nos widgets no home screen e outros no menu lateral.
No Android até vem as apps Google todas dentro de uma pasta, por exemplo. Logo é uma forma de as organizar. E pode ser usado dentro da doca e no home screen.
Além disso, podemos ter na Central de controlo ícones para serviços, o que nos dá acesso direto a determinadas funcionalidades.
Além disso tenho o invocar de duas apps, uma com dois toques na traseira do iPhone e outra com 3 toques. Mais simples que isso? No Android não existe.
Mas ainda podes ter outras personalizações. Essa do 10 a zero não vejo nada disso, visto que tens uma série de opções, diferentes, mas igualmente funcionais. Agora, não ter igual não quer dizer ser pior, bem pelo contrário, é um sistema operativo que se ajusta ao utilizar, em vez de obrigar o utilizador a ter de se ajustar ao sistema operativo.
Sabes que este tipo de organização foi estudado para oferecer ao utilizador uma maior performance. A Apple não o criou assim ao calhas.
Mais um vez não estou a criticar a maneira como eles organizam por mim ate podiam ter tirado 5 mestrados de organização de icons e fazerem assim o default tal como o android tem as apps da google numa pasta mas isto é um default vem assim e pode vir como eles quiserem mas depois deixem me fazer como eu quero se eu quero e sim no IOS há sempre outras maneiras eu tenho os 2 toques configurado para screenshot mas tambem nao uso muito esses toques mas sim giro ter, ate podem por uma para abrir o safari quando eu fizer o pino por mim podem por tudo desde que me deixem organizar como eu quero isso que estas a dizer de meter nos toques ou na doca são maneiras que tu arranjas de contornar esta restrição que eu estou a dizer e isto é tudo menos o SO adaptar-se a ti tu é que te estas a adaptar a esta restrição
É o teu ponto de vista. Respeito. Uma medida nunca serviu para todos. Portanto, o quereres colocar um ícone onde te da mais jeito para abrir uma app e eu dar dois toques na traseira do iPhone para abrir outra app… são opções. Eu prefiro a do iOS, mas nada contra a do Androide.
Não discordo da maioria mas..
“tem melhor aspeto”
Isso é relativo. Há apps melhores que outras e há gostos. Isso não pode ser argumento.
Mas tem, o look&feel Apple sempre foi muito cuidado. Mas é natural, pois tem um leque de dispositivos menor que os para Android e é apenas uma empresa a gerir tudo. Ao passo que no Android qualquer um mete o bedelho.
Um exemplo é logo a loja de aplicações. Há uma diferença abissal na qualidade de apresentação das apps, na disponibilidade e organização da informação.
Depois o facto de haver um código rígido para as aplicações serem integradas em cada plataforma (iOS (CarPlay), watchOS, tvOS) mostra uma linha mais pensada para estar de acordo com o sítio onde vai ser mostrada. Faz toda a diferença.
Não estou a falar só nas apps, mas em tudo em geral. E essa ligação entre o design do sistema operativo com o próprio design das apps é que traz uma certa harmonia ao ecossistema.
Olha que é um argumento muito importante. Os olhos também comem 😉
Não acho que vá ter porta USB C
Pode não ter em todos, aliás, atualmente tens uns com slot SIM e outros sem. Tens iPads com porta Lightning e outros com USB-C.
Verdade.
Mas acho que os modelos 15 vão continuar com lightning.
E os 16 potencialmente missão de Lightning e sem portas
17 sem portas, carregamento wireless apenas
Pode ser… pode ser.
Para cumprir com a legislação, basta virem sem porta nenhuma e carregarem exclusivamente via MagSafe. Daí a porta usb-c não é uma garantia.
Se repararem bem a Apple nunca se comprometeu em meter usb-c. A Apple apenas se comprometeu a cumprir a legislação.
Acabará por vir, acredito eu. Mas os próximos ainda terão porta física. E há ainda motivos fortes para isso acontecer.
Contudo, como referi, a Apple terá ainda muitas portas Lightning (hardware para) contratadas e tem de as despachas. O que irá possivelmente ter uns iPhone com porta USB-C e outros com lightning. Como existe, por exemplo, nos iPadas. Mas também poderá correr tudo a USB-C. Isto deverá estar tudo em cima da mesa.
Auscultadores, a Apple deverá lançar em 2023 os Max 2 e poderão já trazer porta USB-C. Os outros, esses sim acredito que vão deixar de ter portas físicas, tendo em conta que já carregam pelo MagSafe.
Tablets…. a mudança está já a ser feita. O mais recente de 10 polegadas já nasceu com USB-C. Praticamente a transição ali está feita. Apple Watch, isso está tratado desde há algum tempo. HomePod está tratado, Apple TV está tratado, Masic Mouse… deverá sair a próxima versão só daqui a uns anos e será com carregamento por indução. Acredito que a porta desaparecerá. Teclados, deverá aparecer o próximo com USB-C.
O restante ou já passou ou vai passar. Não há grande stress nisso. Só mesmo o iPhone que estará ali na linha do “lanço, não lanço…”. Vamos ver.
para isso a apple teria de mete o magsafe na caixa e nao me parece que isso vá acontecer a não ser que cheguem ao ridiculo de nao meter nada na caixa mas nem sei se isso é legal
Claro, isso traz outras implicações.
Só são obrigados a ter usb-c até ao fim de 2024, e apenas caso tenham carregamento por cabo. Eles não disseram que irão ter usb-c, disseram que iriam cumprir as regras. São coisas diferentes.
Não acho que o 15 terá usb-c, além disso, acho que o 16 já não terá sequer carregamento por cabo e assim nunca terão sequer usb-c.
e se quiseres carregar no carro? num dos antigos sem indução?
MagSafe, liga por USB ao carro na mesma. Ou arranjas uma solução daquelas sempre ligadas ao carro por USB mas ao telemóvel por wireless. Para esse fim, há muitas soluções, daqui a 2 anos existirão muitas mais. Estamos a falar do fim de 2024.
Para ser assim, o 15 não vai vai trazer usb-c, acho que isto é mais tipo criança mimada a fazer birra, se não é como quero então não é, não tem lógica “apostar ” numa porta sem futuro, se é para acabar para o próximo ano ou acabam agora, ou já não vão colocar
Até consigo entender o lado da Apple. A UE tem de fazer cumprir legislação para haver uniformidade e standards -> certo, tudo bem.
Agora a UE não pode fazer legislação que seja restritiva e que limite a inovação. Imagina que vem um novo modelo de porta, chamamos-lhe USB-D e que supera em tudo a versão anterior. As dificuldades de expandir a adoção de novas tecnologias passa a ser maior já que a legislação estipula que é USB-C e pronto
#1 Porta USB-C —>a esta o iPhone da Apple não escapa,pelo menos na Europa. (E até com a questão do carregador obrigatório no Brasil. Aí não tem hipótese.)
O facto de ter de vir com carregador, se é obrigatório não há volta a dar.
Mas usb c ainda falta muito tempo. E não é certo que venha a ter. Há volta a dar
Têm. 1500 euros a versao básica que inclui o carregador wireless da Apple e 2200 euros pela versão ultra. Vendem 500 milhoes de unidades e quem tiver versões anteriores pagar os 59 euros pelo cabo que dá para usb.
Só serão obrigados a ter USB-C se tiverem carregamento fisico por cabo. Se os novos modelos carregarem apenas e exclusivamente via magsafe, até que nem podem ter porta nenhuma e estarem de acordo com a legislação
Nao me acredito que em um iphone com usb-c. Se tal acontecer, será na versao Ultra, com funções extra.
Os outros na minha opinião, nao tem qualquer necessidade de ter uma porta, quando existe transmissão de dados através da ligação magsafe.
No entanto, a legislação europeia só entra em vigor no final de 2024, por isso, o próximo iphone ainda poderá vir com lightning.
#9 acesso livre a outras lojas sem ser obrigado a ter de dar dinheiro em basicamente todas as transações á Apple.
E quando isto acontecer ( que deve estar para nem breve), adeus lucros!!!
Isso não vai acontecer. Isso implicaria que as outras lojas tivessem de cumprir as regras de segurança da Apple. E não vai acontecer. Além disso, e é por isso que devemos estar informados, a Apple tem sempre algo mais a acrescentar.
Por exemplo, há um serviço que está a deixar o mercado doido, o Apple Pay Later (ainda só para os EUA). A Apple tem muito dinheiro disponível, como tal vai trazer a si uma fatia de mercado que ainda não tinha explorado.
Os utilizadores aprovados que utilizam o método de pagamento Apple Pay poderão optar por pagar uma compra em quatro prestações ao longo de seis semanas, “sem juros ou taxas de qualquer tipo”.
Este método de pagamento é uma alternativa menos arriscada aos cartões de crédito, que cobram juros muitas vezes complicados de entender e que podem acumular dividas rapidamente.
Portanto… a Apple vai encaixar uns milhares de milhões numa área onde a Amazon, por exemplo, já fazia. São trunfos que trazem muita receita 😉 e continua a trazer utilizadores para o seu ecossistema.
“Apple pay later” é o bom e velho jeito brasileiro de pagar no cartão de crédito em 2, 3, 4… 480 suaves prestações.
Ao menos aqui no Brasil, isso já é algo tão antigo que vem de 1970 (pode-se escolher a opção financiamento, crediário, cartão de crédito, etc).
Há mais notícias do iPhone 15 e praticamente acabou de sair o iPhone 14, do que do Samsung Galaxy S23 que sairá daqui a 2 ou 3 meses! LOL
Eu já te disse várias vezes que tu tens uma fome por um iPhone, que até dá vontade de rir. Não faltam artigos sobre o Galaxy S23: https://pplware.sapo.pt/tag/galaxy-s23/ (e espero testar um no meu dia a dia, além das análises que, como sempre, teremos), mas eu percebo que não tenhas visto, porque não sais dos artigos da Apple 😀 até te trocas todo quando se fala no iPhone cum’Raio 😀 Jazus que sofreguidão!!!
15 ultra já poderia vir tela 6.8 polegadas e TouchID na tela