Vem aí o fim do iTunes? Apple pode em breve separá-lo em vários componentes
O iTunes sempre foi uma das peças fundamentais da Apple e de todo o seu ecossistema. Depois de ter passado por momentos menos positivos no passado, prepara-se para em breve sofrer uma alteração completa.
Não existe ainda confirmação, mas em breve o iTunes pode desaparecer. A Apple poderá separá-lo em vários componentes e assim criar apps dedicadas para cada uma das suas funções.
A Apple tem a ser preparada uma fusão entre os seus muitos sistemas operativos. Isto não significa que vá apenas existir um SO, mas sim que vai existir uma plataforma transversal para desenvolvimento. O Projeto Marzipan será em breve uma realidade.
Antevendo um pouco esta realidade, a Apple tem estado já a transferir para o macOS as apps do iOS. Assim, consegue ter uma oferta transversal e uma experiência única de utilização. Vemos isso já nas apps Notas, Casa, Bolsa, Dictaphone e Notícias.
Está a chegar o fim do iTunes?
O próximo passo neste sentido parece ir ser dado no iTunes. O conhecido programador Steve Troughton-Smith avançou esta possibilidade e dá-a como sendo certa e definitiva. O iTunes irá em breve ser separado em vários componentes, cada um com uma função.
And yes, this means the much-discussed and long-awaited break up of iTunes. Finally!
— Steve Troughton-Smith (@stroughtonsmith) April 5, 2019
A Apple terá novas apps para o substituir
Do que este programador teve acesso, em breve vão surgir para macOS as apps Música, Podcasts e talvez Livros. Estas devem chegar com a nova app TV. Estes serão os próximos passos do Projeto Marzipan. Espera-se que surjam no WWDC deste ano.
Com a chegada destas diferentes apps, o iiTunes deixará de fazer sentido, uma vez que são redundantes. Isso levará ao seu desaparecimento. No entanto, algumas funcionalidades vão ficar órfãs e necessitam de suporte. Falamos de todas as associadas ao restauro do iPhone ou ao iPad.
É ainda cedo para saber se este rumor é real e se a Apple vai mesmo avançar com o fim do iTunes. No entanto, e dada a sua idade, este software precisa de se adaptar às novas realidades. Esta mudança pode bem ser necessária e esperada.
Este artigo tem mais de um ano
Nem deveria de ter existido!
ahahahahahah
Peca por tardia esta decisão…
Mais serviços mais facturação