PplWare Mobile

Os estudantes do ensino superior continuam a preferir utilizar um Mac a um PC


Fonte: Jamf

Apaixonado por tecnologia, encontro no Pplware a forma ideal de mostrar aos outros os meus conhecimentos e de partilhar tudo o que me interessa neste intrincado universo

Destaques PPLWARE

  1. rui says:

    Eu também já preferi mac, mas as máquinas são como os políticos. Todas falham, por isso agora prefiro windows por ser mais fácil substituir alguns defeitos que possam surgir.

  2. Simão says:

    As 2 opções mais votadas dizem tudo na minha opinião.
    Gosto pela marca e estilo/desenho.

    Claro que se pode gostar de uma marca e do design do equipamento, mas quando eu comprei um PC/Portátil em primeiro vi o preço versus performance do equipamento para a utilização que queria.

  3. Joao Ptt says:

    O Windows, em especial o Windows 10, tem sido um pesadelo para imensas pessoas por causa das actualizações de funcionalidades que tantos problemas têm provocado, porque de resto muitos dos problemas dos PCs é quererem comprar o modelo mais básico e esperarem dele a mesma rapidez de um MAC… mas sem gastar o mesmo… porque a gastar o mesmo obtêm modelos rápidos e duráveis como os MACs.
    A sincronização realmente pode ser um problema porque a Microsoft não foi bem sucedida com a versão para smartphones.
    O design, em termos de máquinas Windows existem literalmente milhares de modelos, mas é na área do computadores para jogadores que a criatividade parece estar mais presente… porque é quem parece estar mais disposto a gastar a sério.

  4. Mateus Pinto says:

    Os estudantes do superior preferem Mac por ser chique.

    Mac e PC são ambos ótimos e em ambos é possível ter um hardware potente (mais ainda num PC) e de alta qualidade. Eu tenho várias máquinas, todas Windows e quando a instalação do Windows não deu problemas (ou o update) então não dão nenhum problema.

  5. Olhos azuis says:

    Os Macs são bons porque são leves, agora para quem quer jogar de vez em quando, usar aplicações bem pesadas, etc, fora a programação, programas etc que se dão no ensino superior o melhor é Windows, porque está tudo focado no Ambiente Microsoft.
    Macs são bonitos mas demasiado caros para o que oferecem.
    Um bom pc i7 já se consegue com 800€

  6. AndLop says:

    Hm acho piada que as duas razões mais apontadas para escolher o Mac (mas podia ser outro qualquer, antes que me peguem fogo) tenham a ver com aparência e elitismo. Ou seja, o que realmente importa na escolha de um bom computador tem uma percentagem mais pequena. Mostra bem como muitas pessoas vivem a sua vida (principalmente a camada mais jovem que é sobre a escolha dessa mesma camada que o artigo fala), por aparência, não é precisso ser bom, basta parecer!

  7. pedro rolla says:

    O mais engraçado é ver volta e meia estudantes e Professores universitários a instalar o windows em dual boot com o SO do mac ou a meterem maquinas virtuais com windows…Quem compra mac hoje em dia é pura e simplesmente para se armar aos cucus.É dinheiro jogado ao lixo.

    • maxgiger says:

      E tens toda a razão. tenho uma professora do ensino superior que tem um mac e pouco sabe mexer nele. Como tenho conhecimentos de informática, até me chegou a pedir ajuda em alguns momentos, mas como apenas tenho conhecimentos no Windows, só consigo ajudar em alguma coisa.
      Por vezes lá vem o windows, pois o mac em sala de aula fica mais difícil para trabalhar.

    • Ze says:

      Isto acontece porque existe software que so funciona em windows. Em vez de terem maquinas virtuais instalam o Windows em dual boot. Quando precisam do software usam o Windows e de resto usam o macOS.

    • ToFerreira says:

      A tua afirmação de tão redutora é simplesmente estúpida.

    • Mario says:

      Já vi até macOS rodando Linux…
      Isso demonstrar que macOS é apenas puro status que funcionalidades.

  8. pedro says:

    cambada de cagões … infelizmente deve ser a classe mais vulnerável ao bom marketing da apple !!! a plataforma windows é mais universal e é multimarca, o hardware é mais flexível e fácil de substituir, as correcções e bugs de software são mais feitas com maior periodiciadade e não dependentes de 1 única empresa …. enfim, e isto num país que tem dos mais baixos rendimentos per capita da Europa !!!!

    • AndLop says:

      pedro tem mais calma e lê o artigo todo por favor. Embora tenha de concordar contigo am algumas coisas, no artigo diz que o estudo foi feito em 5 países, não referindo quais por isso nem sequer sabes se Portugal está incluído.

  9. Bob says:

    Ambos são um “PC”…..
    Eu prefiro uma máquina sem o disco e memória soldada, como o meu Mac mini…. mas uso de tudo.
    MacOS, Linux, Windows… tudo tem o seu lugar 🙂

  10. Frederico says:

    Continua-se a baralhar HW e SW…
    Por causa das coisas, uso o melhor dos 2 mundos: um laptopPC (HW muito mais barato) com macOS (de longe o melhor SO)!

  11. Casuístico says:

    Interessante, o resultado desta pesquisa. Windows é mais barato, com possibilidades de trocas e reparos mais fáceis. Porém, se as pesquisas dizem….Saudações.

  12. Jorge says:

    Esquecem-se de dizer que este estudo é baseado no mercado americano. Posso estar enganado mas tenho dúvidas que os pais dos alunos universitários em Portugal que se calhar na sua maioria tem dificuldades em pagar propinas, livros, etc, tenham dinheiro para comprar Macs aos filhos….

    • Jorge Carvalho says:

      “Este estudo resultou de inquéritos a 2500 estudantes do ensino superior em 5 países. ”

      O mercado americano é 5 países ?

      Abc

    • Ricardo Monteiro says:

      Diz lá 5 países mas nos somos altamente influenciado SportsTracker hábitos americanos, franceses, alemães e espanhóis no consumo de gadgets e cada vez mais pelos chineses.

  13. jedi says:

    Era importante saber quais são os 5 país . Por causa do poder de compra.

    Uma coisa é ser no USA outra coisa é ser na Roménia ou Grecia.

  14. Carlos Costa says:

    Nos estados unidos, talvez.

    Cá, coitados, a trocar e a ir à garantia 3 em três meses porque estão sem teclas a trabalhar lol.

  15. Peace says:

    Mais um estudo de $%#&$. Tendencioso e parece encomendado, ou feito apenas para a empresa ser falada. Claro que preferem Mac, os papás pagam e eles podem mostrar aos amigos. Até parece que um pc tb não é facil de usar e não existem pcs com um bom design.

    • Ricardo Monteiro says:

      Poça poça se vai contra a tua ideia é logo tendencioso. Estás a ser tendencioso. O design é aquele que todos copiam certo?

  16. Ricardo Monteiro says:

    Se perguntar a qualquer estudante se quer um Mac ou um qualquer outro portátil de caras quer um Mac. Aqui o efeito é o design, o status e a vaidade particular de usar um computador bom, na opinião do mundo.

    Quem compra passa a uma opinião de durabilidade e estabilidade. O efeito vaidade passou, até lhe colou dezenas de autocolantes.

    Com 5 anos a opinião de eficiente mantém-se, o Mac é rápido, estável e ele já não se lembra da última vez que o formatou. Vírus, malware e outras cenas dessas não estão no vocabulário dele.

    8 anos depois, já há muito tempo fora da escola, o Mac ainda recebe atualizações e é o computador de trabalho. Não é o status, não é a vaidade e impreco compensou porra.

    Factos na primeira pessoa.

    • Ricardo Monteiro says:

      O preço compensou…

      • iDroid says:

        Os portáteis com windows também recebem atualizações passados 8 anos…o windows 7 recebeu atualizações durante mais de 10 anos…

    • R says:

      Considero os seus argumentos válidos, mas tenho um laptop há mais de 5 anos e sempre a funcionar bem. Há quase 1 ano meses coloquei um SSD e fiz upgrade para W10. E por muito menos dinheiro.
      Na minha opinião (e sem conhecer o SO), o MAC acaba por ser à prova de estúpidos porque restringe e é mais fechado. E esta limitação acaba por ser uma vantagem para a maioria porque acaba por ser mais fiável.
      O Windows é mais sujeito a reinstalações – o seu grande ponto negativo (embora melhor), é a degradação causada pelas actualizações.

      • R says:

        *embora já esteja melhor
        Nota: outro grande problema é o lixo que as marcas instalam. Instalei o Windows “limpo” quando comprei e só instalei novamente (“limpo”) quando fiz upgrade para W10

    • MarioM says:

      Eu tenho um Thinkpad de 2007 e não me queixo já vai com o Windows 10 portanto isso é tudo tangas.

  17. ZédoPovo says:

    Sou programador numa empresa onde trabalho todos os dias da semana num Apple iMac 21,5” i5-2,3GHz e continuo a achar que Windows é incomparavelmente melhor. Tenho um máquina e portátil com Windows 10 devidamente configurado (só atualiza quando eu quero, por exemplo) e prefiro mil vezes o Windows para trabalhar. A única coisa “melhor” no Mac vs Windows, para mim, é o terminal (uso o iTerm2). Quanto ao resto, ZERO: Prefiro o HeidiSQL ao SequelPro, o MAMP não chega aos pés do Laragon, etc., etc. Poderia explanar mais o raciocínio. E até a questão do terminal está em vias de ser alterada substancialmente pela Microsoft.
    https://devblogs.microsoft.com/commandline/introducing-windows-terminal/

    • LG says:

      Também sou programador e durate o estágio puseram me a trabalhar num Mac. Não tinha muita razão de queixa mas faltava-me alguma flexibilidade entre sistemas dentro da empresa que não tinha a compatibilidade a 100% a funcionar. Depois mudei para uma empresa maior que tinha uma parceira com a Microsoft. Mail/Calendário Exchange, Office 365, Hardware de qualidade etc… Tudo funcionava sem problemas. Não era preciso ser um cânio para uma Xerox enorme na rede. MacOS? Sim foi giro mas estabilidade e como solução empresarial? N E V E R

      Mas se eu fosse um designer gráfico, talvez preferisse um MacOS 😉

      • José Carlos da Silva says:

        Isso do design é um mito. Um bom ecrã sim, faz diferença. Um designer, teoricamente, não vai trabalhar num ecrã de 13 ou 15″. Windows ou MacOS é indiferente – a ferramenta não faz o designer, e praticamente todo o software existe para as duas plataformas (salvo raríssimas excepções que são facilmente contornáveis). Sobra o bom ecrã.

  18. xpto says:

    As percentagens demonstram realmente a imcapacidade do povo de escolher algo funcional. Como sempre o que procuram e o estatuto e nao a performance.

  19. TiGaSPT says:

    Sou estudante universitário e prefiro PC, para alem de tar habituado a windows, nunca gostei de Mac, têm preços exagerados para o hardware que têm

    • jedi says:

      Nao podes ou nao deves dizer que nao gosta de uma coisa que nunca tiveste e nunca usaste diariamente.

      Outra coisa coisa é dizer que são caros, o que é verdade para a nossa realidade. 😉

  20. ervilhoid says:

    Dizer que toda a gente que prefere Mac por estilo ou mostrar aos outros devia ser proibido multado e não poder votar nas eleições

  21. Jorge says:

    Preferem um Mac?
    e depois nao tem dinheiro para alugar casa ou pagar propinas

  22. Adamastor says:

    “Jamf helps organizations succeed with Apple. By enabling IT to empower end users, we bring the legendary Apple experience to businesses, education and government organizations.” Está tudo dito. Mais propaganda veiculada aqui no pplware.

  23. Douglas says:

    Creio q depois da 1 experiência com um mac a maioria das pessoas vão querer um mac. Pois antes era usuário dell com uma puta máquina e troquei meu dell gamer por um MacBook Pro versão inicial e ligo no 1 uso já vi a discrepância, o sistema muito mas rapido pra uso de ferramentas como o Android Studio que é bem pesado no mac muito rápido a abertura. Olhe que no dell tinha um ssd m.2 e não tem comparação.
    Para quem querer uma máquina para jogos não recomendado mac, mas para qualquer outra funcionalidade super recomendo!

  24. Douglas says:

    Creio q depois da 1 experiência com um mac a maioria das pessoas vão querer um mac. Pois antes era usuário dell com uma puta máquina e troquei meu dell gamer por um MacBook Pro versão inicial e ligo no 1 uso já vi a discrepância, o sistema muito mas rapido pra uso de ferramentas como o Android Studio que é bem pesado no mac muito rápido a abertura. Olhe que no dell tinha um ssd m.2 e não tem comparação.
    Para quem querer uma máquina para jogos não recomendado mac, mas para qualquer outra funcionalidade super recomendo!

  25. BlackFerdyPT says:

    Em países menos ricos como o nosso, os computadores Mac simplesmente não compensam – pois, são caros e têm uma pior relação qualidade-preço.

    Se não gostam do Windows e vêm no Mac OS um sistema operativo superior (que é, claramente, em relação ao Windows) têm uma outra variante da família de sistemas operativos UNIX (a que pertence o Mac OS) que é o GNU/Linux. O qual, não é tão polido quanto o Mac OS, sim, e pode não ter tantos programas específicos, mas que dá para tudo o que é essencial.

    (Com cada vez menos dinheiro de sobra que têm os estudantes, hoje em dia – em Portugal e não só – é de considerar seriamente esta última alternativa. Que, para além de mais barata, tem toda uma ideologia bela por trás.)

  26. Frederico says:

    É muito relativo. E depende muito do tipo de utilização. Edição de video/som/imagem um apple fica a anos luz de um windows. Os programas nativos correm bem, sao estaveis e dao confiança ao utilizador.

  27. Mario says:

    Resumindo, quem usa ou quer um Mac tem bom gosto, gosta de ter status (a Maçã), acha que os produtos tem maior durabilidade e que o sistema é mais simples e fácil de usar.
    Enquanto os amantes do PC só veem um motivo para usá-lo: preço barato.

  28. Diogo Santos says:

    se pcs com windows fossem todos mais caros que mac iam querer ter tudo windows.. têm de se demostrar superiores..

  29. Tecnical says:

    Querem um MAC, mas depois precisam de aplicações que so correm em Windows… Vá-se lá perceber…

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title="" rel=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*

Aviso: Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. A administração deste site reserva-se, desde já, no direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.