iOS 18: Apple prepara grandes novidades para a personalização total do Ecrã principal
Ainda estamos longe de ver o iOS 18 e todas as suas novidades, mas isso não impede que surjam os primeiros rumores e as primeiras ideias. Esta será a próxima versão do sistema do iPhone e esperam-se muitas novidades. A mais recente ideia revelou que a Apple prepara grandes novidades para a personalização total do Ecrã principal do iOS 18.
Grandes novidades chegam com o iOS 18
Há alguns anos que a Apple abraçou planos para tornar o iOS muito mais adaptado aos utilizadores. A personalização que este sistema atualmente permite está muito longe do que era oferecido aos utilizadores e que limitava esta área.
Agora, e segundo as informações do conhecido Mark Gurman, a Apple terá mais uma mudança grande a chegar com o iOS 18. Esta é a próxima versão do sistema que equipa o iPhone e onde se esperam algumas alterações de peso, na linha de outras que surgiram em versões anteriores.
Desta vez a Apple deverá focar-se na personalização e dar ainda mais liberdade aos utilizadores do seu sistema. Mark Gurman revelou que o Ecrã principal será "mais personalizável", com novas opções a surgir para os utilizadores.
Personalização do ecrã principal do iPhone
Os ícones das apps provavelmente vão permanecer bloqueados no ecrã principal, para garantir alguma uniformidade. Ainda assim, espera-se que os utilizadores possam organizá-los mais livremente no iOS 18. A atualização deve trazer a capacidade de criar espaços em branco, linhas e colunas entre ícones de apps.
Desde o iOS 16 que se pode personalizar o ecrã de bloqueio, mas espera-se que o Ecrã principal receba um tratamento semelhante ao iOS 18. A atualização introduzirá opções adicionais de personalização e isso pode ser a maior reformulação em vários anos.
A Apple deverá anunciar o iOS 18 na sua conferência anual de programadores (WWDC) em junho. Outros recursos e mudanças incluem novas funcionalidades de IA para a Siri e várias app, o suporte para RCS nas Mensagens (entre o iPhone e dispositivos Android), mudanças de design e muito mais.
Isso ja da para fazer com a shorcuts, ja android não existe nativamente
Bom dia, voçês acham que eles vão mudar os icons para redondos à semelhança dos vision pro? ou darão isso como possibilidade de escolha entre os convencionais e os redondos?
é desta! o 18 é que é. só têm que esperar um bocadinho.
não vai sair com bugs nem nada.
Queres ver que é agora que me vão deixar mudar a forma dos icons e mete-los onde eu quero
Se trouxer novidades que realmente sejam uteis, personalizar as cores e mudar os ícones é só para quem tem de olhar pro telefone e gastar tempo de vida. Para quem se preocupa em viver a vida, quer é funcionalidades uteis, como uma maior integração com IA para traduções em tempo real, ferramentas de imagem nativo em condições, não é a treta de editor que trás que está ainda no século XX. Ferramentas de produtividade e melhor integração com apps de terceiros. Uma restruturação da App da câmara, o mesmo truque anos consecutivos não resulta. Já são 4 anos de updates que não lançam nada de impactante ou algo que realmente seja revolucionário.
Sou cliente Apple mas devo admitir que a Apple não inova e não arrisca tanto já faz muitos anos. Coisas como a Samsung fez este ano e tem procurado fazer, são avanços que mudam a forma como se utiliza e valoriza o telefone. Apple valoriza é subscrições e pouco mais. Quando as inovações a apresentar são tudo aquilo que já existia nas versões anteriores, deveria ser uma redflag.
iOS lentamente a tornar-se no Android
Querem, mas a Apple não vai deixar. Aliás, vemos que a cada novo produto o sistema torna-se mais complicado a Apple abrir-se ao mundo como as autoridades querem, principalmente as autoridades policiais. Que desde o caso do atentado de S. Bernardino, era sabido que haveria retaliações porque a Apple se recusou a criar backdoors no iPhone. E hoje cada vez é mais complicado para governos totalitários, entre outras entidades policiais (com ou sem legitimidade) entrarem no iPhone. E isso será uma batalha para a Apple conseguir segurar a inviolabilidade dos dados dos seus utilizadores. Por isso é que dificilmente o iOS se transformará num Android.
E, outra coisa, a cada ação destas para tentar “dominar” a tecnologia à escala governamental, mais a Apple luta e mais utilizadores consegue arrecadar. Aliás, como temos visto o seu mercado a crescer dentro de portas, na Ásia e mesmo na Europa. Globalmente a Apple está hoje com uma dimensão que, claro, interessa aos governos e organizações (como a UE) meter a mão nem que seja com multas gigantescas.
A única opção que me mete fastio ao ter mudado para IOS é que não dá para por o som do alarme independente do som de toque.
Dá sim, desde que tenhas o Apple Music subscrito, eu tenho o Apple Music e coloco a música eu quero como toque de Alarme. A única que infelizmente não dá de forma padrão é alterares o toque de chamada por músicas provenientes do Apple Music
Apple a ser apple ter de subscrever um produto para meter um som no alarme ahahah bem dita a hora que larguei essa marca
Sou user Apple desde 2011 e tenho todo o ecossistema da marca, incluindo produtos que não sairam em Portugal, como o HomePod e o HomePod Mini, mas estou aborrecido com a mesmice que se tem tornado. Sinto falta de novidades no sistema e alterações no design, para um entusiasta de tecnologia, a Apple começa a tornar-se aborrecida.
Comprei um Nothing Phone (1) e fiquei fã. O Android está muito bom atualmente, o próprio smartphone era muito interessante. Acabei por comprar o iPhone do mundo Android: Pixel 8 Pro. Estou completamente fã! A fluidez, estabilidade e simplicidade do sistema junto com a liberdade do Android e com o acréscimo de ter atualizações a tempo e horas e com garantia de 7 anos de suporte a atualizações é simplesmente incrível. Para não falar no smartphone que é lindo, neste tom azulinho e com o modulo de câmaras na horizontal, que é a sua imagem de marca. O ecrã é lindo de olhar, super brilhante, as câmaras e os recursos AI deixam-me a salivar, enfim, estou muito contente com a minha aquisição. A acompanhar já veio um Pixel Watch, uma Pixel Stand de 2ª geração e futuramente o Pixel Buds Pro. Nada melhor que usar um smartphone Google, desenhado pela própria detentora do sistema que corre. Não sinto em nada falta do meu iPhone 14 Pro Max, que está ali encostado.
Juro-vos, este relato é real!
A Apple é muito igual aos outros, mas pronto, é especial!