iOS 18.2 beta 3 para programadores traz novidades interessantes
A Apple lançou hoje o iOS 18.2 beta 3 para os programadores. Não se trata de uma atualização tão composta como as duas primeiras versões beta, mas existem algumas alterações que vale a pena referir.
A caminho da versão final... que não sairá para Portugal
O iOS 18.2 beta 3 está disponível para os programadores de testes beta com o número de compilação 22C5131e. Uma nova versão da versão beta pública será provavelmente lançada no final desta semana. Mas não para utilizadores da UE e China.
O iOS 18.2 beta 3 está disponível para todos os iPhones capazes de executar o iOS 18. Os recursos do Apple Intelligence, é claro, ainda estão limitados ao iPhone 15 Pro, iPhone 15 Pro Max e todos os modelos do iPhone 16.
O que há de novo no iOS 18.2 beta 3?
- Controlo da câmara: Existe uma nova opção na aplicação Definições para desativar a opção “Exigir ecrã ligado” para o Controlo da câmara. Isto significa que pode abrir a aplicação Câmara com um simples toque, independentemente de o ecrã do iPhone 16 estar ou não ligado.
- Ícones CarPlay: A Apple continua a ajustar os ícones para a próxima geração do CarPlay. Embora ainda não esteja disponível num único veículo, o iOS 18.2 beta 3 atualiza os ícones das aplicações “Multimédia” e “Clima” para a experiência CarPlay atualizada que será lançada este ano.
- Alteração da aplicação Fotografias: A Apple fez uma pequena, mas notável alteração na aplicação Fotografias. No iOS 18.2 beta 3, quando toca num vídeo na aplicação Fotografias, este deixa de aumentar ou diminuir o zoom. Em vez disso, tanto a barra de progresso de vídeo quanto a visualização da galeria na parte inferior permanecem visíveis sobre o vídeo.
- Personalização da aplicação de TV no iPad: No iPadOS 18.2 beta 3, a barra de navegação na aplicação TV é agora personalizável. É possível adicionar qualquer item da barra lateral à barra de separadores, incluindo canais, aplicações, secções da biblioteca e desporto.
Além destas novidades, o iOS 18.2 beta 3 traz também correções. Mais concretamente, a versão corrige as funcionalidades Reproduzir som e Encontrar com precisão dos AirTags, AirPods e acessórios de terceiros compatíveis com a função Encontrar, que antes não estavam a funcionar.
O ícone AirPlay na folha de partilha foi ligeiramente redesenhado.
Há mais betas...
A Apple lançou também a beta 3 do macOS Sequoia 15.2. Nesta versão a empresa de Cupertino trouxe mais integração do ChatGPT à Siri, entre outras novidades Apple Intelligence.
Imagem: 9To5
Neste artigo: iOS 18, iOS 18.2, iOS 18.2 beta 3
CarPlay lançada ainda este ano? Não vi nada sobre isso
Vítor uma dúvida.
A integração do ChatGPT com a Siri é só para a malta que vai ter Apple Intelligence ou é para todos?
Pergunto, porque Siri já todos temos, e como o ChatGPT é processado na cloud em princípio não precisa dos novos processadores compatíveis com o Apple Intelligence .
Sabes dizer-me?
Mesmo não tendo acesso as novas cenas de AI da Apple, está integração diria que não precisa de grandes recursos, até porque qualquer iPhone pode correr a aplicação nativa do ChatGPT.
Vamos aqui por partes. A Apple vai receber várias plataformas de IA. A Siri depois terá o potencial de gerir a oferta conforme a procura. Mas, para gerir tudo a Apple teve de criar a Apple Intelligence. E tudo isto será processado no dispositivo de cada utilizador com suporte dos poderosos servidores Apple Intelligence que a Apple apelida dos mais seguros do mundo.
Isto porque a Apple está a desenvolver um sistema onde acondiciona a sua própria IA (lembrando que a Apple comprou a empresa canadiana DarwinAI), o ChatGPT e o Gemini (pelo menos a Apple estava em negociações com a Google). Além disso, como foi referido, na China as autoridades exigem que seja usada a IA do país. Logo, a Apple terá de ter para a China uma oferta dentro da Apple Intelligence dedicada.
Ora, todos estes recursos serão disponibilizados ao mundo, como já temos visto, mas para algumas regiões, como a UE e China, só quando alguns destes requisitos forem cumpridos.
Há uma coisa importante a frisar: o iPhone 16 sem as ferramentas do IA não traz nada que justifique o salto do 15, mas quando as ferramentas estiverem a funcionar, será um poderoso centro de informação de Inteligência Artificial. Isso justificou o investimento da Apple em fabricar o poderoso SoC A18 e A18 pro que, caso contrário, não havia necessidade para tal poder. Portanto… não tenho dúvidas que vem aí muita coisa boa. Pena que em versão beta não consigamos cá na UE testar com as nossas contas Apple.