PplWare Mobile

Ex-Director da Apple refere que a empresa está à beira do declínio

                                    
                                

Este artigo tem mais de um ano


Autor: Marisa Pinto


  1. ApacheDraco says:

    O homem não estará um pouco ressabiado? Como tudo na vida, temos altos e baixos, e as empresas são geridas por pessoas logo, não é novidade nenhuma o que ele diz, :P.

    • Vítor M. says:

      Sim ressabiado, só pode. No contexto mundial, a Apple é hoje em dia a mais bem colocada empresa em termos de sustentabilidade. Além de ter uma estrutura das mais poderosas em termos de valores bolsistas tem uma crescente oferta que, como temos visto, não pára de surpreender.

      A fortuna da empresa é hoje motivo de “graçola” face ao país, Estados Unidos, e à liquidez do mesmo. Lembro que uma agência de rating baixou mesmo o rating do mais poderoso país, unica vez na história, salvo erro, que isso aconteceu e as acções da Apple tiveram um incremento nesta última semana com o “barulho” à cerca do novo iPhone 5, do novo iPfone mais em conta e também pelo facto de estar eminente p lançamento do iOS 5 que, segundo consta, estará já numa fase GM nas mãos dos developers beta testers da Apple.

      Além disso tudo, a Apple tem feito grandes investimentos imobiliários. No estado de Cupertino, a A Apple foi “agraciada” pela autarquia local, quando estes souberam do gigantesco investimento projectado pela marca da maçã.

      Além disso, a Apple desenvolveu vários módulos Super Data Centers que têm aumentado consideravelmente a sua área de investimento.

      Além disso a Apple tem uma estrutura muito sólida e trabalha com os melhores analistas de mercado. Temos visto isso nos passos que a marca tem vindo a dar nos último 5 anos, onde a egemonia entre o hardware e o software levou a que a mesma pudesse lançar uma série de plataformas de futuro onde estará garantido retorno financeiro, dou como exemplo o iPad, o iPhone e todo um mundo de aplicações e serviços desenvolvidos em torno dos mesmos.

      A Apple prepara-se para no próximo ano dar mais um salto. A compra de um vasto portefólio de patentes tem sido visto como uma garantia de futuro e a Apple é hoje uma das mais poderosas empresas em termos de propriedade intelectual.

      Outro aspecto que não pode ser esquecido é a faceta “retail” da Apple. A Apple detém no mundo um vasto segmento de lojas de venda ao público, este é mais um grande ponto de retorno financeiro que não acaba de um momento para o outro.

      Tudo isto e muito mais não depende de Steve Jobs, hoje a Apple tem o carismático dono da Apple por lá, embora seja uma das principais figuras não será de todo o único responsável por todo este desempenho. Quando ele partir ou abandonar, como tem vindo a fazer lentamente e sem macular a imagem da Apple, tudo continuará com forte crescimento.

      Por isso… este “Nostradamus” ressabiado, que conseguiu publicidade ao seu negócio (grande campanha sim senhor) não trouxe nada de novo, apenas poeira.

      • Bruno Amaro says:

        Olá Vitor

        Deixo-te apenas uma pequena correcção (que em nada influencia a tua opinião)

        “Além disso tudo, a Apple tem feito grandes investimentos imobiliários. No estado de Cupertino, a A Apple foi “agraciada” pela autarquia local, quando estes souberam do gigantesco investimento projectado pela marca da maçã.”

        A Apple está sediada na cidade de Cupertino, que pertence ao estado da California e ao condado (county) de Santa Clara.

        Em relação à tua opinião em si, concordo em grande parte contigo, mas penso que a Apple depende bastante do Steve Jobs (mais não seja em termos da imagem da própria empresa e da imensa legião de fãs).
        Não nos podemos esquecer da própria história da empresa e recuar uns 20 anos. Há alguns anos atrás (ainda com Steve jobs) a Apple era uma empresa bastante estável e em crescimento (muito menos que agora claro). Quando Steve Jobs foi afastado da empresa, a empresa estagnou e entrou em declinio. Apenas quando ele regressou as coisas voltaram a entrar nos eixos.
        Esperemos que a pŕopria empresa tenha aprendido com os erros do passado..

      • Carlos says:

        Por acaso, estás seriamente enganado numa coisa, a Apple é o Steve Jobs.

        Quando o Steve Jobs teve más ideias para a Apple, a Apple ia indo à falência, tanto que ele acabou despedido.

        Com o seu regresso, voltou o antigo regime: ele controla tudo rigorosamente até ao mais pequeno detalhe (por isso é que os produtos da Apple são tão bem desenhados, não são desenhados por comité mas apenas por uma pessoa). Aliás, é precisamente porque ele controla tudo que depois faz aquelas apresentações de forma tão entusiástica, ele não tem que fingir entusiasmo, ele simplesmente mostra o entusiasmo natural em apresentar produtos que em que ele colocou um enorme esforço pessoal.

        É verdade que ele voltou em grande e levou a Apple para onde está mas se lhe acontece alguma coisa, e lembremo-nos que ele tem um cancro no pancreas, que é o tipo mais mortal de cancro, a Apple vai atravessar um período difícil. Não irá à falência, mas que será difícil, isso será.

        Aliás, isso é normal, nenhuma grande empresa passa incólume à saída, seja por que razão for, do seu líder.

        • Vítor M. says:

          Só um apontamento: “Por acaso, estás seriamente enganado numa coisa, a Apple é o Steve Jobs.” Carlos… LOL

          A história vale muito e tudo o que aconteceu foi num tempo completamente diferente dos dias de hoje.

          Não pensem que a Apple é o Steve Jobs porque, relembrando a doença que o afecta desde há vários anos” ele tem deliberado muitos sectores a outras pessoas da sua confiança, alias já mais do que uma vez foi dito isso pela própria Apple.

          Claro que todos so que dizem o contrario sabem perfeitamente o que dizem… estão lá dentro. Enfim…

          Depois o Carlos ainda acrescenta “a Apple vai atravessar um período difícil. Não irá à falência, mas que será difícil, isso será.”… ele sabe… ele domina o futuro… pois pelas evidência a Apple pela sua estrutura financeira e comercial, não se prevê qualquer dessas dificuldades nos próximos anos.

          Os investimentos que têm feito e as pessoas que têm contratado dizem exactamente o contrario… mas para alguns é um prazer… um alivio dizer que a Apple vai passar dificuldades 😀 são os melhores 😉

    • Xe0n says:

      Até que estava na dúvida se ele estaria ou não ressabiado. Só tive a certeza disso quando li a opinião desse sujeito acerca da utilização do html5 em substituição do flash… Sim, parece-me ressabiado.

  2. jo§e says:

    Já ouvi varias vezes esta conversa, mas a verdade é que até agora sempre se tem mantido no topo.

  3. says:

    já tinha lido estes comentários e acho que é muito importante esclarecer um ponto: Este senhor não acredita no declinio da apple. Este senhor acredita que a apple dentro de 1 ou 2 anos vai deixar de crescer, e tornar-se como está, com a quota de mercado que tem (que acaba por até ser reduzida no que toca aos macs), e claro, perder nos tablets (irá manter uma quota secalhar como no iphone, de 20 a 30%, e não de mais de 80% que mantém agora).

    Não estamos a falar de declinio ou do fim da apple, mas sim do fim do seu crescimento. Nada cresce para sempre, e a concorrência é muita… por isso é mais que natural e óbvio que a apple vai entrar em velocidades de cruzeiro, mantendo a sua quota… Se vai demorar 2 ou 5 ou 10 anos não se sabe.. Mas certamente vai ser sempre, como a microsoft ou o google, uma das maiores tecnológicas do mundo, e que tem a vantagem de desenvolver in-the-house o hardware e o software, conseguindo assim margens de lucro brutais que os outros não conseguem (a única concorrente neste aspecto é a HP que vai usar o WebOS em phones, tablets, e pcs, e construir o próprio hardware, mas não se pode comparar a qualidade e a maturidade de uma e outra empresa neste ramo). Há sempre lugar para a apple, para a microsoft, ou para o google.. e hão-de sempre ganhar e perder quota uns para os outros. Mas tal como nos ultimos 20 anos a apple a microsoft foram concorrentes, acredito que nos proximos 20 continuarão a ser, com novos candidatos à liderença.

    A apple não quer liderar quota de mercado. Para isso abria o OS, ou lançava produtos low cost que arrasavam o mercado dos pc’s. A apple quer ser uma marca de prestigio, o BMW das tecnológicas, e é isso que tem sido, e que há-de continuar a ser… com mais ou menos quota, com mais ou menos clientes, esta é a posição da apple. E há sempre (muita) gente que opta por esta gama de produtos, de qualidade, de exclusividade, e de preços.

    • Marisa Pinto says:

      @Zé, segundo a tua perspectiva, a Apple não vai crescer, vai manter, mas para manter terá que descer e essa descida leva um declínio, a uma queda, e daí o Senhor ter razão no que referiu (porque foi o que referiu).
      Outra coisa, a Apple pode ser isso tudo o que referes, mas não te esqueças que o panorama que temos vindo a assistir remetem-nos para uma realidade cada vez mais diferente, onde os líderes não têm a maçã como logótipo.
      Daqui a 20 anos, como referiste, a Apple pode sim, e acredito que seja, candidata à liderança, mas acredito mais que as outras marcas estejam mais capazes de a atingir.
      Cumprimentos

      • says:

        Concordo. No entanto o Android atingiu o seu pico em Março, e desde então perdeu quota de mercado (iOS por outro lado ganhou quota)

        http://tech.fortune.cnn.com/2011/06/21/needham-androids-market-share-peaked-in-march/

        no entanto não oiço falar em declínio. Diria mais estabilização no mercado, e não que vai “cair”, e “desmoronar-se”, como alguns interpretam (parece-me um pouco sensacionalismo às vezes). Julgo que é importante esclarecer que é normal o crescimento parar em determinado ponto, como já aconteceu com o Android, e a partir daí estabilizar-se e ter variáveis de subidas e descidas com valores % pouco relevantes.

        • Marisa Pinto says:

          Claro que vai entrar em declínio. Se vais a 140 a Auto estrada e queres entrar numa localidade e andar lá às voltas…. terás que reduzir 1º para poderes manter a velocidade.

          Btw: http://www.industrygamers.com/news/apples-possible-decline-predicted-by-trip-hawkins/
          Eu ouço falar em declínio.

          • says:

            esse senhor diz “declínio” sim..

            a diferença é que o que tendencialmente deve acontecer é que a apple ia a 100km/g e aumentou para 140km/h nos ultimos anos.. e agora vai estabilizar-se nos 140km/h.. não vai descer, não vai diminui, mas sim estabilizar-se. Parar de crescer não é, quanto a mim, entrar em declinio. É chegar aos 140km/h e não continuar até aos 170 ou 180km/h.. fica-se por ali, na sua zona de quota de mercado. Qualquer analista fala disto, de parar de crescer, de manter a quota que tem e ficar-se por aí. Não estamos a falar começar a vender menos, a perder clientes, ou a ficar-se para trás. Apenas a ficar como está, estabilizada…

            Mas estes senhores que não têm qualquer credibilidade, não deviam sequer ser notícia. Os directores da apple hão-de saber muito bem prever o mercado e tomar acções adequadas. Não é a um sr. de markting que não tem credibilidade naquilo que diz, que devemos acreditar..

          • Marisa Pinto says:

            Achas que quem trabalhou na Apple, ainda por cima como Director de Estratégia de Marketing, não tem credibilidade?
            Então… quando está na Apple é o maior, depois de estar na Apple já não tem valor? Para ti o que as pessoas dizem/fazem, valem mediante o local onde se encontram?
            Interessante perspectiva

            Eu acho que o Senhor até sabe bem do que fala, e tem uma noção mais realista daquilo que se passa ao nível da organização interna/dinâmica de funcionamento da elaboração e marketing dos produtos da Apple…
            Porque já esteve no campo, já trabalhou lá.. já mexeu na massa!

          • Vítor M. says:

            Marisa, acreditas que este senhor, que saiu da Apple nos anos 80… estamos em 2011… saberá ou imagina o que é hoje a Apple?

            Ele além de não fazer a mais pequena das ideias, não tem o mínimo de conhecimento sobre o futuro da marca e sobre as estratégias de mercado para o futuro.

            Ele conseguiu sim foi uma boa publicidade 😀

          • Marisa Pinto says:

            Eu fico na bancada a ver o que dá.
            😀

          • Ppietra says:

            @ Marisa Pinto
            “Eu acho que o Senhor até sabe bem do que fala, e tem uma noção mais realista daquilo que se passa ao nível da organização interna/dinâmica de funcionamento da elaboração e marketing dos produtos da Apple…”
            Como é que podes dizer uma coisa dessas se ele só trabalhou na Apple em 1982 (há 30 anos)!???? numa altura em que a Apple vendia mais para empresas do que para o consumidor comum, numa altura em que ainda nem havia o Mac.
            É isto que me “irrita” nesta notícia dar credibilidade às palavras do homem porque trabalhou na Apple na pré-História.
            Se queres dar credibilidade ao homem fala do currículo dele, não de conhecimentos que ele neste momento está longe de ter.

          • Marisa Pinto says:

            Eu não sei se o Sr conhece a Apple dessa maneira, eu INDUZO isso.
            Ele pode muito bem ter conhecimento com funcionários/directores actuais da empresa e ter informações para dizer o que disse.. quem sabe?
            É uma hipótese não é?
            Não nos podemos basear apenas no facto de ele ter trabalhado nos anos 80.
            Eu nasci em 85, não digas que sou pré histórica :/

          • Ppietra says:

            “Ele pode muito bem ter conhecimento com funcionários/directores actuais da empresa e ter informações para dizer o que disse.”
            Achas mesmo…!? Numa companhia em que quase toda a gente de topo nunca trabalhou na Apple nos anos 80, e acompanhou o Steve Jobs desde a NEXT.
            Uma companhia cheia de segredos bem guardados.
            Ele próprio justifica-se porque simplesmente trabalhou com o Jobs há 30 anos… ora para isso qualquer um sabe como ele é – pêra doce de certeza que não!

        • eu mesmo says:

          é dos sites mais pro-apple que tenho visto, credibilidade 0… então esse artigo… enfim é tão ridiculo, a apple gosta de ter opinion makers no payroll, acho q é um caso flagrante.

      • says:

        só mais um pormenor:

        “mas não te esqueças que o panorama que temos vindo a assistir remetem-nos para uma realidade cada vez mais diferente, onde os líderes não têm a maçã como logótipo.”

        Lider em que aspecto? Lider de vendas? A apple quer, como sempre fez, liderar na qualidade, na exclusividade, na excelente integração dos seus produtos. Não pretende ser lider de vendas (embora o seja com alguns produtos, provavelmente temporariamente). Se assim o quissesse, teria produtos baratos, para que chegasse a todos os mercados. O que a apple quer é ser lider em qualidade, e não em vendas. Claro que 20 marcas juntas a vender Android, impulsionam o Android para % de mercado acima da apple. Mas, embora o Android seja lider de quota de mercado, não se compara a qualidade e polimento do sistema operativo e muito menos do hardware (não estou a falar de quantidade features, mas sim de qualidade das features de um e outro). Sempre foi assim com os Macs vs PCs, e é assim com Android vs iPhones.

        exemplo: A apple nunca teve com o MAC OS X sequer uma quota de mercado comparável com o windows, no entanto é considerada líder em muitos nives de qualidade com os seus Macs e Mac OS X. Esta é a liderança que pretendem, qualidade de software e hardware, e não quota de mercado.

        • Marisa Pinto says:

          Estás a dizer que Android não tem qualidade? :p

          • says:

            estou a dizer que, como é óbvio, tem uma qualidade bastante inferior ao iOS (e que não há hardware que compare com o iphone 4).

            Não estou a falar em features, uma vez mais, mas sim na qualidade, no polimento do OS. O android pode fazer 1001 coisas, mas as 100 que o iphone faz, faz bem melhor (e eu tenho os dois, sei bem do que falo). Basta comparar teclados, qualidade gráfica, resposta do ecrã, rapidez, qualidade das apps (das nativas mesmo)…

          • Tiago says:

            @Zé, dizes que o android é inferior ao iOS mas usas como termo de comparação o hardware…ok!

            por outro lado não te esqueças que é tremendamente mais fácil optimizar uma só coisa do que ter de dar suporte para milhares… mas é aí mesmo onde ganha o android, diversidade 😉

          • eu mesmo says:

            não há hardware que se compare ao iphone 4? em qualidade? há mtos iguais e uns superiores, se falares de carisma já é diferente mas isso é importante?

          • says:

            qualidade de construção. qualidade de ecrã (o AMOLED é bom, mas quanto pagas por um bom AMOLED? E os Samsungs com AMOLED tem uma qualidade de construção bem mais cheap que o iphone). Qualidade e precisão do sistema touch. Qualidade da Camara. Qualidade de materiais (ferro e vidro). Tendo em conta o processador (que no iphone 5 deverá ser o A5 dual core), e todas estas caracteristicas, não sei qual é que se assemelha em termos de hardware.

            Pode haver uns com uma camara melhor, outros com um AMOLED, outros até metálicos (mas com bastante plástico)… Mas num todo, nenhum reune todas estas excelentes caracteristicas.

      • Ciro Espítama says:

        Deve haver qualquer confusão acerca do manter e descer. Podem estar a falar de percentual de mercado. Isso creio que haverá queda da Apple, sim. Mas em termos absolutos não creio que ocorra algo significativo. Um exemplo: uma empresa de construção de prédios com bom acabamento tem uma facturação de €100 milhões. Por crescimento do mercado e ampliação da base de consumidores uma concorrente sua que produz desde prédios de luxo a habitação camarária ultrapassa-a em termos de facturação e chega aos €140 milhões. A primeira empresa perde a “liderança” no mercado em termos absolutos e relativos, mas continua a facturar os mesmo €100 milhões. Portanto, perder liderança ou cota de mercado não é o fim do mundo. Perder lucro, sim.

  4. Ppietra says:

    Mais uma noticia bombástica 🙂
    E como o homem trabalhou na Apple há 30 anos atrás tem um conhecimento profundo sobre a situação 🙂 lol, daí o título
    Dizer que a Apple vai em breve entrar em declínio ao mesmo tempo que acha que jogos em Flash é que têm futuro, bem…!
    Quanto à lição História, sem dúvida que nada é eterno, mas há muitos outros exemplos sobre impérios que entram em declínio que não desaparecem, apenas perdem o seu peso!

    • says:

      LOL sim, um senhor que diz que os jogos deveriam ser em flash em vez de HTML5, vê-se mesmo a credibilidade que tem… às vezes custa-me a crer que pessoas que dizem coisas destas, sejam notícia.

      • Marisa Pinto says:

        Não sejas Fan boy..
        Na vida temos que ter a mente aberta para todas as possibilidades, se formos como os cavalos e tivermos os olhos tapados apenas para uma direcção… só vemos 1/4 dos mundo.
        🙂

        • says:

          este senhor trabalhou na apple nos anos 80.. tens noção do quanto desactualizado está em relação a uma empresa que foi completamente reorganizada a meio dos anos 90?

          • Marisa Pinto says:

            Achas que ele não ia seguindo a empresa? Este homem fundou a sua própria empresa, ele sabe o que é uma organização, decerto aprendeu muito na Apple, e decerto também que não deixou de acompanhar a evolução da Apple se não não falava como falou da empresa.
            Não te preocupes, a Apple não vai acabar..

          • Ppietra says:

            @ Marisa Pinto
            Ele acompanhou tão bem como qualquer um de nós! Se procurares na notícia a sua única justificação para o que diz é porque trabalhou com o Jobs há 30 anos… Achas que isso diz alguma coisa sobre o que as pessoas na Apple são capazes de fazer!?

          • Marisa Pinto says:

            Acompanhou tão bem com o extra de já lá ter trabalhado.

        • says:

          seguia a empresa tanto como eu. Daí a saber-se o que se passa na direcção e quais são os passos a tomar, é diferente. A Apple é a segunda empresa mais valiosa do mundo, e no final deste ano será a mais valiosa do mundo (só ultrapassada pela Exxon dos petróleos). Parece-me que os board directors da apple sabem bem como fazer e quando fazer… ~há-de parar de crescer sim, há-de estabilizar, como qualquer outra. Falar em declinio numa altura destas, falar em “passar de 140km/h para velocidades de estrada nacional”, como se fossem vender menos nos proximos dois anos (como esse senhor indica), é um perfeito disparate. Que possam parar de crescer nos proximos 2 anos, acredito, mas vender menos, não. E o android já parou de crescer, já perdeu até quota de mercado desde Março. Estabilizou. Não há-de descer muito nem subir muito no futuro… o mesmo acotnecerá com a apple em 1 ou 2 anos provavelmente. Isso não é entrar em declinio, tal como o android não entrou em declinio desde março.. ou entrou? 😉

        • says:

          ele foi director nos anos 80..

          nos anos 90, quando a apple voltou a ter o steve jobs, e foi completamente reorganizada (mesmo completamente, a todos os niveis), ele foi apenas um espectador, tal como eu. Esta reorganização levou a apple ao top das empresas a nivel mundial. Parece-me, mais uma vez, que sabem bem o que fazer, e quando fazer.

      • eu mesmo says:

        a empresa dele parece ser de jogos, se calhar até sabe 1 coisa ou duas… o flash n é perfeito, mas o HTML5 está longe de estar completamente polido, e a afirmação dele foi “é menos flexível que o adobe flash” nada de outro mundo, encaixem as coisas como deve ser

    • Ciro Espítama says:

      Creio que no toca ao Flash o homem tem que informar-se melhor, pois alguns dias arrás a Adobe anunciou uma ferramenta que cria animações justamente em HTML5!

      • says:

        creio que o homem tem que informar-se melhor acerca de uma série de coisas, não é só em relação ao flash (embora isso so mostre o quão o senhor está a leste da realidade.. acho que já todos perceberam a porcaria que o flash é, até a própria adobe).

    • Ciro Espítama says:

      É engraçado que tanto a Apple quanto a Miçrosoft decretaram o fim da IBM, mas velha Big Blue ainda anda por aí, e chegou a ultrapassar a Microsoft em valor de mercado em algumas sessões de bolsa. Da mesma maneira que temos que avaliar os reais motivos para ex-director do Google Wave dizer que os equipamentos utilizados pelo gigante das buscas estão ultrapassados, devemos ter em conta que este senhor do artigo em questão não deve ser propriamente fã da Apple ou de Steve Jobs. É difícil se enganar nesse tipo de previsões, pois afinal tudo acaba, mas talvez não seja daqui a dois anos.

    • Filipedgb says:

      Eu não acho notícia bombástica nenhuma, honestamente… 😛

      É uma previsão que qualquer pessoa faz. Qualquer marca tem um pico, e depois entra em declíneo. Quando? Ah, pois isso também não sabemos…mas que vai entrar em declíneo vai. (obviamente). Grande coisa lol, eu também sei que vou morrer…um dia.

  5. O que é que podem esperar de uma pessoa que depois da sua saída da empresa esta multiplicou por 40+ o seu valor em bolsa.
    Meses antes de sair o iPad também houve histórias destas.
    A Apple só crescerá ao mesmo ritmo de lançar um novo produto.
    O meu palpite é a entrada no mundo das consolas.

    • says:

      quando o ipad é já o device que mais interessa aos produtores internacionais de jogos (EA por exemplo), e com vendas superiores ao das consolas.. parece-me que o ipad (com airplay e uma appleTV) substitui perfeitamente uma consola, com todas as vantagens do poder gráfico com a portabilidade. Parece-me que as consolas têm os dias contados. Veja-se o fracasso da 3DS, e o interesse das grandes produtoras de jogos pelos formatos tablet, e desinteresse pelas consolas..

      acredito mais que entrem no mundo da televisão, para não ser preciso uma appleTV, e conseguindo assim ganhar no conceito de “integrated living room” que há tanto se tenta explorar.. uma TV que interage com a tua conta de icloud, com a tua musica, com os teus filmes que tens no itunes, com os jogos que compras (a appleTV poderia perfeitamente suportar jogos com gráficos de excelência, e reproduz por airplay os que jogas no iphone ou ipad).

      Haja revolução mais uma vez 🙂

      • nelson monteiro says:

        Sinceramente não percebo esta insistência nas notícias anunciando o fim/ declínio da apple. se as outras empresas estivessem mais preocupadas com elas e em lançar produtos realmente bons, não estariam agora elas em declínio.
        já agora deixo umas perguntas no ar. e se daqui a um ano ou dois a apple estabilizar no crescimento e cota do mercado? vêm algum problema com isso? se a apple estabilizar significa que outra irá subir e as outras descer, vão depois também falar das que vão descer (ainda mais) ou da apple que não cresce?
        o grande segredo da apple ter crescido tanto foi porque aprendeu que não adianta queixar-se com o sucesso dos outros, mas sim trabalhar para subir.

    • Vítor M. says:

      Das consolas não digo Fernando, pois é um mercado já capitalizado pela Apple, com este novo conceito de jogos voa iPad e iPhone… AirPlay e afins… agora na área da TV… aí sim, acho que será o próximo grande trunfo. Ligar a área informática à área de conteúdos multimédia e entretenimento familiar. Um conceito Apple TV mas com a TV… um ecrã poderoso, com tecnologia que lhe permita navegar na Internet, receber conteúdos, ser um ponto de informação activo e presente… será mais um gadget Apple no futuro.

      Mas deverá aparecer mais no próximo ano… a Apple lançou algumas patentes que deixam antever coisas novas…

  6. Cá para mim este senhor quer é comprar acções da Apple (que não param de subir) e lançou esta notícia para as fazer descer… 🙂

  7. nelson monteiro says:

    Marisa, tenho sérias dúvidas que tenha sido a apple a começar com essa guerra

      • nelson monteiro says:

        refiro-me a guerra das patentes e dos processos em tribunal.

      • says:

        deverás saber que o android tem no seu core o maior infrigimento de patentes da tecnologia (Sun e Java, dizem-te alguma coisa), e que podem pura e simplemente ter que abandonar esta plataforma (em deterimento de outra tecnologia que nao java), ou ter que pagar balurdios (Google e marcas que o comercializam) à Oracle por este motivo? E isto vai ser muito desinteressante para as empresas que comercializam android (que lhe dao tanta prioridade por ser gratuito, ao contrario do win mobile). Nesta questão de patentes, o google está em muitos piores lençois do que a apple…

      • says:

        acerca de problemas de patentes, e quem está de facto mal com isto:

        http://techcrunch.com/2011/08/06/ive-abandoned-my-boy/

          • says:

            Marisa, não tem nada a ver com guerras de patentes com a apple e a microsoft. Tem a ver mesmo com o facto do Android estar em maus lençois por usar tecnolgia patenteada da Sun (oracle), e sem ser licenciada. Este sim, é o grande problema.

            Guerrinhas com apple e microsoft são peanuts, comparado com um problema que proibe, pura e simplesmente, que o google use Java no android. E isto é basicamente dizer que o android não pode existir, porque se baseia em Java. Para existir, vai sair muito muito caro para as empresas que se meteram nisto (google, htc, samsung, etc), e o android deixa de ser o software gratuito que todos gostam, e que por isso todos adoptam (porque da altos lucros aos fabricantes por ser gratuito), e passa a ser um peso pesado. Perante isto, sistemas como o windows mobile, Badas, e afins, serão bem mais interessantes para as marcas.

            Isto na melhor das hipoteses. Na pior, o google tem que fazer um android de novo sem ser baseado em Java. E isso era começar do zero, e perder ainda mais credibilidade no sistema operativo (que por si só já é mais problemático do que todos os outros, por ser java, e por estar altamente fragmentado). Veja-se aqui o problema que os developers e os fabricantes iriam ter…

          • Marisa Pinto says:

            Dizes cada coisa..
            A sério, tu lês o que escreves? É grave não só ao nível do conteúdo mas também ao nível da atitude que tens. Tu, tal como outras pessoas que conheço, vivem para a Apple.. E isso é grave. Muito grave mesmo.

          • says:

            tens lido as ultimas noticias? lê esse artigo que coloquei aí, e vê se é um disparate. São noticias, é do que se fala, e é grave. Ainda está por ser resolvido em tribunal, nao há decisões, por isso não se fala muito. Mas lê o artigo,e fica devidamente informada.

            Quanto a ser fanboy.. não sou, apenas fico espantado com certas noticias e com a credibilidade que se dá a pessoas como esta.. que até diz que os jogos deviam ser flash e não html5. i mean.. what?!? É suposto dar credibilidade a um senhor destes, que diz disparate atras de disparate, so porque foi director de markting da apple à 30 anos atrás?

          • Marisa Pinto says:

            E quando ele estava na Apple, não tinha credibilidade? Sabes lá se ele não troca pareceres com pessoal da empresa, até com o próprio Steve Jobs.. decerto que, com um cargo tão importante que desempenhou, ficaram contactos e amizades..

          • says:

            Eu não sei. E tu, sabes?

            Ficam amizades? O steve jobs como sabes não é famoso pelo seu bom feitio, antes pelo contrário. Não faço comentários acerca de amizades ou não (embora dúvide), e não dou credibilidade a alguem baseado no eu achar que “até devem ser amigos”.

          • Marisa Pinto says:

            Eu induzo, coloco essa hipótese (Sabias que é assim que se faz ciência?). Tal como te disse num comentário atrás, devemos estar sempre disponíveis para todas as possibilidades.

          • says:

            sim senhor, bem dito!

            Nunca tinha discutido tecnologia assim com uma rapariga, mas dás luta sim sr 🙂

          • zhor says:

            Zé, o android não é baseado em linux?

          • says:

            mais acerca da questão das patentes relacionadas com o Java no android (noticia de hoje)

            http://gizmodo.com/5828457/brash-android-email-duo-could-prove-very-costly-for-google

          • says:

            mais um escandâlo do google relacionado com patentes com a oracle (atenção que isto são documentos uasdos em tribunal nos ultimos dias, e que vao conhecer decisão em breve)

            http://fosspatents.blogspot.com/2011/08/oracle-and-google-keep-wrangling-over.html

          • zhor says:

            Desde que a oracle comprou a sun, pronto… é uma guerra de patente, é opensource que vai à vida… enfim, veio para gerar guerras. Podia-se deixar lá nas suas DB’s.

        • darth says:

          epa, estes artigos sao ridiculos. mas as empresas estao aqui para fazer dinheiro, ou para serem amadas pelos pares. quem escrever isso, deve ter graves problemas sentimentais

        • says:

          lê o artigo que coloquei aí em resposta, do techcrunch (ou faz uma busca no google por google oracle patents), e vais perceber do que falo. Ser basedo em linux nao tem a ver com esta questão.

  8. jesus says:

    A inveja é uma coisa feia.
    Mas deixem-me fazer um prognóstico pegando na inspiração e cultura assaz profunda deste senhor:
    Um dia todos nós morremos.

    • Vítor M. says:

      O homem passa… mas a obra fica 😉

      • Hmarques says:

        Eu gostava de saber em que mundo é que vocês vivem!
        Desde quando é que vocês podem afirmar com toda a certeza que a Apple vai manter-se no topo ou que não vai abrandar no seu crescimento e consequentemente perder mercado?
        Nada é assim tão certo.

        • Vítor M. says:

          Por norma baseio-me no passado e no presente dessas empresas. O mercado não é estático mas existem já muitos séculos de conhecimento face à movimentação do mesmo. Assim, a disciplina a que a Apple se submete e todo o plano de crescimento financeiro que tem cumprido nos últimos anos, ao ponto de hoje ser das mais fortes marcas do mundo e ao ponto de se ter expandido para territórios nunca antes utilizados, dão garantias futuras muito fortes.

          Claro que tudo é baseado numa linha normal de evolução e é no mundo que vivemos que se tiram ilações sobre o futuro de empresas como é a Apple. Sugiro-te que estudes o percurso da Apple desde 1976 e irás ter uma noção do que afirmo. Verás que não e utópico dizer que como cenário futuro a Apple será uma das mais bem colocadas empresas para vingar no futuro próximo. Lê mais sobre esta empresa, sobre as suas estratégias de mercado, lê mais sobre os comportamentos de mercado e sobre as dinâmicas comerciais… depois terás uma ideia mais abrangente e poderás entender o que digo.

  9. Joaquim Nunes says:

    Nestes tempos que vivemos e considerando os que se avizinham não será dificil adivinhar o declinio da Apple e o crescimento dos fabricantes low-cost. Tal como não será dificil adivinhar que um sistema proprietário fechado ao desenvolvimento exterior se irá degradando à medida que os recursos e o share de mercado da Apple declinarem. Vantagem para o Android já largamente disseminado, tão vulgarizado que o problema das patentes deixa de se colocar. E com a Google ou sem a Google o Android irá crescer, irá sempre melhorar pois o seu desenvolvimento não depende exclusivamente de uma marca ou de uma empresa. Está massificado e abrangente de tal forma que se uma qualquer empresa quiser fabricar smartphones que se vendam terá de obrigatóriamente recorrer ao Android.
    O declinio da Apple está traçado e não existem no mundo Steve Jobs suficientes para inverter o processo.

    • says:

      tendo em conta que os ricos estao cada vez mais ricos, e os pobres cada vez mais pobres.. e que apesar de andarmos em crise a sei la quantos anos, nunca se venderam tantos bmw’s nem tantos macs nem tantos iphones como no ultimo ano…

      faz-me pensar.. crise, que crise? Talvez, para os pobres, mas quem tem dinheiro para comprar produtos de topo, continua a ter, e secalhar cada vez mais..

      • Joaquim Nunes says:

        Infelizmente não existem ricos suficientes para manter o share da Apple. Pelo contrário, muito do share da Apple é proveninete de uma classe social que muitas das vezes não tem capacidade económica para adquirir um iPhone mas que precisa desesperadamente de mostrar que tem um, por uma questão de status, ostentação…
        E a crise existe, talvez não ainda para muitos de nós, mas existe, está a afiar as garras a cada minuto que passa e ainda se vai agudizar mais. Ou seja, para essa franja social que adquire iPhones por ostentação essa possibilidade desaparece. E com isso uma boa parte do share da Apple. Em Portugal ou seja onde fôr.

        • says:

          secalhar é por isso que a apple fala que “não queremos que o iphone seja só para ricos”,e ainda a semana passada referiram que o mercado low cost é interessante e que há muito por onde revolucionar nesse segmento. Tal como fizeram com o ipod, parece que se espera tambem que o mercado low cost seja explorado pela apple. E aí tem muito por onde crescer.

          Para alem disso há a china. A china ainda agora começou a acordar para o mercado de smartphones e a apple está a ter uma aceitação absolutamente brutal. Nos próximos anos este mercado vai crescer exponencialmente e a apple irá crescer com ele. Por isso tambem aqui vejo que têm muito por onde crescer e por onde lucrar.

          Estes são apenas dois dos campos onde vejo grande crescimento da apple no futuro. E mais virão. Os directores da marca da maçã não andam a dormir, e onde vierem oportunidade de crescer, atacam. Tem sido assim, e há-de continuar a ser…

          • zhor says:

            Ainda à pouco trás foi escrito que produtos da apple eram só para ricos:

            “A apple não quer liderar quota de mercado. Para isso abria o OS, ou lançava produtos low cost que arrasavam o mercado dos pc’s. A apple quer ser uma marca de prestigio, o BMW das tecnológicas, e é isso que tem sido, e que há-de continuar a ser… com mais ou menos quota, com mais ou menos clientes, esta é a posição da apple. E há sempre (muita) gente que opta por esta gama de produtos, de qualidade, de exclusividade, e de preços.”

            by Zé

        • says:

          Sim, é o posicionamento actual da marca. A BMW também sempre esteve no segmento de luxo, e hoje já tem o BMW serie 1, que é mais acessivel, mas continua a ser premium para o segmento. Refiro-me a descer no segmento, mas mantendo o factor premium. Pode até ser ligeiramente mais caro que oturos low cost, mas será mais acessivel a muito mais gente, caso haja um iphone mais barato. Descer de segmento não significa que não seja premium.

          Dei este exemplo por ser uma forma de obterem uma fatia maior de mercado, de explorarem novos segmentos de maior volume, mas não quis dizer que iam ser baratos ou que iam prescindir da qualidade…

  10. RaCcOn says:

    Quanto a questão declínio Apple, não digo nada pois é um prognóstico e uma forma de ver as coisas…igual ou diferente da minha, respeita-se…

    Quanto ao Flash…
    Basta ver qual é o nome da empresa que o gajo agora trabalha…

    Estás chateado meu caro?A Digital Chocolate que comesse agora a desenvolver em HTML5 ao invés do pesado e problemático flash…

    • says:

      ahhh tá tudo explicado! Então este senhor está pissed off com a apple porque foi um dos maiores defensores do fim do flash, e porque a empresa deste senhor baseia todo o negócio em flash.. já percebi então a tirada acerca dos jogos em flash.

      Já percebi também porque é que a apple se livrou dele nos anos 80… irra! Que de espertinho o senhor não tem muito.

  11. Nada é eterno. Disso temos toda a certeza. Mas prever o declínio de uma empresa, ou melhor, o sensionalismo que este sr. vem para aqui promover é de rir.
    Por partes:
    Nos anos 80, quando Jobs saiu, viu-se bem a caca que a empresa ficou. Se ele era o Director de Marketing, ainda bem que saiu senão a Apple não seria o que é hoje.
    A própria Adobe já está a remeter o Flash para segundo plano em detrimento do html5.
    Será que ele diz isto devido ao tipo de aplicações que ele produz e por ser um preguiçoso em aprender uma nova linguagem?
    Guerra de patentes. Sabem o que é uma patente?
    Então se sabem, sabem o porquê que é criada e a protecção que confere.
    Gostava de ver pessoal a desenvolver, gastar rios de dinheiro e depois viesse alguém copiar aquilo que fizeram. É para isso que serve as patentes. Protecção da propriedade intelectual.
    Todos querem que empresas de topo caiam. Seja Apple, Microsoft, Google, Adobe…
    E haverá sempre pessoas que não fazem a mínima ideia do que dizem, mas aparecem nas notícias.

  12. Ciro Espítama says:

    Apenas duas notas finais:
    1) se a Apple perder cota, descer vertiginosamente, ir à falência, whatever… Será por erros da própria ou porque outra(s) empresa(s) faz(em) produtos melhores. Será um drama para seus funcionários, uma tragédia para seus fãs, mas para os usuários normais (nos quais me incluo) significará apenas uma mudança de fornecedor de produtos electrónicos.
    2) Cara Marisa Pinto: gostaria de parabeniza-lá pelo artigo interessante e fazer uma pequena observação. Quando atacam as ideias contidas no artigo não estão a atacar o artigo em si ou a desmerecer o seu trabalho. O facto de haver discussão só enfatiza o quanto o artigo foi pertinente. A não ser, claro, que o artigo reflicta a sua opinião, passando a ser mais uma crónica. Mas penso que não era essa a sua intenção. Mais uma vez, cumprimentos pelo bom trabalho.

    • says:

      Concordo. Já tinha lido esta noticia em blogs internacionais, e de facto ninguém está a atacar o pplware ou quem escreveu o artigo, mas sim o que esse senhor vem praí dizer. Como dizem na TVI, “nós informamos, você decide”. Vocês informam, nós decidimos, criticamos, discutimos. E é por isso que volto sempre ao pplware, porque é provavelmente o único blog nacional onde há tanta discussão acerca dos temas.

      E isso só quer dizer uma coisa: Que têm muitos leitores. E se têm muitos leitores, é porque as pessoas gostam, e porque os vossos artigos são de qualidade. E este é mais um 🙂

    • Marisa Pinto says:

      @Ciro Espítama,
      Obrigada 🙂
      Aqui nos comentários há variadas ideias/perspectivas/opiniões e estou completamente ciente que vão de encontro ao artigo e não contra mim até porque, já se sabe, que quando se fala neste grandes nomes da tecnologia, é como o futebol, cada um defende o que é seu.
      O importante é que, apesar de termos a opinião que tivermos acerca de determinada marca, saibamos reconhecer o seu valor:
      Tenho Android mas sei que a Apple é enorme e até gostava de ter um iPad. 🙂
      Cumprimentos e obrigada!

  13. Redhawk says:

    Sobre o post em si, ressabianço natural e já por demais evidenciado por quem é “corrido” da Apple.
    Sobre os comentários ao post, temos uma @Marisa Pinto a seguir o mesmo padrão do Trip Hawkins e depois ainda tem o desplante de falar em fanboys, lol.
    Quem conhece o mercado, quem analisa números e dados, quem analisa o crescimento financeiro chega a 2 simples conclusões:
    1º Android = a mercado emergente, todos os riscos inerentes a isso mesmo.
    2º Apple = Exemplo de sustentabilidade, de topo, de perfeição.

    Verdade de La Palisse.

  14. Tiago Ferreira says:

    Como qualquer empresa, a Apple ha-de voltar a cair, nada dura eternamente.

    Falta saber se daqui a 10 anos alguem tenha o génio para a trazer de volta!

  15. darth says:

    espera lá… este gajo foi o fundador da EA, e depois saiu para fundar a 3DO, uima consola saida na mesma altura que a Playstation1, e que nao deu em nada.

    É para mim uma novidade que ele tenha estado na Apple (desconhecia, e ate achava que nao era verdade…), mas o que este tipo diz em relação à Apple nao interessa. Caso ele tenha mesmo estado la, ja foi ha muito tempo, e nao sabe nada

  16. aver says:

    Em 27/05/2010 o pplware publicou este post: https://pplware.sapo.pt/informacao/apple-supera-microsoft-no-valor-em-bolsa/

    Tirei de lá os valores que tinha posto num comentário da capitalização bolsista (valor da totalidade das acções) nesse dia:

    – Apple – 229,6 mil milhões de dólares
    – Microsoft – 227,2 mil milhões de dólares
    – Google – 156,0 mil milhões

    Hoje, a capitalização bolsista das três empresas é

    – Apple – 346 mil milhões de dólares
    – Microsoft – 215 mil milhões de dólares
    – Google – 187 mil milhões

    Em pouco mais de um ano a Apple já deixou muito para trás a Microsoft e já anda perto de valer o dobro do Google. Há dias era a segunda empresa mais valiosa, superada apenas pela Exxon.

    Não vejo sinais de declínio. Agora, se for igual ao do império romano, não é coisa para dois anos 😉 . Ainda vem aí o iOS 5, o iPhone 5, o iPad 3 (os 6, 7, …) novos Mac, etc, etc,

    • Visitante says:

      Boa essa da bolsa. É pena eu não ter acções 🙂

      A Apple já se reinventou várias vezes ao longo da sua história.

      (Pessoalmente) não conheço Jobs mas acho que ele deve ter resposta para a pergunta da Marisa.

    • kekes says:

      Ya o Steve Jobs já gravou as conferencias do 6 e do 7 e tudo caso lhe aconteça alguma coisa xD.

      Declinio em 2 anos tambem creio que é impossivel, mas quando o senhor Jobs se for aquilo vai perder muito, ele é o homem carismatico da empresa.

  17. eu mesmo says:

    acho que tenho q deixar de ler estes comentários sobre a Apple, a maioria dá-me náuseas e fazem subir a minha tenção só de me conter para não responder… parecem avestruzes…

    quanto ao artigo, acredito que de facto o declínio da Apple vai acontecer um dia, provavelmente não em 2 anos, mas até que ponto o sucesso não está ligado ao Steve Jobs e ao seu carisma?… mas é inevitável. Acho que o próximo iphone vai ser um grande teste… tudo depende da própria Apple em conseguir manter a posição dominante, e está a ter sucesso, o jogo de patentes e acções em tribunais para impedir o lançamento de produtos da Samsung em alguns países por exemplo, é inevitável fazer comparações com a Microsoft de à uns anos atrás, e vejam onde ela está agora? Eu como consumidor espero que a Apple perca a batalha das patentes (estão a travar a inovação com o uso de patentes que às vezes são ridículas), pelo bem da competição e da inovação e poder de escolha.

  18. The STK says:

    É verdade que a Apple vai manter o seu negócio e os seus produtos com design porreiro, mas Steve Jobs é sem dúvida o coração da Apple, é óbvio que quando sair as coisas vão ser diferentes. A única questão é saber qual vai ser a diferença: acho irresponsável dizer que a Apple irá desaparecer, mas não me admirava se vier a perder a liderança do ponto de vista “idea makers”

  19. Pedro Coelho says:

    Boas

    Não sei se o que este senhor disse é verdade ou não, mas desde os anos 80 que os analistas dos mercados das TI dizem que na informática nenhuma empresa se mantém no topo por mais de 5-10 anos e até hoje isso foi comprovado.
    Primeiro foi a IBM, o gigante que se dizia que ninguém conseguiria ultrapassar, depois veio a Novel e ultrapassou, depois a Microsoft (tendo sido esta a empresa que durou mais tempo), depois veio a Google e agora a Apple (Se há 2/3 anos alguém dissesse que a Apple ultrapassaria a Google toda a gente se iria rir na vossa cara), falta saber qual a próxima empresa que irá destronar a Apple, mas acreditem que vai acontecer.
    Um fragilidade da Apple prende-se com o seu CEO (Steve Jobs), a Apple já estava em crescendo quando ele se retirou e a pessoa que o substituiu, apesar da grande experiencia, não conseguiu manter o crescimento e a Apple caiu a pique, só com o retorno do Steve Jobs voltou a subir e a subir, e a subir… E quando ele voltar a faltar, irá existir alguém com a sua visão para manter a Apple no rumo certo? Penso que não, infelizmente penso que a Apple é cada vez mais o Steve Jobs e sem ele não é nada.

    Portanto o que este senhor diz não é nada mais o que se pensa que irá acontecer, mediante os antecedentes, quer da Apple, quer do mercado das TIs, é como sabermos que um dia tudo acaba (não sabemos é quando).

    Cumprimentos,
    Pedro Coelho

  20. Pedro says:

    Será que ainda não perceberam que o Steve Jobs está muito….????
    O que este senhor esta a dizer é que a morte dele esta perto, e que não existe substituto….
    E quem o irá substituir….????

  21. Deus says:

    Meus Deus, “ò zé” tu da maneira que estas a defender com tanta garra a maça deves ter um altar com a foto do todo poderoso steve em casa 😀

    Confesso que adoro estes artigos mais por causa dos comentários, e e de todos os fanáticos que já vi aqui tu és o maior… Tens 50% dos comentários neste post.

  22. Borges says:

    Só falou asneiras,não passa de um reprimido querendo atirar farpas contra a ex-empresa.

  23. nando says:

    a apple ate atingir a cota de mercado da microsoft ainda tem muito que crescer, esse senhor que fala no declinio da apple trabalhou no pior momento da empresa, no anos 80.
    Faltam apenas 16 billioes para a apple bater a exxon como empresa mais vliosa do mundo e apenas alguns meses faltavam 50 billioes.

    o iphone 5 vai vender que nem ginjas e este macbook air esta a bater recoed de vendas, o ipad 3,4 ,5 e por ai alem vai dominar o mercado por muitos e longos anos.

    • says:

      duvido que alguma vez a apple consiga ter sequer metade da quota de mercado da microsoft. Nem é esse o objectivo da apple. A apple segue a sua filosofia de não abrir o OS a outros fabricantes, como tal é claro que a apple é mais uma marca no meio de hp’s, toshibas, vaios, samsungs, acers, etc… Todas juntas conseguem obviamente mais. E os preços dos macs tambem não são para qualquer um, mesmo estando mais baratos que nunca…

      Podem crescer sim, mas duvido que alguma vez cheguei a uma quota de mercado tão significante, porque esse não é o objectivo. Para isso abririam o OS, e haveria Mac OS X por todo o lado, e aí sim, era uma guerra pela quota de mercado. Temos que perceber que são modelos de negocio completamente diferentes (microsoft, apple, e google)

  24. nando says:

    e claro esse senhor que trabalha na digital chocolate so tem a temer pelo seu emprego, e pelo seu futuro ,visto que apple sem lançar para o mercado um aparelho de raiz para jogos , esta a ganhar uma cota de mercado fabulosa nos videojogos.

    psp portatil ,psp2 portatil , nintendods alguem ouviu falar ? ouviram falar do iphone e do ipad e mesmo do ipod touch que foi feito mais vocaçionado para o entretenimentos, em apenas 2 anos desde que a apple adoptou o hmtl5 40% das paginas web sao mudaram, e 60% continuam em flash.

    vejam o exemplo do besnet que fez o seu site em html5 para ser compativel com ipad e iphone e lançou mesmo uma app, apple e´o fututo e vai bem lançada sem dar mostrar de quebra.

  25. João says:

    os defensores e fanboys dos produtos fetishe da apple saltam logo em sua defesa. de momento está bem e recomenda-se.

    • nando says:

      nao acho os productos apple um fetiche, bem pelo contrario.

      uso osx lion porque o considero superior em termos de facilidade e usabilidade para o utilizador ( so o facto de nao ter 1001 pop ups com avisos disto e daquilo ja vale todos os € que paguei por ele)

      uso também linux porque e´o melhor sistema operativo para aprender e a comunidade linux ajuda ajuda e ajuda.

  26. aver says:

    A argumentação sobre o começo do declínio da Apple, desculpem lá, mas no geral não está com piléria nenhuma. Então a do cancro levar o Steve Jobs em dois anos, enfim.

    A Apple entra em declínio se perder a liderança na inovação em software, hardware e modelo de negócio nos dispositivos móveis. Por enquanto leva um ano de avanço. Quando a concorrêcia lá chga, já lá não está.

    Preferia uma argumentação do tipo, “Vem aí o WP7 (ou o Android) cheio de novidades. Agora arrasam a Apple”. Como no caso do WP7 com o “voice speech”, mas não chega, acho que Apple também anda de volta disto.

    http://www.windowsteamblog.com/windows_phone/b/windowsphone/archive/2011/08/03/look-who-s-talking-speech-in-mango.aspx

  27. Fernando says:

    se calhar faz parte do pessoal que fez com que o jobs saísse da apple e que depois foi corrido quando o mesmo voltou e salvou a empresa 😀

  28. eco says:

    ora a apple não vai abaixo só porque o steve jobs vai para o outro mundo!!O mercado mundial neste momento está mais virado para o android, rápido, simples e cada vez mais aplicações!!! Mas o mais importante é que dá para usar praticamente em todo o harware (htc, samsung, lg, e muitas mais) já o software da apple está limitado ao hardware da apple!!Significa que todos os meses há novos aparelhos, enquanto a apple lança um por ano e já ultrapassado!!Lembro-me por exemplo de que na altura do iPad já havia tablets superiores, mas o marketing cegou os fanáticos lol
    Apenas acho que se usassem o software da apple em outras máquinas só tinham a ganhar pois considero um bom software!!!
    conclusão a apple vai cair porque o mercado agora está mais abrangente por causa do android pois para um aparelho da Aplle há uns cinco aparelhos com android basta ir a uma loja de telemóveis para perceberem do que estou a falar, e quando digo android daqui auns anos será outro software, mas se a Apple ficar agarrada ao hardware só vai perder!!

    • says:

      Isso é um disparate. Durante 30 anos a microsoft sempre fez o que o android esta a fazer, e a apple não abriu o sistema. Hoje podemos ver os resultados. As vantagens do android são as mesmas que lhe trazem tantas desvantagens: Um sistema extremamente fragmentado, com baixa qualidade no design, pouco coerente, há muitas aplicações que funcionam nuns e não funcionam noutras… Há alguns que já não vem com “google”, mas sim com “bing”, porque os fabricantos e/ou os operadores alteram. O HTC Desire ao fim de um ano vai receber o update que no iphone garantidamente tens acesso na hora em que fica disponivel. E alguns nem acesso a updates têm, por causa de compatibilidades.

      São as vantagens que ele tem, o ser aberto, o mexido por sei lá quanto até chegar ao cliente (google, fabricante, marca), que lhe trazem todos estes dissabores… E Só pode mesmo ser assim, nao há milagres…

      a verdade é: Desde março o Android desceu de quota de mercado (de quase 50%), e a apple subiu (para perto de 30%). Não é significativo, mas mostra que a quota estabilizou, e há-de manter-se assim.

    • Pedro Coelho says:

      Se isso acontecesse (O software da Apple ser utilizado noutras máquinas) era de certeza o declinio da Apple.
      Eu como programador desde os anos 80 posso falar por experiência própria: Quando se programa apenas para uma plataforma e essa plataforma está completamente controlada é tão mais fácil. Menos erros são possíveis, menos incompatibilidades e muito menos código.
      O problema do Windows, mas principalmente do Linux e do Android tem sido as diferentes plataformas e hardware. Isso faz com que programar nesses OSs se torne uma autêntica dor de cabeça, montes de hacks, bugs sem fim, problemas de segurança (mesmo assim a arquitectura do Linux evita muitos deles), etc.
      Portanto se o MacOS ou o IOS tivesse que ser portado para outras plataformas e hardware teria de certeza que levar muitos hacks e incompatibilidades começariam a aparecer tornando-o mais igual aos outros.
      A seguir ao design a grande força da Apple é que os seus dispositivos funcionam, podem não fazer tudo, mas o que fazem, fazem bem. Ninguém quer algo que é uma peça de design que não funcione para o que devia.

      Cumprimentos,
      Pedro Coelho

    • nando says:

      ainda bem que a apple lança um por ano.
      quem ganha e´o cpnsumidor que nao tem de andar a trocar de smarphone de 6 em 6 meses.

      google- qual o smarphone android com 2 anos que tem suporte para o gingerbread R: nenhum

      apple- qual o iPhone com 2 anos que tem suporte do ultimo ios R : iphone 3gs

    • Tiago Dias says:

      @ eco

      “Lembro-me por exemplo de que na altura do iPad já havia tablets superiores, mas o marketing cegou os fanáticos lol”

      Primeira parte da frase: Portanto, na altura do lançamento já haviam tablets superiores, e hoje em dia, quase 2 anos depois ainda continuam todos atrás dele.. Fantástico!

      Segunda parte da frase: Portanto, o marketing faz lavagens cerebrais e hoje em dia existem milhões de fanáticos! São fáceis de encontrar, andam todos vestidos como o Jobs, andam como zombies não tiram os olhos do iPhone ou iPad…

      Quanto à conclusão, e à parte ” para um aparelho da Aplle há uns cinco aparelhos com android”, é óbvio, e já discutido diversas vezes… lê e encontras as respostas..

      Cumps

  29. Serva says:

    @Ze ,

    Desculpa , mas já disseste muitos disparates acerca do Android do ”polomento e tal……..sempre os mesmos argumentos falhados ” .

    Quanto ao artigo em questão concordo que é provável que ela seja motivado pela tomada de posição da Apple de abandonar o flash fazendo colidir directamente com os interesses desta sua empresa que produz jogos em flash .

    Agora analisando friamente as situações e abstraindo-nos deste artigo em particular que penso ser descartavel a verdade é que a Apple irá ter nos primos anos com Steve ou sem Steve anos muito difíceis , mas isto não quer dizer , nem o artigo dizia que a Apple fecharia , alguns de nós mais precipitados e que certamente não leram a noticia ,tal foi o impulso em responderem a toa e no tom que já lhes é típico falaram em falências e por aí fora .

    Para o ano a Nokia deverá estar mais forte que este ano , isso vai ser certamente um facto , e será um concorrente mais a levar em conta por outro lado o Android vai continuar a expandir-se , mesmo que apareçam os tais Iphones low cost , e por fim teremos de ter em contas as tendências que actualmente aponta cada vez mais para uma tecnologia baseada na cloud e neste campo ninguém tem mais experiência que a Google que poderá desta forma conquistar algum do mercado empresarial da Microsoft , a Apple terá dificuldades acrescidas para viver neste nova realidade por ser uma empresa fechada em si mesmo .

    Espero ter contribuído positivamente para o debate e de uma forma objectiva , a dias um dos nossos caríssimos leitores chamou a atenção para estas posições ” como a @Marisa dizia de Porto/Benfica” , eu concordei com ele e tentarei num futuro por muito que isso me custe argumentar de uma forma mais construtiva e independente .

    Cumprimentos

    Serva

  30. Nuno says:

    Uau!!!!Esse senhor descobriu a pólvora!!!!!
    Todos os impérios caem, meu senhor!Apple, Google, Microsoft, cidades, países…tudo!!!!

  31. Serva says:

    As minhas desculpas por alguns erros de ortografia , mas estava a escrever no portátil praticamente sem luz , espero que no fundo a mensagem que quis fazer passar esteja perceptível .

    Aceitem os meus sinceros cumprimentos

    Serva

  32. Hélder Ferreira says:

    Quanto mais alto se sobe, maior é a queda.

    A Apple neste momento está no auge, mas têm aparecido situações caricatas que assombram a Apple.

    Problemas por exemplo, que a Apple tem vindo a ter em algumas fábricas em alguns países, principalmente nas fábricas que têm no continente Asiático, conflitos com outras marcas, irregularidades constantes, etc.

    A Apple tem levado um ritmo de lançamento de equipamentos muito elevado, isso deve-se ao facto de estar a perder o controlo sobre a concorrência, então têm de manter o mercado entretido, em vez de lançar algo definitivo que mantenha o mercado entretido durante o tempo necessário para o lançamento de novos equipamentos.

    A gestão de marketing actual da Apple está a levar a Apple a um futuro (que poderá estar para muito breve) declínio.
    As quotas no mercado não são tudo, isto é como as doenças, hoje uma pessoa pode estar muito bem, e amanha estar de cama com uma grande gripe.

    Actualmente com a crise mundial, e actualmente pela redução do rating dos Estados Unidos, a Apple irá levar por tabela também, poderá não perder muito em questões de percentagem, mas em relação a valores, irá ser algo na casa dos milhões se não nos mil milhões.

    Tal como eu disse, quanto mais alto se sobe, maior será a queda.
    Não podemos estar a desacreditar o que este senhor disse, apesar de ter trabalhado na Apple nos anos 80, ele sabe muito bem aquilo que diz, poderá ter falhado nalguns pontos essenciais, mas ele sabe o que diz.

    Nada melhor do que esperar e ver o que realmente vai acontecer, um espectador vê sempre as coisas do lado de fora.

    • says:

      “Problemas por exemplo, que a Apple tem vindo a ter em algumas fábricas em alguns países, principalmente nas fábricas que têm no continente Asiático, conflitos com outras marcas, irregularidades constantes, etc.”
      – A apple não tem fábricas. O problema é nas fábricas da foxconn, que fabricam o iphone e quase todos os telemóveis e devices técnológicos. São uma fábrica de montagem de peças, nada mais, e nada tem a ver com a apple. Apenas lhe prestam um serviço, tal como a todos os outros fabricantes de smartphones.

      “A Apple tem levado um ritmo de lançamento de equipamentos muito elevado, isso deve-se ao facto de estar a perder o controlo sobre a concorrência, então têm de manter o mercado entretido, em vez de lançar algo definitivo que mantenha o mercado entretido durante o tempo necessário para o lançamento de novos equipamentos.”
      – A apple tem este ritmo à 20 anos… Simples: todos os anos há um upgrade, nada mais nada menos… Era assim, e continua a ser. Em Setembro são ipods, em Abril ipads, em Julho iphones (este ano parece que vai ser em Setembro), e cada modelo de macs tem tambem geralmente o seu mês de updates em cada ano.. nada de anormal, portanto. Se reparares, as outras marcas tambem têm calendários semelhantes. Fevereiro e Julho costumam ser os meses do lançamento.

      “Actualmente com a crise mundial, e actualmente pela redução do rating dos Estados Unidos, a Apple irá levar por tabela também, poderá não perder muito em questões de percentagem, mas em relação a valores, irá ser algo na casa dos milhões se não nos mil milhões.”
      – A apple, o google, a microsoft, e todas as empresas Americanas 🙂 Estão todos no mesmo barco.

      “Tal como eu disse, quanto mais alto se sobe, maior será a queda.”
      – Por esta ordem de ideias, a queda do android vai ser ainda pior, visto terem uma quota maior :/

      • Vítor M. says:

        😀 pois as pessoas desconhecem o que realmente vale hoje a Apple no mundo da tecnologia e não sabem argumentar com factos e exemplos sólidos.

        Este é mais um dos “ex” que ficaram pelo caminho que, perante o sucesso da Apple, vaticinam a sua queda para se popularizar. Asneiras como da do flash e do HTML que este homem disse, mostra claramente a razão porque saiu da empresa ainda nos verdes anos 80.

        A Apple não é uma empresa à escala norte-americana, é hoje uma empresa à escala global e com um poder de mercado sustentada nos seus produtos, quer em hardware, software e serviços.

        • Hélder Ferreira says:

          A Apple é sem dúvida o grande cimento do mundo tecnológico, mas como tudo, existe factores que podem influenciar a perda de pontos da empresa.

          A Apple de dia para dia tem perdido credibilidade perante causas que tem vindo a defender, estas situações influenciam a Apple a ter problemas em vários sectores da empresa ou provocar instabilidade.

          Imaginemos que o Steve Jobs decide, por razões extremas, ou por razões irreversíveis, abandonar o cargo de CEO da Apple, tudo bem que alguém competente e da confiança dele irá substitui-lo, mas será que irá dar conta do recado como ele? Ele é um génio, sobre ele está tudo dito, sem ele, a Apple irá perder e muito.

          Não falo em chegarem à falência, nada disso, simplesmente falo em perda de pontos de poder.

          O que esse senhor falou sobre o HTML e o Flash é falso, não será por ai que a Apple entrará em declínio.

      • Hélder Ferreira says:

        Não propriamente…
        A Apple apesar de vir a ter este ritmo desde à 20 anos, não quer dizer que o mesmo protocolo seja correcto na situação actual do mundo.

        Também a Apple poderá vir a perder pelos preços que pratica, a crise faz com que as pessoas tenham mais atenção às grandes compras.

        A Apple é uma marca que produz produtos próprios, enquanto que o Android é um SO. Só nesta versão, é impossível comparar Apple com Android. Seria, talvez, mais correcto comparar Apple com Google.

        O sentido de queda da Apple não se aplica, em parte, ao Android por razões óbvias, o Google não fabrica equipamentos exclusivos da marca Google, existem várias marcas de telemóveis que usam o SO Android.

        O Nexus One / S, é um telemóvel feito pela Google em parceria com a HTC, logo, não é um telemóvel fabricado exclusivamente pela Google, até porque a marca é HTC.

        Enquanto que a Apple tem o iPhone, iPad, iPod, MacMini, MacPRO, MacBook, etc, tudo produtos exclusivos da marca Apple.

        Agora diz-me, se muitas das fábricas que fabricam o iPhone / iPad e ou outros equipamentos comercializados pela Apple, deixarem de o produzir, o que poderá vir a acontecer pelos conflitos que têm vinda a haver, o que acontece à Apple, não entrará em declínio?

        A venda do iPhone deve representar, +/-, 60% das receitas da empresa, se a venda do mesmo abrandar ou mesmo cair em grandes percentagens, a empresa não entra em declínio?

        A crise mundial também ataca os grandes, e olha que os efeitos são bem mais acentuados.

        Não se pode comparar na totalidade Apple com por exemplo Microsoft. A Apple é a única empresa deste ramo que produz produtos de marca própria, não incluindo a Nokia.
        Não estamos a falar sobre SOs, mas sim sobre produção de equipamentos próprios.

        Porque em relação ao SO para computadores, a Apple não ganha assim tanto.

        A Microsoft, tal como o Google, não produzem equipamentos exclusivos da própria marca.

        Eu não sou nenhum especialista na área de marketing, vendas, etc.
        Para as grandes empresas, a perda de contratos com fábricas que produzam os seus produtos, é espaço de tempo para a empresa perder “pontos”.

        Isto que este senhor disse, pode nem ser totalmente verdade, mas não desacredito totalmente, por razões que não irei discutir.

        • aver says:

          Se houver conflitos com as fábricas, a Apple compra-as (é verdade, tem dinheiro para comprar qualquer fabricante de hardware, com excepção da Samsung) 😛

          A crise pode afectar a Apple, porque produz produtos dispensáveis em termos de orçamento familiar, e o Google, por viver da publicidade, produto dispensável ou que pode ser substancialmente reduzido em termos de orçamento das empresas.

          Afectar não é o mesmo que entrar em declínio, se a concorrência for também afectada. Mas não é nada disso que disse o Senhor do post. Ele diz que a Apple entra em declínio quando se finar o líder e por falta de visão estratégica e inovação.

          Em alguns comentários, com base na crise , aparece “Ah e tal, a Apple vai sofrer mais porque os seus equipamentos são mais caros, o pessoal vai comprar smartphones Android por serem mais baratos”. São suposições. A crise já vem do último trimestre de 2008. A Apple nunca teve tanto lucro como no trimestre que terminou a 30 de Junho de 2011. E o mercado dos smatphones/tablets continua em crescimento acelerado.

  33. Neca says:

    Boas…
    Realmente…é estranha a noticia…e da forma como este “louco” fala…porque é assim, da forma como as coisas estão a evoluir…de certeza que a apple vai lançar para o mercado uma bomba qualquer que vai outra vez dar prestigio a esta grande empresa.

  34. Rui says:

    Futurologia… quando leio estas futurologias não sei porque lembro-me sempre de uma rábula dos gato fedorento, com o professor Xibanga 🙂
    A apple vai entrar em declínio, a microsoft estava acabada, a ibm também… já anunciaram o fim de não sei quantas empresas e elas por cá continuam. existem bons e maus momentos, altos e baixos, a nintendo já esteve lá em baixo… enfim.
    Quem é que pode afirmar com certeza o que irá acontecer? Aqueles que diziam que o Lehman Brothers era um banco sólido? ou aqueles que diziam que a crise só afectavam os gregos e os tugas porque são preguiçosos?
    Acho que é mais fácil acertar no euromilhões….

  35. Serva says:

    @Neca ,

    O mercado vai evoluir para a Cloud , a Apple vai sofrer por isso mesmo a cloud é aberta , exactamente o contrario da politica da Apple , eu vejo mais por este prisma que a empresa enfrente dificuldades em certas áreas e que noutras como a dos Iphones até se safe com uns low cost etc , mas a nível dos portáteis e Imacs a queda vai ser grande , depois a que contar que a Nokia vai entrar também na corrida nunca experimentei um W7 , mas sei que a Nokia faz excelentes terminais , com infinita melhor qualidade que a Sansumg Lg etc … e isso será um motivo de preocupação para a Apple e não só para Google também , os próximo meses serão decisivos para um reposicionamento de estratégias e de novas tomadas de posições .

    Agora a Apple leva uma embalagem que pelo menos pode aguentar um ano sem problemas de maior e repensar o seu reposicionamento que acredito que já o andem a fazer , também não vejo que posam surgir problemas específicos para a Apple em fábricas de produção de componentes , isso a acontecer afectaria de igual forma os outros fabricantes .

    Para mim a maior incógnita é a Apple após o Steve , este homem tem uma cabeça fantástica e não para mesmo doente como se sabe que está , é que vimos o que se passou na Microsoft com o distanciamento de Bill Gates , a Microsoft nunca mais foi a mesma , têm é uma inercia que lhes permite fazer erros de gestão sem que por isso paguem muito caro na factura , mas a Apple não tem ainda essa inercia e não se pode dar ao luxo de cometer erros .

    Prova do que estou a dizer reflecte-se no valor em bolsa de uma de outra empresa a Apple apesar de corresponder a um nicho de mercado as suas acções valem 4 x mais que as da Microsoft porque a Apple apresenta resultados astronómicos , após a era Steve a bolsa certamente também irá fazer reflectir esta questão e depois por muito bons produtos que lance estão feitos , ficas com a tua capacidade reduzida na investigação e no investimento de novas soluções .

    Este claro é um cenário, não quer dizer que isto aconteça , era bom que o Steve por todos os motivos , mas acima de tudo o humano ainda ande por este mundo durante muitos anos .

    Cumprimentos

    Serva

  36. Ao ponto que se chega para chamar à atenção.
    Este “men” o que queria, conseguiu, agora toda a gente foi visitar o site do homem, milhares de sites apontam para o endereço dele, passa por palhaço mas chama à atenção.
    Se é verdade ou não pouco importa. Cada um diz o que quer.
    Já dizia a minha avó “no tempo da ditadura não podias falar, agora falas e ninguem te liga puto”. (salvo estas excepções)

  37. Rui says:

    Este senhor é uma aberração!!! …

    (não há paciência … será que tem uma bola de cristal ou é vidente (?)

    era muito bom que o sucesso da apple fosse ainda mais e maior … e que lhe desse um béri-béri antes do Steve – a fazer o luto do Jobs!? … Bad Guy!

  38. Humberto Hepp says:

    Haaaaa trabalhou na Apple na década de……….. 80….. Sei… T mpor dentro o cara… Nostradamus moderno!!!! Parece até o Lula comentando…. Qual é mesmo a empresa dele? “digital choco o quê?”

  39. Bruno Gonçalves says:

    E então? Acaba uma empresa, aparece outra… O mundo (os normais clientes) quer lá saber da Apple ou de outra qualquer.. Se falir faliu..

    Não tenho produtos Apple mas se tivesse estava-me bem nas tintas se ela fosse ou não falir.

    Quanto à opinião do senhor, e para aqueles que dizem que é só publicidade como sabem que não foi uma entrevista? Qual a fonte dessas palavras? Ele simplesmente apareceu e referiu isso ou foi-lhe perguntado? Ele costuma fazer artigos de opinião sobre outras empresas?

    Sinceramente pelo artigo escrito em cima não consigo perceber…

  40. Xoxota says:

    Um gajo que vem defender o flash é porque nao faz a minima ideia do que esta a falar. Ponto!! Tanto mais que o proprio steve jobs sempre defendeu o html.

  41. Diogo says:

    Concordo, todas as empresas caminham para a morte no momento que são criadas.
    Neste momento acho que a Apple e o Facebook já tem pouco para inventar/inovar e vão ser ultrapassadas num espaço de 5/6 anos.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title="" rel=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*

Aviso: Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. A administração deste site reserva-se, desde já, no direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.