iOS 12 trará novos recursos NFC! O iPhone vai ser a chave do seu quarto de hotel
Está para breve o anúncio do novo iOS 12. Em boa verdade, a Apple deverá anunciar as novidades, como tem sido habitual, no seu evento WWDC a acontecer no próximo dia 4 de junho.
Foi já veiculado online que a Apple dará um grande salto no iOS 12, permitindo aos programadores o acesso total ao chip NFC dentro dos iPhones, apresentado pela primeira vez com o iPhone 6.
A Apple até hoje não mostrou intenções de usar a tecnologia NFC para ações mais usuais, como a partilha de conteúdos, a sincronização de equipamentos ou acessórios. A empresa colocou a tecnologia NFC no iPhone 6 em 2014 para dar início à utilização da sua tecnologia Apple Pay.
Com o passar dos anos, apareceu o rumor que era possível estender esta tecnologia a outros patamares, mas sempre com o foco na segurança, a empresa de Cupertino nunca abriu esta porta a algo mais abrangente.
iPhone pode ser a chave do seu quarto de hotel
Como as tecnologias de segurança a popularizar alguns setores, como os de hotelaria, faz todo o sentido olhar para as chaves digitais como o presente e futuro.
É nesse sentido que apareceu um relatório a afirmar que a Apple quer que o iPhone seja usado em muitas outras interações NFC além dos pagamentos da Apple Pay, um dos casos falados é, por exemplo, usar o iPhone como chave de porta de hotel ou como um título de transportes para facilitar quem usa os transportes públicos.
Caminho lento à procura de utilidade
É verdade que existe no mercado (já há alguns anos) imensos dispositivos que tiram proveito da tecnologia NFC, mesmo que seja um proveito residual. No caso da Apple, esta começou a trilhar o caminho com o iOS 11, adicionando o framework CoreNFC. Tal estrutura permite que as aplicações usem o chip NFC como um scanner arbitrário de tags RFID. No entanto, é muito limitado.
Além de não oferecer suporte ao acesso de gravação, a principal desvantagem das APIs NFC atuais é que a app deve estar em primeiro plano e deve apresentar uma área específica do sistema para iniciar a verificação.
Isso obviamente limita os casos de uso e a conveniência do recurso. O que o The Information descreve é algo mais sofisticado, em que um proprietário do iPhone simplesmente aproxima o telefone da fechadura da porta para entrar no quarto de hotel.
Sempre foi assim que Apple Pay funcionou. Nunca foi necessária qualquer app especial, o iPhone acorda automaticamente quando estiver perto do terminal, nem necessita de lhe tocar.
A informação diz que a Apple já está a canalizar esses recursos no Apple Park, em parceria com a HID Global, que desenvolveu o sistema de segurança do campus. Os funcionários da Apple já estão a usar os seus iPhones para obter acesso aos prédios da Apple Park.
Alguns hotéis já suportam a simples ativação da porta apenas com a aproximação do iPhone, usando-o como chave, recorrem a protocolos Bluetooth de baixa energia. Isso tende a ser menos seguro do que o NFC devido a problemas como o alcance não intencional.
Aplicações NFC para usar nos transportes
O novo cenário também pode permitir que terceiros se alinhem com o sistema de segurança embutido no iPhone para armazenar informações confidenciais. A adoção de tais recursos aumentaria substancialmente se o chip NFC dos iPhones fosse disponibilizado mais amplamente.
Além do acesso a algum local, as informações revelam outro tipo de cenário. A Apple está interessada em substituir os títulos de transporte pela tecnologia NFC do iPhone. Segundo consta há já conversações com uma empresa que comercializa tecnologia destinada a esse segmento, a Cubic.
No Reino Unido, os clientes com iPhone já podem viajar no metro apenas aproximando o seu telefone dos terminais (como usamos cá o Andante ou o VIVA). O iPhone 7 inclui um chip FeliCa para obter um resultado semelhante para a infraestrutura de trânsito no Japão. Ambas as integrações existentes dependem de camadas finas acima dos protocolos usuais do Apple Pay para funcionar.
Em resumo...
Certamente iremos ver vários anúncios nesta área já no próximo WWDC, onde a Apple anunciará o iOS 12 e as suas outras principais plataformas de software.
Não está claro se a Apple simplesmente adicionará novas APIs ao SDK para qualquer programador usar, ou se os novos recursos NFC serão bloqueados apenas para parceiros selecionados.
Este artigo tem mais de um ano
Só acrescentar, em Londres qualquer telephone com NFC, pode andar em qualquer transporte publico, fazer pagamentos na maioria das lojas e supermercados e mesmo levantar dinheiro em alguns Multibancos.
Verdade, só pena que em Portugal nada disto Iran funcionar tal como Apple Pay e outros parecidos o NFC é utilizada em muito poucas coisas, alguém já me sabe dizer se no Android da para pagar por MBWay em algum sítio usando NFC? Visto que acho que o NFC ainda não está disponível no MBWay para IOS
se da para pagar no android por nfc da mbway?ha meses que da,e agora da alem de nfc com codigo QR que aparece no terminal de pagamento.se queres pagar no android sem ser no mbway existe a app glase anteriormente era a SEQR. ja pago a uns anos em Portugal com a SEQR com o telemovel em todo o lado desde que tenha contactless.
E nunca vais ter o NFC com MBWAY no Iphone. A Apple não tem o NFC aberto como no Android. Pagamentos só exclusivamente com Apple Pay. No Android já fiz vários pagamentos com NFC Pingo Doce, Continente etc
Nice! Pena que em Portugal isto não nos vai servir de nada 🙁
Finalmente a acompanhar a evolução positiva.
Projetos NFC já existem há anos noutros sistemas… agora que apareceu no iphone é que é bom
agora que apareceu no iPhone ‘e que vai funcionar como dever ser e ira ser utilizado por milhões.
exactamente isso,toda a gente que tinha contactless nos cartoes multibanco nem sabia para que servia isso lolol.como ja aqui foi dito em inglaterra ja se usa a alguns anos mesmo nos transportes no android.onde basta tocar para poder se pagar a viagem. mas agora é que é bom porque a apple finalmente descobriu o carregamento sem fios e o nfc…
Só agora aparece no iPhone porque a tecnologia está suficientemente madura para ser usada por o utilizador mais básico sem um manual de 132 páginas excluindo o prefácio.
Já usava pagamento no android alguns anos atrás mas não era simples.
A Apple tem os recursos necessários para fazer fácil de usar e negociar com grandes fabricantes para o usarem.
Algo que o Android não consegue fazer … talvez por falta de interesse da Google
Há anos que em Espanha o pagamento com NFC está vulgarizado. Há anos que o utilizo e a unica coisa que tenho que fazer é desbloquear o smartphone com fingerprint e encostar o smartphone ao TPA. Não é preciso manual em absoluto.
Não inventem…não digam que a tecnologia não era madura e que no Android não funcionava bem como desculpa para que não exista no iOS porque é totalmente falso.
O iphone já tem NFC há anos, não estava era aberto a terceiros.
E nunca vais ter o NFC com MBWAY no Iphone. A Apple não tem o NFC aberto como no Android. Pagamentos só exclusivamente com Apple Pay. No Android já fiz vários pagamentos com NFC Pingo Doce, Continente etc
“Apple dará um grande salto no iOS 12, permitindo aos programadores o acesso total ao chip NFC dentro dos iPhones!”
Como podes afirmar que nunca vamos ter o NFC com o MBWAY no iPhone se no artigo diz que os programadores vão ter total acesso ao chip NFC??????
Mais uma “inovação” da Apple. Estou emocionado!
Agora já vale a pena dar 1k€ por um iPhone.
A STCP implementou um sistema de bilhética baseado no NFC (NFC + Blutooth) mas só funciona com Android.
A aplle está a ficar para trás. Que pena …
É curioso que 90% dos comentários mostram que os comentadores nem leram o artigo. Talvez sejam analfabetos funcionais- Se calhar é por verem tudo como vêm os seus clubes de futebol e reagem da forma habitual…