iOS 26 beta 2 trouxe ao iPhone suporte para 5G+ (5G SA). Sabe o que é?
A Apple está a equipar o iPhone com muitas novidades e várias opções muito solicitadas pelos utilizadores. Neste caso, a empresa de Cupertino ativou nesta beta 2 o suporte para 5G+ (5G SA). Veja o que é e se em Portugal já existe.
O que é o 5G+ (5G SA)?
O 5G+, também conhecido como 5G SA (Standalone), é a versão mais avançada do 5G. Ao contrário do 5G NSA (Non-Standalone), que depende de infraestruturas 4G, o 5G SA funciona de forma autónoma, com rede de núcleo (core) totalmente nova e dedicada ao 5G.
Principais vantagens do 5G+ (5G SA):
- Latência muito reduzida (até 1 ms), essencial para aplicações em tempo real (ex. veículos autónomos, cirurgia remota);
- Maior capacidade e velocidade, mesmo em zonas muito congestionadas;
- Redes privadas e personalizáveis, úteis para fábricas, hospitais ou campus universitários;
- Menor consumo energético, tanto em terminais como em antenas.
Em Portugal, o 5G+ está a ser implementado gradualmente. As operadoras começaram pelo 5G NSA, e só mais recentemente têm vindo a ativar zonas com 5G SA, sobretudo em ambientes industriais e urbanos.
A NOS foi a primeira operadora nacional a lançar o 5G Standalone, anunciando-o em novembro de 2024. Em março de 2025, a NOS realizou a primeira chamada VoNR (Voice over New Radio) em Portugal — ou seja, já utiliza voz diretamente na rede 5G SA .
O serviço 5G+ da NOS está disponível para clientes empresariais com tarifários ilimitados e equipamentos compatíveis (ex.: alguns modelos da Xiaomi e Samsung) .
A cobertura está a centrar-se inicialmente nas grandes cidades — como Lisboa, Porto, e outras zonas urbanas — já que 61% das estações 5G estão em áreas urbanas.
iOS 26 traz 5G+ ao iPhone
A segunda versão beta do iOS 26, já disponível para os programadores, permite novamente a utilização do 5G+ (5G SA). Não era o caso da primeira versão beta.
É necessário um iPhone 12 em diante para tirar partido desta funcionalidade, que é suportada com o iOS 18.
A primeira versão beta do iOS 26 chegou três dias depois. A opção 5G+ (5G SA) tinha desaparecido das definições do iPhone. Mas isso foi apenas temporário, pois o Beta 2 restabeleceu a opção.
Atualização do artigo: 26/06 12:29
Tenho o iPhone 16 mas a Vodafone(a minha operadora de telecomunicações), segundo creio, não tem ainda a tecnologia 5G+. Acho eu.
Não, a Vodafone ainda não dispõem do 5G+
Já ficava contente se o meu quando fizesse uma chamada nao ficasse sem dados.
No 16e não dá?!
No iPhone 14 com iOS 18 já tem a opção de ativar 5G Standalone
Sim, mas tinha desaparecido no iOS 26.
O meu comentário veio na sequência disto: “É necessário um iPhone 15 ou um iPhone 16”
No entanto, se tiver eSIM da NOS isso não aparece? É necessário SIM físico?
Boas, pelo que estive a ler, afinal funciona a partir do iPhone 12. Contudo, este suporte é atribuído pelas operadoras. E aí é que poderá haver algumas divergências. Como tal, atualizei o artigo para não haver dúvidas.
Mas então o iPhone 14 dá, ou é preciso um 15 ou 16?
Funciona a partir do iPhone 12, desde que o operadores assim queiram, segundo percebi.
Obrigado.
Alguém sabe se a treta da MEO tem?
Não, Vodafone e MEO infelizmente deixaram de investir em PT. Ambos estão à venda para quem lhes quiser pegar, até la vamos andando, sou cliente Vodafone devido aos planos de roaming para fora da UE que são vantajosos, mas começo a ficar farto
É a triste realidade do nosso país e das empresas, que por cá habitam.
A MEO tem sido só desfalques, atrás de desfalques.
Atenção que a MEO, tal como o SAPO, que aloja o Pplware, são empresas subsidiárias da Altice. Tenha mais cuidado com o que fala.
Nos iPhones está a dar problemas por causa do cartão que pelos vistos o eSIM é compativel mas nas definições diz o contrário, mas já pude usar num Honor 5G+ da NOS que está mais ou menos mas mesmo assim melhor que a MEO na minha zona tem de mexer mesmo no 5G pois ao contrário da NOS que está ótimo só dá 40Mb na MEO