Fim de um novo iPhone todos os outonos? Apple está a alterar o seu calendário de lançamentos
A Apple de Tim Cook é, antes de mais, uma empresa estável e previsível. Isso também se reflete nos ciclos anuais de lançamento de produtos que funcionam como um relógio. Mas esse modelo está a dar sinais de esgotamento e a Apple está a procurar uma abordagem um pouco mais fluida.
Segundo a Bloomberg, a Apple está a repensar o seu calendário de lançamento de determinados produtos. A taxa do ciclo anual vai ser substituída por ciclos mais flexíveis.
O panorama geral
Entre setembro e outubro é quando a maioria dos grandes lançamentos da Apple se concentra no iPhone, Apple Watch, Mac, iPad e AirPods. Também algumas versões da Apple TV e do HomePod. É assim há anos!
O modelo permite a previsibilidade das receitas para os investidores e um bom timing para as campanhas de férias, mas também coloca problemas de desenvolvimento e qualidade - e a Apple parece estar agora a avançar para calendários mais flexíveis.
Então, o que aconteceu?
Existe um conjunto de fatores que levou a Apple a considerar uma mudança de estratégia. Estes incluem atrasos nos principais lançamentos de sistemas operativos, bugs irritantes em algumas atualizações do iOS, watchOS, iPadOS ou macOS, e lançamentos desfasados, como a Apple Intelligence, que nem sequer chegou com o iPhone 16 nas primeiras semanas de venda.
Uma das coisas que mudou na Apple com Cook foi a sua gama de produtos. Passou de um catálogo minimalista para um maximalismo calculado que significa mais linhas de produtos, mais versões em cada uma delas e mais sistemas operativos para gerir.
Apple está a abandonar a janela de lançamento do outono
A gigante já está a fazer alterações à sua estratégia de lançamento, abandonando a janela de lançamento do outono. A Apple Intelligence com uma chegada faseada, o Watch Ultra sem atualização este ano e, segundo Gurman, vários lançamentos de hardware nas duas metades de 2025.
Nos anos anteriores, a primeira metade do ano só viu algumas atualizações do Mac e muito pouco mais. Em 2024, já vimos o novo iPad Pro M4 chegar semanas antes da WWDC.
E agora? Como explica a fonte, podemos esperar que a Apple abandone o seu modelo de atualização em massa durante setembro e outubro. Isto pode ser um desconforto para os investidores, que já dominam as expectativas geradas pelos lançamentos de outono e pelos picos de vendas das férias.
Mas a longo prazo, essa flexibilidade pode dar à empresa mais espaço para inovar e gerar receitas mais estáveis e menos sazonais.
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O iPhone está a desvalorizar muito, assim é uma maneira de o valorizar, fazer parecer que é uma verdadeira relíquia.
Discordo, ainda hoje um iPhone 12 Pro Max, que é de 2020, custa 700Eur na boa. Consideras isso “desvalorizar muito”? Lembra-te que é um smartphone com 4 anos.
Preço e valor são coisas diferentes.
O meio ambiente agradecia.
E os rins das pessoas também
Podes sempre pedir o valor que quizer, até 800, 900 difícil é encontrar alguém disposta a pagar por um iPhone de 4 anos 700 euros, ainda mais iPhone, digo poque geralmente esses consumidores vendem uma parte do corpo todo ano pra ter o aifone do ano. Hahahahaha