Fashion com o iPhone 3Gs
Por Jorge Silva para o PPLWARE.COM Lee Morris dos Fstoppers fez uma campanha de moda usando apenas um iPhone 3GS. Os resultados foram nada menos que incríveis considerando o equipamento a ser utilizado. Mas o papel principal não vem do iPhone, mas sim da perfeita e poderosa técnica de iluminação utilizada.
Evidente que tenho de dar mérito a câmara do iPhone, pois pode não ter melhor qualidade, mas tem uma leitura muito boa da temperatura de cor e principalmente na medição da luz. Este trabalho desenvolvido pelo Lee, vem apenas reforçar a ideia que nunca é a máquina que faz as melhores fotos, mas sim o fotógrafo. O equipamento ajuda, mas o olhar sobre o assunto e “dominar” a luz, só o fotógrafo tem este poder. Por isso nunca culpem o vosso equipamento, o defeito parte sempre do factor humano.
Neste momento, a fotografia profissional atravessa mais uma etapa difícil. A mudança do analógico para o digital foi dura, a fotografia “banalizou-se”. A câmera fotográfica tornou-se de fácil utilização para o comum cidadão. Muitas pessoas com uma SLR digital se acham fotógrafos prós, quando nem sabem direito para que serve um diafragma. Devido ao forte aparecimento de fotógrafos nos mercados, o digital começa a fortalecer nos trabalhos originais e com forte técnicas de iluminação.
Para marcar diferença neste mercado, não basta uma câmara XPTO, é preciso ter bom conhecimento técnico, entender o funcionamento da luz e marcar um estilo próprio. A boa fotografia não é só o belo sorriso do modelo, a par estética está cada vez mais valorizada nos trabalhos fotográficos.
Fonte: Fstoppers.com
Este artigo tem mais de um ano
Photoshop much?
That’s right, pois toda a gente sabe que o iPhone 3 não é grande coisa a nível de fotos (3 Mg pix) e atenção não estou a dizer mal da Apple pois sou um grande fã, tanto no trabalho como em casa é só maçãs mas realmente estas fotos com 3 Mg pix HMMMM não me cheira… bom feriado a TODOS!!!
Desde de quando os Megapixeis tem haver com a qualidade ?
Megapixeis é o tamanho da imagem não a qualidade.
Btw a notícia é old…já vi isso em Agosto ou até antes.
Gostei da frase “tanto no trabalho como em casa é só maçãs”!
Também tenho aqui umas maçazinhas verdes, Granny Smith, do quintal… ui, de trás-da-orelha 😀
_____
Quanto à proeza, nada de especial, mas não deixa de ser interessante ter noção que, numa foto, às vezes o menos relevante é o sensor. Normalmente adapta-se o sensor (câmara fotográfica) à situação, aqui é ao contrário.
btw, tinha (e tenho) um Nokia 7600 que na qualidade da câmara é “de se lhe tirar o chapéu”, principalmente em ambientes de pouca luminusidade (@640×480 :D)
Bom feriado!
Acredito que ali esteja muito trabalho de photoshop, mas o mérito está mesmo no fotógrafo e na iluminação. Sim é verdade que com uma câmara melhor, também as fotos iriam ter melhor qualidade, mas acho que fica bem claro que a câmara não é o principal, embora possa ajudar nalgumas situações menos próprias.
Tenho o meu “belo” N73 e garanto-vos que para o trabalho que ele fez, ficava uma miséria se utilizasse este telemóvel porque a câmara tem 1 defeito muito grande… tudo o que é preto, fica com 1 tom meio roxo… =s
De qualquer maneira, muito bom trabalho
PS ftw
Tem alguma (talvez muita mesmo) edição de imagem para a foto final, mas a foto inicial (que mostram no vídeo) não fica má de todo
Gostei do vídeo mas as fotos não me surpreenderam. Quando tiramos fotografias, por norma, o modelo não se vai maquilhar previamente e a diferença, só em termos de maquilhagem, é notória. Depois, pouco de nós tem ao seu dispor um estúdio com a quantidade de luz, de diferentes espécies, que este rapaz tem. Finalmente tem muito Photoshop.
O resultado é muito bom, pela conjugação de todos os factores que mencionei a que acresce a qualidade do fotógrafo.
Gostaria de saber se, nessas circunstâncias, o meu Samsung Star também faria boas fotos 🙂
Eu gostei mesmo foi da modelo… 😀
Estava a tentar descobrir quem é… por acaso não é a Olivia Wilde? aquela que aparece na série do House? é que é mt parecida (isto se os meus olhos não me enganam)
Olivia Wilde tem olhos azuis.
Esta modelo chama-se Olivia Price.
Uiii uiiiii…. Que pinta! 🙂
A mensagem final é bem clara, seja qual for a máquina, o que fará a diferença é o utilizador durante o shot e no depois (o tratamento). Com a fotografia digital é commumente aceite a sua manipulação pelo que nada de haverá a acrescentar. Quem vem do analógico (myself), a arte do fotografo residia no momento “mágico” de carregar no obturador com a abertura e velocidade adequada naquele plano iluminado de acordo com a regra. Hoje, pode -se errar um pouco aí que o processamento de imagem no computador permite controlar variáveis (luzes fortes, canais de cor, saturação, ruído, inclinação do plano, etc etc) que dantes eram impensável, embora a manipulação do negativo e a tintagem fossem processo conhecidos. Hoje isso é aceitável, o que não é, é a gabarolice de alguns a negar que o fazem e uma análise simples aos metadados revelarem o contrário. Seja de telemóvel ou com uma dslr a fotografia vulgarizou-se … mas os bons continuam a ser apenas alguns eleitos.
Sou fotografo amador com uma “saco” bem recheado. O vício atingiu a família e a minha filha mais velha com uma máquina “fraquita” (uma canon bridge) tira uns bonecos que me deixam cheio de inveja. O que eu faço com muito estudo, ensaios e reflexões, faz ela espontaneamente. Conclusão: ela é melhor fotografa do que eu.
Boas,
Para deixar aqui um pouco de ensinamento para muitos.
Se virem no blog fstoppers.com (mais antigo pois este artigo tem uns meses) tem muito investido em iluminação mas o ponto é que não importa se temos uma Canon 1Ds ou um telemovel.
Depois, quem falou em megapixeis, e para tirar teimas de uma vez por todas:
MAIS MEGAPIXEIS NÂO È IGUAL A MAIS QUALIDADE
E depois para todos aqui que fazem o mesmo que eu, fotografos, ou para quem goste e faça por desporto:
A CRIATIVIDADE É QUE CONTA
E a edição que tem, é a edição que tem qualquer fotografia de moda ou talvez menos.
Quem vir o video pode ver que apenas dá contraste, correcção de cor, e corta o “back-drop” quando fica no frame.
O que é de frizar aqui não é o iPhone mas sim o ponto que eles defendem, até porque quem vir o inicio do filme, Lee Morris tenciona fotografar com uma Olympus.
O que se deve tirar daqui é que não é o equipamento que faz a fotografia.
Basicamente, quem não tem cão caça com gato.
“MAIS MEGAPIXEIS NÂO È IGUAL A MAIS QUALIDADE”
Exactamente!
Mais Megapixeis num sensor do mesmo tamanho, significa maior densidade de pixeis, e por isso, MENOS QUALIDADE! A não ser que queiram fazer posters. 🙂
Deixo a sugestão de verem este artigo, pois aqui foi esquecido um pormenor, o software faz diferença!
http://n900.aguilarj.com/?p=1685
A câmara pelo menos do n900 é melhor que a do 3gs (não sei ainda detalhes da do 4)